Igreja pede “prioridade máxima” para o desarmamento nuclear

A nuvem nuclear sobre Hiroshima: “O nosso mundo permanece em grave perigo”, alertam os bispos. Foto: Direitos reservados
Numa altura que se receia que as negociações entre Rússia e Estados Unidos para estender o prazo do seu acordo de limitação de armas nucleares não sejam bem sucedidas, os bispos norte-americanos e europeus assumem que o cenário de uma guerra nuclear pode não estar assim tão distante. Numa declaração conjunta, os representantes da Igreja Católica pediram esta segunda-feira que seja dada “prioridade máxima” ao controlo de armas e desarmamento nuclear, e deixaram o alerta: “O nosso mundo permanece em grave perigo”.
“Se o Novo Tratado Start expirar em fevereiro de 2021, Estados Unidos e Rússia não terão, pela primeira vez desde 1972, limites juridicamente vinculantes e verificáveis para os seus arsenais nucleares estratégicos, o que também poderá ter implicações significativas para a segurança europeia e a paz global”, pode ler-se na declaração assinada pelo arcebispo David J. Malloy, presidente do Comité Episcopal dos Estados Unidos para a Justiça Internacional e Paz, e pelo arcebispo Rimantas Norvila, presidente da Comissão para as Relações Externas da Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia (Comece).
Embora “o horror de uma potencial guerra nuclear” pareça ter ficado distante há muito tempo com o final da guerra fria, “os recentes desdobramentos geopolíticos recordam-nos que o nosso mundo permanece em grave perigo”, advertem os bispos.
A declaração recorda ainda o apelo lançado pelo Papa Francisco em Nagasaki, aquando da sua viagem apostólica ao Japão, em novembro do ano passado: “Oxalá a oração, a busca incansável pela promoção de acordos, a insistência no diálogo sejam as ‘armas’ em que deponhamos a nossa confiança e também a fonte de inspiração dos esforços para construir um mundo de justiça e solidariedade que forneça reais garantias para a paz.”
Referindo-se concretamente às reuniões a decorrer entre Estados Unidos e Rússia, a decorrer em Viena, os bispos convidam assim todos os fiéis a “rezar por um diálogo frutífero que faça progredir o necessário controlo dos armamentos, bem como o desarmamento, promovendo um mundo mais pacífico e justo”.
[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Francisco baptizou Miguel Angel no hospital e terá alta neste sábado novidade
O Papa terá alta hospitalar este sábado, anunciou o porta-voz do Vaticano, num comunicado divulgado sexta, 31 de Março, no qual dá conta da melhoria no estado de saúde de Francisco, internado desde quarta-feira no Hospital Gemelli, em Roma, por causa de uma bronquite aguda.
Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC
Breves
Pelo seu aniversário natalício
Patriarcado publica testamento espiritual do bispo Daniel Henriques
O Patriarcado de Lisboa publicou esta quinta-feira, 30 de março, o testamento espiritual do bispo auxiliar de Lisboa, Daniel Henriques, que morreu no passado mês de novembro. O texto, divulgado no dia em que completaria 57 anos sobre o seu nascimento, revela que o bispo encarou o cancro que o vitimou como “uma nova missão”.
Em Alcobaça
II Congresso Eunoia reúne organizações sociais evangélicas
Realiza-se este sábado, 25 de março, o II Congresso Eunoia, a Federação Social Cristã Evangélica que congrega as organizações cristãs evangélicas da área social em Portugal. A reunião vai decorrer das 10h às 17h, na Fundação Vida Nova, em Alcobaça.
Em Lisboa
Servas de N. Sra. de Fátima dinamizam “Conversas JMJ”
O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, ligado á congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, acolhe na próxima quinta-feira, 30 de março, a primeira de três sessões do ciclo de “Conversas JMJ”. Esta primeira conversa, que decorrerá na Casa de São Mamede, em Lisboa, pelas 21h30, tem como título “Maria – mulheres de hoje” e será dedicada ao papel da mulher na sociedade atual.
Debate dia 22 no Porto
Ponto SJ assinala cinco anos a “habitar a tensão”
O Ponto SJ, portal dos jesuítas em Portugal, assinala os cinco anos sobre a sua criação com um debate no Porto sobre a polarização no espaço público e eclesial. A iniciativa decorre no Hotel M.OU.CO, no Porto, a partir das 18h30. “Habitar a tensão” é o novo lema do portal.
Juntando-se a apelo do bispo
Pastoral Social dos Açores apela a ajuda para famílias carenciadas
O Serviço Diocesano dos Açores para a Pastoral Social divulgou esta segunda-feira, 20 de março, a sua Mensagem Pascal, dando eco ao apelo lançado pelo bispo de Angra, Armando Domingues, para que as comunidades eclesiais se organizem e ajudem as famílias mais carenciadas da região.
Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias
Boas notícias

Depois do cessar-fogo em 2022
Partes em conflito no Iémen aceitam troca de prisioneiros
O processo de paz no Iémen está no seu caminho. Naquele que há um ano era considerado o país com a mais grave emergência humanitária do planeta, o cessar-fogo de abril de 2022 foi seguido, esta segunda-feira, 20 de março, por um novo acordo com vista à libertação de 887 prisioneiros, de ambos os lados do conflito.
É notícia
Entre margens
Zero penitentes
Para nenhum penitente aconteceu essa confissão auricular, nas vésperas do último Natal, numa diocese do norte do país. Por duas horas, três párocos sentaram-se nos respectivos confessionários, de modelo tradicional. Durante esse tempo, nenhum penitente para ali dirigiu os passos. Ninguém se levantou nem se ajoelhou. Ninguém pediu perdão. (Opinião de Manuel Villas Boas)
A situação de Ronaldo e o problema de todos nós
Não quero ser ousada ao referir que Cristiano Ronaldo tem um problema. Mas a sua situação sobre o eventual fim de carreira relembra-me que todos nós temos o problema de saber quando terminar bem. Terminar algo que nos deu satisfação ou algo que é a concretização dos nossos sonhos pode ser difícil. (Opinião de Débora Hossi)
Justiça e solidariedade para com as vítimas
Questões relativas à justiça e solidariedade para com a vítimas de abusos sexuais praticados em ambientes da Igreja, como a punição dos autores dos crimes e a reparação dos danos, têm sido tratadas com alguma superficialidade. Gostaria de esclarecer alguns equívocos, com a modéstia das minhas opiniões pessoais e dos meus conhecimentos e experiência como juiz que lida frequentemente com estes crimes no foro do Estado.
Cultura e artes
Cinema
“A Baleia”: o peso, a culpa e a possibilidade de redenção
A Baleia não é um filme sobre obesidade mórbida. É um filme sobre o peso e como ele pode ser mortal. O peso da culpa, o peso dos erros, o peso da consciência. É também um filme sobre a expiação da culpa, sobre a tentativa e a possibilidade de redenção. (Crítica de Clara Almeida Santos)
“um dia, quando cresceres, vais perceber”
Hoje, escrevo sobre um filme belo de certa maneira, de quando ainda se telefonava numa cabine telefónica e as férias e divertimentos, apesar de tudo, eram mais vagarosos. Tão estranho aos ritmos de hoje. É um filme que vale a pena ver, mesmo se nos deixa pendurados a pensar naquela porta que vai e vem… (Crítica de Manuel Mendes)
Diálogo místico de Frei Carlos Antunes
“Oh noite que guiaste!” – uma leitura para a Quaresma
Carlos Maria Antunes, monge cisterciense no Mosteiro do Sobrado na Galiza, brinda-nos com o seu quarto livro. Já havia publicado Atravessar a Própria Solidão (2011) e Só o Pobre se faz Pão (2013) ambos nas edições Paulinas, e um outro Jesus, uma Boa Notícia, em colaboração com Gustavo Sousa Cabral (Fundamentos, 2014).
Um "passo histórico"
Coro centenário do Mosteiro de Montserrat aceita pela primeira vez vozes femininas
Pela primeira vez nos seus setecentos anos de história, o famoso coro do Mosteiro de Montserrat (importante local de peregrinação perto de Barcelona, Espanha), vai aceitar a participação feminina. Os clérigos decidiram formar um novo coro misto, composto por 25 rapazes e raparigas entre os 17 e os 25 anos, que irá juntar-se ao coro tradicional da Escolania, com 45 meninos entre os 9 e os 14 anos.
Sete Partidas
Nós (alguns apontamentos sobre o Relatório)
Não será já, mas chegará, assim o espero, o momento de nos olharmos ao espelho – Igreja instituição e Igreja Povo de Deus – e dizermos com toda a verdade: isto somos nós. Podemos não gostar, mas é isto que somos.
Aquele que habita os céus sorri
não pode a morte o que pode o nome
Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo V da Quaresma A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 25 de Março de 2023.
Agenda
[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]