Com o nome de João Paulo II

Inaugurada em Timor Leste uma Universidade Católica

| 10 Dez 2021

universidade catolica timor foto fb Taur Matan Ruak's

“Quase 20 anos após a restauração da independência, com muita alegria celebramos a inauguração da Universidade Católica de Timor, com o padroeiro São João Paulo II”, afirmou o chefe do Governo de Timor-Leste, Taur Matan Ruak. Foto reproduzida a partir da página de Facebook do mesmo.

 

Timor-Leste conhece, a partir desta semana, um alargamento significativo da oferta de ensino superior, com a inauguração da Universidade Católica São João Paulo II. O ato, que se realizou nesta quarta-feira, 8,  teve a presença do arcebispo Virgilio do Carmo da Silva, de Díli, e do primeiro-ministro Taur Matan Ruak.

Com um corpo docente inicial de 50 professores e tendo como reitor o padre franciscano Joel Casimiro Pinto, a nova instituição prevê iniciar as atividades em fevereiro de 2022, com quatro faculdades – Educação, Artes e Cultura; Saúde; Ciências Humanas; e Engenharia Técnica Agrícola. Para além do corpo docente próprio, serão convidados professores da Indonésia, Portugal, Macau e Brasil.

De acordo com a agencia católica UCANews, a Universidade é financiada pelo governo timorense, através de um subsídio anual concedido à Diocese de Díli, metade do qual é dedicado à educação. As instalações funcionarão num edifício da Escola Secundária St. Joseph, em Balide, nos arredores de Díli.

O arcebispo da capital timorense referiu, no ato inaugural, que o projeto de uma universidade católica no país, que é independente há quase 20 anos, vinha já dos tempos do bispo Carlos Ximenes Belo. Acrescentou que a instituição agora inaugurada quer proporcionar uma formação com padrões internacionais e contemplar, no futuro, “todas as áreas da atividade humana inspirada nas tradições intelectuais, morais e espirituais católicas”.

Segundo o responsável da Igreja, a universidade está aberta a estudantes de outras religiões, sem discriminação, ainda que se paute pelos princípios e regras das universidades católicas.

O primeiro-ministro, por sua vez, recordou a viagem do Papa João Paulo II a Timor-Leste, em 1989, quando o país estava ainda sob o domínio indonésio. Ele é uma figura “com quem o nosso país tem um grande vínculo de amor e devoção”, observou Ruak.

“Quase 20 anos após a restauração da independência, com muita alegria celebramos a inauguração da Universidade Católica de Timor, com o padroeiro São João Paulo II”, frisou o chefe do Governo de Timor-Leste.

 

Secretaria-Geral do Sínodo incentiva a concretização imediata das “reformas sinodais”

Etapa continental terminou a 31 de março

Secretaria-Geral do Sínodo incentiva a concretização imediata das “reformas sinodais” novidade

A conclusão, a 31 de março, da etapa continental da consulta sinodal “não significa o fim do processo sinodal para o Povo de Deus; significa, pelo contrário, deixar às comunidades locais o desafio de pôr em prática essas ‘reformas sinodais’ no quotidiano da sua ação eclesial e no reconhecimento de que muito do que foi discutido e identificado até agora a nível local não requer o discernimento da Igreja universal, ou a intervenção do magistério de Pedro”, escreve a secretaria-geral do Sínodo dos Bispos em nota divulgada ao final do dia de sexta-feira, 31 de março.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Em Lisboa

Servas de N. Sra. de Fátima dinamizam “Conversas JMJ”

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, ligado á congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, acolhe na próxima quinta-feira, 30 de março, a primeira de três sessões do ciclo de “Conversas JMJ”. Esta primeira conversa, que decorrerá na Casa de São Mamede, em Lisboa, pelas 21h30, tem como título “Maria – mulheres de hoje” e será dedicada ao papel da mulher na sociedade atual.

“Os sete saberes para a educação do futuro”: os legados de Luís Bernardo Honwana

[Moçambique, margem Sul]

“Os sete saberes para a educação do futuro”: os legados de Luís Bernardo Honwana novidade

Foi-me incumbida a missão de fazer um depoimento em homenagem a Luís Bernardo Honwana (LBH), figura renomada e importante da história social e cultural de Moçambique. Renomada pela mensagem que a sua obra deixa para gerações de tempos diferentes e pelo seu papel de escritor no que concerne à veiculação das suas ideias, consentâneas com as de uma maioria na sociedade, difundindo a causa da dignidade humana.

Igreja Católica de França terá assembleia sinodal de 3 em 3 anos

Bispos reestruturam conferência episcopal

Igreja Católica de França terá assembleia sinodal de 3 em 3 anos

Os bispos franceses anunciaram um vasto conjunto de iniciativas e linhas de ação com vista a combater os abusos sexuais na Igreja. Ano e meio depois da apresentação do relatório sobre o tema, os bispos abriram a assembleia da Conferência Episcopal (CEF) à participação de representantes dos fiéis. Uma assembleia sinodal realizar-se-á de três em três anos, em torno de matérias relevantes para a vida da Igreja e da sociedade.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This