400 voluntários já envolvidos

JMJ Lisboa 2023 já tem data: 1 a 6 de Agosto

| 4 Out 21

De 1 a 6 de agosto todos os olhares dos jovens estarão em Lisboa, na JMJ. Foto © JMJ0223

 

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023 decorrerá daqui a dois anos, de 1 a 6 de agosto, em Lisboa. A data oficial da iniciativa foi anunciada às zero horas desta segunda-feira, 4 de outubro, pelo Comité Organizador Local do evento. Já se aguardava, com impaciência, o anúncio da data, que ocorre neste dia de S. Francisco de Assis, conforme confirma Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa. “Há muito que os jovens de todo o mundo desejavam conhecer a data da JMJ Lisboa 2023 para preparar com maior detalhe a vinda a Lisboa. Esperamos que os 22 meses que nos conduzirão à JMJ sejam um tempo de evangelização para todos”, afirmou, num comunicado enviado às redações.

No mesmo texto, a organização local da JMJ refere que a preparação segue a bom ritmo, e que “400 voluntários, a maioria dos quais portugueses”, já estão ao serviço deste acontecimento, assim como já foram criados Comités Organizadores Diocesanos, “encarregados de dinamizar no seu território o caminho de preparação até à JMJ”.

O anúncio oficial do evento em Lisboa aconteceu no final das últimas JMJ, no Panamá, depois de ter sido antecipado pelo 7MARGENS, mas a preparação mais “formal” sucedeu, como é habitual em todas as JMJ, após a entrega dos símbolos da JMJ a Portugal, numa cerimónia que decorreu em Roma, em plena pandemia, e que incluiu uma pequena delegação de cada país. Depois de chegarem a Portugal, os símbolos iniciaram um périplo por Angola e estão agora a peregrinar pelas dioceses espanholas, sendo que em novembro iniciam a peregrinação pelas dioceses portuguesas, começando pelo Algarve.

A primeira edição da JMJ aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a Jornada já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). A JMJ reúne normalmente várias centenas de milhares de jovens de todo o mundo. A propósito do anúncio da data, a organização divulgou um pequeno vídeo de apresentação e divulgação que pode ser visto a seguir:

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Encontra um trabalho que não amas, não perderás um minuto da tua vida

Encontra um trabalho que não amas, não perderás um minuto da tua vida novidade

Ainda antes de acabar o curso fui à minha primeira entrevista de trabalho “a sério”, numa produtora de filmes num bairro trendy de Lisboa. Roubei um dia à escrita da tese de mestrado, apanhei o comboio e lá fui eu, tão nervosa quanto entusiasmada. O dono começou por me perguntar se fazer cinema era o meu sonho. Fiquei logo sem chão. Sofri, desde muito cedo, de um mal que me acompanha até hoje: sonhava demais e muitos sonhos diferentes.

Papa faz viagem escaldante e talvez leve afegãos para Roma

Francisco no Chipre e Grécia

Papa faz viagem escaldante e talvez leve afegãos para Roma novidade

“A Europa não pode ignorar o Mediterrâneo”, diz o Papa, que inicia nesta quinta-feira uma viagem para recordar a convivência inter-religiosa que Chipre já viveu e a osmose entre o pensamento grego e o cristianismo. Mas Francisco atravessará terreno escaldante, tensões políticas e tragédias humanitárias ao rubro: a última capital do mundo partida ao meio, Grécia e Turquia zangadas, refugiados, migrações, diálogo com os ortodoxos, convivência com os muçulmanos…

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This