Lei islâmica

Irão usa inteligência artificial nas “fatwas”

| 1 Out 2023

Os aiatolás emitem fatwas, decisões da lei islâmica, sobre as mais variadas questões. Na foto, um cartaz nas ruas de Teerão, com o aiatola Khomeini na imagem. Foto © Adam Jones from Kelowna, BC, Canada, CC BY-SA 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0>, via Wikimedia Commons

Os aiatolás emitem fatwas, decisões da lei islâmica, sobre as mais variadas questões. Na imagem, um cartaz nas ruas de Teerão, com o aiatola Khomeini. Foto © Adam Jones from Kelowna, BC, Canada, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

As autoridades governamentais do Irão querem utilizar inteligência artificial (IA) para ajudar os clérigos islâmicos a emitir fatwas, ou decisões da lei islâmica, a uma velocidade sem precedentes.

De acordo com o Financial Times, citado pelo site The Bite, as autoridades ligadas ao Estado na cidade sagrada xiita de Qom estão a incentivar os religiosos a experimentarem a IA na tentativa de parecerem mais progressistas, no momento em que o país assinala o primeiro aniversário dos protestos após a morte de Mahsa Amini, a jovem morta sob custódia policial por supostamente usar o lenço na cabeça de forma errada.

“Os robôs não podem substituir clérigos seniores”, afirmou Mohammad Ghotbi, líder de uma incubadora de tecnologia sob alçada do Estado em Qom, “mas podem ser um assistente de confiança, que pode ajudá-los a emitir uma fatwa em cinco horas em vez de 50 dias”.

Para Ghotbi e os seus aiatolas aliados, a IA poderia acelerar tanto a pesquisa dos textos islâmicos como a divulgação pública de fatwas, que tradicionalmente são emitidas sobre tudo, desde questões de patriotismo até a matérias de higiene pessoal — mas que, ao longo das últimas décadas, foram frequentemente emitidos em protesto contra assuntos culturais ocidentais, como a fatwa contra o escritor Salman Rushdie, descreve The Bite.

“O seminário deve envolver-se na utilização de tecnologia moderna e progressiva e inteligência artificial”, disse ao FT em Julho o aiatola Alireza Arafi, membro do poderoso Conselho de Guardiães do Irão e da sua assembleia de sábios. “Temos que entrar neste campo para promover a [civilização] islâmica.”

O próprio supremo líder iraniano, o aiatola Ali Khamenei, instou os clérigos a prestarem mais atenção às possibilidades que a IA oferece.

 

Nazila Ghanea: “Espero que aumente a experiência da liberdade de religião ou crença”

Relatora especial da ONU em entrevista

Nazila Ghanea: “Espero que aumente a experiência da liberdade de religião ou crença” novidade

Relacionar a violação da liberdade de religião e de crença com questões como a tortura ou a juventude, por exemplo, são algumas das prioridades da britânica e iraniana Nazila Ghanea, que desde Agosto de 2022 é a Relatora especial das Nações Unidas sobre a Liberdade de Religião e de Crenças. Ghanea trabalha na Universidade de Oxford (Reino Unido) desde há 20 anos, exactamente quando começou a trabalhar o tema da liberdade religiosa, na pesquisa que fez para o seu doutoramento.

800 anos do Presépio de Greccio: Natal, a Festa das Festas

Pré-publicação

800 anos do Presépio de Greccio: Natal, a Festa das Festas novidade

Dois milénios depois de Belém e de Jesus e 800 anos após Greccio e S. Francisco de Assis, o que resta do Natal cristão? E como recuperar o sentido do Presépio? Afinal, no presépio de Greccio não havia Menino, mas apenas o boi, o burro e a manjedoura?… É a perguntas como essas que se propõe responder o livro “De Belém a Greccio –O Presépio de São Francisco de Assis”. Pré-publicação.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

COP28 entre o fracasso e a expectativa de avanços significativos

A cinco dias do fim

COP28 entre o fracasso e a expectativa de avanços significativos novidade

Nenhum participante tem expectativas muito altas em relação ao desfecho da COP28, mas o sentimento mais comum entre os ativistas do clima presentes nos Emirados Árabes Unidos é o de que ainda é possível “dar a volta” e evitar o fracasso total. Islene Façanha, colaboradora da associação ambientalista Zero, falando ao 7MARGENS a partir do Dubai, referiu a “pressão das organizações não governamentais tem sido muito forte” o que mantém em aberto as “possibilidades de avançar”.

Tolentino Mendonça e Céline Cousteau doutorados “honoris causa” pela Universidade de Aveiro

No próximo dia 15

Tolentino Mendonça e Céline Cousteau doutorados “honoris causa” pela Universidade de Aveiro novidade

O cardeal, poeta e teólogo Tolentino de Mendonça e a exploradora e autora de documentários sobre a biodiversidade Céline Cousteau vão receber o doutoramento honoris causa pela Universidade de Aveiro (UA) durante a cerimónia de comemoração dos 50 anos da Academia, anunciou a instituição. A sessão decorrerá no próximo dia 15 de Dezembro.

Americanos afastam-se das religiões estabelecidas, mas acreditam na existência da alma

Sondagem

Americanos afastam-se das religiões estabelecidas, mas acreditam na existência da alma novidade

Quatro em cada cinco americanos adultos acreditam que as pessoas têm uma alma ou espírito além do corpo físico, revela uma sondagem publicada no dia 7 de dezembro pelo Pew Research Center. O centro de investigação sublinha que “apesar de nas últimas décadas a população residente nos EUA ter vindo a identificar-se cada vez menos com uma religião estabelecida, a crença num reino espiritual além deste mundo continua a ser generalizada”.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This