Islão
Liberdade e verdade novidade
As religiões, enquanto se consideram guardiãs da verdade, tendem a conviver mal com a afirmação da liberdade individual. Nas suas fileiras, coartam-na, limitam-na, enquanto apelam permanentemente à obediência férrea a uma autoridade que se considera incontestável, porque garante da verdade.
De 18 a 21 de maio
Festival Islâmico de Mértola espera acolher 60 mil visitantes
Desde exposições de artesanato a oficinas de gastronomia e escrita, passando pela leituras de contos, concertos de artistas nacionais e internacionais, e muitas outras atividades, o Festival Islâmico de Mértola, que irá decorrer naquela vila alentejana entre 18 e 21 de maio, assume-se como “uma oportunidade única para descobrir e aprender mais sobre a história e a cultura islâmica”.
ENSAIO [Islão: história, doutrina e direito (V)]
Fontes normativas no islão: conceito de lei e questões afins
O 7MARGENS tem vindo a publicar uma série de textos da autoria de Carlos Pinto de Abreu (advogado) e José Verdelho (jurista) sobre a história do islão e as suas implicações no direito. No texto anterior os autores focaram-se na concepção do direito no Islão, centrando-se este quinto artigo nas fontes normativas e no conceito de lei no islão.
ENSAIO [Islão: história, doutrina e direito (IV)]
Reflexões sobre a concepção do direito no islão
O 7MARGENS tem vindo a publicar uma série de textos da autoria de Carlos Pinto de Abreu (advogado) e José Verdelho (jurista) sobre a história do islão e as suas implicações no direito. Neste texto, os autores centram-se na concepção do direito no islão. Quarto artigo da série.
Arcebispo de Bangui em Portugal
“Ouvimos demasiado a voz das armas, mas também há a voz do diálogo para a paz”
Se queremos paz na Ucrânia, é preciso redirecionar as energias, que têm estado focadas apenas num eixo, o do armamento. Quem o diz é o arcebispo de Bangui, Dieudonné Nzapalainga, que tem desempenhado um papel crucial na recuperação da paz no seu próprio país, a República Centro-Africana (RCA). “Ouvimos demasiado a voz das armas, mas também há a voz do diálogo para a paz”, afirmou o cardeal durante a sua participação na terceira edição do Mafra Dialogues, que decorreu esta quinta e sexta-feira, 27 e 28 de abril, no Palácio Nacional de Mafra, subordinado ao tema “Diálogo Inter-religioso e Paz Global”.
ENSAIO [Islão: História, doutrina e direito (III)]
Grupos religiosos e correntes no Islão
O Sete Margens tem vindo a publicar uma série de textos da autoria de Carlos Pinto de Abreu (advogado) e José Verdelho (jurista) sobre a história do Islão e as suas implicações no direito. No segundo texto os autores escreviam sobre a doutrina e vida em sociedade, centrando-se este terceiro texto nos diferentes grupos e correntes do Islão.
ENSAIO [Islão: história, doutrina e direito (II)]
Doutrina e vida em sociedade no islão
O Sete Margens deu início à publicação de uma série de textos da autoria de Carlos Pinto de Abreu (advogado) e José Verdelho (jurista) sobre a história do Islão e as suas implicações no direito. Após a publicação do primeiro texto, sobre características e fontes, publicamos agora o segundo texto que se centra na doutrina e vida em sociedade.
Podcast 7 Céus [ep. 3]
Oração de Fé
Neste terceiro episódio do podcast 7 Céus, publicado no dia em que os muçulmanos celebram o fim do mês sagrado do Ramadão, ou festa do Eid al-Fitr, escutamos uma Oração de Fé da tradição islâmica.
[Islão: História, doutrina e direito - I]
Islão: características e fontes
O Sete Margens dá início à publicação de uma série de textos da autoria de Carlos Pinto de Abreu (advogado) e José Verdelho (jurista) sobre a história do Islão e as suas implicações no direito. O texto que agora se publica centra-se sobre as principais características do Islão e as suas fontes principais.
Primeira grande cidade dos EUA
Minneapolis vai ouvir o azan cinco vezes por dia
A cidade de Minneapolis, capital do Estado do Minesota (EUA), na região dos Grandes Lagos, vai tornar-se na primeira grande urbe americana em que se vão ouvir todas as cinco chamadas diárias para a oração muçulmana, anunciou o jornal Star Tribune na sua edição de dia 13 de abril, citando a resolução tomada nesse dia pelo conselho municipal que integra três conselheiros muçulmanos.
Decisão do governo israelita
Judeus proibidos de entrar no Monte do Templo até ao fim do Ramadão
O governo de Israel proibiu a entrada de judeus no Monte do Templo, em Jerusalém, até ao fim do Ramadão (o mês sagrado para os muçulmanos, que termina a 21 de abril). A decisão foi motivada pela escalada de tensão entre israelitas e palestinianos e pelos confrontos ocorridos na Mesquita de Al-Aqsa, ali localizada, durante a última semana, avança o jornal Jewish News.
Assistência humanitária em causa
Talibã proíbem afegãs de trabalharem para a ONU
As autoridades talibã proibiram as mulheres nascidas no Afeganistão de trabalhar para a Organização das Nações Unidas (ONU). A informação foi dada pela Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA, da sigla em inglês), na rede social Twitter, referindo que, sem a colaboração das afegãs, será impossível concluir as missões na província de Nangarhar.
Israel planeia parque nacional
A luta pelo controlo de Jerusalém chegou ao Monte das Oliveiras
Lugar sagrado para as três religiões monoteístas, o Monte das Oliveiras é também a última zona de Jerusalém Oriental ocupada que permanece fora do alcance de um movimento de colonos israelitas que tem estado a trabalhar para tornar a cidade mais judaica. Agora, um plano para converter parte do Monte das Oliveiras em parque nacional “fez soar os alarmes na Santa Sé”
Ataque no Centro Ismaili
Fórum Católico para a Imigração lamenta “ódio” contra migrantes e refugiados
O Fórum das Organizações Católicas para a Imigração e o Asilo (Forcim) lamentou nesta sexta-feira, em comunicado, as “palavras de ódio e de intolerância” contra migrantes e refugiados que se seguiram ao ataque da última terça-feira, no Centro Ismaili de Lisboa. [ver 7MARGENS]
Filhos do suspeito mantêm rotinas
PJ afasta cenário de extremismo religioso em ataque no Centro Ismaili
A Polícia Judiciária (PJ) afastou a hipótese de o ataque ocorrido esta terça-feira, 28, no Centro Ismaili, em Lisboa, ter tido motivações religiosas. De acordo com o diretor da PJ, Luís Neves, o autor do ataque que vitimou duas colaboradoras do centro terá sofrido um surto psicótico.
O amor como resposta à violência
Faltam poucos dias para a Páscoa, e, perante este exemplo, vejo que não estou preparada para as perguntas mais cruas:
– E tu, que te dizes cristã? Que terias feito, se fosse contigo?
Cardeal-patriarca, CEP e Aliança Evangélica
Igreja Católica e evangélicos em união “solidária e orante” com a comunidade ismaelita em Portugal
O cardeal-patriarca de Lisboa, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e a Aliança Evangélica Portuguesa manifestaram esta terça-feira a sua “proximidade solidária e orante” à Comunidade Ismaili em Portugal, na sequência do assassinato de duas mulheres que trabalhavam no Centro Ismaelita, em Lisboa, por um refugiado afegão, membro daquela comunidade e que ali frequentava aulas de português.
De Lisboa ao Médio Oriente
Começou o Ramadão: tempo de jejum, solidariedade, alegria… e tensões
Começou, para os muçulmanos em todo o mundo, o mês sagrado do Ramadão. Desde esta quinta-feira, 23 de março, até 21 de abril, cumprirão 30 dias de jejum, não podendo comer ou beber entre o nascer e o por do sol. O principal objetivo? Aproximarem-se de Deus e dos que mais sofrem. Mas o que é exatamente o Ramadão? Porque se celebra agora? Resume-se ao jejum? Todos são obrigados a praticá-lo? E como está a ser vivido em diferentes lugares, de Lisboa ao Médio Oriente?
Igreja, Sinagoga e Mesquita
Abu Dhabi tem um novo espaço de oração multiconfessional
Abu Dhabi recebe, a partir de dia 19 de fevereiro, um novo espaço multiconfessional que congrega uma igreja, uma sinagoga e uma mesquita, a Casa de Família Abrâmica.
Instituto para a Liberdade Religiosa
Perto de 500 igrejas e lugares sagrados destruídos na Ucrânia no último ano
Pelo menos 494 edifícios religiosos na Ucrânia foram destruídos, danificados ou saqueados como resultado da invasão russa, e alguns deles apreendidos para serem usados como bases militares russas, o que aumenta a escala de destruição.
[Crónicas da Guiné – 5]
Sol Mansi, a rádio que nasceu da guerra ao serviço da Paz
Significa “amanhecer o dia”, é a rádio católica da Guiné-Bissau e a mais ouvida no país, segundo um estudo encomendado pela delegação da ONU na Guiné-Bissau. As portas da Sol Mansi, dada a ausência do diretor em Portugal, foram-nos abertas por Anabela Bull Ramalho, diretora-adjunta. Explica-nos que nasceu da guerra a boa ideia que deu origem à rádio.
Provocação junto à embaixada da Turquia
Queima do Alcorão azeda relações do Islão com a Suécia
A Turquia cancelou este domingo, dia 22 de janeiro, a visita do ministro sueco da Defesa àquele país, como resposta à permissão dada pelas autoridades nórdicas à queima de uma cópia do Alcorão junto à embaixada da Turquia em Estocolmo por Rasmus Paludan, líder...
Publicado esta sexta-feira
Livro “final” de Bento XVI critica “crescente intolerância” ao Cristianismo
“Este volume, que reúne os textos que eu escrevi no mosteiro Mater Ecclesiae, deve ser publicado após a minha morte”. As palavras são de Bento XVI e surgem no prefácio do livro que contém o seu “trabalho final”, o qual chega esta sexta-feira, 19 de janeiro, às livrarias italianas. Intitulado “O que é o Cristianismo. Quase um testamento espiritual”, o volume reúne 16 textos, cinco deles inéditos no todo ou em parte, onde se destaca a reflexão sobre o diálogo islâmico-cristão e a preocupação com “a crescente intolerância” ao cristianismo nas sociedades contemporâneas.
Pacto assinado em Roma
Católicos, judeus e muçulmanos juntos pelo desenvolvimento ético da inteligência artificial
Representantes das três religiões abraâmicas assinaram esta terça-feira, 10 de janeiro, o Rome Call for AI Ethics (em português, "Apelo de Roma por uma Ética na Inteligência Artificial"), um documento que nasceu em 2020 no seio da Pontifícia Academia para a...
Síria
Monge raptado pelo ISIS em 2015 eleito arcebispo de Homs
O Padre Jacques Mourad, monge e sacerdote siro-católico, de 54 anos, é o novo arcebispo de Homs dos Sírios, anunciou no dia 9 a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). Mourad foi eleito, com consentimento do Papa Francisco, pelo Sínodo dos Bispos da Igreja Patriarcal de Antioquia dos Sírios.
Filme de Saed Roustayi
Leila e os seus irmãos ou a importância de matar o pai
O cinema é uma arte maravilhosa porque nos transporta e faz entrar e conhecer, por exemplo, outras culturas. E da maneira mais verdadeira, quando é bom. É o caso do filme iraniano Os Irmãos de Leila, de Saed Roustayi.
Cerimónia simples e discreta
No seu adeus, Bento XVI teve aquilo que pediu
Se não foi assim que Bento XVI imaginou o seu funeral, certamente esteve muito perto. Desde a neblina que envolvia a Praça de São Pedro quando trouxeram o seu féretro para a frente do altar até à postura serena das cerca de 50 mil pessoas que ali se encontravam (e que correspondiam a metade do número que chegou a ser previsto), passando pela curta (mas não desprovida de significado) homilia do Papa Francisco, tudo contribuiu para a discrição e simplicidade das exéquias do Papa emérito, que decorreram na manhã desta quinta-feira, 5 de janeiro, no Vaticano.
Paquistão tem dezenas de casos
O drama das conversões forçadas
A Comissão Nacional de Justiça e Paz do Paquistão juntou-se a cerca de três dezenas de organizações da sociedade civil para exigirem ao governo do país que olhe “com atenção para o drama das conversões forçadas de jovens raparigas e mulheres”.
Autoridade do islão sunita
Grande Imã de Al-Azhar condena talibãs por negarem às mulheres acesso à universidade
O Grande Imã de Al-Azhar (Egito), xeque Ahmed Al-Tayyeb, a maior autoridade do islão sunita, condenou em comunicado divulgado nesta sexta-feira, dia 23 de dezembro, a decisão dos talibãs no poder no Afeganistão de impedirem o acesso das mulheres afegãs à...
Bens para deslocados
Natal solidário em Pemba
A Comunidade de São José da paróquia de São Paulo e a Associação Kuendeleya promoveram, em Pemba, Moçambique, no sábado, dia 17, uma acção de solidariedade para com os deslocados que fogem dos ataques terroristas. O apoio traduziu-se na entrega de cabazes com produtos alimentares, vestuário, cobertas e material escolar.
[Crónicas da Guiné – 3]
Ao encontro do islão na Guiné-Bissau
O animismo era a forma religiosa dominante na Guiné-Bissau, até finais do século XX. O século XXI tem trazido uma onda de adesões ao islão. A voz do muezim pela madrugada ou as prostrações em oração na rua têm uma afirmação crescente no ambiente urbano. Segundo o último censo, perto de 50% da população declara-se muçulmana. O animismo ainda tem a adesão de cerca de 30% e o cristianismo cerca de 20%, incluídas as várias igrejas cristãs. Impunha-se, portanto, procurar a Mesquita Central de Bissau ou Grande Mesquita de Bissau.
Comunicado pede "solução estável"
Líderes católicos da Terra Santa alertam para “rápida deterioração” da situação na região
Há uma "atmosfera festiva" em Belém, com o aproximar do Natal. Mas a Assembleia dos Ordinários Católicos da Terra Santa expressa uma "grande preocupação" pelo facto de a situação na região estar a deteriorar-se "progressiva e rapidamente". Em comunicado...
Conferência marcada para março de 2023
Diálogo cristão-xiita ganha novo impulso
Altos representantes cristãos e xiitas vão retomar em março de 2023 o diálogo entre as duas religiões, que conheceu um momento alto aquando da visita do Papa Francisco ao Iraque, em 2021.
Dados da Amnistia Internacional
Há 44 menores mortos pela polícia iraniana
Os números arrepiam pela crueldade: as crianças e jovens representam 14% das mortes totais de manifestantes e observadores registadas pela Amnistia desde o início das manifestações no Irão. Desde 16 de setembro passado, são pelo menos 44 menores mortos, entre os 2 e os 17 anos. E já há um manifestante executado depois de condenado.
Relatório sobre direitos humanos
Sara Ocidental: “Não esqueçamos estas mulheres!”
Aminatou Haidar, Sultana Khaya e muitas outras mulheres do Sara Ocidental continuam, quase 50 anos depois, a viver sob a ocupação do seu território pelo reino de Marrocos, sem que se vislumbre uma solução diplomática que promova a autodeterminação saraui. Divulgado relatório sobre os direitos humanos no território.
Esta sexta-feira em Lisboa
Vigília de apoio aos que se manifestam no Irão
A Amnistia Internacional (AI) portuguesa e a Kolbeh – Comunidade Iraniana Portuguesa vão realizar uma vigília de apoio a todas as pessoas que se manifestam pacificamente no Irão e que continuam a atuar em defesa da liberdade. Este gesto terá lugar esta sexta-feira, dia 9, pelas 19h00, em Lisboa, na Praça do Município.
Protestos a produzir efeitos
Polícia da moralidade encerrada no Irão
A ausência de polícia de moralidade nas ruas de Teerão e de outras grandes cidades iranianas nos últimos meses alimentaram a especulação que foi confirmada na noite de sábado pelo Procurador-Geral do Irão, Mohammad Jafar Montazeri, de que a polícia havia sido desmantelada por indicação “do próprio local onde foi estabelecida”.
Censos 2021
Pela primeira vez, cristãos não são a maioria em Inglaterra e País de Gales
Passaram de 59,3%, em 2011, para 46,2%, em 2021: o número de pessoas que se dizem cristãs em Inglaterra e no País de Gales caiu 5,5 milhões, correspondendo agora a 27,5 milhões, e pela primeira vez a menos de metade da população, de acordo com os últimos Censos, divulgados esta semana pelo Gabinete Nacional de Estatística.
Mais de 40 mortos só na semana passada
Irão usa a pena de morte como forma de (re)pressão, acusa Amnistia
Prossegue a contestação e a revolta no Irão, país onde as autoridades mataram mais de 40 pessoas, entre as quais dois adolescentes, só na semana passada, segundo informações do Conselho dos Direitos Humanos da ONU.
Iniciativa de dois rabinos
Não há cerveja no Mundial do Qatar… mas há bagels casher
A proibição da venda de bebidas alcoólicas nos recintos desportivos do Qatar tem gerado polémica, e chegou a temer-se que a comida casher (preparada de acordo com as leis judaicas) também tivesse sido banida. No entanto, graças a dois rabinos fãs de bagels e à Qatar Airways (que disponibilizou um espaço para a cozinha), os adeptos de futebol que sejam judeus praticantes não passarão fome durante o Mundial.
Fundação AIS alerta para terrorismo
Missionário alemão desaparecido no Mali
Há pouco mais de um ano, era libertada no Mali a religiosa colombiana Gloria Cecilia Narváez, depois de ter passado quatro anos em cativeiro. Agora, está desaparecido o padre alemão Hans-Joachim Lohre, missionário há 30 anos naquele país, e a hipótese de...
Papa benzeu a primeira pedra
Quirguistão terá a sua primeira catedral católica em 2025
Ainda o projeto não tinha sido apresentado e já o Papa Francisco estava a benzer a sua primeira pedra, aproveitado a visita que fez ao Cazaquistão, mesmo ali ao lado. Mas agora é oficial: as obras de construção daquela que será a primeira catedral católica do Quirguistão vão arrancar este inverno e deverão estar concluídas dentro de três anos.
Fórum do KAICIID para o Diálogo Político
A Santa Sé, Arábia Saudita, Espanha e Áustria juntam-se. E daí podem sair ideias para a inclusão
No palco, vêem-se as bandeiras de quatro estados: Arábia Saudita e Vaticano, Espanha e Áustria. No auditório, estão mais de 120 pessoas de 30 países europeus, entre líderes de sete religiões diferentes, membros de organizações de apoio a migrantes ou refugiados, responsáveis de instituições de solidariedade de diferentes âmbitos, técnicos sociais ligados a autarquias… Convocados por uma organização inter-governamental, debateram durante dois dias em Castelldefels (Barcelona) o modo de reforçar as parcerias para o diálogo na perspectiva da inclusão social nas cidades.
Eleições de 8 de novembro
Eleito um número recorde de muçulmanos americanos
Nabeela Syed derrotou um candidato republicano no 51º Distrito de Illinois e tornou-se na mais jovem deputada e uma das primeiras muçulmanas eleitas para o Congresso do Illinois. Syed foi uma dos 82 candidatos muçulmanos a conquistaram lugares em eleições locais, estaduais, federais e judiciais em mais de 20 estados dos EUA. Nas eleições de 2020, tinham sido eleitos 71 muçulmanos americanos.
Cerimónia reúne várias religiões em Londres
Líderes religiosos pedem perdão pelos “pecados climáticos”
O arcebispo emérito de Canterbury, Rowan Williams, e vários outros representantes das religiões cristã, judaica, muçulmana, hindu, budista e sikh subiram hoje, dia 13 de novembro, a Colina do Parlamento (Norte de Londres) como forma de afirmarem a necessidade de “pedir perdão pelos pecados climáticos” e a esperança de que a COP27 termine adotando medidas concretas de “ação em favor do planeta”.
Revelação do Papa
“Documento sobre a Fraternidade Humana” nasceu de um almoço
Um jornalista libanês perguntou ao Papa Francisco, na viagem de regresso do Bahrein, se o “Documento sobre a Fraternidade humana” está a dar frutos tangíveis. Referia-se àquele documento “em prol da paz mundial e da convivência comum”, que Francisco assinou na sua viagem a Abu Dhabi, juntamente com o Grande Imã de Al-Azhar.
Papa Francisco no Bahrein
“As-salamu alaikum” [a paz esteja convosco], assim como duas armas: oração e fraternidade
Foram três os momentos em que Francisco teve oportunidade de discursar esta sexta-feira, 4, na sua viagem apostólica ao Bahrein. Os locais e as audiências mudaram, mas a mensagem foi a mesma: Deus é fonte de paz, e os líderes religiosos, na sua diversidade, devem usar duas “armas” comuns para promovê-la: a oração e a fraternidade, tornando-se assim “verdadeiramente pessoas de paz”.
Entre 3 e 6 de novembro
Papa no Bahrein em busca da cooperação inter-religiosa
O Papa Francisco chega esta quinta-feira, dia 3, ao pequeno arquipélago do Bahrein, no Golfo Pérsico, a fim de participar no “Fórum para o Diálogo: Oriente e Ocidente para a Coexistência Humana”, a convite do rei daquele país muçulmano e da pequena comunidade católica local.
Dia marcado por confrontos em todo o país
Ataque a santuário xiita faz 15 mortos no Irão
Esta quarta-feira, 26, quando passavam exatamente 40 dias sobre a morte da jovem Mahsa Amini e milhares de manifestantes protestavam em mais de 25 cidades iranianas, um novo ataque terrorista abalou o país. Três homens armados entraram no santuário muçulmano xiita de Shah Cheragh, em Shiraz (sul do Irão), enquanto centenas de fiéis se preparavam para rezar, e dispararam sobre eles, provocando pelo menos 15 vítimas mortais e 40 feridos, avançou a Al Jazeera.
Turquia
Uso do véu é tema de polémica pré-eleitoral
O líder do principal partido da oposição a Recep Erdogan, na Turquia, apresentou recentemente uma proposta de lei que confere às mulheres o direito a usar véu.
A poucos dias do encontro com Papa
Macron visita mesquita de Paris e defende lei contra o islamismo radical
O Presidente francês Emmanuel Macron visitou a Grande Mesquita de Paris na passada quarta-feira, 19, data em se cumpriam 100 anos sobre a colocação da primeira pedra do templo que apelidou de farol para o “Islão de França”. A poucos dias do seu encontro com o Papa Francisco, agendado para 24 de outubro, Macron fez questão de defender a chamada lei do separatismo, aprovada há pouco mais de um ano e que, apesar de criticada por muitos muçulmanos, é vista pelo líder político como uma norma jurídica que “oferece salvaguardas” contra o islamismo radical.
Alemanha
Grande mesquita de Colónia autorizada a fazer ouvir chamamento à oração
O chamamento à oração da Grande Mesquita de Colónia, que constitui o maior templo muçulmano na Alemanha, fez-se ouvir pela primeira vez na cidade na passada sexta-feira, 14. Líderes religiosos e municipais chegaram a acordo para que a autorização fosse finalmente emitida, depois de várias mesquitas do país terem já obtido também essa permissão.
Não é considerado discriminação
Tribunal europeu determina que empresas podem proibir símbolos religiosos
O Tribunal de Justiça da União Europeia determinou que as empresas que proíbam os seus trabalhadores de usar símbolos visíveis das suas convicções religiosas, filosóficas ou espirituais não constitui uma discriminação direta, desde que a regra se aplique de forma geral e indiferenciada a todos os funcionários.
Islão
Mulheres já podem peregrinar a Meca sem serem acompanhadas por um homem
As mulheres que queiram peregrinar até Meca, na Arábia Saudita, já não são obrigadas a fazer-se acompanhar de um homem, ou mahram. A suspensão dessa obrigatoriedade foi confirmada pelo ministro saudita Tawfiq bin Fawzan Al-Rabiah, durante uma conferência de imprensa que teve lugar esta semana durante a sua visita ao Cairo, capital do Egito.
Lisboa, sexta e sábado
Documento da Fraternidade Humana no centro de congresso missionário
O Documento de Abu Dhabi sobre a Fraternidade Humana, assinado em Fevereiro de 2019 pelo Papa Francisco e o Grande Imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, e a encíclica Fratelli Tutti, serão a base dos debates do Congresso Missionário Fraternidade sem Fronteiras que nesta sexta e sábado, 14 e 15 de Outubro, decorre no Auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, o Congresso Missionário Fraternidade sem Fronteiras.
Após relatório preocupante
Debate sobre crimes contra uigures chumbado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU
O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, recusou esta quinta-feira, 6, debater os abusos contra a minoria muçulmana uigur que estarão a acontecer na região chinesa de Xinjiang e que, de acordo com um relatório divulgado em agosto pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, corresponderão a “crimes contra a humanidade”. A moção tinha sido apresentada por dez países ocidentais, entre os quais os Estados Unidos da América e o Reino Unido, mas foi rejeitada com 19 votos contra (da própria China e de aliados habituais como Cuba e a Venezuela, mas também do Paquistão e da Indonésia, dois grandes países muçulmanos).
Índia
Violência contra muçulmanos intensifica-se
As autoridades da Índia estão usando cada vez mais punições sumárias e abusivas contra os muçulmanos considerados infratores da lei, disse hoje a Human Rights Watch (HRW). Em vários estados governados pelo partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (BJP), as autoridades demoliram casas e propriedades muçulmanas sem autorização legal e, mais recentemente, açoitaram publicamente muçulmanos acusados de perturbar um festival hindu,
Divulgado programa da viagem
Francisco reforçará diálogo com o islão no Bahrein
A participação no Fórum do Bahrein para o Diálogo, um encontro com os membros do Conselho Muçulmano de Anciãos, e uma oração ecuménica pela paz constituem alguns dos pontos altos previstos para aquela que será a 39ª viagem apostólica do Papa. De 3 a 6 de novembro, Francisco estará no Bahrein, depois de ter dito “sim” ao convite do rei Hamad bin Isa al-Khalifa, e será o primeiro Papa a visitar esta nação do Golfo, onde 70% da população se assume como muçulmana, dando assim mais um passo para reforçar o diálogo com o Islão.
Assassínio de Masha Amini
Autor de clip de protesto viral preso pelas autoridades iranianas
O artista iraniano Shervin Hajipour, cujo clip de música de apoio aos protestos populares contra o assassínio de Masha Amini teve milhões de visualizações em poucos dias, foi preso no dia 29 de setembro, de acordo com a Iran Human Rights. Veja aqui o clip.
Campanha da Amnistia Internacional
Liberdade de expressão para o Irão
A Amnistia Internacional (AI) está a promover uma Chamada à Ação (Call to Action) por causa de Mahsa Amini, a jovem de 22 anos iraniana que depois de ter sido detida pela polícia do seu país por, alegadamente, não usar adequadamente a sua roupa.
Reportagem a dois dias das eleições
Brasil, planeta fome
No início, ouvimos uma voz que pergunta e responde: “De que planeta você veio? Planeta fome.” O padre Renato Júlio Lancellotti, de origem italiana mas nascido em São Paulo, aparece a empurra um carrinho de supermercado com caixas que embalam pensos higiénicos para as mulheres que vivem na rua.
Caso Mahsa Amini
Cristãos iranianos unem-se às manifestações contra a “ditadura religiosa”
Os cristãos iranianos juntaram-se aos protestos na sequência da morte de Mahsa Amini, a jovem de 22 anos detida e torturada pela polícia dos costumes iraniana por “usar roupas inadequadas”. Numa declaração assinada por diversas entidades cristãs, anunciam que “se unem à batalha pela verdade e pela justiça em relação à morte de Mahsa Amini”, a quem foi retirada a vida “apenas porque pensava diferente”.
Ortodoxos e muçulmanos em socorro de Putin
“Não temam a morte, vão combater!”, diz Patriarca Cirilo aos reservistas
Uma pessoa de “verdadeira fé” não verga ao medo da morte e deve ir combater. A mensagem é do Patriarca Cirilo, líder da Igreja Ortodoxa Russa (IOR) e foi proferida durante um sermão no Mosteiro Zachatyevsky, em Moscovo, na última quarta-feira, 21 de setembro.
Encontro em Buckingham
“Tenho o dever pessoal de proteger a diversidade”, disse Carlos aos líderes religiosos
Carlos III disse perante mais de 30 líderes religiosos da Grã-Bretanha que se assume como “um cristão anglicano comprometido”. Mas aquele que é o novo Governador Supremo da Igreja de Inglaterra sublinhou também que “o soberano tem um dever adicional” de “proteger a diversidade do país”, incluindo “o espaço para a própria fé, e a sua prática através das religiões, culturas, tradições e crenças”.
Toma posse a 1 de outubro
KAICIID tem nova direção e já está em Lisboa
Zuhair Fahd Jaber Alharthi é o novo secretário-geral do Centro Internacional Rei Abdullah bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural (KAICIID, da sigla em inglês) e o embaixador António de Almeida Ribeiro o seu secretário-geral adjunto.
Último dia de congresso com o Papa
Diálogo inter-religioso é um caminho urgente, insubstituível, e sem retorno
O pluralismo religioso é uma “expressão da sabedoria da vontade de Deus na Criação”, reconheceram perto de 100 representantes das várias religiões do mundo inteiro, ao assinar a Declaração Final do Congresso de Líderes Religiosos, o qual terminou esta quinta–feira, 15 de setembro, em Nur-Sultan (capital do Cazaquistão). O documento sublinha que a liberdade religiosa é um direito concreto e que o diálogo inter-religioso é um caminho urgente, insubstituível, necessário e sem retorno. Mas é preciso que todos o façam juntos, lembrou o Papa.
Dias 14 e 15 de outubro, em Lisboa
Congresso Missionário vai colocar o diálogo inter-religioso em prática
Representantes do Islamismo, Judaísmo, Cristianismo, Hinduísmo e Budismo estarão reunidos no Congresso Missionário Fraternidade sem Fronteiras, agendado para os dias 14 e 15 de outubro, no Auditório Cardeal Medeiros, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. O objetivo é colocar o diálogo intercultural e inter-religioso em prática, e todos os interessados poderão participar, inscrevendo-se na modalidade presencial ou online, de forma gratuita.
Estados árabes do Golfo
Netflix acusada de violar “valores e princípios islâmicos”
Os estados árabes do Golfo exigiram à plataforma de streaming Netflix que remova todo o conteúdo considerado violador dos “valores e princípios sociais islâmicos”, noticiou esta semana a BBC News. Várias séries e filmes disponibilizados recentemente, incluindo alguns destinados a crianças, estarão a infringir os regulamentos, alertaram os órgãos de vigilância dos media do Conselho de Cooperação Saudita e do Golfo.
Relatório da ONU
China terá cometido “crimes contra a humanidade” em Xinjiang
A China cometeu “graves violações de direitos humanos” contra muçulmanos uigures na região noroeste de Xinjiang, que poderão ser considerados “crimes contra a humanidade”, de acordo com um relatório divulgado esta quarta-feira, 31 de agosto, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Kasia Kowalska
“Religiões irmãs”: a freira polaca que faz a ponte entre judeus e palestinianos
Apesar das tensões sempre presentes, a irmã Kasia Kowalska acredita que encontrou o seu lugar como uma ponte que estabelece o diálogo entre as comunidades judaica e palestiniana na Terra Santa. “O cristianismo não pode ser entendido sem entender as raízes judaicas da nossa fé: Jesus era judeu, Maria era judia, os primeiros apóstolos eram judeus.”
Muçulmanos indignados
Deputado indiano preso por injúrias a Maomé
A polícia indiana deteve um deputado do partido no poder na terça-feira, dia 23, por alegadamente ter feito comentários depreciativos contra o profeta Maomé, semanas depois de comentários idênticos de um alto responsável terem envolvido o país numa tempestade diplomática.
Palavra de Deus e violência do Homem
Dizer que só as bases da nossa religião são as únicas infalíveis e que os rituais com que a exprimimos são os únicos que nos podem garantir o seguro caminho da plena realização de cada pessoa e da harmonia universal – é uma das causas principais dos conflitos, guerras e crimes da Humanidade.
Nas Filipinas
Projeto de lei criminaliza discriminação com base na raça ou credo
Parlamentares filipinos liderados por um senador muçulmano aprovaram um projeto de lei que visa criminalizar a discriminação, que inclui estereotipos e a recusa de emprego com base na religião ou na raça.
Muqtada al-Sadr
Líder xiita exige dissolução do parlamento iraquiano
Um influente clérigo xiita no Iraque — cujos apoiantes invadiram o parlamento em Bagdad, no início deste mês, e que desde então mantêm um protesto à porta do edifício — voltou a deixar uma ameaça velada de mais violência, depois de ter aumentado o tom das suas exigências.
Iémen
Jornalistas condenados à morte vivem “inferno na prisão”
Quatro jornalistas iemenitas condenados à morte estão a viver um “inferno” na prisão, de acordo com a descrição da organização de defesa da liberdade de imprensa, Repórteres Sem Fronteiras. Apelando à sua libertação imediata, para que possam receber tratamento médico, a RSF condena ainda o tratamento cruel a que têm estado sujeitos.
Fundação AIS
Violência contra cristãos cresce no Burkina Faso
Cinco paróquias no Burkina Faso encerraram por completo as suas atividades, de ameaças de novos ataques por grupos extremistas, na Diocese de Fada N’Gourma, situada na região oriental deste país da África ocidental. E o seminário de San Kisito teve de ser transferido para a capital regional, por razões de segurança.
Relatos de bullying
Uso de hijab imposto na maioria das províncias da Indonésia
Quase 150 mil escolas nas 24 províncias de maioria muçulmana da Indonésia obrigam atualmente milhões de meninas e mulheres a usar hijab (vestuário feminino que cobre o cabelo, o pescoço e o peito) e a vestirem-se com saias longas e camisas de manga comprida, de acordo com o Christian Today desta terça-feira, 26 de julho.
Com exceção do Líbano
Jovens árabes cada vez mais voltados para a religião
Uma sondagem para a BBC junto dos jovens com menos de 30 anos nos países árabes do Norte de África indica que está a crescer o interesse pela religião e pela prática religiosa. O estudo, baseado numa amostra aleatória de 23 mil pessoas, repetiu um outro de teor...
5º encontro de amizade
Taizé: “É mais fácil do que se imagina reunir cristãos e muçulmanos”
“É mais fácil do que se poderia imaginar reunir cristãos e muçulmanos”, diz o irmão Luc, de Taizé, a propósito do 5º encontro de amizade entre jovens muçulmanos e cristãos, promovido pela comunidade monástica ecuménica de Taizé (França).
Contra conteúdo de ódio
Muçulmanos australianos processam Twitter
A Australian Muslim Advocacy Network (AMAN), um grupo de defesa dos muçulmanos australianos, apresentou uma queixa contra o Twitter na Comissão de Direitos Humanos de Queensland, acusando o site de não tomar medidas contra contas que incitam ao ódio.
Muçulmanos também são vítimas
Mais de 200 casos de violência contra os cristãos desde Janeiro na Índia
Os episódios de violência contra cristãos na Índia continuam a crescer e, de acordo com o Forum Cristão Unido, que reúne diversas entidades religiosas da Índia, só desde o início do ano já se registaram mais de duas centenas de incidentes. Também os muçulmanos são vítimas crescentes de violência.
Denúncia do bispo de Kaduna
Nigéria: “Sete dos meus padres foram raptados”
O arcebispo nigeriano de Kaduna denunciou o falhanço do governo do país no combate à violência e à corrupção, exemplificando com o facto de a Igreja estar também no centro de uma onda de sequestros violentos. “Nos últimos três anos, sete dos meus padres foram raptados, dois foram mortos e um está em cativeiro há três anos e dois meses.”
Depois da pandemia
Esperados 850 mil na peregrinação a Meca
Cerca de 850 mil peregrinos estrangeiros são esperados no próximo mês em Meca e Medina, na Arábia Saudita, país que aligeirou esta segunda-feira, 13, a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços interiores. O primeiro grupo de muçulmanos chegou já no dia 4, proveniente da Indonésia.
Tensão entre religiões
Santuário católico vandalizado na Índia
As tensões interreligiosas na Índia voltaram a conhecer novos episódios, depois da vandalização por desconhecidos de estátuas de Maria, do Menino Jesus e do Sagrado Coração de Jesus num santuário no estado de Andhra Pradesh, causando “choque entre os católicos locais”. Um articulista ataca o ódio incentivado por “fascistas” contra as minorias cristãs e muçulmanas.
Declaração de Abu Dhabi
Timor-Leste adota texto endossado pelo Papa
Timor-Leste é o primeiro país do mundo a adotar um documento endossado pelo Papa que promove a paz e a harmonia entre cristãos e muçulmanos. Ramos-Horta espera implementar o documento no currículo escolar e, assim, contribuir para manter a harmonia e a paz interreligiosa.
China
Repressão contra uigures não para
O município de Konasheher, no centro da região uigur chinesa (Xinjiang), detém, segundo um levantamento da Associated Press (AP), a maior taxa de prisão conhecida no mundo: mais de 10.000 uigures (um em cada 25 habitantes) estão presos, acusados pelos tribunais chineses de atos de terrorismo.
Apelo conjunto
Religiões defendem finanças responsáveis pelo clima
O Conselho Mundial de Igrejas, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Conselho Muçulmano de Anciãos e o Conselho de Rabinos de Nova Iorque (EUA) assinaram um apelo conjunto histórico sobre “Finanças Responsáveis pelo Clima — Um imperativo moral e responsabilidade para todas as crianças e o mundo vivo”.
Assinado pelo Papa e Imã de Al-Azhar
Timor-Leste pode adotar documento sobre a fraternidade humana
O documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Convivência Comum, que foi assinado em 4 de fevereiro de 2019 pelo Papa Francisco, da Igreja Católica, e pelo xeque Ahmed el-Tayeb, Grande Imã de Al-Azhar, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) pode vir a ser adotado como documento oficial em Timor-Leste.
Sondagem
Canadianos preocupados com impacte das religiões na sociedade
Apenas 12 por cento dos canadianos que se declaram não religiosos avaliam positivamente o impacte das comunidades religiosas e das religiões na vida do país revela uma sondagem realizada pelo Angus Reid Institute e citada pelo The Muslim Times de 24 de abril.
Atentados da Páscoa de 2019
Sri Lanka: “O sangue das vítimas clama aos céus por justiça”
Três anos depois dos brutais atentados terroristas de Domingo de Páscoa, que causaram 269 mortos e cerca de meio milhar de feridos em três igrejas e hotéis no Sri Lanka, há ainda muitas dúvidas sobre o papel das autoridades em tudo o que aconteceu. Entrevista a D. Malcolm Randjith, arcebispo de Colombo.
Extrema-direita queima Alcorão
Manifestações violentas na Suécia
A Semana Santa na Suécia ficou marcada por várias manifestações e confrontos violentos entre a polícia e manifestantes, em virtude dos comícios promovidos pelo partido de extrema direita Stram Kurs, cujo líder, Rasmus Paludan, queimou uma cópia do Corão na rua, numa zona fortemente habitada pela população muçulmana.
Iniciativa do Instituto Elijah
Líderes religiosos de visita à Ucrânia
Uma delegação de líderes religiosos inicia hoje, dia 12 de abril, uma visita histórica a campos de refugiados e à cidade de Chernivtsi, na Ucrânia. A comitiva terá representantes de várias religiões, entre as quais o Ir. Massimo Fusarelli, ministro geral da Ordem Franciscana dos Frades, o Arcebispo emérito de Canterbury, Rowan Williams, o Rabino Jonathan Wittenberg, o Grande Mufti emérito Mustafa Ceric, o Arcebispo ortodoxo Nikitas Lulias, Swami Sarvapriyananda e a Abadessa Irmã Giác Nghiêm, (Budista, França), entre outros.
Guerra dura há sete anos
Iémen: trégua de dois meses no início do Ramadão
Com o início do Ramadão, no sábado, 2 de abril, começou também um período de tréguas de dois meses no Iémen, uma centelha de esperança numa guerra que se arrasta ha sete anos. Os negociadores têm a expectativa de que este cessar-fogo se possa prolongar para lá destes dois meses.
Terra Santa
A ocupação ameaça o modo de vida sagrado dos beduínos
Ao olhar para as belas vistas da sua comunidade beduína em Khan el-Ahmar, Eid Jahalin reflecte sobre os muitos aspectos do seu modo de vida de que gosta: “Vivemos em harmonia com a natureza e, de facto, somos parte dela”, afirma. “Os meus antepassados viveram assim durante muitas gerações, longe das pressões sociais.”
Ramadão no Reino Unido
Metade dos muçulmanos não consegue quebrar jejum
O aumento do custo de vida e os cortes nos apoios sociais decididos pelo Governo de Boris Johnson fazem com que quase metade dos muçulmanos da Grã-Bretanha não tenha comida suficiente para quebrar o jejum durante este Ramadão (1 de abril a 1 de maio). A...
O renascer religioso na China
As violações dos direitos humanos na China superam em gravidade o que sucede na Rússia, como é próprio de um regime totalitário em confronto com um regime autoritário. É o que se verifica no que à liberdade religiosa diz respeito e basta evocar, a propósito, o caso mais extremo da repressão dos uigures (já equiparada a um genocídio), uma repressão que também envolve a violação da liberdade religiosa.
Em França
Retórica anti-islão marca campanha presidencial
A campanha presidencial em França tem conhecido um endurecimento do discurso anti-islão, o que provoca o risco de criar uma “espiral de ódio”, considera o reitor da mesquita de Paris, Chems-eddine Hafiz. O facto de Emmanuel Macron estar a liderar as sondagens...
Pedras que não são só pedras
“Adoramos cada pedaço de terra do nosso bairro e da Palestina”
“Tivemos de deixar a terra dos nossos antepassados, e até hoje ainda lutamos por justiça”, diz a palestiniana Samira Dajani-Budeiri. “Vivemos sob a ameaça de despejo desde 1972, quando várias organizações de colonos sediadas nos EUA afirmaram ter adquirido os terrenos em que se localizam as 28 casas do nosso bairro.”
Segurança debatida em Lisboa
Lugares de culto são os mais visados por terrorismo na UE
Os lugares de culto de diferentes religiões são os alvos mais fáceis de ataques terroristas na Europa: entre os 282 ataques terroristas já ocorridos na Europa, um total de 63 (ou seja, 22,3%) teve como objectivo uma igreja, mesquita, sinagoga ou outros lugares de culto.
Discurso de ódio contra muçulmanos
Tribunal apoia Twitter na suspensão da conta do Vox
O supremo tribunal de Espanha rejeitou a queixa do partido de extrema-direita Vox contra o Twitter, na sequência de esta rede social ter suspendido por oito dias a sua conta sob a acusação de que estava a ser usada para propagandear um discurso de ódio, noticiou o Muslim News esta quarta-feira, 9 de março.
Amnistia Internacional
Cinco mil assinaturas em defesa dos direitos das mulheres afegãs
A Amnistia Internacional – Portugal entregou junto do Governo mais de cinco mil assinaturas a pedir a salvaguarda dos direitos das mulheres afegãs, a implementação de programas e projetos de apoio aos direitos das mulheres no Afeganistão e ainda para que a comunidade internacional coopere com as mulheres ativistas do país.
Novo programa na TSF
“Que mundo, meu Deus”
A rádio TSF passa a ter, a partir desta semana, na sua grelha, um programa diário, de breve duração, em que a atualidade será lida à luz de três crenças religiosas, as chamadas “religiões do livro”.
Omitindo divisões do Islão
Reitor convida Francisco a visitar Mesquita de Paris
O Papa Francisco recebeu hoje, dia 28 de fevereiro, em audiência privada, uma delegação da Grande Mesquita de Paris chefiada pelo reitor Chems-Eddine Hafiz, que terá convidado o Papa – a quem entregou uma longa mensagem de sete páginas – a visitar a Grande Mesquita.
França
Muçulmanos discriminados no ensino superior
Um estudo recente realizado em França por duas agências de investigação concluiu que pessoas com nome e apelido muçulmanos que se candidatam a programas de pós-graduação são mais discriminados do que aqueles com nomes etnicamente franceses.
Iniciativa do Fórum Nacional de Solidariedade
Petição contra leis anticonversão visa proteger cristãos e muçulmanos na Índia
Uma petição contra as leis anticonversão, lançada pelo Fórum Nacional de Solidariedade e dirigida ao Presidente da Índia, está a ganhar cada vez mais apoiantes naquele país, avançam as Obras Pontifícias Missionárias em comunicado divulgado através do seu site.
Contra uso de crianças-soldado
A tristeza e a poesia dos yazidis que sobreviveram ao Estado Islâmico
Vian é um dos cerca de 12 mil yazidis cujas vidas mudaram gravemente com o terrorismo do autodenominado Estado Islâmico: raptado e levado em 2014, quando tinha 13 anos, conseguiu fugir em 2018, com a ajuda de contrabandistas. Poucos anos depois dos acontecimentos, as feridas permanecem muito abertas.
Vários ataques no Nordeste do país
Bispos pedem reconciliação e fim da violência depois de 200 mortes na Nigéria
O último episódio de violência na Nigéria, com contornos políticos, económicos e religiosos, descreve-se ainda com dados inconclusivos, mas calcula-se que, pelo menos, duas centenas de pessoas perderam a vida na primeira semana de Janeiro no estado de Zamfara, Nigéria, após vários ataques de grupos de homens armados a uma dezena de aldeias. Há bispos católicos a sugerir caminhos concretos para pôr fim à violência no país, um dos que registam violações graves da liberdade religiosa.
Afeganistão
Talibãs obrigam mulheres a cobrir-se
O Ministério afegão para a Promoção da Virtude e Prevenção do Vício colocou cartazes por toda a capital, Cabul, ordenando às mulheres que se cobrissem. “O que eles estão a tentar fazer é espalhar o medo entre as pessoas”, disse uma estudante universitária, defensora dos direitos das mulheres.
Comércio Justo faz 10 anos em Lisboa
Café, presépios e têxtil numa loja em contra-corrente
Cerâmica, presépios e têxtil do Peru, cacau do Equador, açúcar de Cuba, café da Nicarágua, Chiapas (México) e também de Cuba, chá da Índia, artesanato do Sri Lanka e Bangladesh, café e especiarias da Tanzânia e ainda um leque de alimentos vários e artesanato de 17...
Política, espiritualidade e sufismo em Michel Foucault
“Michel Foucault: política, espiritualidade e sufismo” é o tema da conferência de Teresa Xavier, da Loughborough University, do Reino Unido, que decorre nesta quinta-feira, 18 de Novembro, a partir das 18h30 (hora de Lisboa), com transmissão via Zoom.
Diálogo inter-religioso
“Parceria improvável” leva evangélicos e muçulmanos a escrever livro juntos
“Deus não precisa de defesa – Reimaginar as relações entre muçulmanos e cristãos no século XXI” é o sugestivo título livro recentemente publicado pela maior organização muçulmana a nível mundial, Nahdlatul Ulama (NU), e pela Aliança Mundial Evangélica (WEA), fruto do que muitos apelidaram de “parceria improvável” entre ambas.
China
Repressão aos muçulmanos passa por destruir cúpulas de mesquitas
A China tem vindo a multiplicar os constrangimentos à prática religiosa de diferentes religiões. No caso dos muçulmanos, além da prisão de praticantes desta religião e do condicionamento de escritores e estudiosos, surge agora a notícia de que as autoridades estão a remover as cúpulas das mesquitas, a fim de as “sinizar” (tornar mais “chinesas”).
Memória e Esperança mobiliza gestos
Um inusitado toque de sinos, um minuto de silêncio, uma árvore plantada pelo Presidente
Um voto no Parlamento, uma árvore a plantar pelo Presidente da República domingo à tarde no fecho da Jornada e um minuto de silêncio para ser cumprido também domingo, às 14h, por quem assim o entenda. Gestos da Jornada de Memória e Esperança que mobiliza neste fim-de-semana milhares de crianças, jovens e adultos por todo o país.
Com 120 mil muçulmanos
Habitantes de Colónia passam a ouvir os muezim a chamar para a oração
A cidade alemã de Colónia tornou-se este mês a primeira das grandes cidades do país a permitir, por ora a título experimental, que o muezim de cada uma das 35 mesquitas locais possa convidar os fiéis para a oração pelos altifalantes.
Carta aberta aos Estados-membros
Mais de 323 mil de todo o mundo pedem à ONU que aja sobre as atrocidades em Xinjiang
Mais de 323.000 pessoas em todo o mundo assinaram uma petição da Amnistia Internacional (AI) intitulada “Liberdade para todos os detidos de Xinjiang”, acerca da situação que se vive nesta província chinesa, informou a organização de defesa dos direitos. Ao mesmo tempo, uma carta aberta da secretária-geral da organização de defesa dos direitos humanos apela à ONU para que investigue violações de direitos humanos contra uigures, cazaques e outras minorias muçulmanas naquela região do noroeste da China.
Sondagem de setembro
Maioria dos franceses não acredita em Deus
A maioria dos franceses não professa nenhuma religião nem acredita em Deus. É a primeira vez que uma sondagem de âmbito nacional chega a esta conclusão. O inquérito nacional foi encomendado pela Associação de Jornalistas de Informação Religiosa ao instituto de sondagens IFOP e mostra que apenas 49% dos franceses confessa acreditar em Deus.
Inspirado pelo Papa Francisco
Grande Imã de Al Azhar planeia viagem ao Iraque
Depois do Papa Francisco, será agora a vez do Grande Imã de Al Azhar, Ahmed al-Tayeb, fazer uma visita oficial ao Iraque. A viagem está prevista para novembro e, de acordo com a Asia News, os preparativos já estão em andamento.
Indonésia
Mesquita e Catedral de Jacarta unidas por um túnel, em sinal de paz e tolerância
A partir do mês de setembro, a Mesquita Istiqlal e a Catedral de Nossa Senhora da Assunção, em Jacarta, terão a uni-las um túnel subterrâneo. Situados a apenas 200 metros de distância um do outro, os dois locais de culto passarão a estar efetivamente ligados, constituindo “um símbolo das boas relações entre diferentes comunidades religiosas”, afirmou o vice-presidente do país, Kiai Hajj Ma’ruf Amin, citado pela Asia News.
Grande amigo da Igreja Católica
Morre líder dos imãs da Guiné-Bissau
Ustas Abubacar Djaló, presidente da União Nacional dos Imãs da Guiné-Bissau e grande amigo dos católicos guineenses, morreu na quinta-feira passada, em Bissau, vítima de covid-19, noticiou este sábado, dia 21 de agosto, o Vatican News.
Ano da Hégira
Muçulmanos entram no Ano Novo de 1443 e no mês de Muharram
O Novo Ano Islâmico começou nesta segunda-feira, 9 de Agosto: 1443 é o novo ano da Hégira, cuja era foi inaugurada com o episódio da saída do Profeta de Meca para Medina, em 622 EC (Era Comum). O Profeta dos muçulmanos “foi um refugiado, um migrante, sofreu dificuldades e dores”, e “com essa experiência, a comunidade que olhamos todos os dias, nasceu como exemplo”, lê-se nas Reflexões Islâmicas da revista Al Furqán.
Em causa transformação em mesquita
Turquia arrisca conflito com Unesco por causa de Hagia Sophia
O Comité do Património Mundial da UNESCO não concorda com a decisão do governo turco de transformar a igreja de Hagia Sophia, em Istambul, e o mosteiro de Chora em mesquitas. Na sua 44ª sessão, de 23 de julho de 2021, o órgão, que representa 21 países, lamentou a decisão da Turquia, apesar dos repetidos apelos para salvaguardar sua condição de museu aberto a todos (no país existem 82.603 mesquitas e apenas 438 museus, 91 dos quais na cidade do Bósforo).
Verão na comunidade com regresso de jovens
Taizé marca recomeço com encontro de amizade islamo-cristão
“Era importante mostrar que a amizade entre muçulmanos e cristãos não só era possível, mas que já estava a ser vivida em muitos lugares do mundo.” Foi com esta convicção, definida pelo irmão Jean-Jacques, de Taizé, que a comunidade monástica ecuménica organizou o quarto encontro de amizade entre jovens cristãos e muçulmanos, marcando deste modo o recomeço dos encontros internacionais em Taizé.
Hajj na Arábia Saudita
Apenas 60 mil autorizados na grande peregrinação a Meca
Apenas 60 mil pessoas podem este ano realizar o hajj – aquela que é a maior e mais importante peregrinação a Meca feita, em tempos normais, por 2,5 milhões de muçulmanos idos de todo o mundo. De acordo com uma notícia da televisão Al-Jazeera deste sábado, 17 de julho, há grupos de peregrinos realizando as sete voltas rituais à Caaba na Grande Mesquita de Meca.
100 mil obrigados a mendigar
Senegal recruta professores para escolas corânicas para evitar tráfico e mendicidade de crianças
O Estado senegalês quer recrutar uma centena de professores para as escolas corânicas, com o objectivo de encontrar pessoas que garantam o combate aos abusos nestes estabelecimentos de ensino.
A decisão surge num contexto em que há frequentes denúncias de abusos em escolas conhecidas como daaras. O imã Mouhamadou Makhtar Kanté diz que essa pode ser uma forma de resolver o problema da mendicidade, a que muitas crianças que residem nessas escolas são obrigadas.
“Um sinal poderoso”
Patriarcas e bispos católicos promovem Dia da Paz para o Médio Oriente
O Conselho dos Patriarcas e Bispos Católicos do Médio Oriente promove neste domingo, 27 de Junho, um Dia da Paz para a região. A iniciativa será sobretudo simbólica e litúrgica: cada bispo celebra a missa na sua diocese, consagrando o Médio Oriente; como gesto colectivo, o patriarca latino de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa, abençoará um ícone da Sagrada Família, na Igreja da Anunciação de Nazaré.
20 anos da Lei da Liberdade Religiosa
Religiões também querem comemorar 50 anos do 25 de Abril
Ao comemorar os 20 anos da Lei de Liberdade Religiosa, de que o próprio foi o impulsionador político, José Vera Jardim abriu o livro das reclamações a apresentar ao Governo. Diante da ministra da Presidência, o responsável disse o que falta fazer para concretizar melhor a lei. As religiões, que fazem um balanço muito positivo da aplicação do diploma legal, querem que também elas “possam contribuir para a preparação e celebração dos 50 anos do 25 de Abril”.
França
Judeus acusam muçulmanos de inquinar relações inter-religiosas
O Conselho Francês do Culto Muçulmano foi recentemente acusado por uma instituição judaica em França de ter atiçado o conflito que decorria então entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza, recorrendo à religião, o que poderia colocar em perigo os judeus em França.
20 anos do novo regime legal
A lei da liberdade religiosa é boa e recomenda-se, mas ainda tem muito por concretizar
Vinte anos depois, o que trouxe a Lei da Liberdade Religiosa (LLR), promulgada a 22 de Junho de 2001, faz nesta terça-feira precisamente duas décadas? Uma conferência na tarde desta terça-feira, 22 de Junho (que pode ser acompanhada por transmissão digital), quando se completam 20 anos da lei, fará o ponto de situação e procurará debater o que falta fazer. O 7MARGENS antecipa o debate.
Vídeoconferência nesta sexta, 19
Traduções do Alcorão em português vistas à lupa
As traduções do Alcorão em português são o tema da palestra que se realiza nesta sexta-feira, 18, a partir das 18h30, através de videoconferência (endereço para participar: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83658297381).
Boko Haram na Nigéria
Amara, a raptada, e o padre psicólogo que ajuda a curar as feridas do terrorismo
Amara – um nome fictício para uma vida tragicamente bem real – tem hoje 21 anos, mas já passou muito: desmaiou quando lhe colocaram nas mãos a cabeça decapitada do seu pai, foi depois raptada e violada sucessivamente pelos terroristas do Boko Haram. Conseguiu fugir e esteve muito tempo sem conseguir falar, até que a sua mãe procurou a ajuda do padre Joseph Fidelis Bature, que é também psicólogo clínico.
Novo e extenso relatório da Amnistia
“Repressão draconiana” contra uigures e outras minorias muçulmanas na China
A região chinesa de Xinjiang, quase tão vasta como a Índia, vive neste momento uma “repressão draconiana” cujo alvo principal é a minoria dos muçulmanos uigures. A situação naquela província do Nordeste da China configura a prática de crimes contra a humanidade, com centenas de milhares de homens e mulheres submetidos a internamento e tortura em massa.
Turquia
Erdogan inaugura grande mesquita no centro de Istambul, a terceira em três anos
A praça Taksim, principal espaço público da Istambul, passou a ter, desde sexta-feira, dia 28, uma grandiosa mesquita, que foi inaugurada pelo Presidente da Turquia, Recep Erdogan.
Islão em Lisboa
Antropóloga americana estuda religiosidade da diáspora guineense em Portugal
Acaba de sair nos Estados Unidos o livro de uma antropóloga, Michelle C. Johnson, que estuda a experiência religiosa (muçulmana) da diáspora da Guiné-Bissau na zona de Lisboa. O livro, intitulado Remaking Islam in African Portugal: Lisbon–Mecca–Bissau, foi editado ainda em 2020, pela Indiana University Press, e baseia-se no trabalho de campo que aquela investigadora realizou no nosso país.
Líderes máximos do islão xiita e sunita preparam aproximação
Pode estar no horizonte um encontro, que será certamente histórico, entre o Grande Ayatolah Ali Al-Sistani, a maior autoridade mundial dos muçulmanos xiitas, e o Grande Imã da mesquita de al-Azhar, no Cairo (Egito), Ahmed Al-Tayyeb, o mais representativo dignitário sunita.
Ibn Khamīs de Évora, um dos pensadores muçulmanos mais importantes do al-Andalus, e outros estudos islâmicos
Uma conferência sobre “Ibn Khamīs de Évora: história e sufismo”, abre nesta quarta-feira, 28, a edição de 2021 do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos. A intervenção está a cargo de Pilar Garrido, professora de Estudos Árabes e Islâmicos da Universidade de Múrcia.
Dois terços da população mundial sujeitos a violações da liberdade religiosa
Dois terços da população do mundo, num terço dos países, vivem situações de discriminação ou perseguição por causa da sua fé religiosa. A situação piorou nos últimos dois anos, diz o Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, divulgado na manhã desta terça-feira, 20. Os cristãos continuam a ser o grupo mais perseguido e a pandemia ajudou a agravar a situação. Chaves de leitura do documento.
Os Dias da Semana – Socorrer urgentemente Cabo Delgado
Moçambique tem um amplo destaque na primeira página da edição de hoje e de amanhã do diário francês Le Monde, por causa dos ataques mortais de jihadistas à cidade de Palma e da instabilidade na província de Cabo Delgado, qualificada como “antigo canto do paraíso”. No interior, as páginas 16, 17 e 18 são integralmente dedicadas ao que se passa na região entalada entre “as ambições da indústria do gás e a pressão jihadista”.
Vaticano saúda muçulmanos no Ramadão
O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, da Santa Sé, enviou uma mensagem aos muçulmanos de todo o mundo, por ocasião do início do Ramadão, convidando todos os crentes a serem “construtores e reparadores” da esperança.
Marcelo saúda muçulmanos pelo início do Ramadão
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou os muçulmanos portugueses, no momento em que a comunidades islâmica inicia o mês de Ramadão, o mais importante do calendário islâmico, de base lunar.
O jejum de Ramadão, um acto de obediência e adoração
Entre esta terça-feira, 13 de Abril, até 12 de Maio de 2021, os muçulmanos entrarão, in cha Allah, no mês do Ramadão (em árabe Ramadan), o nono mês do calendário lunar, durante o qual foi revelado o Alcorão, Livro Sagrado do Islão. O jejum do mês do Ramadão é o quarto pilar da prática no Islão, portanto, é uma obrigação religiosa.
O Ramadão num tempo “espiritualmente violento”, explicado pelo xeque David Munir
O mês mais importante do calendário islâmico, o mês de Ramadão, tem início na noite desta segunda-feira, com a Lua Nova, cerca das 20h10, num tempo “espiritualmente muito violento” por causa da pandemia.
Jesus Cristo, o caminho e a verdade que fez viver o teólogo Hans Küng (1928-2021)
Ficou conhecido por contestar o dogma da infalibilidade papal e o sistema eclesiástico de poder. Por via disso, facilmente era catalogado como “polémico”, “crítico” ou “contestatário”. Mas essa era apenas a imagem imediata de Hans Küng, teólogo suíço-alemão que morreu nesta terça-feira, 6 de Abril, aos 93 anos e foi um dos maiores e mais completos teólogos cristãos das últimas seis décadas.
Meca e Medina só aceitam peregrinos imunizados contra a covid-19
A partir do início do Ramadão, só peregrinos imunizados contra a covid-19 serão aceites em Meca e na Mesquita do Profeta, em Medina, anunciaram as autoridades sauditas sem precisarem quando tal restrição será levantada.
Sem o Islão não teríamos S. Tomás nem Dante
Devemos ao Islão e aos filósofos muçulmanos Avicena (séc. X-XI) e Averróis (séc. XII) terem mantido a cadeia de transmissão da obra de Aristóteles, sem a qual dificilmente obras-primas da literatura e do pensamento como a Suma Teológica ou a Divina Comédia teriam sido concebidas e realizadas.
Rumi, Al-Sistani e o Papa Francisco
A propósito do encontro entre o Papa Francisco e o Ayatollah Ali al-Sistani, no Iraque, traduzo este poema da tradução inglesa sobre o original, que já referia a dificuldade de penetrar nesse mundo interior. Esforcei-me por manter uma fundamentada empatia e um fraseado elegante. Utilizei especialmente as seguintes obras: The Religious Experience of Mankind (Ninian Smart, Collins, 1971); The Message and the Book (John Bowker, Yale University Press, 2012 – donde o poema, p. 156-157):
Sri Lanka proíbe burca e ameaça fechar mil madraças
“A burca”, disse ministro cingalês, ao visitar um templo budista, “é um símbolo do extremismo religioso” e, segundo ele, as madraças não estão legalizadas e não seguem o plano de educação nacional.
O solidéu branco e o turbante negro: uma aliança visionária (análise)
Foi uma viagem audaciosa, histórica, memorável ao berço da civilização – provavelmente a mais importante em oito anos de pontificado de Francisco. E um dos marcos da visita do Papa ao Iraque foi, sem dúvida, o seu encontro com o Ayatollah Sistani.
A visita do Papa ao Iraque com repercussão mundial na imprensa
A visita do Papa Francisco ao Iraque é um desses raros acontecimentos que subsistirá memorável – desde logo por ser a primeira de um Papa à Terra de Abraão, mas também por outras razões, particularmente pelo encontro com o ayatollah Ali al-Sistani, a mais alta autoridade religiosa xiita do Iraque.
Balanço da viagem do Papa ao Iraque em debate no 7M: reconstrução, política e uma mão branca a acenar fora do carro preto
O encontro do Papa com o Grande Ayatollah Ali al-Sistani, líder espiritual dos muçulmanos xiitas, foi um dos momentos mais importantes da viagem de Francisco ao Iraque, na opinião das três convidadas do 7MARGENS para fazerem um primeiro balanço do acontecimento.
Francisco e o diálogo com o islão: “São decisões tomadas em oração. Não são caprichos.” (E o Líbano à vista…)
O Presidente Biden saudou a “visita histórica” do Papa ao Iraque, que foi “um símbolo de esperança para o mundo inteiro.” Francisco, no regresso a Roma, criticou quem o acusa de raiar a heresia com a aproximação ao islão, disse que pensa numa viagem ao Líbano e confirmou que irá à Hungria – “não ao país, mas à missa” de conclusão do congresso eucarístico…
Suíça aprova em referendo a proibição do rosto velado no espaço público
A extrema-direita tomou a iniciativa e os cidadãos suíços, por escassa maioria, votaram favoravelmente, este domingo (7 de março) a proibição do uso do niqab (véu que esconde o rosto), com algumas exceções.
A gramática do Papa para o futuro do Iraque
Este é o momento de “reconstruir e recomeçar”, disse o Papa Francisco neste domingo, 7 de Março, em Qaraqosh, a cidade do Iraque onde vive o maior número de cristãos, no último dia do programa da sua visita histórica ao Iraque – o regresso a Roma está previsto para a manhã de segunda-feira.
Debate sobre a viagem do Papa ao Iraque para acompanhar em vídeo no 7MARGENS
O 7MARGENS promove nesta segunda-feira, 8 de Março, um debate sobre a viagem do Papa Francisco ao Iraque, que pode ser acompanhado em directo através da plataforma Zoom.
Francisco no Iraque, dia 2: O “regresso a casa” em Ur, e o terrorismo e violência como traições da religião
“Deus é misericordioso e a ofensa mais blasfema é profanar o seu nome odiando o irmão. Hostilidade, extremismo e violência não nascem dum ânimo religioso: são traições da religião. E nós, crentes, não podemos ficar calados, quando o terrorismo abusa da religião.” O segundo dia do Papa no Iraque incluiu um encontro histórico e um discurso que pode já ler-se como o mais importante de Francisco – até agora – nesta viagem.
Os lugares do Papa no Iraque: uma viagem de regresso, reencontro e reafirmação de fraternidade
Os lugares da viagem do Papa ao Iraque erguem memórias que abarcam desde o berço da civilização nas planícies do sul da Mesopotâmia e de toda a sua história até ao berço da expansão judaico-cristã, nos vales e montanhas entre a Assíria e a vizinha Arménia. Ali começou a viagem de Abraão, ali Francisco regressa numa visita que traduz o reencontro e a reafirmação da fraternidade. Um percurso pelos lugares da viagem, ao encontro da memória desses lugares.
“Calem-se as armas!” Dignidade, justiça, fraternidade e direitos, os caminhos do Papa no primeiro dia no Iraque
Os dois discursos iniciais de Francisco em terras do Iraque marcaram o dia da sua chegada: apelos dramáticos aos políticos para que se ponha fim à violência, se pacifique a sociedade, e se permita uma vida digna para todos; e pedidos aos responsáveis católicos de que sejam exemplo de serviço, respeito e unidade nas diferenças. E não faltou um tapete das Mil e Uma Noites num dos discursos…
Paz, esperança e diálogo inter-religioso na viagem histórica do Papa ao Iraque, “berço da civilização” e “terra abençoada e ferida”
A viagem do Papa ao Iraque que se inicia esta sexta-feira, 5, é histórica por várias razões: é a primeira de um líder católico ao país e à “terra de Abraão”, é a primeira de Francisco depois do início da pandemia, inclui o primeiro encontro com um líder muçulmano xiita e a primeira celebração num rito caldeu. E é, sem dúvida, a mais perigosa em termos de segurança. Ou, corrigindo, uma das mais interessantes…
“Basta um Homem Bom para haver Esperança!” – Expectativas de curdos e iraquianos sobre a viagem do Papa ao Iraque
Cheguei ao Curdistão iraquiano a 10 de setembro de 2016. Desta vez não ia de visita como em 2015, mas para ficar praticamente dois anos. Quase um milhão de pessoas, entre cristãos, yazidi e muçulmanos, assim como milhares de refugiados sírios, tinham encontrado refúgio nessa zona no norte do Iraque a fazer fronteira com a Turquia e a Síria.
Mesquitas atacadas em Espanha e França
Um ataque com explosivos contra uma mesquita em Múrcia (Espanha) e vandalismo contra uma outra em Estrasburgo (França) registaram-se esta semana e foram já condenados por diversas organizações.
Quando o padre acolhe o refugiado que lhe roubou a caixa de esmolas
Fereidoun, um afegão de 31 anos, não comia há dias. Por isso decidiu voltar a roubar o conteúdo de uma caixa de esmolas. Após a igreja de S. Domingos, foi a vez da do Monte Purgatório, ambas em Martina Franca, (próximo do porto de Brindisi, no sul de Itália, a 330 quilómetros de Nápoles e 500 de Roma).
Prémio para a mãe de uma vítima de terrorismo e Guterres, que se juntam ao Papa e Al-Tayyeb no primeiro Dia da Fraternidade Humana
O Papa Francisco referiu o seu contentamento por “ver as nações do mundo inteiro unidas” na celebração do primeiro Dia Internacional da Fraternidade Humana, “que visa promover o diálogo inter-religioso e intercultural”. A data será assinalada ao início da tarde desta quinta-feira, 4 de Fevereiro, com um encontro virtual que juntará o Papa, António Guterres, o xeque Ahmad Al-Tayyeb, e outras personalidades
Suíça: um terço dos muçulmanos sente-se alvo de discriminação
Cerca de 35% das pessoas com ligações à comunidade muçulmana radicada na Suíça dizem sentir-se alvo de discriminação por causa da sua religião, revela um inquérito conduzido a nível nacional pelo Instituto Federal de Estatísticas.
Ali al-Sistani assinará compromisso escrito por Francisco e Al-Tayyeb?
O Papa Francisco deverá ser recebido pelo grande aiatola Ali Sistani – a mais alta autoridade do islão xiita no Iraque – durante a visita que fará àquele país no início de Março, anunciou o cardeal iraquiano Louis Sako à AFP. Espera-se que no termo do encontro os dois chefes religiosos assinem o documento sobre a fraternidade humana e a favor da paz no mundo.
Bispos hesitam na suspensão das missas e esperam pelo Governo (com padres a criticar indecisão)
Os evangélicos recomendam a celebração do culto online, na Mesquita Central de Lisboa já se suspendeu a principal oração semanal, enquanto os bispos hesitam e dizem que na próxima semana verão o que o Governo decide. Mas o Executivo terá antecipado, entretanto, o anúncio de um novo confinamento geral – incluindo as escolas – já para esta sexta-feira. Uma oportunidade perdida, criticam vários padres.
Deputados agradecem a oferta do “texto luminoso” da encíclica do Papa sobre a fraternidade
Um grupo de católicos – a que se juntou um representante da Comunidade Islâmica – ofereceu a cada um dos 230 deputados portugueses um exemplar da encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, sobre a fraternidade e amizade social. Os deputados agradeceram o “texto luminoso”, os ofertantes quiseram, com o gesto, “contribuir para a dignificação da política”.
Líder xiita iraquiano prepara devolução de casas e terras expropriadas a cristãos
O líder xiita iraquiano Muqtada al Sadr, chefe de um grupo político com forte representação no Parlamento de Bagdad, ordenou a criação de um Comité encarregado de inventariar e verificar informações e queixas sobre casos de expropriações ilegais de proprietários cristãos em várias regiões do país.
“Fratelli tutti” em russo, por iniciativa de muçulmanos
A tradução em língua russa da última encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, acaba de ser publicada, segundo noticia o Vatican News. A surpresa é ela ter sido feita e editada por instituições muçulmanas e ter surgido antes mesmo da tradução que estava a ser preparada pela Igreja Católica na Rússia.
Deus também é mulher
Na poesia otomana é frequente Deus aparecer na figura masculina e com atributos de beleza semelhantes ao de um adolescente. O historiador Selim Kuru explica que o género de Deus não seria definitivamente ou masculino ou feminino, já que as meninas e os meninos, até à puberdade, não se distinguem como tal; as semelhanças entre os dois sexos são tantas que essa diferença não se nota.
Uma receita religiosa q.b.
Do mesmo modo que os cinco dedos, embora unidos numa mesma mão, não são iguais, é preciso reconhecer que as religiões monoteístas, em particular o cristianismo e o islão, têm verdades, defendem doutrinas e sustentam-se em princípios irreconciliáveis entre si. E o ponto principal de discórdia é a afirmação cristã de que Deus se fez homem em Jesus – tão próprio da celebração desta época do ano – que a fé islâmica rejeita totalmente.
Nações Unidas proclamam 4 de fevereiro como Dia Internacional da Fraternidade Humana
A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) aprovou por unanimidade uma resolução que proclama o dia 4 de fevereiro como “Dia Internacional da Fraternidade Humana”. A iniciativa, que partiu dos Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Egito e Arábia Saudita, é sinal do reconhecimento internacional do “Documento sobre a Fraternidade Humana em Prol da Paz Mundial e da Convivência Comum”, assinado pelo Papa Francisco e pelo Grande Imã de Al Azhar, Al Sharif, Ahmad Al Tayyeb, precisamente a 4 de fevereiro de 2019. A data será celebrada já a partir de 2021.
Líderes religiosos pedem proibição de terapia de “conversão”
Mais de 370 líderes espirituais internacionais a proibição global da terapia de “conversão” LGBT, uma prática que visa mudar a orientação sexual ou identidade de género de uma pessoa.
“Motivação económica é primeiríssima razão” do terrorismo em Cabo Delgado, diz bispo de Pemba
O extremismo religioso é um “elemento importante” para explicar as causas da guerra em Cabo Delgado, mas “não é o principal: a motivação económica está em primeiríssimo lugar”. A afirmação é do bispo de Pemba (Norte de Moçambique), Luiz Fernando Lisboa, a propósito dos ataques terroristas que, desde há três anos, se têm verificado na província de Cabo Delgado.
Henri Teissier (1929-2020): “É nas situações de tensão que a Igreja deve estar presente”
Henri Teissier, antigo arcebispo de Argel entre 1988 a 2008, defensor e praticante do diálogo inter-religioso que acompanhou o caso do assassinato dos monges de Tibhirine, morreu na madrugada desta terça-feira, 1 de Dezembro, no hospital Édouard-Herriot, em Lyon (França), de onde era natural, depois de ter sofrido um AVC na véspera em sua casa. Tinha 91 anos.
Macron cria conselho de imãs para lutar contra a radicalização do islão
O Presidente francês Emmanuel Macron recebeu os dirigentes do Conselho Francês de Culto Muçulmano (CFCM) que, a seu pedido, apresentaram as linhas gerais de um conselho nacional de imãs. O órgão ficará responsável por avaliar os imãs que oficiam no país e retirar a autorização àqueles que pregam uma doutrina radical.
Líderes religiosos escrevem a Boris Johnson a pedir plano ambicioso contra o aquecimento global
Uma carta conjunta de 60 líderes cristãos, judeus, muçulmanos, hindus e sikh da Grã-Bretanha seguiu para o primeiro-ministro Boris Johnson, pedindo ao governo britânico que prepare desde já um ambicioso plano nacional contra o aquecimento global. “Como presidente de turno da Cop26 [a conferência sobre o Clima], a tarefa mais importante do Reino Unido é reunir todos os países em torno de metas climáticas mais ambiciosas”, diz a carta.
Paquistão: Jovem cristã sequestrada será ouvida por juiz
Arzoo Raja, a jovem cristã de 13 anos sequestrada junto à sua casa em Karachi, a 13 de Outubro, será ouvida por um juiz nesta quinta-feira, 5 de Novembro, depois de um tribunal ter decretado que ela tinha de ser protegida pela polícia até lá. O magistrado...
Judeus, cristãos e muçulmanos unidos na condenação do atentado de Viena (e da Etiópia e Afeganistão)
Judeus austríacos e europeus, o Papa Francisco, os bispos católicos da Áustria, o Conselho Mundial de Igrejas e instituições muçulmanas como a Universidade Al-Azhar. Todos são unânimes na condenação do terrorismo que voltou a matar, desta vez em Viena na segunda-feira à noite, mas também em lugares de que se fala menos como a Etiópia e o Afeganistão.
Só cardeal Sarah não separa do islão o ataque em Nice, condenado por todos os líderes religiosos
As reações ao atentado ocorrido esta quinta-feira, 29, na basílica de Notre-Dame, em Nice, foram praticamente unânimes entre líderes religiosos e políticos. Católicos, protestantes, muçulmanos… Foram muitos os que condenaram publicamente os “atos bárbaros” que deixaram três mortos e vários feridos, e que fizeram questão de sublinhar que o terrorismo é contrário a todas as religiões, apelando ao perdão e à paz. Fora do grupo ficou o cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino, que apelidou o islamismo de “fanatismo monstruoso”.
Paquistão: Mães de jovens cristãs raptadas pedem ajuda à comunidade internacional
“Imploro-vos”, diz a mãe de Arzoo Masih, uma das duas meninas cristãs raptadas no Paquistão por homens muçulmanos e forçadas a casar, num vídeo divulgado esta quarta-feira, 28, pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). “Faço um apelo à comunidade internacional, aos meios de comunicação social e aos governantes dos países do mundo inteiro para que ofereçam ajuda para a libertação da minha filha”. Ao seu lado, a mãe de Huma Younus, a outra menina sequestrada, deixa o mesmo apelo.
Senadores norte-americanos querem processar China por genocídio de uigures
Um grupo de senadores norte-americanos apresentou esta terça-feira, 27, uma resolução que visa declarar a China como culpada do genocídio de uigures e outras minorias muçulmanas na região de Xingiang, no extremo noroeste do país, noticiou o The Guardian.
Líderes religiosos do Azerbaijão condenam ataques da Arménia, arcebispo arménio acusa Turquia de usar o país para perpetrar “um terceiro genocídio”
Perante a escalada de hostilidades no conflito entre a Arménia e o Azerbaijão, que nas últimas semanas voltaram a disputar o enclave de Nagorno-Karabakh, vários líderes religiosos do Azerbaijão condenaram os ataques por parte da Arménia, que na semana passada atingiram uma área residencial em Ganja. Um arcebispo arménio aponta, por seu lado, responsabilidades à Turquia, acusando-a de usar o Azerbaijão para atacar a comunidade cristã da região.
Catholicos arménio acusa Turquia de envolvimento no conflito com o Azerbaijão, Papa pede diálogo entre as partes
“Pedi ao Papa Francisco para levantar a sua voz de modo a restaurar a justiça e a paz”, disse o Catholicos da Igreja Apostólica Arménia, Karekin II, antes da sua partida apressada para a Arménia, decidida por causa de novos conflitos no enclave de Nagorno-Karabach, Artsakh no histórico nome arménio da região disputada entre aquele país e o Azerbaijão.
Um desejo furioso de sacrifício
O primeiro mérito do último filme de André Téchiné O Adeus à Noite – que começa com a profusão e beleza de um imenso cerejal em flor rapidamente ensombrado por um eclipse – é o de nos obrigar a (re)pensar – a não deixar esquecer, apesar de aparentemente estar mais adormecido – o complicado problema que é a sedução exercida pelo jihadismo sobre muitos jovens, franceses nomeadamente.
Regresso às aulas em escolas religiosas: um tempo que pode ser “fantástico”, na confiança comum e contra o medo
Como se prepara uma escola para regressar à presença física? E se essa escola tiver uma matriz religiosa? Pode ser um “tempo fantástico para descobrir o que é essencial”. Todos, professores, pais e alunos “sentem que estamos no mesmo barco, uma espécie de consolo e de esperança”. É preciso “encontrar um equilíbrio com valores como a responsabilidade e o cuidado com o outro”, vividos na confiança em Deus e sem medo.
Soldados de Myanmar confessam crimes contra os rohingya muçulmanos
Dois ex-soldados do exército de Myanmar assumiram num vídeo a que o New York Times teve acesso esta terça-feira, 8 de março, ter participado no massacre da comunidade Rohingya em 2017. Um deles confessa que massacrou cerca de 30 Rohingyas, enterrando-os numa vala comum, e o outro afirma ter contribuído para “aniquilar cerca de 20 aldeias”.
Catalunha: Projeto pioneiro introduz religião islâmica no ensino público
A comunidade autónoma espanhola da Catalunha é a primeira região do país a introduzir, já este ano letivo, a opção de frequentar a disciplina de religião islâmica nas escolas públicas. A medida, noticiada esta segunda-feira, 8 de setembro, pelo jornal Protestante Digital, começará por ser implementada nas escolas básicas e secundárias das regiões de Barcelona, Baix Llobregat, Girona e Tarragona.
Na festa muçulmana do sacrifício, católicos apelam à unidade
“Amados irmãos muçulmanos”, assim se dirigiu o patriarca caldeu, Louis Raphael Sako, a todos os cidadãos de fé islâmica no Iraque, que na tarde de quinta-feira, 30 de julho, iniciaram as celebrações de Eid al Adha, a festa do sacrifício. No mesmo dia, também os bispos católicos franceses dirigiam uma carta a todos os muçulmanos, apelando a uma cada vez maior fraternidade e solidariedade entre as diferentes religiões.
Peregrinação a Meca limitada a 1000 peregrinos pré-selecionados e em “bolhas de segurança”
Começou esta quarta-feira, 29 de julho, a peregrinação anual a Meca (conhecida como “Hajj”), na qual participam habitualmente cerca de dois milhões de muçulmanos e que este ano, devido à pandemia de covid-19, está limitada a mil peregrinos. Os participantes foram pré-selecionados entre os profissionais de saúde da Arábia Saudita e têm de cumprir apertadas regras de higiene e segurança.
Hagya Sophia de novo mesquita: o olhar de quatro muçulmanos portugueses
Antes uma igreja que um museu, um centro de diálogo inter-religioso de excelência, ou mesmo a possibilidade de cristãos e muçulmanos poderem utilizar o espaço para rezar, mesmo que em sítios separados. Quatro muçulmanos portugueses respondem com estas possibilidades a um curto inquérito do 7MARGENS sobre o modo como olham para a reconversão de Hagya Sophia em mesquita.
Erdogan convidou o Papa, mas a primeira oração muçulmana em Hagia Sofia arrisca-se a ser uma arma política
Um padre jesuíta diz que é “hipócrita” dizer que os cristãos perdem uma igreja; bispos católicos e ortodoxos insistem na ideia d e um lugar de culto misto ou de iniciativas inter-religiosas; a Presidente grega pede ajuda ao Papa; Erdogan fala no renascimento islâmico, de Bukhara ao Al-Andalus. A decisão política do Presidente turco em reconverter a antiga basílica de Santa Sabedoria em mesquita é contestada por muitos, mas, apesar dos apelos de última hora, a primeira oração muçulmana depois da decisão acontecerá mesmo nesta sexta, 24. O ponto de situação sobre a polémica, na véspera do acontecimento.
Uigures podem estar a ser vítimas de um Holocausto na China
O alerta foi dado por políticos e representantes de diversos grupos judaicos, na sequência da apreensão de 13 toneladas de cabelo humano no porto de Newark, EUA, que se suspeita ter sido retirado a uigures, na China: os sinais de que esta minoria étnica muçulmana está a ser alvo de perseguição são cada vez mais evidentes, num cenário que é já comparado ao Holocausto.
Dor, perda, insulto, violação: as reações à transformação de Santa Sofia em mesquita
Do Papa aos líderes da Igreja Ortodoxa, passando pelo Conselho Mundial de Igrejas e sem esquecer o governo grego, as reações ao anúncio feito na passada sexta-feira, 10 de julho, pelo Presidente turco Recep Tayip Erdogan de que a Basílica de Santa Sofia será transformada numa mesquita não se fizeram esperar. E nenhuma delas está perto de ser positiva.
Santa Sofia vai voltar a ser mesquita. UNESCO teme perda de “valor universal” do monumento
O supremo tribunal turco reverteu esta sexta-feira, 10 de julho, uma decisão judicial de 1934 que tinha convertido a Basílica de Santa Sofia num museu, e o presidente Recep Tayip Erdogan já informou que vai transformá-la numa mesquita. A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) teme que o “valor universal” do monumento possa ser alterado.
Igreja e mesquita construídas lado a lado no Egito, em sinal de unidade
Uma igreja e uma mesquita estão a ser construídas lado a lado, sem nenhuma barreira entre os dois lugares de culto, no bairro de Moqattam, no noroeste do Cairo. O projeto é a concretização do sonho do ex-deputado Nabil Luke al-Babawi, que ficou conhecido pelas suas iniciativas destinadas a promover a harmonia nacional e a convivência entre os diferentes setores da sociedade egípcia.
“Não queremos que vivam aqui cristãos.” Cresce a violência contra as minorias religiosas no Paquistão
“Todas as pessoas que moram nesta rua são muçulmanas e não querem que vivam aqui cristãos”, foi com estas palavras que a família de Nadeem Joseph foi recebida ao mudar-se para um bairro de Peshawar, uma das principais cidades do Paquistão, no início de junho. Três semanas depois, um dos vizinhos assassinou-o. Os bispos católicos do país pedem proteção para esta família e alertam para o aumento da discriminação das minorias religiosas no país, apelando ao governo que faça cumprir a constituição.
Líderes religiosos perguntam se há um problema da União Europeia com a religião
A decisão da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de não prolongar o mandato do actual comissário para a liberdade religiosa fora da Europa e de abolir este cargo ao nível da União Europeia tem merecido críticas generalizadas dos representantes das três grandes religiões monoteístas.
Aos 101 números, “Le Monde des Religions” deixa de se editar em papel
“Nas nossas sociedades em que o religioso é constantemente tema de debate, em que a busca de sentido se torna cada dia mais premente, Le Monde des Religions propõe uma descodificação das religiões, espiritualidades e sabedorias da humanidade, numa abordagem laica e não confessional”. A constância e a premência referidos no início do texto agora em destaque no site da revista francesa poderiam indiciar um reforço do trabalho editorial, mas na realidade anunciam apenas o fim da publicação da revista em papel.
Grande peregrinação a Meca confirmada, mas com “número muito limitado” de fiéis
A Arábia Saudita anunciou esta segunda-feira que a grande peregrinação muçulmana a Meca, realizada anualmente no final de julho, irá acontecer também este ano, mas com um “número muito limitado de fiéis”, avançou o jornal La Croix.
Basílica de Santa Sofia deve ser local de culto para muçulmanos e cristãos, defende patriarca arménio de Constantinopla
O Patriarca Arménio de Constantinopla, Sahak Mashalian, pediu esta semana que o estatuto de lugar de culto seja restituído à Basílica de Santa Sofia (também conhecida como Hagia Sophia), na Turquia , não só para muçulmanos (religião dominante no país), mas também para os cristãos, noticiou a agência Fides.
Religiões de regresso aos lugares de culto, patriarca pede mudança na relação com natureza e entre a humanidade
Neste fim-de-semana de 30 e 31 de Maio, os locais de culto religioso voltaram a abrir para celebrações comunitárias e públicas. Líderes cristãos, muçulmanos e hindus coincidem em alguns diagnósticos: há ou haverá mudanças na relação dos crentes com o espaço religioso, terá de haver maior preocupação com os que estão a sofrer os efeitos laterais da pandemia, as pessoas valorizam mais a importância da comunidade e reconhecem o valor da natureza.
Governo afegão liberta dois mil talibãs e cessar-fogo pode ser prolongado
O presidente afegão Ashraf Ghani ordenou a libertação de dois mil prisioneiros talibãs, num gesto de “boa vontade”, e “em resposta ao anúncio dos talibãs de um cessar-fogo durante o Eid al Fitr”, a festa que assinala o fim do mês sagrado do Ramadão, o qual tem sido efetivamente cumprido, e poderá até ser prolongado.
Eid al-Fitr assinala fim do Ramadão com muçulmanos ainda em casa
A festa familiar de Eid al-Fitr, que assinala o fim do mês de Ramadão, será celebrada neste domingo, 24 de Maio, com muitos muçulmanos ainda sem poder sair de casa e ir às mesquitas. Pelo menos é isso que acontece em Portugal, onde as mesquitas existentes permanecem encerradas por causa da pandemia de covid-19.
Sinto falta – Um muçulmano à beira do fim de Ramadão
Todos nós sentimos falta de algo. Quem nunca vivenciou o sentimento saudoso de repentinamente a sua mente ver-se transportada para aquela memória imaterial e turva da nossa infância para a qual olhamos com tanto carinho? Neste tempo de isolamento social por causa da pandemia de covid-19, para o qual fomos arrastados sem opção de escolha, sinto falta de tanta coisa…
Mesquitas reabertas à força na Guiné-Conacri por manifestantes
“Preferimos morrer a rezar do que viver sem rezar”. Foi assim que um dos manifestantes justificou a atitude de dezenas de pessoas em Kamsar, no noroeste da Guiné-Conacri, que se reuniram para protestar contra o encerramento das mesquitas e acabaram por destruir os cadeados que trancavam a porta da mesquita local.