Nova sede e jornadas

JMJ abre comité de Lisboa e debate comunicação em Fátima

| 21 Set 2022

jmj lisboa bandeiras gabinete coordenador geral foto antonio marujo 7M

Bandeiras dos países que já organizaram a JMJ na sede do COL. Nesta quinta-feira, o mesmo edifício passa a acolher o COD Lisboa. Foto © António Marujo/7Margens.

 

A promessa é de que seja um espaço de cultura, amigos, fé, estudo e vocação. Ao final da tarde desta quinta-feira, 22 de Setembro, será inaugurada a sede do Comité Organizador Diocesano (COD) de Lisboa, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023. Para a festa de abertura, os responsáveis programaram a celebração da eucaristia às 19h, após o que haverá churrasco e animação.

O COD Lisboa ficará instalado no rés-do-chão do mesmo edifício em que funciona o Comité Organizador Local (COL, responsável por toda a organização da JMJ), situado na Rua do Grilo, 84, ao Beato, em Lisboa (a antiga Manutenção Militar).

Esta sede do COD passará a ter um horário alargado de funcionamento: de segunda a sábado, entre as 10h e a meia-noite; ao domingo, das 15h à meia-noite.

“Aqui vais encontrar espaço para passar tempo com amigos, reunir o teu grupo de jovens, rezar, participar em actividades propostas, estudar ou tele-trabalhar”, diz uma nota de informação enviada ao 7MARGENS. Nas instalações do COD Lisboa será celebrada missa todas as quintas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 21h. Está prometida uma surpresa para a passagem de ano de 2022 para 2023 e ao longo do ano será proposto um programa em cinco áreas, em parceria com os sectores pastorais da Universidade, Vocação, Catequese e Família: fé, convívio, estudo, vocação e cultura.

As informações sobre as diferentes actividades que venham a ser planeadas serão disponibilizadas nas páginas do COD no Instagram (@cod.lisboa.juventude) e Facebook (facebook.com/cod.lisboa.juventude), bem como na sua página oficial na internet.

 

Como comunicar

A JMJ estará em foco nas Jornadas de Comunicação Social, promovidas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, da Igreja Católica, que decorrem esta quinta e sexta-feira. A iniciativa realiza-se em Fátima, com o tema geral “Comunicar a JMJ Lisboa 2023”.

Uma conferência inicial pelo presidente da Fundação JMJ, o bispo Américo Aguiar e uma mesa-redonda com o Comité Organizador Local (COL) estão previstas para a primeira metade da tarde. Depois, será a vez de falar das experiências de comunicação de anteriores JMJ, com os responsáveis de comunicação de Madrid 2011, Rio de Janeiro 2013 e Panamá 2019.

Na manhã de sexta-feira, o tema será “Comunicar grandes eventos”, e conta com intervenções de Catarina Burnay, professora da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Católica, e Ana Alves, responsável de comunicação da JMJ Lisboa 2023. A tarde será dedicada a três oficinas simultâneas, orientadas por professores da Católica e dedicadas às redes sociais (Patrícia Dias), marketing digital (André Casado) e projetos alternativos de jornalismo (João Manuel Rocha).

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

Liberdade e verdade

Liberdade e verdade novidade

As religiões, enquanto se consideram guardiãs da verdade, tendem a conviver mal com a afirmação da liberdade individual. Nas suas fileiras, coartam-na, limitam-na, enquanto apelam permanentemente à obediência férrea a uma autoridade que se considera incontestável, porque garante da verdade.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This