
Shofar ritual judaico. Foto © Zachi Evenor/Wikimedia Commons
A proibição de soprar instrumentos de vento, tal como os shofar, em locais de culto em toda a Inglaterra – e que vigorava por causa da covid-19 –, foi levantada para os líderes das comunidades, mas não para os fiéis, segundo anunciou o Governo britânico.
Feita de um corno de carneiro, a trombeta é tradicionalmente tocada nas festas judaicas de Rosh Hashanah e de Yom Kippur, que este ano serão assinaladas pelos judeus de todo o mundo entre 19 e 28 de Setembro próximo.
A presidente do Conselho de Deputados do Reino Unido, Marie van der Zyl, expressou a sua gratidão pela mudança, anunciada um mês antes das mais importantes festas do calendário judaico: “Esta será uma notícia bem-vinda em toda a comunidade judaica”, afirmou, citada pelo jornal britânico Jewish News. “No entanto, continuamos a exortar todas as pessoas a observar os regulamentos de saúde para que possamos ter um Ano Novo mais feliz e mais saudável.”
De acordo com a mesma fonte, as novas orientações permitem ainda que haja pequenos grupos de cantores nas cerimónias religiosas, mas os cânticos não devem incluir participação do público e os instrumentos devem ser limpos antes e depois da sua utilização.