Ecologia integral no centro do encontro

JMJ “mais sustentável de sempre” põe peregrinos a calcular pegada carbónica… e mitigá-la

| 7 Jul 2023

Jovens fazem recolha de plástico para mitigar pegada ambiental. Foto © miodrag ignjatovic

O calculador de pegada carbónica visa que os participantes na JMJ adquiram “uma maior consciencialização ambiental, levando a que cada peregrino adote práticas mais sustentáveis, não apenas na Jornada Mundial da Juventude, mas para o resto da sua vida”. Foto © Miodrag Ignjatovic.

 

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 assumiu, desde o início um “compromisso com a sustentabilidade” e está a esforçar-se por cumpri-lo. Mas precisa da ajuda de todos os participantes. Por isso, um dos primeiros desafios que vai colocar-lhes é que utilizem o primeiro calculador de pegada carbónica da história das Jornadas, que estará incluído na app JMJ Lisboa 2023, e que todos deverão instalar no seu telemóvel ao chegar a Portugal.

O calculador, desenvolvido pela Novo Verde e a ERP Portugal, entidades gestoras de resíduos de embalagem e de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, funciona com base num questionário. Ao responder, e contemplando as atividades desde o ponto de partida para a JMJ até ao último dia da participação, “é possível a cada peregrino descobrir a sua pegada estimada até ao final do encontro”, informa a organização da JMJ Lisboa 2023 em comunicado, acrescentando que, com a ajuda de um manual associado, “o peregrino tem a possibilidade de aprender, melhorar e mitigar ações, por forma a reduzir o seu impacto”.

A funcionalidade inovadora, apresentada na tarde desta quinta-feira, 6 de julho, durante uma visita de representantes das duas entidades à sede da JMJ, visa que os participantes adquiram “uma maior consciencialização ambiental, levando a que cada peregrino adote práticas mais sustentáveis, não apenas na Jornada Mundial da Juventude, mas para o resto da sua vida”.

Até porque, como assinala Pedro Simões, diretor-geral da Novo Verde, o calculador desenvolvido não possui prazo de validade de utilização. “A jornada acaba daqui a um mês, mas o mitigar do impacto não precisa de acabar daqui a um mês”, destaca.

 

Congresso sobre o Cuidado da Criação antecede JMJ

Associado a este compromisso com a sustentabilidade, um dos três grandes temas escolhidos para os encontros preparatórios Rise Up – em que os jovens de todo o mundo foram desafiados a refletir sobre o que será debatido nos encontros com os bispos (anteriormente denominados de “catequeses”) que ocuparão as manhãs de dias 2, 3 e 4 de agosto – foi precisamente a “Ecologia Integral”.

E será também esse o tema central do IV Congresso sobre o Cuidado da Criação, que terá lugar em Lisboa, na Universidade Católica Portuguesa, no dia 31 de julho, véspera do início da Jornada. “O compromisso dos jovens pela ecologia integral. Estilos de vida para uma nova humanidade” é o mote para este “pré-evento” da JMJ Lisboa 2023, que se propõe analisar cinco áreas: economia, educação e vida familiar, recursos naturais, política e tecnologia.

O congresso, cujo programa completo pode ser consultado online, pretende gerar “uma reflexão sobre os estilos de vida já adotados, mas, sobretudo, sobre estilos novos ainda por adotar, para enfrentar preparados o desafio cultural, espiritual e educacional que espera as novas e as futuras gerações, com vista a uma nova humanidade que olhe para a Terra não como um recurso que se deve explorar, mas como um dom de Deus para a humanidade”, adianta o Vatican News.

Este encontro é organizado pela Fundação João Paulo II para a Juventude, instituição do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa e surge na sequência dos três encontros anteriores, realizados durante a JMJ do Rio de Janeiro em 2013, de Cracóvia em 2016 e do Panamá em 2019.

Mas a JMJ Lisboa 2023 é a primeira a assumir a sustentabilidade como “objetivo central” da sua concretidzação. “Queremos que a JMJ Lisboa 2023 seja uma referência no compromisso com a sustentabilidade, e que deixe um legado positivo duradouro no território, na comunidade em geral, na equipa, nos parceiros, nos voluntários e nos peregrinos”, refere a organização na sua “carta-compromisso“.

 

Plantar árvores e aliviar aeroporto de Lisboa?

Segundo o último balanço da organização, foram já plantadas perto de 17 mil árvores para compensar a pegada amibeintal da JMJ Lisboa 2023. Foto © Yaruta.

 

Uma das iniciativas realizadas para compensar parte da pegada ambiental da JMJ é a plantação de árvores que tem estado a acontecer em todo o mundo, em parceria com a Global Tree Initiative: segundo o último balanço da organização, foram já plantadas perto de 17 mil, e o desafio continua aberto a todos.

A Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA) – que agrupa 110 associações de defesa do ambiente – também tem uma sugestão: que “a pressão que o aeroporto de Lisboa vai sofrer por causa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na primeira semana de Agosto, seja aliviada utilizando o Aeroporto de Beja “como suporte da conectividade nacional”. É fundamental que se tomem medidas de curto prazo, para “vencer inércias e fazer adaptações que reduzam o impacto e actual sobrecarga do actual aeroporto”. defendem os ambientalistas.

Seja como for, “vamos juntos construir a Jornada Mundial da Juventude mais sustentável de sempre!”, assegura a organização da JMJ Lisboa 2023.

 

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza

O apelo de Guterres

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza novidade

A ajuda que as agências da ONU estão a dar aos palestinianos da Faixa de Gaza, perante aquilo que o secretário-geral considera uma “gigantesca catástrofe humanitária”, é manifestamente inadequada, porque insuficiente. A advertência chega de António Guterres, e foi proferida em plena reunião do Conselho de Segurança, que ocorreu esta quarta feira, 29, no tradicional Dia de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This