AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Censo de 2021

Irlanda do Norte: mais católicos do que protestantes

| 23/09/2022

Irlanda do Norte, Belfast

Barreira de separação entre bairros católicos e protestantes em Belfast, Irlanda do Norte (2018). Foto © Adam Jones, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

 

Pela primeira vez desde que há 101 anos foi criada, a Irlanda do Norte conta com mais católicos do que protestantes. A maioria que se diz católica ou de formação católica não chega aos 45,7 por cento, mas supera os 43,5 por cento que se reconhece como protestante, revelam os dados preliminares do censo de 2021 divulgados pela Northern Ireland Statistics and Research Agency a 22 de setembro.

Há dez anos, o censo de 2011 apurou que 45,1 por cento da população era católica ou de educação católica e que uma maioria de 48,4 por cento era de origem protestante ou de outra formação cristã.

A questão religiosa esteve na origem da formação da Irlanda do Norte e da sua permanência como parte do Reino Unido quando a República da Irlanda obteve o reconhecimento da sua independência em relação a Londres. [ver 7MARGENS]

O primeiro primeiro-ministro da Irlanda do Norte, Sir James Craig, dirigiu-se à assembleia legislativa descrevendo-o como um “parlamento protestante para um povo protestante”.

O Acordo de Sexta-feira Santa de 1998, que pôs fim a 30 anos de um conflito sangrento (mais de 3.500 mortos), dispõe que o estatuto constitucional da Irlanda do Norte só pode ser alterado com o consentimento da sua população, sendo que o Governo britânico é obrigado a convocar um referendo sobre a unidade irlandesa caso detete indícios de existir uma maioria a favor da integração da Irlanda do Norte na República da Irlanda.

 

Sem Parlamento nem Governo

As últimas eleições legislativas de maio deste ano deram a vitória ao Sinn Fein (29%), partido que foi formado como braço legal do IRA (a organização armada separatista identificada como defensora dos interesses dos católicos). O DUP (partido tradicionalmente maioritário, ligado aos sectores protestantes e fiel a Londres) registou uma quebra de quase 7 pontos percentuais ficando-se pelos 21,3 por cento.

O Sinn Fein é favorável à realização de um referendo sobre a inclusão da Irlanda do Norte na República da Irlanda e as suas posições têm vindo a colher o apoio dos eleitores, não apenas por causa desta opção, mas sobretudo pelas políticas sociais do seu programa e pelas suas críticas ao Protocolo para a Irlanda do Norte negociado pelo Governo de Londres no âmbito do Brexit e já este ano (junho de 2022) denunciado unilateralmente pelo Governo ainda chefiado por Boris Johnson.

O DUP recusou indicar um vice-primeiro-ministro para o governo de “coligação” que se deveria ter constituído de acordo com o disposto no Acordo de Sexta-feira Santa, tendo-se recusado inclusive a participar na eleição do presidente do Parlamento, o que impediu este de se instalar. Sem Parlamento nem Governo (o atual é um governo de gestão sem alguns dos ministros que dele faziam parte antes das eleições), vários analistas tendem a pensar que se aproximam novas eleições legislativas, das quais, porém, não se esperam resultados que permitam resolver a situação criada pelo Brexit e pela queda do DUP.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

Identidade e missão do professor de EMRC na escola

Ensaio

Identidade e missão do professor de EMRC na escola novidade

A identidade e a missão do professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola pode ser vista sob múltiplos pontos de vista; porém, desejo fazê-lo a partir de três palavras ou pilares que considero substanciais. Estruturo esta reflexão a partir do “habitar-se”, do “habitar com” e do “habitar o ainda não”. [Texto de Adriano Batista, intervenção no Simpósio sobre a Educação e Escola em Portugal].

As cápsulas

[Sete Partidas]

As cápsulas novidade

No radio do carro tocava um CD da Rosalía e comecei a pensar no que já me disseram sobre o meu carro, pequeno e velho, dito em várias variações. Não levo a mal. É verdade, mas tem tudo o que preciso. Abrigo do sol, do frio, da chuva e da neve. Confiável. Riscado e muitas vezes sujo por fora, mas por dentro limpo e arrumado. Um pouco na ordem como valorizo as coisas na vida. Menos ostentação, mais conteúdo. [Texto de Inês Patrício, Berlim].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.