Investigação revela 412 acusações de abuso sexual em igrejas Batistas nos EUA

| 12 Dez 18 | Igrejas Cristãs

 
Uma investigação do jornal norte-americano Star-Telegram apresenta 412 casos de alegada conduta sexual inadequada relativas a 187 igrejas evangélicas batistas, em 40 estados dos EUA. “Vejo uma cultura em que a autoridade pastoral é levada a um nível que vai para lá do que as escrituras ensinam”, afirmou Tim Heck, um ex-diácono na Igreja Batista da Fé, de Wilomar (Califórnia), cuja filha foi abusada pelo pastor. “Acho que os batistas perderam o seu rumo”, acrescentou. 
Heck é apenas uma entre as muitas pessoas que falaram ao jornal e que integram a longa reportagem, em quatro partes, com o título Espírito do Medo. 
Muitas das alegações envolvem homens cuja conduta já teria levantado suspeitas anteriormente mas sobre quem, até agora, as vítimas não teriam falado publicamente. Numa das partes da investigação são entrevistadas várias das vítimas, que dão a cara e descrevem o que sofreram, sob a capa do “culto” litúrgico das respetivas igrejas.
 

Algumas das alegadas vítimas que deram a cara na reportagem do Star-Telegram.

 
O problema dos abusos na comunidades da Igreja Batista, diz o jornal, já seria conhecido de muitos, mas poucos falavam dele, como também referem algumas vítimas. Por essa razão, várias das pessoas abusadas criaram uma página na internetdedicada apenas a revelar todos os abusadores que fazem parte daquela comunidade.
A Igreja Batista é uma das muitas denominações do cristianismo evangélico. Sem autoridade central, os batistas reúnem-se em comunidades locais autónomas. As igrejas de determinada região organizam-se, depois, em convenções ou federações. Nos EUA, por exemplo, uma das federações mais importantes é a Southern Baptist Convention, que reúne 47.500 igrejas batistas em todo o país (além de mais 4500 missões, ou comunidades ainda não autónomas), num total de 15 milhões de pessoas (das quais um terço participará semanalmente num culto). 
A reportagem pode ser consultada aqui na íntegra

Breves

Boas notícias

É notícia 

Cultura e artes

Coro do Trinity College de Dublin em Lisboa para concerto e eucaristia

Neste sábado e domingo, 18 e 19 de Maio, Lisboa acolhe dois concertos do Coro da Capela do Trinity College de Dublin (Irlanda). Às 17 horas de sábado, o coro dará um concerto de música sacra na Sé de Lisboa; no domingo, participa na eucaristia dominical na Catedral Lusitana de S. Paulo em Lisboa (Comunhão Anglicana), com início às 11h00 (Rua das Janelas Verdes).

Teatro: À espera de um jogo de espelhos em Goga

Entra-se e estão as 23 personagens no palco. Em rigor, esse número inclui as personagens e os seus espelhos. Estão fixas, rígidas. São um quadro que se deve olhar, de modo a reparar em todos os pormenores. Porque está o corcunda Teobald de livro na mão? Porque há um homem e uma mulher com malas?

Pessoas

“Melhor cidadão da Índia” é um padre católico que apoia crianças pobres

“Melhor cidadão da Índia” é um padre católico que apoia crianças pobres

O “melhor cidadão da Índia”, título de um prémio atribuído por uma importante editora indiana, é um padre católico: Vineeth George, de 38 anos, membro da Congregação Claretiana e padre há apenas cinco anos, já tinha trabalhado numa multinacional de computadores, na General Electric, no importante jornal nacional Deccan Chronicle e no Ministério da Energia. Mas tudo isso, sempre desempenhado “com profissionalismo”, foi até há doze anos, quando decidiu ser padre, acabando a ser ordenado em Janeiro de 2014.

Sete Partidas

A Páscoa em Moçambique, um ano antes do ciclone – e como renasce a esperança

Um padre que passou de refugiado a conselheiro geral pode ser a imagem da paixão e morte que atravessou a Beira e que mostra caminhos de Páscoa a abrir-se. Na região de Moçambique destruída há um mês pelo ciclone Idai, a onda de solidariedade está a ultrapassar todas as expectativas e a esperança está a ganhar, outra vez, os corações das populações arrasadas por esta catástrofe.

Visto e Ouvido

Agenda

Mai
20
Seg
Conferências de Maio – “Os jovens chamados a transformar” – III – A justiça e a equidade, e a solidariedade entre as gerações @ Centro Nacional de Cultura
Mai 20@18:30_20:00

Participam Alice Vieira, escritora e jornalista; Carla Ganito, docente em Ciências da Comunicação na Universidade Católica Portuguesa; e Ana Barata; jovem licenciada em serviço social.

Mai
27
Seg
Conferências de Maio – “Os jovens chamados a transformar” – IV – “Os jovens descobrem Deus” @ Centro Nacional de Cultura
Mai 27@18:30_20:00

Participam Alfredo Teixeira, antropólogo e compositor, autor de Religião na Sociedade Portuguesa, Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, e João Valério, arquitecto e músico.

Ver todas as datas

Entre margens

A União Europeia necessita de psicanálise

Importa olhar para o «subconsciente» da União Europeia e tentar perceber a causa de tão grande tormento. Dir-se-ia que a União Europeia necessita de fazer algumas sessões de psicanálise. Queiramos ou não, estejamos ou não de acordo, a realidade é que a União Europeia marcará o nosso futuro coletivo.

Vemos, ouvimos e lemos…

O centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen é especial, muito para além de mera comemoração. O exemplo de cidadania, de talento, de ligação natural entre a ética e estética é fundamental. De facto, estamos perante uma personalidade extraordinária que é lembrada como referência única, como um exemplo que fica, que persiste.

Fale connosco