Invocação das vítimas de covid e missa virtual para a inauguração do Presidente Biden

| 19 Jan 21

Wilton Gregory, arcebispo de Washington, EUA, foi anunciado como novo cardeal pelo Papa Francisco em 25 de Outubro último. Foto Twitter diocese de Atalanta.

 

O cardeal Wilton Gregory, arcebispo de Washington, capital federal dos Estados Unidos, invocará nesta terça-feira em Washington as quase 400 mil vítimas de covid-19 que já morreram no país. Às 17h30 locais (22h30 em Lisboa), 400 luzes iluminarão o Lincoln Memorial Reflecting Pool, uma por cada mil vítimas. Outros lugares e edifícios simbólicos do país, como o Empire State Building em Nova Iorque e a Space Needle em Seattle, também serão iluminados, noticia o Washington Post.

Gregory, o primeiro arcebispo católico negro da América e o primeiro cardeal negro, fez críticas invulgarmente duras a Trump e a grupos católicos que advogam a supremacia branca, no Verão passado, na sequência da morte de George Floyd, depois de o então Presidente, que agora termina o mandato, ter-se feito fotografar diante de uma igreja com a Bíblia na mão.

Na vigília desta terça-feira, o cardeal estará acompanhado por Yolanda Adams, conhecida como “a primeira dama do evangelho moderno”, que cantará um Aleluia, e Lori Marie Key, uma enfermeira no Michigan, que cantará Amazing Grace.

Para quarta-feira, o dia da cerimónia de Inauguração, como é designada a investidura do novo Presidente, o padre jesuíta Thomas Reese preside, a partir das 14h de Lisboa (três horas antes da posse de Biden) à celebração de uma missa virtual, que pode ser acompanhada através da plataforma Zoom.

Thomas Reese, um dos mais destacados comentadores do catolicismo dos EUA, foi um dos mais críticos da Administração Trump e das políticas que, no seu entender, atentavam contra os valores básicos do Evangelho e do cristianismo.

 

A dança dos bispos continua em Leiria e Braga

João Lavrador deixa Açores para Viana

A dança dos bispos continua em Leiria e Braga novidade

Com a escolha de João Lavrador para a sede vacante de Viana fica agora Angra sem bispo. Mas Braga já está à espera de sucessor há dois anos, enquanto em Leiria se perspectiva a sucessão talvez até final do ano. Há bispos que querem sair de onde estão, outros não querem alguns para determinados sítios. “Com todas estas movimentações, é difícil acreditar que a nomeação de um bispo seja obra do Espírito Santo”, diz um padre.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Taizé dinamiza vigília para jovens em Glasgow

Cimeira do Clima

Taizé dinamiza vigília para jovens em Glasgow novidade

A Comunidade de Taizé foi convidada pelo Comité Coordenador da COP26 das Igrejas de Glasgow para preparar e liderar uma vigília para estudantes e jovens em Glasgow durante a Cimeira do Clima. Mais de sete mil pessoas passaram por Taizé, desde junho, semana após semana, apesar do contexto da pandemia que se vive.

O outro sou eu

O outro sou eu novidade

Há tanto que me vem à cabeça quando penso em Jorge Sampaio. Tantas ocasiões em que o seu percurso afetou e inspirou o meu, quando era só mais uma adolescente portuguesa da primeira geração do pós-25 de Abril à procura de referências. Agora, que sou só uma adulta que recusa desprender-se delas, as memórias confundem-se com valores e os factos com aspirações.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This