Não há números nacionais relativos aos casos de abusos sexuais sobre menores por parte de clérigos, admitiu na tarde desta quarta-feira, 12 de maio, em Fátima, o padre Manuel Barbosa, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), no final da reunião do conselho permanente do organismo colectivo dos bispos. “Cada diocese deverá dar essa resposta, não temos dados nesta altura. Não vos posso dar números, se é que há números”, afirmou o secretário da CEP aos jornalistas.
Apesar disso, Manuel Barbosa referiu que, no final do mês, o padre jesuíta alemão Hans Zollner, presidente do Centro de Protecção de Menores do Vaticano, estará em Lisboa para dirigir três acções de formação com agentes da pastoral católica: responsáveis das comissões diocesanas, congregações religiosas e uma acção em Braga.
Na conferência de imprensa, o porta-voz referiu-se ainda às directrizes da CEP divulgadas em Janeiro, que “vêm na linha das de 2012: acentuação de que haja sempre cuidado com menores e adultos vulneráveis, que haja prevenção e formação para que não aconteçam esses casos, e actuar de maneira apropriada perante os casos que porventura apareçam.”