Dezassete séculos depois do Concílio de Niceia – o primeiro concílio ecuménico -, as questões sobre a natureza de Cristo, simultaneamente humano e divino, não estão totalmente resolvidas. E é sobre elas que irão debruçar-se as I Jornadas da Associação Bíblica Portuguesa, que terão lugar em Lisboa nesta sexta-feira e sábado, 7 e 8 de novembro, com o tema “Jesus, Filho de Deus. Verdade ou Blasfémia?”.
Em diálogo, a escritora Lídia Jorge – recentemente entrevistada do programa 7MARGENS – e Alexandre Palma, bispo auxiliar de Lisboa, darão o mote para a discussão com um painel intitulado “Do Nazareno ao Niceno”. A conversa está marcada para as 19h00, na Brotéria (R. São Pedro de Alcântara, 3) e será moderada pelo jornalista Henrique Monteiro, sendo a entrada livre e podendo também assistir-se online através deste link.
Ao longo do dia de sábado, igualmente na Brotéria, quatro especialistas em Bíblia abordarão a questão da identidade messiânica de Jesus, explorando as raízes judaicas do messianismo e os alvores da reflexão cristológica no corpus do Novo Testamento. Para assistir a estas conferências, online ou presencialmente, é necessária uma inscrição e pagamento de 15 euros.
O programa completo e mais informações pode ser encontrados no sítio oficial da Brotéria, parceira da Associação Bíblica Portuguesa na organização destas jornadas.

O cartaz da iniciativa.










