AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Bispos portugueses em encontro com secretaria do Sínodo durante a visita ad ,imina, 20 maio 2024. Foto ECCLESIAPR

Bispos após encontro com Secretaria do Sínodo

Igreja portuguesa precisa de “abertura de horizontes” no âmbito da evangelização

| 20/05/2024

Bispos portugueses em encontro com secretaria do Sínodo durante a visita ad ,imina, 20 maio 2024. Foto ECCLESIAPR

Os bispos portugueses  no encontro com a secretaria geral do Sínodo, esta segunda-feira. Foto  © Ecclesia/PR

O vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Virgílio Antunes, reconheceu que a Igreja Católica em Portugal tem necessidade de uma “abertura de horizontes” no âmbito da evangelização, nomeadamente no “acolhimento das pessoas”. Para o bispo de Coimbra, – que falou aos jornalistas após o encontro com a Secretaria Geral do Sínodo, que decorreu esta segunda-feira, 20 de maio, em Roma – é preciso fomentar “uma relação mais eficaz e mais eclesial entre os membros da hierarquia, a generalidade dos cristãos leigos, dos consagrados do povo de Deus”.

O encontro aconteceu naquele que foi o primeiro dia da visita ad limina apostolorum dos bispos portugueses ao Vaticano. “Foi muito bom este diálogo com a Secretaria Geral do Sínodo, porque nos veio confirmar naquilo que estamos a fazer e também fizemos eco daquilo que tem estado a ser a realidade em Portugal”, afirmou o vice-presidente da CEP.

Virgílio Antunes destacou a participação das comunidades em Portugal na preparação das assembleias sinodais, lembrando que “nenhum sínodo” teve este processo a anteceder a reunião dos bispo, e valorizou a possibilidade dos relatórios diocesanos ou da Conferência Episcopal não serem “um juízo crítico nem um juízo teológico ou doutrinal sobre aquilo que se reportava, mas fazer eco daquilo que era o sentir e o pensar das pessoas”. “É uma novidade absoluta para a maior parte das pessoas que participaram nestes diferentes momentos do processo sinodal. E isso é muito bom e muito belo”, afirmou.

Em declarações à agência Ecclesia e à Renascença após a reunião desta manhã, o bispo de Coimbra destacou que “há uma forma de estarmos como Igreja nas nossas comunidades que já está a sentir os efeitos de uma nova mentalidade, de uma nova forma de ser e de uma nova forma de estar, mesmo sem irmos para aquelas questões que precisam de uma decisão a partir da Igreja Universal”.

E reiterou: no que diz respeito ao Sínodo dos Bispos, “a Igreja em Portugal está envolvida, está de coração aberto, está disponível para fazer caminho com o Santo Padre, o Papa Francisco, para fazer caminho com todos os que são participantes ativos na própria Assembleia Sinodal, e nós temos o nosso contributo, talvez humilde e simples, a dar, sobretudo a disponibilidade para a renovação”. Um caminho que tem de ser feito “a partir da centralidade da comunhão, da participação, da missão”, concluiu.

 

“Estão a surgir novas configurações ao nível das comunidades”

O início da visita ad limina ficou ainda marcado pelo encontro com o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades Apostólicas.

Questionado pela Renascença sobre o envelhecimento e diminuição das comunidades religiosas em Portugal, o patriarca de Lisboa, Rui Valério, delegado da Conferência Episcopal para a Vida Consagrada, admitiu que a Igreja está “num processo de amadurecimento” desta realidade “com o fim de alcançar uma configuração consagrada, seja ao nível carismático, seja ao nível estrutural”.

“Estão a surgir novas configurações ao nível das comunidades, no seu concreto, mas também ao nível da efetivação da missão. Estamos a contemplar o surgimento de novas realidades que existem paredes-meias com a realidade laical – pais de família, mães de família, trabalhadores. Tudo isto esta a ser abraçado por processos ou formas novas que o Espírito Santo está a suscitar na Igreja”, acrescentou o patriarca de Lisboa.

A visita ad limina dos bispos de Portugal decorre no Vaticano até sexta-feira, 24 de maio, dia em que serão recebidos pelo Papa Francisco.

Bispos portugueses em encontro com secretaria do Sínodo durante a visita ad ,imina, 20 maio 2024. Foto ECCLESIAPR

A foto de grupo, no final do encontro com a secretaria geral do Sínodo. Foto  © ECCLESIA/PR

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia novidade

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se …

[Arquipélago Jerusalém]

Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se … novidade

Acordamos e consultamos as notícias e fica a impressão que o mundo está muito desarrumado e que somos impotentes para o modificar; que pouco podemos fazer contra a ideologia  trumpista, putinista e xijinpinguista – que mistura consumismo e força bruta: preciso de poder comprar o que quero e, se não puder comprar, posso tomá-lo à força. A propaganda alcança o seu fim quando já dispensamos o propagandista e passamos nós próprios a repeti-la. [Texto de Mendo Castro Henriques].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.