Inspirado no processo sinodal

Jovens vão dizer aos bispos o que querem discutir, num modelo inédito de catequeses da JMJ

| 30 Mar 2023

grupo de jovens, foto JMJ Lisboa 2023

“Queremos que os jovens se sintam ouvidos e verdadeiramente participantes”, sublinha a organização da Jornada. Foto © JMJ Lisboa 2023.

 

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 vai inaugurar um novo modelo de catequeses com os bispos, em que os jovens serão “os verdadeiros protagonistas”. Pela primeira vez na história das Jornadas, os jovens de todo o mundo são desafiados a refletir previamente sobre os temas dessas catequeses (as quais mudam de designação e passam a chamar-se encontros) e a partilhar com a organização da JMJ os resultados dessa reflexão. Os encontros, que ocuparão as manhãs de dias 2, 3 e 4 de agosto, serão preparados tendo em conta esses contributos, soube o 7MARGENS em primeira mão junto do Comité Organizador Local (COL) da JMJ.

Intitulados Rise UP (em português, Levanta-te), os encontros com os bispos serão subordinados a três “grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco”: Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia, adiantou Matilde Cortez Pinto, que integra a direção pastoral da JMJ Lisboa 2023 e é responsável pelos encontros Rise UP. “A cada um dos temas – acrescenta – está associado um documento do Papa: as encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti e a exortação apostólica Christus Vivit“.

Os “encontros preparatórios Rise UP” deverão começar já em abril, e desenvolver-se em três fases: a primeira, subordinada ao mote “Escutar”, para que os jovens “possam refletir e expressar livremente o que sentem e pensam sobre os temas”. A etapa seguinte, intitulada “Sonhar”, será dedicada ao “diálogo entre os participantes sobre possibilidades de caminho futuro (O que sinto diante do que ouvi? A que me inspira?)”. Por fim, na terceira fase, “Levantar-se”, os jovens deverão fazer “a síntese final dos encontros”, a qual deverá depois ser partilhada na plataforma JMJ Lisboa 2023, “de modo a dar continuidade a esta reflexão conjunta”.

No primeiro dia útil de cada mês, de abril até junho, serão disponibilizados no site da JMJ Lisboa 2023 materiais de apoio à reflexão. “Estes materiais irão incluir uma passagem do Evangelho, citações do Papa, pistas de reflexão individual e questões para refletirem em grupo”, explica Matilde Cortez Pinto. “Disponibilizaremos também vídeos alusivos a cada um dos temas, e tudo isto sempre nas cinco línguas oficiais da JMJ: português, inglês, espanhol, francês e italiano”, acrescenta.

 

Em resposta ao desafio lançado pelo Papa

 

Este modelo inédito inspira-se na experiência do Sínodo 2021-2024, atualmente em curso na Igreja, em que o Papa Francisco desafia todo o “Povo de Deus” a discernir conjuntamente como avançar em direção a uma Igreja mais sinodal, e cujo processo tem também vindo a desenvolver-se por etapas, começando pelos encontros a nível paroquial, depois diocesano, nacional e continental, e que culminarão na fase universal.

“Os encontros Rise UP surgem como resposta a esse desafio que o Papa fez à Igreja toda e em concreto aos jovens, de sermos protagonistas neste caminho sinodal… A Jornada pretende acompanhar esse caminho da Igreja universal”, sublinha a responsável, a propósito deste novo modelo de catequeses.

Os encontros preparatórios serão, assim, abertos aos jovens de todo o mundo e não apenas aos que vão participar na JMJ Lisboa 2023, “desde grupos de catequese, grupos de jovens, movimentos e realidades eclesiais ligados à juventude e à pastoral universitária”, esclarece Matilde Cortez Pinto. Os grupos poderão organizar as sessões de acordo com as suas especificidades e necessidades e, em junho, será disponibilizado no site da JMJ um formulário “para que apresentem as conclusões das suas reflexões”.

O primeiro convite à participação dos jovens é lançado esta sexta-feira, 31 de março, nas redes sociais da JMJ Lisboa 2023, através do vídeo que pode ser visto acima. “Queremos chegar aos jovens de cada paróquia e comunidade em Portugal e no mundo inteiro, por isso trabalhamos também em estreita colaboração com os Comités Organizadores Diocesanos (COD) e com as conferências episcopais dos vários países”, diz a coordenadora desta iniciativa. “Queremos que os jovens se sintam ouvidos e verdadeiramente participantes e acreditamos que vamos receber material muito rico, de diferentes nacionalidades, culturas, contextos e carismas”, conclui.

 

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção?

“A Lista do Padre Carreira” debate

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção? novidade

Os silêncios do Papa Pio XII durante aa Segunda Guerra Mundial “foram uma escolha”. E não apenas no que se refere ao extermínio dos judeus: “Ele também não teve discursos críticos sobre a Polónia”, um “país católico que estava a ser dividido pelos alemães, exactamente por estar convencido de que uma tomada de posição pública teria aniquilado a Santa Sé”. A afirmação é do historiador Andrea Riccardi, e surge no contexto da reportagem A Lista do Padre Carreira, que será exibida nesta quarta-feira, 31 de Maio, na TVI, numa parceria entre a estação televisiva e o 7MARGENS.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel

Revisão da lei aprovada

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel novidade

Há uma nova luz ao fundo da prisão para Ezequiel Ribeiro – que esteve durante 21 dias em greve de fome como protesto pelos seus já 37 anos de detenção – e também para os restantes 203 inimputáveis que, tal como ele, têm visto ser-lhes prolongado o internamento em estabelecimentos prisionais mesmo depois de terminado o cumprimento das penas a que haviam sido condenados. A revisão da lei da saúde mental, aprovada na passada sexta-feira, 26 de maio, põe fim ao que, na prática, resultava em situações de prisão perpétua.

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus”

30 e 31 de maio

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus” novidade

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) acolhe esta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, o simpósio “Violence in the Name of God: From Apocalyptic Expectations to Violence” (em português, “Violência em Nome de Deus: Das Expectativas Apocalípticas à Violência”), no qual participam alguns dos maiores especialistas mundiais em literatura apocalíptica, história da religião e teologia para discutir a ligação entre as teorias do fim do mundo e a crescente violência alavancada por crenças religiosas.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This