
O padre José Alves Martins, missionário jesuíta que teve voz ativa nos tempos conturbados da ocupação indonésia. Foto © Ponto SJ
O padre José Alves Martins, de 80 anos, morreu hoje, 14 de março em Vila Franca de Xira, para onde tinha vindo por causa de problemas de saúde, anunciou o Ponto SJ.
José Alves Martins entrou para a Companhia de Jesus no noviciado de Soutelo, em Braga, em 1958 e estava em Timor-Leste como missionário desde 1974. Chegou um ano antes da ocupação indonésia do território e nunca mais saiu, mantendo-se sempre ao lado da população local nos seus momentos mais difíceis. Em Timor era considerado um herói nacional.
As cerimónias fúnebres terão lugar hoje, dia 15, no Colégio S. João de Brito, no Lumiar, entre as 20h e as 23h (Estrada do Lumiar, 28, em Lisboa).
Amanhã, dia 16, o corpo do padre José Alves Martins estará na Igreja do Colégio S. João de Brito a partir das 09h, e às 09h30 será celebrada missa de corpo presente. Depois da missa, o funeral segue para São Romão do Neiva, em Viana do Castelo. Nesse local haverá uma oração às 16h e missa pelas 17h, seguida de funeral.
(Texto atualizado às 18h10 de dia 15/03 com as indicações sobre as cerimónias fúnebres.)