Prémio Árvore da Vida 2021

João Manuel Duque fala sobre o estado atual da Teologia

| 11 Set 2022

João Manuel Duque fotografado em 8 de Julho de 2019, no Centro regional de Braga da UCP, para o livro Teologia Como Resistência. Foto © António Pedro Ferreira, cedida pelo autor.

 

O teólogo João Manuel Duque, professor catedrático na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Braga, fará uma conferência sobre “Os principais problemas e perspetivas na situação atual da teologia”, no âmbito da entrega do prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, com que foi agraciado no ano passado.

A sessão pública decorre na próxima quinta-feira, dia 15, às 21h30, no Espaço Vita, em Braga. O laureado é também pró-reitor da Universidade Católica Portuguesa e presidente do seu Polo Regional de Braga.

O prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, instituído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), da Igreja Católica, destina-se a reconhecer a excelência de personalidades, percursos e obras que refletem o humanismo e a experiência cristã no mundo contemporâneo, segundo se pode ler na página do SNPC.

O galardão, patrocinado pela Fundação Ilídio Pinho, é constituído por uma escultura desenhada por Alberto Carneiro e 2.500 euros.

Antes da conferência, intervirá o professor João Carlos Loureiro, catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, para analisar a currículo do premiado, focando os aspetos mais relevantes do seu pensamento.

O júri do prémio foi presidido pelo bispo de Viana e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, dos Bens Culturais e das Comunicações Sociais, João Lavrador, e composto por Guilherme d’Oliveira Martins, José Carlos Seabra Pereira, Maria Teresa Dias Furtado e o padre jesuíta Júlio Trigueiros.

Instituído em 2005, o Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes é pela primeira vez atribuído a um teólogo. Nas edições anteriores o prémio galardoou 15 figuras reconhecidas (13 homens e duas mulheres): o poeta Fernando Echevarría, o cientista e padre jesuíta Luís Archer, o cineasta Manoel de Oliveira, a classicista Maria Helena da Rocha Pereira, o político e intelectual Adriano Moreira, o trabalho de diálogo entre Evangelho e Cultura levado a cabo pela Diocese de Beja, o compositor Eurico Carrapatoso, o arquiteto Nuno Teotónio Pereira, o pedagogo Roberto Carneiro, o jornalista Francisco Sarsfield Cabral, a artista plástica Lourdes Castro, o professor de Medicina e Bioética Walter Osswald, o ator e encenador Luís Miguel Cintra, o ator Ruy de Carvalho, o historiador José Mattoso e o ensaísta Eduardo Lourenço.

 

ONU pede veto da lei contra homossexuais no Uganda, Igreja em silêncio

Prevista pena de morte

ONU pede veto da lei contra homossexuais no Uganda, Igreja em silêncio novidade

Uma nova legislação aprovada pelo Parlamento ugandês esta semana prevê penas de até 20 anos de prisão para quem apoie “atividades homossexuais” e pena de morte caso haja abusos de crianças ou pessoas vulneráveis associados à homossexualidade. O alto-comissário para os Direitos Humanos da ONU, Volker Turk, já pediu ao presidente do país africano que não promulgue esta “nova lei draconiana”, mas os bispos do país, católicos e anglicanos, permanecem em silêncio.

Corpo Nacional de Escutas suspende alegado abusador de menores

Após reunião com Comissão Independente

Corpo Nacional de Escutas suspende alegado abusador de menores novidade

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) suspendeu preventivamente um elemento suspeito da prática de abusos sexuais de menores, depois de ter recebido da Comissão Independente (CI) para o Estudo dos Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica a informação de sete situações de alegados abusos que não eram do conhecimento da organização. Em comunicado divulgado esta sexta-feira, 24 de março, o CNE adianta que “está atualmente a decorrer o processo interno de averiguação, para decisão em sede de processo disciplinar e outras medidas consideradas pertinentes”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Em Lisboa

Servas de N. Sra. de Fátima dinamizam “Conversas JMJ” novidade

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, ligado á congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, acolhe na próxima quinta-feira, 30 de março, a primeira de três sessões do ciclo de “Conversas JMJ”. Esta primeira conversa, que decorrerá na Casa de São Mamede, em Lisboa, pelas 21h30, tem como título “Maria – mulheres de hoje” e será dedicada ao papel da mulher na sociedade atual.

Além da montanha… existe um arco-íris

Além da montanha… existe um arco-íris novidade

Vi o livro no balcão do espaço de atendimento, no seminário dos Dehonianos, em Alfragide. A capa chamou-me a atenção. Peguei nele, folheei aleatoriamente e comecei a ler algumas frases. Despertou-me curiosidade, depois atenção e logo após interesse. (Opinião de Rui Madeira).

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This