Documento sinodal do Celam

“Já não é possível evitar a participação do Povo de Deus nas decisões da Igreja”

| 1 Nov 2022

bispo Miguel Cabrejos, presidente do Celam Foto Vatican Media

O bispo Miguel Cabrejos, presidente do Celam. Foto © Vatican Media

 

“De agora em diante não será possível evitar a participação do Povo de Deus nas diversas decisões da Igreja”, o que “favorece a corresponsabilidade, mas ao mesmo tempo coloca desafios”, afirmou o presidente do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribe (Celam), o arcebispo de Trujillo (Peru) Miguel Cabrejos, na apresentação do documento “Reflexões e Propostas Pastorais a partir da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe”, realizada na Cidade do México em novembro de 2021.

O texto foi divulgado numa conferência de Imprensa realizada no Vaticano no dia 31 de outubro, dia em que foi entregue ao Papa Francisco, contém três partes: os sinais dos tempos que nos desafiam e nos encorajam; uma Igreja sinodal e missionária a serviço da Vida Plena; e o transbordamento criativo em novos caminhos a seguir. Para o presidente do Celam, citado pela Vatican News de hoje, dia 1 de novembro, os desafios que a Igreja do continente enfrenta passam por: agir sempre com misericórdia, manter a coerência entre discurso e prática, realizar uma leitura adequada dos sinais dos tempos, adotar a escuta, o diálogo e o discernimento como processo, praticar uma comunicação mais empática, habitar o “continente digital”, acolher a diversidade, integrar as mulheres nos espaços de decisão e ver sempre nos outros a imagem de Deus.

Desafios que, concluiu o arcebispo Miguel Cabrejos, chamam a Igreja da América Latina e Caribe a “construir pontes, derrubar muros, integrar a diversidade, promover a cultura do encontro e do diálogo, educar no perdão e na reconciliação, fomentar o senso de justiça, o repúdio da violência e a coragem na defesa da paz”.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This