Investigação revela 412 acusações de abuso sexual em igrejas Batistas nos EUA

| 12 Dez 18

 
Uma investigação do jornal norte-americano Star-Telegram apresenta 412 casos de alegada conduta sexual inadequada relativas a 187 igrejas evangélicas batistas, em 40 estados dos EUA. “Vejo uma cultura em que a autoridade pastoral é levada a um nível que vai para lá do que as escrituras ensinam”, afirmou Tim Heck, um ex-diácono na Igreja Batista da Fé, de Wilomar (Califórnia), cuja filha foi abusada pelo pastor. “Acho que os batistas perderam o seu rumo”, acrescentou. 
Heck é apenas uma entre as muitas pessoas que falaram ao jornal e que integram a longa reportagem, em quatro partes, com o título Espírito do Medo. 
Muitas das alegações envolvem homens cuja conduta já teria levantado suspeitas anteriormente mas sobre quem, até agora, as vítimas não teriam falado publicamente. Numa das partes da investigação são entrevistadas várias das vítimas, que dão a cara e descrevem o que sofreram, sob a capa do “culto” litúrgico das respetivas igrejas.
 

Algumas das alegadas vítimas que deram a cara na reportagem do Star-Telegram.

 
O problema dos abusos na comunidades da Igreja Batista, diz o jornal, já seria conhecido de muitos, mas poucos falavam dele, como também referem algumas vítimas. Por essa razão, várias das pessoas abusadas criaram uma página na internetdedicada apenas a revelar todos os abusadores que fazem parte daquela comunidade.
A Igreja Batista é uma das muitas denominações do cristianismo evangélico. Sem autoridade central, os batistas reúnem-se em comunidades locais autónomas. As igrejas de determinada região organizam-se, depois, em convenções ou federações. Nos EUA, por exemplo, uma das federações mais importantes é a Southern Baptist Convention, que reúne 47.500 igrejas batistas em todo o país (além de mais 4500 missões, ou comunidades ainda não autónomas), num total de 15 milhões de pessoas (das quais um terço participará semanalmente num culto). 
A reportagem pode ser consultada aqui na íntegra

Breves

Boas notícias

Um dia para conhecer a ecologia integral e aprender a pô-la em prática

Encontro da Rede Cuidar da Casa Comum

Um dia para conhecer a ecologia integral e aprender a pô-la em prática novidade

Porque o Planeta é de todos e todos são chamados a cuidar dele, a REDE Cuidar da Casa Comum vai realizar, no próximo dia 30, o encontro nacional “Também Somos Terra”, para o qual convida… todos. O evento terá lugar no Seminário de Leiria e será uma oportunidade para conhecer melhor o conceito de ecologia integral, em particular na vertente da economia social e desenvolvimento comunitário.

Outras margens

Cultura e artes

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

Uma Saga Familiar

Nas margens da filosofia (LVII)

Uma Saga Familiar

Li nestas férias de verão muitos textos que me agradaram. Um deles foi o livro recentemente publicado por Lívia Franco sobre a Primeira Guerra Mundial interpretada através dos personagens concretos que nela viveram e que com a sua acção a construíram, imprimindo-lhe os traços que hoje nos permitem lê-la e estudá-la.

Pessoas

António Costa com o Papa para agradecer JMJ em Portugal

Encontro quinta de manhã no Vaticano

António Costa com o Papa para agradecer JMJ em Portugal novidade

Um agradecimento ao Papa pela realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa é o que motiva a viagem de António Costa ao Vaticano, na manhã desta quinta-feira, 28. O primeiro-ministro português encontra-se com Francisco a sós, a partir das 9h.

Sete Partidas

As contas do tempo

As contas do tempo

Para ti que me lês hoje é dia 12 de Setembro de 2023. Um dia de fim de verão. Para os etíopes — e para mim que com eles partilho o diário viver — hoje é o primeiro dia do mês de Meskerem do ano de 2016, o Ano Novo etíope, que a liturgia nacional dedica à solenidade de João o Precursor, São João Batista no santoral católico.

Visto e Ouvido

Agenda

[ai1ec view=”agenda”]

Ver todas as datas

Entre margens

Pontes para o divino- Calendário Litúrgico Ortodoxo

Pontes para o divino- Calendário Litúrgico Ortodoxo novidade

No Cristianismo o calendário litúrgico é uma importante ferramenta para organizar e estruturar os eventos e celebrações religiosas ao longo do ano, com base em acontecimentos significativos dos Evangelhos, dos santos e da história das igrejas locais e universais. Na ortodoxia o ano litúrgico inicia-se a 1 de Setembro, tendo como primeira festa, a 8 do mesmo mês, a Natividade da Virgem Maria (Esta comemoração é como uma fonte para celebrar todas as festas do Senhor abrindo a história do Evangelho – Metropolita Epifânio).

Que mistério este, o coração humano

Que mistério este, o coração humano novidade

Acreditamos na paz, na humanidade, em nós próprios, em Deus, em deuses, no diabo, na ciência. E é legítimo. Sem dúvida. Somos livres, e livres de buscar a verdade conforme nos apraz. Assim, deixamo-nos levar por normas, por credos, por mestres de todas as cores e feitios; submetemo-nos livremente a uma entidade, a uma ideia, na perspetiva de que isso nos aproxima do grande mistério do universo.

As prisões e as suas falácias – alguns contributos

As prisões e as suas falácias – alguns contributos

O conhecimento da realidade do sistema prisional em Portugal está longe de estar patente em muitos responsáveis políticos e, ainda menos, na opinião pública em geral. Assiste-se, de vez em quando, à propalação de indicadores e comentários baseados em elementos superficiais falaciosos. [A opinião de Manuel Hipólito Almeida dos Santos]

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This