Em Moscovo

Israel tenta impedir Rússia de liquidar Agência Judaica

| 28 Jul 2022

O teto da Grande Sinagoga de Moscovo. Foto © Yeshshem, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons.

O teto da Grande Sinagoga de Moscovo. Foto © Yeshshem, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

 

Advogados da Agência Judaica – a instituição que organiza em todo o mundo a imigração judaica para Israel – foram ouvidos no dia 28 de julho num tribunal de Moscovo para contestar a decisão do Ministério da Justiça de proceder à liquidação de todos os ativos da agência no país.

Segundo noticia o Jewish News de dia 28 de julho, os advogados não fizeram declarações à saída do tribunal, “mas os jornalistas israelitas que acompanham o caso disseram que foi marcada nova audiência para 19 de agosto”.

A dissolução da filial russa da agência foi solicitada este mês pelo Ministério da Justiça da Rússia ao tribunal distrital de Basmanny (Moscovo), sem que sejam públicas as razões invocadas para tal, embora se perceba que estas estão relacionadas com o posicionamento de Israel sobre a invasão da Ucrânia.

O pedido de liquidação ameaçou romper as relações diplomáticas entre os dois países que tinham permanecido cordiais no início da guerra, mas que foram ficando mais tensas em função de declarações agrestes de responsáveis políticos de ambos os países.

Os números da Agência Judaica – citados pelo Jewish News – mostram um aumento exponencial dos pedidos de emigração para Israel com o início da guerra: desde fevereiro, “17 000 russos obtiveram a cidadania israelita e é esperado que mais 40 000 a obtenham durante o resto deste ano. Estes números comparam com um total de 7 700 judeus russos que chegaram a Israel durante todo o ano de 2021.”

 

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Índia

Carnataca é o décimo Estado a aprovar lei anticonversão

O Estado de Carnataca, no sudoeste da Índia, tornou-se, no passado dia 15 de setembro, o décimo estado daquele país a adotar leis anticonversão no âmbito das quais cristãos e muçulmanos e outras minorias têm sido alvo de duras perseguições, noticiou nesta sexta-feira, 23, o Vatican News, portal de notícias do Vaticano.

Neste sábado, em Lisboa

“Famílias naturais” em convívio contra a ideologia de género

Prometem uma “tarde de convívio e proximidade”, um concerto, diversão e “múltiplas actividades para crianças e adultos: o “Encontro da Família no Parque” decorre esta tarde de sábado, 24 de Setembro, no Parque Eduardo VII (Lisboa), a partir das 15h45, e “pretende demonstrar um apoio incondicional à família natural e pela defesa das crianças”.

Gratuito e universal

Documentário sobre a Laudato Si’ é lançado a 4 de outubro

O filme A Carta (The Letter) será lançado no YouTube Originals no dia 4 de outubro, anunciou, hoje, 21 de setembro, o Movimento Laudato Si’. O documentário relata a história da encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e defensores da sustentabilidade do planeta e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco.

Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco

Terminou o encontro em Assis

Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco novidade

“Espero por vocês em Assis.” Assim terminava a carta que o Papa escreveu aos jovens em maio de 2019, convidando-os a participar na Economia de Francisco. Apesar de uma pandemia o ter obrigado a adiar dois anos este encontro, e ainda que as dores no joelho o tenham impedido de vir pelo seu próprio pé, Francisco cumpriu a sua promessa, como só os verdadeiros amigos sabem fazer. Este sábado, 24, logo pela manhã, chegou à cidade de Assis para se juntar aos mil participantes do encontro A Economia de Francisco. Escutou atentamente os seus testemunhos e preocupações, deu-lhes os conselhos que só um verdadeiro amigo sabe dar, selou com eles um pacto e até reclamou por não terem trazido cachaça (bem sabemos que é próprio dos amigos rabujar e fazer-nos rir). Mas sobretudo provou-lhes que acredita neles e que é com eles que conta para fazer do mundo um lugar melhor.

Agenda

Fale connosco

Autores