Com o nome de João Paulo II

Inaugurada em Timor Leste uma Universidade Católica

| 10 Dez 21

universidade catolica timor foto fb Taur Matan Ruak's

“Quase 20 anos após a restauração da independência, com muita alegria celebramos a inauguração da Universidade Católica de Timor, com o padroeiro São João Paulo II”, afirmou o chefe do Governo de Timor-Leste, Taur Matan Ruak. Foto reproduzida a partir da página de Facebook do mesmo.

 

Timor-Leste conhece, a partir desta semana, um alargamento significativo da oferta de ensino superior, com a inauguração da Universidade Católica São João Paulo II. O ato, que se realizou nesta quarta-feira, 8,  teve a presença do arcebispo Virgilio do Carmo da Silva, de Díli, e do primeiro-ministro Taur Matan Ruak.

Com um corpo docente inicial de 50 professores e tendo como reitor o padre franciscano Joel Casimiro Pinto, a nova instituição prevê iniciar as atividades em fevereiro de 2022, com quatro faculdades – Educação, Artes e Cultura; Saúde; Ciências Humanas; e Engenharia Técnica Agrícola. Para além do corpo docente próprio, serão convidados professores da Indonésia, Portugal, Macau e Brasil.

De acordo com a agencia católica UCANews, a Universidade é financiada pelo governo timorense, através de um subsídio anual concedido à Diocese de Díli, metade do qual é dedicado à educação. As instalações funcionarão num edifício da Escola Secundária St. Joseph, em Balide, nos arredores de Díli.

O arcebispo da capital timorense referiu, no ato inaugural, que o projeto de uma universidade católica no país, que é independente há quase 20 anos, vinha já dos tempos do bispo Carlos Ximenes Belo. Acrescentou que a instituição agora inaugurada quer proporcionar uma formação com padrões internacionais e contemplar, no futuro, “todas as áreas da atividade humana inspirada nas tradições intelectuais, morais e espirituais católicas”.

Segundo o responsável da Igreja, a universidade está aberta a estudantes de outras religiões, sem discriminação, ainda que se paute pelos princípios e regras das universidades católicas.

O primeiro-ministro, por sua vez, recordou a viagem do Papa João Paulo II a Timor-Leste, em 1989, quando o país estava ainda sob o domínio indonésio. Ele é uma figura “com quem o nosso país tem um grande vínculo de amor e devoção”, observou Ruak.

“Quase 20 anos após a restauração da independência, com muita alegria celebramos a inauguração da Universidade Católica de Timor, com o padroeiro São João Paulo II”, frisou o chefe do Governo de Timor-Leste.

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This