Carta lida nas Igrejas de França 80 anos depois

Igreja recorda arcebispo que denunciou atrocidades nazis contra os judeus

| 12 Ago 2022

 

D. Jules-Géraud Saliègen foi Arcebipo de Toulouse na altura da II Guerra Mundial. Foto © Archives Départementales

D. Jules-Géraud Saliègen foi Arcebispo de Toulouse na altura da II Guerra Mundial. Foto © Archives Départementales de la Haute-Garonne

 

Os judeus são homens e mulheres, “são nossos irmãos como tantos outros”, mandava ler a 23 de agosto de 1942 nas igrejas da diocese de Toulouse numa França ocupada pelo exército alemão, o então arcebispo de Toulouse, Jules-Géraud Saliègen. Na sua Carta Pastoral sobre “a pessoa humana”, Saliègen condenava as atrocidades (rusgas, prisões, deportações e assassinatos) cometidas pelos nazis contra os judeus.

“Um cristão não pode negar nem esquecer” que os judeus “fazem parte da raça humana”, reforçava aquele que, depois da guerra, foi feito Cardeal e cuja coragem na defesa do povo vítima do holocausto vai ser recordada nesta segunda-feira da Assunção, 15 de agosto, 80 anos após a sua profética Carta. Carta escrita a 13 de agosto de 1942 e que será lida em todas as igrejas francesas a pedido do presidente da Conferência dos bispos de França (CbF), Éric de Moulins-Beaufort, arcebispo de Reims.

A Carta Pastoral sobre “a pessoa humana” do Arcebispo de Toulouse, Jules Géraud Saliège (1870-1956) que aqui traduzimos, pode ser lida na sua versão francesa no site da CbF:

“Meus muito queridos Irmãos,

Há uma moral cristã, há uma moral humana, que impõe deveres e reconhece direitos. Esses deveres e esses direitos estão ligados à natureza do homem. Eles vêm de Deus. Pode-se violá-los. Mas não está no poder de nenhum mortal suprimi-los.

O nosso tempo reservou para nós sermos testemunhas deste triste espetáculo: crianças, mulheres, homens, pais e mães serem tratados como um vil rebanho; os membros de uma mesma família sejam separados uns dos outros e deportados para um destino desconhecido.

Por que razão o direito de asilo nas nossas igrejas deixou de existir?
Por que estamos vencidos?
Senhor, tem misericórdia de nós.
Nossa Senhora, rogai pela França.

Na nossa diocese, tiveram lugar cenas de horror nos campos de Noé e Récébédou. Os judeus são homens, as judias são mulheres. Não é permitido tudo contra eles, contra estes homens, contra estas mulheres, contra estes pais e mães de família. Eles fazem parte da raça humana. Eles são nossos Irmãos como tantos outros. Um cristão não o pode negar nem esquecer.

França, pátria muita amada, França que transportas na consciência de todos os teus filhos a tradição do respeito pela pessoa humana. França cavalheiresca e generosa, não tenho dúvidas, tu não és responsável por estes horrores.

Recebam, meus queridos Irmãos, a certeza do meu respeitoso afeto.

Jules-Géraud Saliège Arcebispo de Toulouse, 13 de agosto de 1942

Para ler no próximo domingo, sem comentário”

 

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Amnistia pede a líderes africanos na COP28 que se unam em defesa dos direitos humanos

Alertando para "erros" do passado

Amnistia pede a líderes africanos na COP28 que se unam em defesa dos direitos humanos novidade

Os líderes africanos que vão participar na cimeira sobre o clima das Nações Unidas, COP28, “devem evitar os erros cometidos durante a Cimeira Africana do Clima”, que decorreu no passado mês de setembro, e na qual adotaram a Declaração de Nairobi sobre as Alterações Climáticas e Apelo à Ação. Porque esta, “em muitos aspetos, não deu prioridade efetiva aos direitos humanos e à justiça climática para o continente”, alertou a Amnistia Internacional.

Plataforma PAJE e associação ProChild distinguidas com o Prémio Direitos Humanos 2023

Iniciativa da Assembleia da República

Plataforma PAJE e associação ProChild distinguidas com o Prémio Direitos Humanos 2023 novidade

Duas organizações que têm trabalhado na área da proteção das crianças foram as escolhidas pela Assembleia da República para receber o Prémio Direitos Humanos 2023: a P.A.J.E. – Plataforma de Apoio a Jovens ex-Acolhidos e o ProChild – Laboratório Colaborativo. Será ainda atribuída a Medalha de Ouro Comemorativa do 50.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos aos membros da extinta Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, adianta um comunicado divulgado pelo Parlamento.

Igreja: não nos serve uma simples administração

Igreja: não nos serve uma simples administração novidade

Falemos claro, sem personalizar ou localizar, mas pelo que acontece, quase sempre e em toda a parte, nos mesmos cargos, e nas mesmas circunstâncias. Intervenhamos numa atitude conventual, numa expressão que hoje praticamente não se usa e nem sei se se pratica, a chamada “correcção fraterna”. Quero referir-me aos últimos acontecimentos, particularmente, na Igreja; novos Bispos sagrados e novos cardeais purpurados ou investidos e também novas colocações de Párocos. (Serafim Falcão)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This