Iraque: Patriarca caldeu pede que Natal seja feriado nacional

| 20 Out 2020

O patriarca da Igreja Caldeia, cardeal Louis Raphael Sako, pediu ao presidente iraquiano Barham Salih que o Natal passe a ser oficialmente reconhecido como dia festivo em todo o Iraque, noticiou o Vatican News.

Citadas nesta segunda-feira, 19 de outubro, fontes oficiais do Patriarcado Caldeu e da Presidência iraquiana, informaram que durante um encontro realizado no último sábado, na residência do presidente, este reconheceu e exaltou o papel das comunidades cristãs na reconstrução do país, reafirmando o seu compromisso de favorecer em todos os sentidos o regresso dos cristãos deslocados aos seus territórios de origem, nomeadamente Mossul e a Planície de Nínive, de onde fugiram durante os anos de dominação jihadista.

O chefe de Estado iraquiano terá também destacado a urgência de pôr fim à discriminação muitas vezes disfarçada que impede a participação plena e livre dos cristãos iraquianos na vida política, social e cultural do país.

Recorde-se que, em dezembro de 2019, o próprio cardeal Louis Raphael Sako deu instruções para que o Natal fosse celebrado de forma sóbria, sem momentos de convívio público, como sinal de proximidade às famílias das centenas de mortos e feridos registados durante os protestos e confrontos antigovernamentais que abalavam o país, e também com receio de possíveis ataques.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados novidade

Estou na Calábria com vista para a Sicília e o vulcão Stromboli ao fundo. Reunião de Coordenadores das Redes Internacionais do Graal. Com uma amiga mexicana coordeno a Rede de Migrantes e Refugiados que abrange nada mais nada menos que 10 países, dos Estados Unidos, Canadá e México às Filipinas, passando por África e o sul da Europa. Escolhemos reunir numa propriedade de agroturismo ecológico (Pirapora), nas escarpas do mar Jónio, da antiga colonização grega. Na Antiguidade, o Mar Jónico foi uma importante via de comércio marítimo, principalmente entre a Grécia e o Sul da Itália.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This