Itinerários
Debates em Lisboa
Espiritualidade e ecologia, uma nova abordagem
A responsabilidade e o princípio da precaução, a espiritualidade ligada à ecologia, leituras sobre As Vidas dos Animais, de J.M. Coetzee ou a Caminhada, de Henry D. Thoreau – estas são alguma das propostas do ciclo “Diálogos entre Ética, Ecologia e Espiritualidade”, proposto pelo Foco de Conversão Ecológica da Capela do Rato (Lisboa), que se inicia nesta terça-feira, 17 de Maio.
Rota de Cister na Galiza
À procura do silêncio e da contemplação
Com duas dezenas de amigos, realizámos uma Rota por cinco mosteiros da Ordem de Cister, na Galiza. Neste percurso, feito no início de Outubro, visitámos cinco mosteiros cistercienses (Poio, Armenteira, Sobrado dos Monxes, Oseira e Oia), com as suas igrejas, capelas,...
Compostela
Peregrinos regressam em força ao Caminho de Santiago em busca de bem-estar
Alguns peregrinos já puseram pés ao caminho e muitos outros preparam a mochila e as botas, a caminho de Santiago de Compostela. Depois de um ano de confinamento, os mais fiéis suspiram pela repetição da experiência restauradora, enquanto outros não veem o dia de inaugurá-la.
Cáritas Europa apela às instituições da UE que ratifiquem a Convenção Europeia dos Direitos do Homem
Pode parecer estranho mas, 70 anos depois da sua adopção, a Convenção Europeia dos Direitos do Homem ainda não foi ratificada pelas instituições da União Europeia (UE). Embora tenha sido adoptada pelo Conselho da Europa, a Cáritas Europa e a Cáritas Portuguesa encaram com preocupação a ausência da UE entre os seus signatários, avisando para os “tempos difíceis” que se estão a viver, no que aos direitos humanos diz respeito.
Caminho de Santiago: Número de peregrinos diminuiu mais que o previsto
As estatísticas, reveladas esta semana pelo Escritório do Peregrino em Santiago de Compostela, revelam um cenário ainda mais negativo do que era esperado: o número de peregrinos que fizeram o Caminho de Santiago no passado mês de julho correspondeu a cerca de cinco vezes menos que o habitual.
Peregrinações em tempo de pandemia: Caminho de Santiago com novas regras, Lourdes só através do ecrã
Reabriu esta quarta-feira, 1 de julho, a Catedral de Santiago de Compostela, e com ela o centro de acolhimento ao peregrino, bem como alguns dos albergues do Caminho, mas a pandemia obrigou à implementação de regras especiais para aqueles que queiram percorrer os itinerários até Santiago. Em Lourdes, continuam suspensas todas as peregrinações, mas o Santuário, que reabriu parcialmente, está a preparar para o dia 16 de julho uma “e-peregrinação” global que prevê a participação de “milhões de pessoas de todos os continentes”.
Breves
Boas notícias

Marco histórico em França
Cristãos, judeus e muçulmanos unidos contra os abusos sexuais
A Conferência dos Responsáveis de Culto em França, constituída pelos líderes das principais religiões representadas no país, esteve reunida esta semana para debater em conjunto, pela primeira vez, o drama dos abusos sexuais no contexto das Igrejas, e refletir sobre as estratégias para combatê-lo.
É notícia
Cultura e artes
Exposição póstuma
Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade
Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]
[Saborear os clássicos – XIV]
Pessanha, “o fruto mais valioso do simbolismo português”
Licenciado em Direito, Camilo Pessanha (1867-1926) parte para Macau, onde é professor do liceu e colega do escritor Wenceslau de Morais “que trocou a sua alma de ocidental pela alma japonesa”. Influenciado pelos poetas simbolistas franceses já referidos e pelo filósofo alemão Schopenhauer, considera que o mundo é ilusão e dor. [artigo d Maria Eugénia Abrunhosa]
Dias 23 e 24 de setembro
Festival Terras sem Sombra chega a Santiago do Cacém
Um recital pelo famoso pianista belga Olivier de Spiegeleir é o grande destaque do Festival Terras sem Sombra, que neste fim de semana de 23 e 24 de setembro terá como palco Santiago do Cacém, mas haverá muito mais para ouvir, ver, sentir e aprender, assegura a organização do evento.
Nas margens da filosofia (LVII)
Uma Saga Familiar
Li nestas férias de verão muitos textos que me agradaram. Um deles foi o livro recentemente publicado por Lívia Franco sobre a Primeira Guerra Mundial interpretada através dos personagens concretos que nela viveram e que com a sua acção a construíram, imprimindo-lhe os traços que hoje nos permitem lê-la e estudá-la.
Pessoas

Nomeação anunciada oficialmente
Américo Aguiar chega a Setúbal sem programa pastoral, mas “de coração aberto”
O bispo Américo Aguiar considera uma “honra” ter sido nomeado para a diocese de Setúbal, onde diz chegar sem “um programa pastoral escrito, nem decisões previamente tomadas”, mas “de coração aberto, com os medos normais de quem se sabe frágil porque humano”. Numa declaração aos jornalistas, que o próprio convocou para estarem consigo no Paço Episcopal do Porto, às 11 horas desta quinta-feira – altura em que a Santa Sé divulgou o anúncio oficial da nomeação -, o futuro cardeal não quis fazer promessas, mas assegurou que o Papa Francisco será uma grande inspiração para a sua nova missão.
Sete Partidas
As contas do tempo
Para ti que me lês hoje é dia 12 de Setembro de 2023. Um dia de fim de verão. Para os etíopes — e para mim que com eles partilho o diário viver — hoje é o primeiro dia do mês de Meskerem do ano de 2016, o Ano Novo etíope, que a liturgia nacional dedica à solenidade de João o Precursor, São João Batista no santoral católico.
Visto e Ouvido
Agenda
[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]
Entre margens
As prisões e as suas falácias – alguns contributos novidade
O conhecimento da realidade do sistema prisional em Portugal está longe de estar patente em muitos responsáveis políticos e, ainda menos, na opinião pública em geral. Assiste-se, de vez em quando, à propalação de indicadores e comentários baseados em elementos superficiais falaciosos. [A opinião de Manuel Hipólito Almeida dos Santos]
Humanizar a partir da educação integral
Neste artigo procurarei enunciar algumas ideias muito gerais acerca do que considero ser necessário para a humanização do Humano do ponto de vista da educação integral. Ou seja, para essa tarefa sempre inacabada de elevar o Humano à sua verdadeira dignidade, na liberdade e pela liberdade.
À procura de um Reencontro
Nestes dias que correm velozes, plenos de interrogações no mundo, parto… a pé. Seguimos pela nova ponte sobre o rio Trancão e o Caminho pedonal ribeirinho, que vem complementar o Caminho do Tejo, rumo a Fátima ou a Santiago. Aconselho vivamente este Caminho do Tejo, pois desenvolve-se na sua maior parte em belos trilhos, caminhos e estradas rurais.