AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Ir. Aloïs, de Taizé: “Sozinhos não podemos acreditar, só juntos podemos ouvir o inacreditável”

| 06/04/2021

pôr do sol em Taizé

Em Taizé, o irmão Aloïs apelou à “comunhão” entre todos para superar as dificuldades. Foto © Taizé

 

Numa altura em que o “mundo atravessa a provação de tanto sofrimento e quando a bela esperança humana é tantas vezes abalada” é “ainda mais importante rezar juntos, sentirmo-nos em comunhão, próximos uns dos outros, em amizade”, afirmou o irmão Aloïs, de Taizé, na sua meditação para a Páscoa 2021. “Sozinhos não podemos acreditar, é inimaginável. Mas juntos podemos ouvir o inacreditável, que Maria [de Magdala] e depois os apóstolos anunciaram no dia de Páscoa: Cristo está vivo!”

Falando na manhã de Domingo de Páscoa, na eucaristia celebrada na Igreja da Reconciliação, em Taizé, o prior da comunidade ecuménica que reúne monges de origem católica e de diferentes proveniências protestantes, referiu-se ao facto de, nesta segunda-feira, a França ter entrado de novo em confinamento obrigatório. Por essa razão, aliás, a comunidade teve de encerrar de novo o acolhimento a jovens, uma das suas marcas identitárias.

O papel das mulheres – de uma mulher – no primeiro anúncio da ressurreição, de acordo com o relato dos evangelhos, foi também destacado na reflexão do irmão Aloïs: os discípulos fecharam-se com medo, mas “foi uma mulher a primeira a experimentar” a passagem da “angústia à esperança” na manhã de Páscoa, que “parece estar para além de toda a razão humana”: “Maria de Magdala, que motivou os discípulos de Jesus a vivê-la… e também a nós, no seguimento deles.”

“A pandemia e as suas consequências, que continuam a ser tão fortemente sentidas, pedem-nos que perseveremos na confiança”, acrescentou ainda o irmão Aloïs, como se pode ler também no texto publicado na página da comunidade na internet. “Estou a pensar em particular naqueles que estão doentes, nas famílias que perderam um ente querido, nos prestadores de cuidados corajosos. Estou também a pensar em todos aqueles que estão a passar por um momento difícil de solidão.”

Taizé junta religiosos cristãos de diferentes confissões. Foto © Taizé

 

Durante a celebração de Páscoa, um novo membro da comunidade, o irmão Jérémie, fez o seu compromisso de vida.

A pandemia e as novas medidas de confinamento em vigor em França desde este dia 5 de Abril já provocaram consequências na vida da comunidade, do ponto de vista do sustento dos irmãos: estes vivem normalmente do seu trabalho e desde o início da crise pandémica tiveram de diversificar actividades, começando a produzir bolachas, chás e outros produtos artesanais, ou fazendo, vários deles, trabalhos agrícolas e outros na região. Os produtos para venda estão disponíveis na loja virtual de Taizé.

O vídeo da celebração pode ser visto a seguir; a meditação do irmão Aloïs (em francês e inglês) está a partir dos 42’; o compromisso do irmão Jérémie está a partir dos 55’55”:

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This