AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Fase diocesana arranca a 17 de outubro

Já mexe o Sínodo nas dioceses de Leiria e de Bragança

| 28/07/2021

Leiria-Fátima é uma das dioceses que já criou equipa para a fase diocesana do Sínodo. Foto © Vítor Oliveira

 

Nos últimos dias, algumas dioceses portuguesas começaram a tomar iniciativas com vista à primeira fase do próximo Sínodo dos Bispos, que acontecerá precisamente ao nível das igrejas locais. Foi, para já, o caso da diocese de Leiria-Fátima e de Bragança-Miranda.

Os passos dados pelos bispos das duas dioceses têm a mesma finalidade – nomear os responsáveis diocesanos pela dinâmica de auscultação e elaboração de um documento-síntese final. Já quanto ao processo seguido, registam-se diferenças entre as duas dioceses. Enquanto, no caso de Leiria-Fátima, o bispo local, António Marto, designou um responsável pelo processo, o qual constituirá, posteriormente uma equipa com a qual vai trabalhar, no que se refere a Bragança, foi designada um grupo de trabalho que coincide com o Secretariado Permanente do Conselho Pastoral da Diocese.

No decreto de nomeação do responsável, o cardeal António Marto informa que atribuiu ao padre José Augusto Pereira Rodrigues a missão de “promover, organizar, coordenar e acompanhar” a consulta e o discernimento sinodal na Diocese de Leiria-Fátima em todas as suas etapas, “incluindo a elaboração da síntese final” que vai ser enviada à Conferência Episcopal Portuguesa.

O decreto de nomeação do bispo António Marto refere que aquele presbítero assume também a tarefa de recolher e apresentar propostas “em ordem à renovação pastoral e administrativa” naquela Igreja diocesana.

Imagem de ecrã do decreto do cardeal Marto de abertura do Sínodo

 

A diocese de Bragança não esclarece quem, da equipa responsável pelos trabalhos do Sínodo diocesano exercerá a função de referente. Fonte contactada pelo 7Margens admitiu que a responsabilidade possa recair no padre José Manuel Bento Soares, por integrar o Secretariado Permanente e exercer, entre outros, o cargo de vigário episcopal para a Ação Pastoral e Diaconia da Caridade.

Como recorda no decreto o cardeal Marto, o Papa Francisco deseja que o acontecer deste Sínodo dedicado à sinodalidade seja um acontecimento que envolva todo o povo de Deus num itinerário e “dinamismo de escuta recíproca no Espírito Santo”. Trata-se, refere o cardeal Mario Grech, secretário geral do Sínodo dos Bispos, de um “processo sinodal, que deve ser, em sua essência, um evento espiritual de discernimento, ‘cada um à escuta dos outros; e todos à escuta do Espírito Santo’”.

O Sínodo, que terá três fases, inicia-se já em outubro, na sua etapa diocesana. Definir como organizar e promover a escuta, quem e como ouvir são tarefas que, para não serem decididas apressadamente, requerem preparação, maturação e debate. Tendo em conta que estes meses estivais são de maior dispersão, e que o arranque sinodal nas dioceses ocorre a 17 de outubro, não resta muito tempo para o trabalho dos responsáveis agora designados e, mais ainda, para a esmagadora maioria das dioceses que ainda não anunciaram decisões nesta matéria.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This