Decisão histórica

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz

| 5 Dez 2023

Os líderes da igreja etíope acendem uma vela - símbolo da unidade comum em Cristo na capela do Centro Ecumênico. Foto Ivars KupcisCMI

Os líderes das igrejas etíopes acendem uma vela – símbolo da unidade comum em Cristo – na capela do centro ecuménico onde se reuniram. Foto © Ivars Kupcis/CMI

 

Face à “terrível situação humanitária” na Etiópia, os líderes das três maiores igrejas do país – a Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo, a Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus e a Igreja Católica Etíope – tomaram a decisão histórica de estabelecer um conselho nacional de igrejas. O compromisso foi assumido na semana passada, num encontro que decorreu no Instituto Ecuménico de Bossey (Suíça) e visa reforçar a cooperação ecuménica na resposta às necessidades humanitárias, na promoção da paz e na defesa dos direitos humanos.

No contexto da discussão sobre a crise humanitária e a situação de conflito na Etiópia, as igrejas perceberam que devem fortalecer a sua unidade e comprometeram-se a estabelecer um conselho nacional de igrejas”, afirmou Kenneth Mtata, gestor de programas no Conselho Mundial de Igrejas (CMI), que congrega cerca de 350 igrejas e denominações protestantes, anglicanas e ortodoxas em todo o mundo e foi o promotor deste encontro.

“Para que possamos ser uma voz forte em prol da paz, da justiça e da reconciliação e, ao mesmo tempo, enfrentar a crise humanitária, estamos felizes por seguir caminho como um conselho nacional de igrejas”, afirmou por seu lado o reverendo Yonas Yigezu Dibisa, presidente da Igreja Evangélica Mekane Yesus, enquanto os vários líderes assinavam o documento de resolução fruto do encontro. Depois, entre aplausos dos diversos participantes, assegurou: “A assinatura deste documento é um sinal do nosso compromisso em tornar isto uma realidade. As igrejas comprometeram-se a resolver em conjunto a situação na Etiópia”.

Atualmente, cerca de 20 milhões de pessoas necessitam de ajuda alimentar no país, muitos milhões estão deslocados internamente, várias regiões enfrentam secas ou inundações graves e os recentes surtos de malária e cólera agravaram a situação. De acordo com a ONU, apesar da assinatura de um Acordo de Cessação de Hostilidades há um ano, foram recentemente confirmadas a presença de forças da Eritreia na Etiópia e contínuas atrocidades contra civis, em particular violações e outras formas de violência sexual. No passado mês de agosto, o 7MARGENS dava conta do aumento da violência na região de Amhara, devido ao agravamento dos combates entre o exército etíope e a milícia Fano.

Etiópia: Detenções em massa e mortes em combate preocupam ONU

Na oração de encerramento do encontro ecuménico em Bossey, os presentes manifestaram esperança de que a unidade das igrejas possa contribuir para um futuro de paz, e agradeceram pelo dom da reconciliação e da unidade em Cristo: “Como é maravilhoso e agradável saber que muitos esforços foram feitos para construir a paz e concretizar a reconciliação na Etiópia”, rezaram juntos. “Como é maravilhoso, como é agradável viver numa comunidade reconciliada, onde o arrependimento e o perdão se tornam a nossa linguagem comum, onde o riso do próximo se torna a nossa alegria e a sua tristeza se torna a nossa.”

 

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe

Nove dias após a sua morte numa prisão russa

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe novidade

O corpo do líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi entregue à sua mãe, informou ontem, sábado, Ivan Zhdanov, diretor da Fundação Anti-Corrupção de Navalny e um dos seus principais assessores na sua conta de Telegram. O responsável agradeceu a “todos” os que apelaram às autoridades russas para que devolvessem o corpo de Navalny à sua mãe, citado pela Associated Press.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos

Como preparação para a segunda sessão do Sínodo

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos novidade

Os bispos católicos da Bélgica enviaram às dioceses e comunidades locais do seu país uma carta no dia 16 de fevereiro sugerindo a reflexão sobre dois temas ministeriais, a ordenação sacerdotal de homens casados e a instituição de mulheres diaconisas, como forma de preparação dos trabalhos da segunda sessão do Sínodo dos Bispos, que decorrerá em Roma em outubro próximo.

Cristo Cachorro, versão 2024

Cristo Cachorro, versão 2024 novidade

Invejo de morte a paixão que os cartazes da Semana Santa de Sevilha conseguem despertar. Os sevilhanos importam-se com a sua cidade, as festas e com a imagem que o cartaz projecta, se bem que com o seu quê de possessivo, mas bem melhor que a apatia. Não fossem frases como “É absolutamente uma vergonha e uma aberração” e as missas de desagravo e o quadro cartaz deste ano teria passado ao lado.

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This