
A conferência surge associada á exposição de fotografia “Last Folio”, patente até 20 de novembro no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto.
De que forma acontecimentos históricos como o Holocausto e a Inquisição são ensinados nas escolas e qual o seu impacto no mundo contemporâneo? Estas são duas das questões que estarão em cima da mesa na Conferência The Future is Memory – A importância da Memória Histórica, que terá lugar esta sexta-feira, 14, pelas 15 horas, na igreja privativa da Misericórdia do Porto.
A conferência surge associada à exposição de fotografia patente até 20 de novembro no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto (MMIPO), intitulada “Last Folio”, que retrata uma escola judaica numa cidade da Eslováquia próxima da fronteira com a Ucrânia, encontrada pelo fotógrafo Yuri Dojc exatamente como foi deixada após a invasão nazi de 1942. Além de fotografar a escola, Dojc procurou os sobreviventes e decidiu contar as histórias de alguns deles, juntamente com a cineasta Katya Krausova, através de um documentário que acompanha a exposição.
Cofundadora da Portobello Pictures, principal produtora independente de cinema e televisão do Reino Unido, Katya Krausova será uma das oradoras na conferência desta sexta-feira, juntamente com o escritor Richard Zimler, a subdiretora da Direção-Geral da Educação, Eulália Ramos Alexandre, e os historiadores Manuel Loff e Francisco Ribeiro da Silva.
Partindo da premissa de que “é necessária a preservação tanto da memória coletiva como da individual para que possamos construir um futuro melhor”, os oradores estarão organizados em dois painéis, seguidos de um período de perguntas e respostas. Trata-se de “um momento de reflexão que não ignora o contexto internacional, o qual nos impele a pensar sobre a tolerância entre povos e nos recorda das atrocidades já vividas, enquanto voltamos a ouvir falar das nuvens escuras da guerra no continente europeu”, pode ler-se no comunicado enviado ao 7MARGENS. A entrada é livre.