Entrada solene no domingo

João Lavrador toma posse como bispo de Viana

| 26 Nov 2021

O novo bispo de Viana, João Lavrador, toma posse formal do cargo neste sábado, 27, pondo fim a uma situação em que, durante mais de um ano em que a diocese esteve sem titular, após a morte inesperada do anterior bispo, Anacleto Oliveira, num acidente de viação, em Setembro do ano passado.

Antes da tomada de posse formal, D. João dá uma conferência de imprensa no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, a partir das 10h30. Durante o encontro com jornalistas, será também lançada a nova página da Diocese na internet, anuncia o gabinete de informação da estrutura católica de Viana, num comunicado enviado ao 7MARGENS.

No domingo, 28, a partir das 15h30, o novo bispo de Viana preside à eucaristia de entrada solene na Sé Catedral.

João Evangelista Pimentel Lavrador nasceu a 18 de Fevereiro de 1956, em Seixo (Mira), Diocese de Coimbra. Foi ordenado padre em 1981, trabalhou na pastoral juvenil e na pastoral universitária, além de ter sido reitor do Seminário (1991) e vigário-geral da Diocese (1997).

Em 7 de Maio de 2008 foi nomeado auxiliar do Porto e em 29 de Setembro de 2015 foi para bispo coadjutor de Angra, passando a ser o titular a 25 de Março de 2016. Desde 2017, é presidente da Comissão Episcopal da Cultura, dos Bens Culturais e das Comunicações Sociais, na Conferência Episcopal Portuguesa. Depois desta nomeação, ficam a faltar novos bispos para Angra, Braga e Leiria (que quer sair e cuja escolha estará para breve).

Com a nomeação de João Lavrador para Viana, Braga (que está a aguardar a nomeação), Leiria (cujo bispo pediu para sair) e Angra são as dioceses que, dentro de pouco tempo, terão novo bispo.

 

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos

Relatório da ONU alerta

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos novidade

O mais recente relatório da ONUSIDA, divulgado esta terça-feira, 29 de novembro,  é perentório: “o mundo continua a falhar à infância” na resposta contra a doença. No final de 2021, 800 mil crianças com VIH não recebiam qualquer tratamento. Entre os cinco e os 14 anos, apenas 40% tiveram acesso a medicamentos para a supressão viral. A boa notícia é que as mortes por sida caíram 5,79% face a 2020, mas a taxa de mortalidade observada entre as crianças é particularmente alarmante.

Gracia Nasi, judia e “marrana”

Documentário na RTP2

Gracia Nasi, judia e “marrana” novidade

Nascida em Portugal em 1510, com o nome cristão de Beatriz de Luna, Gracia Nasi pertencia a uma uma família de cristãos-novos expulsa de Castela. Viúva aos 25 anos, herdeira de um império cobiçado, Gracia revelar-se-ia exímia gestora de negócios. A sua personalidade e o destino de outros 100 mil judeus sefarditas, expulsos de Portugal, são o foco do documentário Sefarad: Gracia Nasi (RTP2, 30/11, 23h20).

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This