AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Rua de Bagdá em 23 de dezembro de 2013, Foto Vatican News

Iraque: Patriarca caldeu pede que Natal seja feriado nacional

| 20/10/2020

O patriarca da Igreja Caldeia, cardeal Louis Raphael Sako, pediu ao presidente iraquiano Barham Salih que o Natal passe a ser oficialmente reconhecido como dia festivo em todo o Iraque, noticiou o Vatican News.

Citadas nesta segunda-feira, 19 de outubro, fontes oficiais do Patriarcado Caldeu e da Presidência iraquiana, informaram que durante um encontro realizado no último sábado, na residência do presidente, este reconheceu e exaltou o papel das comunidades cristãs na reconstrução do país, reafirmando o seu compromisso de favorecer em todos os sentidos o regresso dos cristãos deslocados aos seus territórios de origem, nomeadamente Mossul e a Planície de Nínive, de onde fugiram durante os anos de dominação jihadista.

O chefe de Estado iraquiano terá também destacado a urgência de pôr fim à discriminação muitas vezes disfarçada que impede a participação plena e livre dos cristãos iraquianos na vida política, social e cultural do país.

Recorde-se que, em dezembro de 2019, o próprio cardeal Louis Raphael Sako deu instruções para que o Natal fosse celebrado de forma sóbria, sem momentos de convívio público, como sinal de proximidade às famílias das centenas de mortos e feridos registados durante os protestos e confrontos antigovernamentais que abalavam o país, e também com receio de possíveis ataques.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia novidade

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória

[Entre Margens]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória novidade

No próximo Domingo, 11 de Outubro, Joana Lopes, que nos deixou a 5 de Fevereiro deste ano, completaria 88 anos. A Joana teve um papel importante na resistência católica contra a ditadura, tendo levado a cabo lutas muito importantes em que denunciava a guerra colonial. Tinha também uma atividade cívica intensa, assumindo a defesa de lutas políticas essenciais que não são menos importantes no nosso tempo. [Texto de Filipe Moisés].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.