3 de junho, na Católica Braga

Jornada de Filosofia da Religião vai refletir sobre “o imperativo da reconciliação e da reparação”

| 30 Mai 2023

Josep Maria Esquirol Foto © Centre de Cultura Contemporània de Barcelona

O evento levará ao Campus Camões renomados conferencistas, com destaque para o filósofo e ensaísta catalão Josep Maria Esquirol. Foto © Centre de Cultura Contemporània de Barcelona.

 

Em contexto de guerra na Europa e de crise dos abusos na Igreja, qual a resposta da religião? “Reparação e reconciliação” podem ser a chave e servirão de mote à IV Jornada de Filosofia da Religião, agendada para o próximo sábado, 3 de junho, no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP). O evento levará ao Campus Camões renomados conferencistas, com destaque para o filósofo e ensaísta catalão Josep Maria Esquirol.

“Parece-nos que se trata de um tema fundamental para os tempos que correm”, explica ao 7MARGENS o padre Andreas Lind, um dos organizadores e conferencista desta Jornada. “Por um lado, temos o contexto de guerra, que voltou a ameaçar o continente europeu. Por outro lado, cremos viver um tempo de crescente polarização política com consequentes crispações e fragmentação ideológicas”, refere, acrescentando: “Para além de tudo isso, a crise de abusos que a Igreja enfrenta leva-nos a querer trazer para o debate este tema da reconciliação e da reparação”.

Na perspetiva deste jesuíta, é bom não esquecer que, “ao longo da história, a religião tem sido uma fonte de conflitos violentos” e que “as crenças religiosas podem ser manipuladas para justificar violência e agressão”, mas ao mesmo tempo “é importante destacar que a religião também pode ser uma força mediadora para a promoção da paz”.

Para o padre Andreas Lind, que falará sobre “O Magistério do Papa Francisco em Tempos de Guerra”, é “justo mencionar uma série de líderes religiosos que têm desempenhado papéis significativos na reconciliação pós-conflito e na promoção de diálogo inter-religioso”, e que “são exemplos de uma fé que pode fornecer princípios éticos e um senso de propósito compartilhado que motiva indivíduos e grupos a trabalharem pela paz, superando diferenças religiosas e buscando a compreensão mútua.”

 

“Convém cuidar e amparar em vez de dominar”

jornada-de-filosofia-da-religiao-2023-cartaz

“Creio que todos os interessados no tema podem tirar frutos com a Jornada, cujas conferências serão acessíveis a um público alargado”, afirma o padre Andreas Lind.

Destacando a abordagem interdisciplinar que os organizadores procuraram dar a esta IV Jornada de Filosofia da Religião, o padre Andreas Lind não esconde o entusiasmo pela possibilidade de contar, entre os conferencistas, com o “renomado Josep Maria Esquirol, líder do grupo Aporia”, cuja “filosofia da proximidade” poderá ser uma ajuda “sobretudo perante os contextos das crises sociais e económicas que, hoje, atravessamos”.

“A sua tese é simples: não é preciso superar a fragilidade da nossa condição para nos realizarmos enquanto pessoas. Muito pelo contrário: a fragilidade é condição de possibilidade da comunhão com os outros, pois possibilita uma identidade que implica a alteridade”, assinala. “Por isso, convém cuidar e amparar em vez de dominarporque só assim nos podemos aproximar da alteridade, acolhê-la e ser por ela acolhidos. Será certamente interessante escutar a conferência de Esquirol neste contexto da reconciliação que tanto ansiamos”, conclui.

Bruno Nobre, Fabrizia Raguso, Susana Vilas Boas, João Duque e João Carlos Onofre Pinto serão os restantes oradores da IV edição da Jornada de Filosofia da Religião, que irá decorrer no auditório Isidro Alves, entre as 9h30 e as 18h30

As inscrições podem ser feitas na página online da iniciativa e têm o valor de 15 euros (se realizadas até dia 2) ou de 20 euros (se feitas no próprio dia), com almoço incluído. No mesmo local, pode ser consultado o programa completo da iniciativa.

Dirigida sobretudo a estudantes, professores e investigadores nas áreas da filosofia e da teologia, trata-se de uma formação acreditada de curta duração para professores do ensino básico e secundário. “Mas creio que todos os interessados no tema podem tirar frutos com a Jornada, cujas conferências serão acessíveis a um público alargado”, afirma o padre Andreas Lind.

 

Um dia para conhecer a ecologia integral e aprender a pô-la em prática

Encontro da Rede Cuidar da Casa Comum

Um dia para conhecer a ecologia integral e aprender a pô-la em prática novidade

Porque o Planeta é de todos e todos são chamados a cuidar dele, a REDE Cuidar da Casa Comum vai realizar, no próximo dia 30, o encontro nacional “Também Somos Terra”, para o qual convida… todos. O evento terá lugar no Seminário de Leiria e será uma oportunidade para conhecer melhor o conceito de ecologia integral, em particular na vertente da economia social e desenvolvimento comunitário.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Comunidade Bahá’i denuncia “hipocrisia” e “desrespeito” do Presidente iraniano na ONU

Perseguição dura há 44 anos

Comunidade Bahá’i denuncia “hipocrisia” e “desrespeito” do Presidente iraniano na ONU novidade

Quem ouvir o discurso que o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, fez na semana passada na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, mostrando o Alcorão, defendendo a igualdade e apelando ao respeito pelas religiões em todo o mundo e à não violência, poderá ser levado a pensar que o pais está finalmente no bom caminho quanto ao respeito pelas minorias religiosas. Infelizmente, não é o caso, alerta a Comunidade Bahá’i Internacional (BIC, na sigla inglesa), para quem “a hipocrisia de tirar o fôlego do governo iraniano deve ser denunciada. Se o governo iraniano acredita que todas as pessoas são iguais, porque tem perseguido sistematicamente a comunidade bahá’í do Irão durante os últimos 44 anos?”, questionam.

Comunidade Loyola: um sistema montado para vigiar, punir e abusar

Os estragos do padre Rupnik (2)

Comunidade Loyola: um sistema montado para vigiar, punir e abusar novidade

A existência canónica da Comunidade Loyola é reconhecida em 1994, mas nessa altura havia já um percurso de cerca de dez anos atribulados em que se combinam a busca do carisma, a adesão de mulheres, umas mais entusiasmadas do que outras, e uma prática de abusos espirituais e sexuais por parte daquele que fez as vezes da superiora – o padre jesuíta esloveno Marko Ivan Rupnik.

Jornalistas e organizações de ajuda humanitária impedidos de atuar na Líbia

Amnistia Internacional denuncia

Jornalistas e organizações de ajuda humanitária impedidos de atuar na Líbia novidade

A Amnistia Internacional (AI) apelou esta segunda-feira, 25 de setembro, para que as Forças Armadas Árabes da Líbia (LAAF) – grupo que controla o leste do país, incluindo a cidade de Derna, devastada pelas cheias – “levantem imediatamente todas as restrições indevidas impostas aos meios de comunicação social e procedam à facilitação de ajuda humanitária a todas as comunidades afetadas” na região.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This