Islão
A gramática do Papa para o futuro do Iraque novidade
Este é o momento de “reconstruir e recomeçar”, disse o Papa Francisco neste domingo, 7 de Março, em Qaraqosh, a cidade do Iraque onde vive o maior número de cristãos, no último dia do programa da sua visita histórica ao Iraque – o regresso a Roma está previsto para a manhã de segunda-feira.
Debate sobre a viagem do Papa ao Iraque para acompanhar em vídeo no 7MARGENS novidade
O 7MARGENS promove nesta segunda-feira, 8 de Março, um debate sobre a viagem do Papa Francisco ao Iraque, que pode ser acompanhado em directo através da plataforma Zoom.
Francisco no Iraque, dia 2: O “regresso a casa” em Ur, e o terrorismo e violência como traições da religião novidade
“Deus é misericordioso e a ofensa mais blasfema é profanar o seu nome odiando o irmão. Hostilidade, extremismo e violência não nascem dum ânimo religioso: são traições da religião. E nós, crentes, não podemos ficar calados, quando o terrorismo abusa da religião.” O segundo dia do Papa no Iraque incluiu um encontro histórico e um discurso que pode já ler-se como o mais importante de Francisco – até agora – nesta viagem.
Os lugares do Papa no Iraque: uma viagem de regresso, reencontro e reafirmação de fraternidade
Os lugares da viagem do Papa ao Iraque erguem memórias que abarcam desde o berço da civilização nas planícies do sul da Mesopotâmia e de toda a sua história até ao berço da expansão judaico-cristã, nos vales e montanhas entre a Assíria e a vizinha Arménia. Ali começou a viagem de Abraão, ali Francisco regressa numa visita que traduz o reencontro e a reafirmação da fraternidade. Um percurso pelos lugares da viagem, ao encontro da memória desses lugares.
“Calem-se as armas!” Dignidade, justiça, fraternidade e direitos, os caminhos do Papa no primeiro dia no Iraque
Os dois discursos iniciais de Francisco em terras do Iraque marcaram o dia da sua chegada: apelos dramáticos aos políticos para que se ponha fim à violência, se pacifique a sociedade, e se permita uma vida digna para todos; e pedidos aos responsáveis católicos de que sejam exemplo de serviço, respeito e unidade nas diferenças. E não faltou um tapete das Mil e Uma Noites num dos discursos…
Paz, esperança e diálogo inter-religioso na viagem histórica do Papa ao Iraque, “berço da civilização” e “terra abençoada e ferida”
A viagem do Papa ao Iraque que se inicia esta sexta-feira, 5, é histórica por várias razões: é a primeira de um líder católico ao país e à “terra de Abraão”, é a primeira de Francisco depois do início da pandemia, inclui o primeiro encontro com um líder muçulmano xiita e a primeira celebração num rito caldeu. E é, sem dúvida, a mais perigosa em termos de segurança. Ou, corrigindo, uma das mais interessantes…
“Basta um Homem Bom para haver Esperança!” – Expectativas de curdos e iraquianos sobre a viagem do Papa ao Iraque
Cheguei ao Curdistão iraquiano a 10 de setembro de 2016. Desta vez não ia de visita como em 2015, mas para ficar praticamente dois anos. Quase um milhão de pessoas, entre cristãos, yazidi e muçulmanos, assim como milhares de refugiados sírios, tinham encontrado refúgio nessa zona no norte do Iraque a fazer fronteira com a Turquia e a Síria.
Mesquitas atacadas em Espanha e França
Um ataque com explosivos contra uma mesquita em Múrcia (Espanha) e vandalismo contra uma outra em Estrasburgo (França) registaram-se esta semana e foram já condenados por diversas organizações.
Quando o padre acolhe o refugiado que lhe roubou a caixa de esmolas
Fereidoun, um afegão de 31 anos, não comia há dias. Por isso decidiu voltar a roubar o conteúdo de uma caixa de esmolas. Após a igreja de S. Domingos, foi a vez da do Monte Purgatório, ambas em Martina Franca, (próximo do porto de Brindisi, no sul de Itália, a 330 quilómetros de Nápoles e 500 de Roma).
Prémio para a mãe de uma vítima de terrorismo e Guterres, que se juntam ao Papa e Al-Tayyeb no primeiro Dia da Fraternidade Humana
O Papa Francisco referiu o seu contentamento por “ver as nações do mundo inteiro unidas” na celebração do primeiro Dia Internacional da Fraternidade Humana, “que visa promover o diálogo inter-religioso e intercultural”. A data será assinalada ao início da tarde desta quinta-feira, 4 de Fevereiro, com um encontro virtual que juntará o Papa, António Guterres, o xeque Ahmad Al-Tayyeb, e outras personalidades
Suíça: um terço dos muçulmanos sente-se alvo de discriminação
Cerca de 35% das pessoas com ligações à comunidade muçulmana radicada na Suíça dizem sentir-se alvo de discriminação por causa da sua religião, revela um inquérito conduzido a nível nacional pelo Instituto Federal de Estatísticas.
Ali al-Sistani assinará compromisso escrito por Francisco e Al-Tayyeb?
O Papa Francisco deverá ser recebido pelo grande aiatola Ali Sistani – a mais alta autoridade do islão xiita no Iraque – durante a visita que fará àquele país no início de Março, anunciou o cardeal iraquiano Louis Sako à AFP. Espera-se que no termo do encontro os dois chefes religiosos assinem o documento sobre a fraternidade humana e a favor da paz no mundo.
Bispos hesitam na suspensão das missas e esperam pelo Governo (com padres a criticar indecisão)
Os evangélicos recomendam a celebração do culto online, na Mesquita Central de Lisboa já se suspendeu a principal oração semanal, enquanto os bispos hesitam e dizem que na próxima semana verão o que o Governo decide. Mas o Executivo terá antecipado, entretanto, o anúncio de um novo confinamento geral – incluindo as escolas – já para esta sexta-feira. Uma oportunidade perdida, criticam vários padres.
Deputados agradecem a oferta do “texto luminoso” da encíclica do Papa sobre a fraternidade
Um grupo de católicos – a que se juntou um representante da Comunidade Islâmica – ofereceu a cada um dos 230 deputados portugueses um exemplar da encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, sobre a fraternidade e amizade social. Os deputados agradeceram o “texto luminoso”, os ofertantes quiseram, com o gesto, “contribuir para a dignificação da política”.
Líder xiita iraquiano prepara devolução de casas e terras expropriadas a cristãos
O líder xiita iraquiano Muqtada al Sadr, chefe de um grupo político com forte representação no Parlamento de Bagdad, ordenou a criação de um Comité encarregado de inventariar e verificar informações e queixas sobre casos de expropriações ilegais de proprietários cristãos em várias regiões do país.
“Fratelli tutti” em russo, por iniciativa de muçulmanos
A tradução em língua russa da última encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, acaba de ser publicada, segundo noticia o Vatican News. A surpresa é ela ter sido feita e editada por instituições muçulmanas e ter surgido antes mesmo da tradução que estava a ser preparada pela Igreja Católica na Rússia.
Deus também é mulher
Na poesia otomana é frequente Deus aparecer na figura masculina e com atributos de beleza semelhantes ao de um adolescente. O historiador Selim Kuru explica que o género de Deus não seria definitivamente ou masculino ou feminino, já que as meninas e os meninos, até à puberdade, não se distinguem como tal; as semelhanças entre os dois sexos são tantas que essa diferença não se nota.
Uma receita religiosa q.b.
Do mesmo modo que os cinco dedos, embora unidos numa mesma mão, não são iguais, é preciso reconhecer que as religiões monoteístas, em particular o cristianismo e o islão, têm verdades, defendem doutrinas e sustentam-se em princípios irreconciliáveis entre si. E o ponto principal de discórdia é a afirmação cristã de que Deus se fez homem em Jesus – tão próprio da celebração desta época do ano – que a fé islâmica rejeita totalmente.
Nações Unidas proclamam 4 de fevereiro como Dia Internacional da Fraternidade Humana
A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) aprovou por unanimidade uma resolução que proclama o dia 4 de fevereiro como “Dia Internacional da Fraternidade Humana”. A iniciativa, que partiu dos Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Egito e Arábia Saudita, é sinal do reconhecimento internacional do “Documento sobre a Fraternidade Humana em Prol da Paz Mundial e da Convivência Comum”, assinado pelo Papa Francisco e pelo Grande Imã de Al Azhar, Al Sharif, Ahmad Al Tayyeb, precisamente a 4 de fevereiro de 2019. A data será celebrada já a partir de 2021.
Líderes religiosos pedem proibição de terapia de “conversão”
Mais de 370 líderes espirituais internacionais a proibição global da terapia de “conversão” LGBT, uma prática que visa mudar a orientação sexual ou identidade de género de uma pessoa.
“Motivação económica é primeiríssima razão” do terrorismo em Cabo Delgado, diz bispo de Pemba
O extremismo religioso é um “elemento importante” para explicar as causas da guerra em Cabo Delgado, mas “não é o principal: a motivação económica está em primeiríssimo lugar”. A afirmação é do bispo de Pemba (Norte de Moçambique), Luiz Fernando Lisboa, a propósito dos ataques terroristas que, desde há três anos, se têm verificado na província de Cabo Delgado.
Henri Teissier (1929-2020): “É nas situações de tensão que a Igreja deve estar presente”
Henri Teissier, antigo arcebispo de Argel entre 1988 a 2008, defensor e praticante do diálogo inter-religioso que acompanhou o caso do assassinato dos monges de Tibhirine, morreu na madrugada desta terça-feira, 1 de Dezembro, no hospital Édouard-Herriot, em Lyon (França), de onde era natural, depois de ter sofrido um AVC na véspera em sua casa. Tinha 91 anos.
Macron cria conselho de imãs para lutar contra a radicalização do islão
O Presidente francês Emmanuel Macron recebeu os dirigentes do Conselho Francês de Culto Muçulmano (CFCM) que, a seu pedido, apresentaram as linhas gerais de um conselho nacional de imãs. O órgão ficará responsável por avaliar os imãs que oficiam no país e retirar a autorização àqueles que pregam uma doutrina radical.
Líderes religiosos escrevem a Boris Johnson a pedir plano ambicioso contra o aquecimento global
Uma carta conjunta de 60 líderes cristãos, judeus, muçulmanos, hindus e sikh da Grã-Bretanha seguiu para o primeiro-ministro Boris Johnson, pedindo ao governo britânico que prepare desde já um ambicioso plano nacional contra o aquecimento global. “Como presidente de turno da Cop26 [a conferência sobre o Clima], a tarefa mais importante do Reino Unido é reunir todos os países em torno de metas climáticas mais ambiciosas”, diz a carta.
Paquistão: Jovem cristã sequestrada será ouvida por juiz
Arzoo Raja, a jovem cristã de 13 anos sequestrada junto à sua casa em Karachi, a 13 de Outubro, será ouvida por um juiz nesta quinta-feira, 5 de Novembro, depois de um tribunal ter decretado que ela tinha de ser protegida pela polícia até lá. O magistrado...
Judeus, cristãos e muçulmanos unidos na condenação do atentado de Viena (e da Etiópia e Afeganistão)
Judeus austríacos e europeus, o Papa Francisco, os bispos católicos da Áustria, o Conselho Mundial de Igrejas e instituições muçulmanas como a Universidade Al-Azhar. Todos são unânimes na condenação do terrorismo que voltou a matar, desta vez em Viena na segunda-feira à noite, mas também em lugares de que se fala menos como a Etiópia e o Afeganistão.
Só cardeal Sarah não separa do islão o ataque em Nice, condenado por todos os líderes religiosos
As reações ao atentado ocorrido esta quinta-feira, 29, na basílica de Notre-Dame, em Nice, foram praticamente unânimes entre líderes religiosos e políticos. Católicos, protestantes, muçulmanos… Foram muitos os que condenaram publicamente os “atos bárbaros” que deixaram três mortos e vários feridos, e que fizeram questão de sublinhar que o terrorismo é contrário a todas as religiões, apelando ao perdão e à paz. Fora do grupo ficou o cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino, que apelidou o islamismo de “fanatismo monstruoso”.
Paquistão: Mães de jovens cristãs raptadas pedem ajuda à comunidade internacional
“Imploro-vos”, diz a mãe de Arzoo Masih, uma das duas meninas cristãs raptadas no Paquistão por homens muçulmanos e forçadas a casar, num vídeo divulgado esta quarta-feira, 28, pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). “Faço um apelo à comunidade internacional, aos meios de comunicação social e aos governantes dos países do mundo inteiro para que ofereçam ajuda para a libertação da minha filha”. Ao seu lado, a mãe de Huma Younus, a outra menina sequestrada, deixa o mesmo apelo.
Senadores norte-americanos querem processar China por genocídio de uigures
Um grupo de senadores norte-americanos apresentou esta terça-feira, 27, uma resolução que visa declarar a China como culpada do genocídio de uigures e outras minorias muçulmanas na região de Xingiang, no extremo noroeste do país, noticiou o The Guardian.
Líderes religiosos do Azerbaijão condenam ataques da Arménia, arcebispo arménio acusa Turquia de usar o país para perpetrar “um terceiro genocídio”
Perante a escalada de hostilidades no conflito entre a Arménia e o Azerbaijão, que nas últimas semanas voltaram a disputar o enclave de Nagorno-Karabakh, vários líderes religiosos do Azerbaijão condenaram os ataques por parte da Arménia, que na semana passada atingiram uma área residencial em Ganja. Um arcebispo arménio aponta, por seu lado, responsabilidades à Turquia, acusando-a de usar o Azerbaijão para atacar a comunidade cristã da região.
Catholicos arménio acusa Turquia de envolvimento no conflito com o Azerbaijão, Papa pede diálogo entre as partes
“Pedi ao Papa Francisco para levantar a sua voz de modo a restaurar a justiça e a paz”, disse o Catholicos da Igreja Apostólica Arménia, Karekin II, antes da sua partida apressada para a Arménia, decidida por causa de novos conflitos no enclave de Nagorno-Karabach, Artsakh no histórico nome arménio da região disputada entre aquele país e o Azerbaijão.
Um desejo furioso de sacrifício
O primeiro mérito do último filme de André Téchiné O Adeus à Noite – que começa com a profusão e beleza de um imenso cerejal em flor rapidamente ensombrado por um eclipse – é o de nos obrigar a (re)pensar – a não deixar esquecer, apesar de aparentemente estar mais adormecido – o complicado problema que é a sedução exercida pelo jihadismo sobre muitos jovens, franceses nomeadamente.
Regresso às aulas em escolas religiosas: um tempo que pode ser “fantástico”, na confiança comum e contra o medo
Como se prepara uma escola para regressar à presença física? E se essa escola tiver uma matriz religiosa? Pode ser um “tempo fantástico para descobrir o que é essencial”. Todos, professores, pais e alunos “sentem que estamos no mesmo barco, uma espécie de consolo e de esperança”. É preciso “encontrar um equilíbrio com valores como a responsabilidade e o cuidado com o outro”, vividos na confiança em Deus e sem medo.
Soldados de Myanmar confessam crimes contra os rohingya muçulmanos
Dois ex-soldados do exército de Myanmar assumiram num vídeo a que o New York Times teve acesso esta terça-feira, 8 de março, ter participado no massacre da comunidade Rohingya em 2017. Um deles confessa que massacrou cerca de 30 Rohingyas, enterrando-os numa vala comum, e o outro afirma ter contribuído para “aniquilar cerca de 20 aldeias”.
Catalunha: Projeto pioneiro introduz religião islâmica no ensino público
A comunidade autónoma espanhola da Catalunha é a primeira região do país a introduzir, já este ano letivo, a opção de frequentar a disciplina de religião islâmica nas escolas públicas. A medida, noticiada esta segunda-feira, 8 de setembro, pelo jornal Protestante Digital, começará por ser implementada nas escolas básicas e secundárias das regiões de Barcelona, Baix Llobregat, Girona e Tarragona.
Na festa muçulmana do sacrifício, católicos apelam à unidade
“Amados irmãos muçulmanos”, assim se dirigiu o patriarca caldeu, Louis Raphael Sako, a todos os cidadãos de fé islâmica no Iraque, que na tarde de quinta-feira, 30 de julho, iniciaram as celebrações de Eid al Adha, a festa do sacrifício. No mesmo dia, também os bispos católicos franceses dirigiam uma carta a todos os muçulmanos, apelando a uma cada vez maior fraternidade e solidariedade entre as diferentes religiões.
Peregrinação a Meca limitada a 1000 peregrinos pré-selecionados e em “bolhas de segurança”
Começou esta quarta-feira, 29 de julho, a peregrinação anual a Meca (conhecida como “Hajj”), na qual participam habitualmente cerca de dois milhões de muçulmanos e que este ano, devido à pandemia de covid-19, está limitada a mil peregrinos. Os participantes foram pré-selecionados entre os profissionais de saúde da Arábia Saudita e têm de cumprir apertadas regras de higiene e segurança.
Hagya Sophia de novo mesquita: o olhar de quatro muçulmanos portugueses
Antes uma igreja que um museu, um centro de diálogo inter-religioso de excelência, ou mesmo a possibilidade de cristãos e muçulmanos poderem utilizar o espaço para rezar, mesmo que em sítios separados. Quatro muçulmanos portugueses respondem com estas possibilidades a um curto inquérito do 7MARGENS sobre o modo como olham para a reconversão de Hagya Sophia em mesquita.
Erdogan convidou o Papa, mas a primeira oração muçulmana em Hagia Sofia arrisca-se a ser uma arma política
Um padre jesuíta diz que é “hipócrita” dizer que os cristãos perdem uma igreja; bispos católicos e ortodoxos insistem na ideia d e um lugar de culto misto ou de iniciativas inter-religiosas; a Presidente grega pede ajuda ao Papa; Erdogan fala no renascimento islâmico, de Bukhara ao Al-Andalus. A decisão política do Presidente turco em reconverter a antiga basílica de Santa Sabedoria em mesquita é contestada por muitos, mas, apesar dos apelos de última hora, a primeira oração muçulmana depois da decisão acontecerá mesmo nesta sexta, 24. O ponto de situação sobre a polémica, na véspera do acontecimento.
Uigures podem estar a ser vítimas de um Holocausto na China
O alerta foi dado por políticos e representantes de diversos grupos judaicos, na sequência da apreensão de 13 toneladas de cabelo humano no porto de Newark, EUA, que se suspeita ter sido retirado a uigures, na China: os sinais de que esta minoria étnica muçulmana está a ser alvo de perseguição são cada vez mais evidentes, num cenário que é já comparado ao Holocausto.
Dor, perda, insulto, violação: as reações à transformação de Santa Sofia em mesquita
Do Papa aos líderes da Igreja Ortodoxa, passando pelo Conselho Mundial de Igrejas e sem esquecer o governo grego, as reações ao anúncio feito na passada sexta-feira, 10 de julho, pelo Presidente turco Recep Tayip Erdogan de que a Basílica de Santa Sofia será transformada numa mesquita não se fizeram esperar. E nenhuma delas está perto de ser positiva.
Santa Sofia vai voltar a ser mesquita. UNESCO teme perda de “valor universal” do monumento
O supremo tribunal turco reverteu esta sexta-feira, 10 de julho, uma decisão judicial de 1934 que tinha convertido a Basílica de Santa Sofia num museu, e o presidente Recep Tayip Erdogan já informou que vai transformá-la numa mesquita. A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) teme que o “valor universal” do monumento possa ser alterado.
Igreja e mesquita construídas lado a lado no Egito, em sinal de unidade
Uma igreja e uma mesquita estão a ser construídas lado a lado, sem nenhuma barreira entre os dois lugares de culto, no bairro de Moqattam, no noroeste do Cairo. O projeto é a concretização do sonho do ex-deputado Nabil Luke al-Babawi, que ficou conhecido pelas suas iniciativas destinadas a promover a harmonia nacional e a convivência entre os diferentes setores da sociedade egípcia.
“Não queremos que vivam aqui cristãos.” Cresce a violência contra as minorias religiosas no Paquistão
“Todas as pessoas que moram nesta rua são muçulmanas e não querem que vivam aqui cristãos”, foi com estas palavras que a família de Nadeem Joseph foi recebida ao mudar-se para um bairro de Peshawar, uma das principais cidades do Paquistão, no início de junho. Três semanas depois, um dos vizinhos assassinou-o. Os bispos católicos do país pedem proteção para esta família e alertam para o aumento da discriminação das minorias religiosas no país, apelando ao governo que faça cumprir a constituição.
Líderes religiosos perguntam se há um problema da União Europeia com a religião
A decisão da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de não prolongar o mandato do actual comissário para a liberdade religiosa fora da Europa e de abolir este cargo ao nível da União Europeia tem merecido críticas generalizadas dos representantes das três grandes religiões monoteístas.
Aos 101 números, “Le Monde des Religions” deixa de se editar em papel
“Nas nossas sociedades em que o religioso é constantemente tema de debate, em que a busca de sentido se torna cada dia mais premente, Le Monde des Religions propõe uma descodificação das religiões, espiritualidades e sabedorias da humanidade, numa abordagem laica e não confessional”. A constância e a premência referidos no início do texto agora em destaque no site da revista francesa poderiam indiciar um reforço do trabalho editorial, mas na realidade anunciam apenas o fim da publicação da revista em papel.
Grande peregrinação a Meca confirmada, mas com “número muito limitado” de fiéis
A Arábia Saudita anunciou esta segunda-feira que a grande peregrinação muçulmana a Meca, realizada anualmente no final de julho, irá acontecer também este ano, mas com um “número muito limitado de fiéis”, avançou o jornal La Croix.
Basílica de Santa Sofia deve ser local de culto para muçulmanos e cristãos, defende patriarca arménio de Constantinopla
O Patriarca Arménio de Constantinopla, Sahak Mashalian, pediu esta semana que o estatuto de lugar de culto seja restituído à Basílica de Santa Sofia (também conhecida como Hagia Sophia), na Turquia , não só para muçulmanos (religião dominante no país), mas também para os cristãos, noticiou a agência Fides.
Religiões de regresso aos lugares de culto, patriarca pede mudança na relação com natureza e entre a humanidade
Neste fim-de-semana de 30 e 31 de Maio, os locais de culto religioso voltaram a abrir para celebrações comunitárias e públicas. Líderes cristãos, muçulmanos e hindus coincidem em alguns diagnósticos: há ou haverá mudanças na relação dos crentes com o espaço religioso, terá de haver maior preocupação com os que estão a sofrer os efeitos laterais da pandemia, as pessoas valorizam mais a importância da comunidade e reconhecem o valor da natureza.
Governo afegão liberta dois mil talibãs e cessar-fogo pode ser prolongado
O presidente afegão Ashraf Ghani ordenou a libertação de dois mil prisioneiros talibãs, num gesto de “boa vontade”, e “em resposta ao anúncio dos talibãs de um cessar-fogo durante o Eid al Fitr”, a festa que assinala o fim do mês sagrado do Ramadão, o qual tem sido efetivamente cumprido, e poderá até ser prolongado.
Eid al-Fitr assinala fim do Ramadão com muçulmanos ainda em casa
A festa familiar de Eid al-Fitr, que assinala o fim do mês de Ramadão, será celebrada neste domingo, 24 de Maio, com muitos muçulmanos ainda sem poder sair de casa e ir às mesquitas. Pelo menos é isso que acontece em Portugal, onde as mesquitas existentes permanecem encerradas por causa da pandemia de covid-19.
Sinto falta – Um muçulmano à beira do fim de Ramadão
Todos nós sentimos falta de algo. Quem nunca vivenciou o sentimento saudoso de repentinamente a sua mente ver-se transportada para aquela memória imaterial e turva da nossa infância para a qual olhamos com tanto carinho? Neste tempo de isolamento social por causa da pandemia de covid-19, para o qual fomos arrastados sem opção de escolha, sinto falta de tanta coisa…
Mesquitas reabertas à força na Guiné-Conacri por manifestantes
“Preferimos morrer a rezar do que viver sem rezar”. Foi assim que um dos manifestantes justificou a atitude de dezenas de pessoas em Kamsar, no noroeste da Guiné-Conacri, que se reuniram para protestar contra o encerramento das mesquitas e acabaram por destruir os cadeados que trancavam a porta da mesquita local.
Confissões minoritárias à espera do telefonema do primeiro-ministro
Alguns já escreveram cartas, outros lamentam a espera em que estão ou a confusão em que ainda se sentem. As confissões religiosas minoritárias querem também falar com o primeiro-ministro acerca do regresso dos cultos comunitários. Do gabinete de António Costa ainda não há resposta.
Sudão prepara-se para criminalizar mutilação genital feminina
Foi aprovada pelo governo sudanês uma emenda ao código penal que prevê uma pena de até três anos de prisão para quem realizar a mutilação genital feminina. Aguarda-se agora que a lei seja promulgada, mas o avanço foi já aplaudido por diversas organizações de defesa dos direitos humanos, que lutam há décadas pela abolição da prática da excisão, noticiou esta quarta-feira o jornal La Croix.
Mais fraternidade entre cristãos e muçulmanos, pede o Vaticano
O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso da Santa Sé apelou ao aumento da fraternidade entre cristãos e muçulmanos, na já tradicional mensagem que dirige todos os anos à comunidade islâmica por ocasião do mês sagrado do Ramadão.
Celebrações religiosas comunitárias regressam a 30 de Maio, mas com regras apertadas
As celebrações religiosas comunitárias regressarão no fim-de-semana de 30/31 de Maio, mas mesmo assim sujeitas a regras específicas a definir entre a Direcção-Geral da Saúde (DGS) e as diferentes confissões religiosas. Essas regras deverão ter em conta a capacidade e características de cada um dos templos.
Igrejas voltam a abrir portas, entre muitas polémicas, dúvidas e receios
Em Portugal, tenta fazer-se a quadratura do círculo em que o país vai entrar, reabrindo igrejas, mas prevenindo o contágio. Polémicas teológicas e jurídicas, dúvidas sobre como fazer, medos do que possa acontecer atravessam o catolicismo em vários países europeus. As mesquitas, essas, devem permanecer fechadas durante o mês de Ramadão.
Indonésia: católicos e muçulmanos unem-se para ajudar desfavorecidos durante Ramadão
Na Indonésia, cristãos e muçulmanos estão a unir esforços para ajudar os mais pobres durante o mês sagrado do Ramadão, que se iniciou no passado dia 24 de abril. Voluntários da Nahdlatul Ulama (NU), a maior organização islâmica moderada do país, e do instituto católico Daya Dharma, em Jacarta, distribuirão diariamente, até ao dia 25 de maio, cerca de 300 refeições a famílias carenciadas.
Papa Francisco, Páscoa e Ramadão evocados na sessão solene comemorativa do 25 de Abril de 1974
Não se deve imolar quem ficou para trás no altar do progresso e a União Europeia encontra-se diante de um desafio histórico, do qual dependerá não só o seu futuro, mas o do mundo inteiro. Dus ideias do Papa recordadas pelas duas principais figuras do Estado, na cerimónia evocativa do 25 de Abril.
Muçulmanos começam Ramadão sem poder rezar nas mesquitas
Às 5h09 da manhã desta sexta-feira, 24 de Abril, os cerca de 50 mil ou 60 mil muçulmanos portugueses ou que residem em Portugal iniciam o jejum do primeiro dia de Ramadão, o mês mais sagrado do islão. E a quebra do jejum, às 20h25, assinalado pelo partir de uma tâmara, será feita em casa e não no jantar comunitário da mesquita, depois da oração de tarawih.
Grupo armado matou 52 jovens em Moçambique
Um grupo de militantes islâmicos executou 52 jovens na província moçambicana de Cabo Delgado, que se recusaram a ser recrutados. As vítimas, residentes na aldeia de Xitati, foram “massacradas” e algumas decapitadas no passado dia 8 de abril, mas só agora as autoridades policiais locais deram a conhecer o crime.
Mesquita de Lisboa cria espaço para pessoas sem-abrigo com teste positivo de covid-19
A Comunidade Islâmica de Lisboa (CIL) e a Mesquita Central abrem nesta manhã de segunda-feira, 14 de Abril, um centro de acolhimento que servirá de isolamento para pessoas sem-abrigo, que tenham sido diagnosticadas positivas com covid19, soube o 7MARGENS.
Vaticano e Al-Azhar propõem à ONU criar um Dia Mundial da Fraternidade Humana
O Vaticano e a Universidade muçulmana sunita de Al-Azhar (Cairo) propuseram à Organização das Nações Unidas (ONU) a criação de um Dia Mundial da Fraternidade Humana, que seria celebrado anualmente dia 4 de Fevereiro.
China esconde trabalho forçado de um milhão de pessoas em campos de internamento
Um milhão de pessoas de minorias muçulmanas são reeducadas, punidas e encarceradas na China, naquela que é a maior violação dos direitos de minorias religiosas desde a II Guerra Mundial, denunciam documentos classificados do Partido Comunista Chinês (denominada como “China Cables”) e que revelam o funcionamento de uma vasta cadeia de campos de internamento chineses.
Ensinar em conjunto Bíblia e Alcorão para criar paz e coexistência
A Bíblia não deve ser considerada uma ameaça à fé dos muçulmanos na Malásia, mas antes uma oportunidade para aprender o respeito mútuo entre religiões diferentes, a aceitação e a coexistência, defende Norela Ariffin, muçulmana e membro do Partido da Justiça do Povo (PKR), da Malásia. Para Ariffin, ensinar nas escolas a Bíblia e o Alcorão em simultâneo pode ajudar a fazer aquele caminho.
Bispos indonésios promovem diálogo com muçulmanos, seguindo exemplo do Papa
“Foi o Papa Francisco que nos pediu, aos bispos da Indonésia, para aprofundar os conteúdos do documento na fraternidade humana, divulgado em Abu Dhabi, e pô-lo em prática, olhando para a Indonésia como um país moderno, onde as minorias religiosas podem viver pacificamente com a maioria muçulmana, num clima de respeito, tolerância, fraternidade.” Foi desta forma que o cardeal Ignatius Suharyo, arcebispo de Jacarta e presidente da Conferência de Bispos da Indonésia, revelou a decisão dos bispos.
Exército turco força cristãos a fugirem do país, acusa padre sírio
Desde o início da operação turca na Síria, há perto de um mês, cerca de 300 cristãos “foram forçados a deixar as cidades de Ras al-Ain, Derbasiyah, Tall Tamr e uma área de al-Malikiyah [nordeste da Síria] e temos medo que, se os combates prosseguirem, possa haver um êxodo ainda maior que pode até incluir a cidade de Qamishli, onde actualmente vivem cerca de 2.300 famílias cristãs.”
Líderes religiosos da Guiné-Bissau pedem respeito pela vontade do povo
Os representantes das três mais importantes confissões religiosas da Guiné-Bissau querem que a vontade do povo expressa em eleições seja respeitada. Numa mensagem comum, os bispos católicos, o Conselho das Igrejas Evangélicas e as três associações muçulmanas do país apelam aos dirigentes políticos a que respeitem a vontade do povo e também as leis do país.
Patriarca católico sírio pede pela paz no nordeste da Síria
O patriarca da Igreja Católica Síria apelou à “paz imediata e duradoura no nordeste da Síria e pela preservação de vidas inocentes, especialmente as cristãs que são a base fundadora e original do país”. Na homilia da missa de domingo passado, 13 de outubro, na igreja patriarcal da Virgem Maria, em Roma (Itália), o patriarca Younan Ignace Joseph afirmou, perante várias pessoas que tinham imigrado da Síria e do Iraque devido à guerra: “Nós, os cristãos de Este, fomos relegados e abandonados por este mundo, que só procura os interesses materiais instantâneos.”
Há uma ameaça de “genocídio” dos Rohingya em Myanmar, alerta a ONU
Num relatório publicado nesta segunda-feira, 16 de setembro, uma missão de investigação da ONU alerta que os rohingya vivem, em Myanmar (ex-Birmânia), sob a ameaça de “genocídio”, pedindo que o país seja levado ao Tribunal Penal Internacional (TPI).
Papa reuniu com muçulmanos, assinalando os 18 anos dos atentados nos EUA
O Papa Francisco reuniu-se com vários lideres muçulmanos e responsáveis do Vaticano em Roma, com o objetivo de assinalar os 18 anos dos ataques terroristas contra os Estados Unidos e de apelar à promoção de uma nova era de diálogo e paz mundial.
A primeira oração muçulmana com duas imames e homens e mulheres no mesmo espaço
Pela primeira vez, uma centena de homens e mulheres muçulmanos rezou no mesmo espaço numa mesquita, iniciativa organizada no sábado, 7 de setembro, por Anne-Sophie Monsinay e Eva Janadin, duas imames francesas, em Paris.
Religião está a perder importância nos países árabes
O número de pessoas que se afirmam não religiosas tem vindo a aumentar nos últimos cinco anos em onze países do Médio Oriente e norte de África, segundo conclui o Barómetro Árabe, elaborado para o serviço de notícias árabe da BBC
República Centro Africana: jovens promovem acordo de não-agressão entre bairros
Dois jovens centro-africanos – Fabrice Dekoua, cristão, e Ibrahim Abdouraman, muçulmano – decidiram promover um pacto de não-agressão entre as populações dos bairros de Castores (de predominância cristã) e Yakite (maioria mulçumana), na capital da República Centro-Africana, Bangui, para tentar mostrar que é possível pôr fim à violência que assola o país.
Grécia irritada com Presidente turco por causa de Hagia Sophia
O Presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, disse numa entrevista no domingo, dia 31 de março, por ocasião das eleições locais no seu país, que era possível reconverter a função do actual museu Hagia Sophia em mesquita.
Papa em Marrocos ao encontro do islão e dos migrantes
A viagem do Papa a Marrocos, onde Francisco chega às 13h (de Lisboa) deste sábado, ali permanecendo até domingo ao fim da tarde, será mais uma ocasião de o Papa insistir em alguns dos seus temas prioritários.
Cristãos marroquinos pedem ao Papa que fale de liberdade religiosa na sua visita ao país
O Comité dos Cristãos Marroquinos denuncia que as autoridades marroquinas têm um importante papel na perseguição de cristãos já que “prendem e maltratam pessoas por proclamar a sua religião” ou fazer parte de igrejas clandestinas.
Segurança reforçada nas mesquitas de Lisboa depois do ataque terrorista na Nova Zelândia
Segundo o The New York Times, um dos suspeitos tem 28 anos e é de nacionalidade australiana. O mesmo foi já associado como um “troll” da internet, imerso na cultura e fóruns da extrema-direita, motivado por um desejo de incitar violência e discórdia entre raças e eliminar os “invasores” que ameaçam “substituir” os caucasianos.
Ascensão (religiosa) e declínio (político) da mulher muçulmana
As experiências das mulheres muçulmanas variam enormemente entre e dentro de diferentes sociedades. Ao mesmo tempo, a sua adesão ao islão é um fator partilhado que afeta as suas vidas em graus diferentes e lhes dá uma identidade comum que pode servir para fechar as diferenças culturais, sociais e económicas entre elas. Enquanto que as mais importantes tradições e práticas do profeta Maomé foram preservadas e transmitidas pelas mulheres mais próximas (as esposas e filhas), as mulheres têm ficado com papéis mais secundários, sobretudo na história recente de vários países de maioria muçulmana – mas, mesmo neste universo, a realidade é diversa consoante o contexto ou os países de que falamos.
Um condenado muçulmano nos EUA queria o imã presente na sala de execução mas o pedido foi negado
O imã Yusef Maisonet que aconselha espiritualmente os muçulmanos da prisão do Alabama afirmou que gostaria que a prisão mudasse a sua política para que um líder espiritual cristão, muçulmano ou judeu pudesse estar presente durante a execução.
Ensaio: Francisco de Assis e Francisco de Roma encontram-se com os irmãos muçulmanos
Há 800 anos, Francisco de Assis foi ao encontro do Sultão egípcio; esta semana, Francisco de Roma encontrou-se com o Grande Imã de Al-Azhar. Um ensaio do franciscano frei Isidro Lamelas
China acusada de criar campos de concentração para muçulmanos uigures
São cada vez mais as denúncias de que muçulmanos uigures e do Turquestão (China) têm sido perseguidos, detidos e mesmo encaminhados para campos próprios para o efeito. Ainda mais graves são as fortes indicações de que, para além de detidos, os uigures têm sido...
“Cozinhar é um modo de amar os outros”
Debate na Mesquita Central de Lisboa realça papel das religiões na promoção de uma alimentação saudável, valorizando o acto de comer e os sistemas tradicionais de produção. “Cozinhar é um modo de amar os outros” – as palavras de Mia Couto serviram de ingrediente para...
Xeque saudita de Meca saúda Portugal como “uma das fontes da civilização islâmica”
O xeque Saleh Bin Abdullah Himeid, imã da Mesquita de Al-Haram, em Meca (Arábia Saudita), enalteceu em Lisboa o papel de Portugal como “uma das fontes da civilização islâmica”, que deixou “traços marcantes na cultura e na ciência”. Ao mesmo tempo, referiu que, quando...