Igreja pede “prioridade máxima” para o desarmamento nuclear

A nuvem nuclear sobre Hiroshima: “O nosso mundo permanece em grave perigo”, alertam os bispos. Foto: Direitos reservados
Numa altura que se receia que as negociações entre Rússia e Estados Unidos para estender o prazo do seu acordo de limitação de armas nucleares não sejam bem sucedidas, os bispos norte-americanos e europeus assumem que o cenário de uma guerra nuclear pode não estar assim tão distante. Numa declaração conjunta, os representantes da Igreja Católica pediram esta segunda-feira que seja dada “prioridade máxima” ao controlo de armas e desarmamento nuclear, e deixaram o alerta: “O nosso mundo permanece em grave perigo”.
“Se o Novo Tratado Start expirar em fevereiro de 2021, Estados Unidos e Rússia não terão, pela primeira vez desde 1972, limites juridicamente vinculantes e verificáveis para os seus arsenais nucleares estratégicos, o que também poderá ter implicações significativas para a segurança europeia e a paz global”, pode ler-se na declaração assinada pelo arcebispo David J. Malloy, presidente do Comité Episcopal dos Estados Unidos para a Justiça Internacional e Paz, e pelo arcebispo Rimantas Norvila, presidente da Comissão para as Relações Externas da Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia (Comece).
Embora “o horror de uma potencial guerra nuclear” pareça ter ficado distante há muito tempo com o final da guerra fria, “os recentes desdobramentos geopolíticos recordam-nos que o nosso mundo permanece em grave perigo”, advertem os bispos.
A declaração recorda ainda o apelo lançado pelo Papa Francisco em Nagasaki, aquando da sua viagem apostólica ao Japão, em novembro do ano passado: “Oxalá a oração, a busca incansável pela promoção de acordos, a insistência no diálogo sejam as ‘armas’ em que deponhamos a nossa confiança e também a fonte de inspiração dos esforços para construir um mundo de justiça e solidariedade que forneça reais garantias para a paz.”
Referindo-se concretamente às reuniões a decorrer entre Estados Unidos e Rússia, a decorrer em Viena, os bispos convidam assim todos os fiéis a “rezar por um diálogo frutífero que faça progredir o necessário controlo dos armamentos, bem como o desarmamento, promovendo um mundo mais pacífico e justo”.
Artigos relacionados

AstraZeneca: fundos públicos financiaram vacina em 97%?
Fundos públicos com diversas origens financiaram pelo menos 97% dos custos de investigação e desenvolvimento que permitiram a criação e o lançamento da vacina anti-covid-19 do grupo Oxford/AstraZeneca. A conclusão faz parte de um estudo, publicado a 10 de abril, por investigadores da Universities Allied for Essential Medicines, ainda não sujeito a qualquer revisão por outros cientistas.
Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC
Breves
Seminário de Coimbra assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com direto na cúpula da igreja novidade
Uma conversa em cima do andaime montado na cúpula da igreja do Seminário Maior de Coimbra irá juntar, no próximo dia 19 de abril, pelas 18h, o padre Nuno Santos, reitor da instituição, e Luís Aguiar Campos, coordenador do projeto de conservação e restauro do seminário. A iniciativa pretende assinalar o Dia Mundial dos Monumentos e Sítios (que se celebra domingo, 18) e será transmitida em direto no Facebook.
Vaticano saúda muçulmanos no Ramadão novidade
O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, da Santa Sé, enviou uma mensagem aos muçulmanos de todo o mundo, por ocasião do início do Ramadão, convidando todos os crentes a serem “construtores e reparadores” da esperança.
China quer que clérigos tenham amor pelo Partido Comunista
Novo decreto governamental é “mais uma medida totalitária para limitar a liberdade religiosa”, acusa organização de direitos humanso. O decreto aplica-se a todas as religiões, ou seja, lamas budistas, clérigos cristãos, imãs muçulmanos e outros líderes religiosos.
Aumentar valor das prestações sociais, sugere Pedroso nos 25 anos do RSI
O valor das prestações sociais como o Rendimento Social de Inserção (RSI) deveria aumentar, pois já não responde às necessidades das pessoas mais vulneráveis. A ideia é defendida por Paulo Pedroso, que foi o principal responsável pela comissão que estudou o modelo de criação do então Rendimento Mínimo Garantido (RMN).
Morte de imigrante em centro de detenção: Tribunal inglês condena Ministério do Interior
Nesta quarta-feira, 14 de abril, dois juízes do tribunal de imigração condenaram a forma como o processo da morte de Oscar Lucky Okwurime foi conduzido e declararam a ministra do Interior, Priti Patel, diretamente responsável por não assegurar que as mortes em centros de detenção são investigadas com rigor.
Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias
Boas notícias

Refugiada síria “levada” pelo Papa trabalha hoje como bióloga no Vaticano novidade
Uma das refugiadas das três famílias sírias que o Papa levou consigo de um campo de acolhimento na Grécia para o Vaticano, em 2016, trabalha agora, como bióloga, no Hospital Pediátrico Bambino Gesù, da Santa Sé.
É notícia
Entre margens
Europa: um Pacto Ecológico para inglês ver? novidade
“O Pacto Ecológico Europeu é … uma nova estratégia de crescimento que visa transformar a UE numa sociedade equitativa e próspera, dotada de uma economia moderna, eficiente na utilização dos recursos e competitiva, que, em 2050, tenha zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa e em que o crescimento económico esteja dissociado da utilização dos recursos.” (Pacto Ecológico)
Leprosários novidade
A mais recente Responsum ad dubium[1] da Congregação para a Doutrina da Fé relativa à bênção de uniões homossexuais tem feito correr rios de tinta. Se, por um lado, haja quem veja um retrocesso no caminho de inclusão delineado pelo Papa Francisco, outros encaram esta resposta como um travão necessário à prática de bênçãos a casais homossexuais, em total coerência com a linha da doutrina moral da Igreja.
Para condenar não me chamem
Após vinte e dois anos de trabalho dentro de uma prisão ainda me pergunto: que falta faz um padre na prisão? Talvez seja necessário responder antes a uma outra: para que serve a prisão? O sistema prisional devia ter dois objetivos fundamentais: proteger a sociedade de condutas criminosas e proporcionar aos reclusos uma hipótese de reabilitar as suas vidas.
Cultura e artes
A torrente musical de “Spem in Alium”, de Thomas Tallis
Uma “torrente musical verdadeiramente arrasadora”, de esperança pascal, diz o padre Arlindo Magalhães, comentador musical, padre da diocese do Porto e responsável da comunidade da Serra do Pilar (Gaia), a propósito da obra de Thomas Tallis Spem in Alium (algo que se pode traduzir como “esperança para lá de todas as ameaças”).
A Páscoa é sempre “pagã”
A Páscoa é sempre pagã / Porque nasce com a força da primavera / Entre as flores que nos cativam com promessas de frutos. / Porque cheira ao sol que brilha na chuva / E transforma a terra em páginas cultivadas / Donde nascem os grandes livros, os pensamentos / E as cidades que se firmam em pactos de paz.
Daniel Faria e a sua “arte de criar amigos”, segundo o bispo Carlos Azevedo, presidente da Casa Daniel
Devemos ao bispo Carlos Azevedo, hoje delegado no Conselho Pontifício da Cultura, a primeira edição dos primeiros livros de Daniel Faria, cujo 50.º aniversário de nascimento se assinala neste sábado, 10 de Março, com a realização de diversas iniciativas promovidas pela Casa de Daniel.
50 Vozes para Daniel Faria
Daniel Faria o último grande poeta português do século XX, morreu há pouco mais de vinte anos. No sábado, dia 10, assinala-se o 50.º aniversário do seu nascimento. A Associação Casa Daniel assinala a efeméride com a iniciativa “50 Vozes para Daniel Faria” para evocar os poemas e a memória do poeta.
Sete Partidas
É o vírus, estúpido!
No princípio da semana (22 março), Angela Merkel reuniu com os ministros-presidentes dos estados alemães para tomar decisões sobre o que fazer perante o actual descontrolo da situação na Alemanha. As hesitações dos políticos e os truques que alguns responsáveis regionais arranjaram para iludir as regras combinadas por todos foram fatais para a luta contra a mutação inglesa. Esta terceira vaga está a ser ainda mais rápida e avassaladora do que já se temia.
Aquele que habita os céus sorri
feridos, inteiros, pascais
breve comentário aos textos bíblicos lidos em comunidade | II Domingo da Páscoa B | Lisboa, 10 de Abril de 2021.
António Pedro Monteiro
Agenda