Homenagem às vítimas da pandemia

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 já tem site

| 18 Set 2021

velas foto pixabay

“Convocar a comunidade para um espaço amplo onde se possa colocar uma vela acendida por cada pessoa falecida” é uma das ações sugeridas no site da iniciativa, para assinalar esta jornada. Foto © Pixabay.

 

O site oficial da Jornada Nacional Memória & Esperança 2021, iniciativa que visa homenagear as vítimas da pandemia com ações em todo o país entre 22 e 24 de outubro, ficou disponível online esta sexta-feira, 17. Nele, é possível subscrever o manifesto redigido pela comissão promotora da iniciativa e será também neste espaço que irão sendo anunciadas as diferentes iniciativas a nível nacional e local para assinalar a jornada.

A homenagem, à qual o 7MARGENS se associou desde o início, conta com o alto patrocínio do Presidente da República, e começa agora a ganhar forma. Através do site, qualquer pessoa, instituição, grupo ou associação pode registar e divulgar a atividade que está a planear para esta “jornada de memória, luto e afirmação da esperança”, bastando para isso preencher o formulário disponibilizado.

Todas as ações, que poderão “focar mais a Memória dos que partiram ou mais a Esperança num futuro mais justo para todos ou ambos os aspetos”, ficarão depois disponíveis para consulta na área das “Iniciativas”.

No site, encontram-se já algumas sugestões de ações a realizar, nomeadamente por parte de autarquias e outras entidades locais. “Convocar a comunidade para um espaço amplo onde se possa colocar uma vela acendida por cada pessoa falecida” ou criar “um mural onde cada um possa escrever ou colar um papel com o nome de familiares ou amigos que faleceram” são algumas das muitas ideias sugeridas para os municípios ou freguesias.

Tendo as escolas sido “um dos terrenos em maior evidência nesta pandemia” e a experiência de confinamento representado “uma prova especialmente dura” para as crianças, jovens e agentes educativos, a comissão promotora espera que estas possam também ter uma forte participação na jornada, dinamizando “projetos de reflexão e estudo” que poderão materializar-se através de pequenos vídeos e podcasts, performances, entre outros, ou criando, por exemplo, uma “Floresta Memória & Esperança”. “A ideia é plantar árvores autóctones que fiquem a simbolizar as pessoas do agrupamento ou/e da comunidade que morreram direta ou indiretamente por causa da pandemia”, pode ler-se no site.

Ideias não faltam e, para aqueles que as tenham mas não saibam como concretizá-las, a comissão promotora disponibiliza ajuda: basta enviar um e-mail para memo2021es@gmail.com. Espera-se “que em todos os locais existam iniciativas abertas à participação de todos”.

 

Mais do que A Voz da Fátima

Pré-publicação

Mais do que A Voz da Fátima novidade

Que fosse pedido a um incréu um texto de prefácio para um livro sobre A Voz da Fátima, criou-me alguma perplexidade e, ao mesmo tempo, uma vontade imediata de aceitar. Ainda bem, porque o livro tem imenso mérito do ponto de vista histórico, com o conjunto de estudos que contém sobre o jornal centenário, mas também sobre o impacto na sociedade portuguesa e na Igreja, das aparições e da constituição de Fátima e do seu Santuário como o centro religioso mais importante de Portugal. Dizer isto basta para se perceber que não é possível entender, no sentido weberiano, Portugal sem Fátima e, consequentemente, sem o seu jornal.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita novidade

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

Manhã desta quinta-feira, 24

“As piores formas de trabalho infantil” em conferência

Uma conferência sobre “As piores formas de trabalho infantil” decorre na manhã desta quinta-feira, 24 de Novembro (entre as 9h30-13h), no auditório da Polícia Judiciária (Rua Gomes Freire 174, na zona das Picoas, em Lisboa), podendo assistir-se também por videoconferência. Iniciativa da Confederação Nacional de Ação Sobre o Trabalho Infantil (CNASTI), em parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC), a conferência pretende “ter uma noção do que acontece não só em Portugal, mas também no mundo acerca deste tipo de exploração de crianças”.

Cardeal Zen condenado a pagar multa por ter defendido manifestantes

Hong Kong

Cardeal Zen condenado a pagar multa por ter defendido manifestantes novidade

O cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, foi condenado esta sexta-feira, 25 de novembro, a pagar uma multa de cerca de 500 euros pela sua colaboração com o 612 Humanitarian Relief Fund, que apoiou manifestantes pró-democracia a pagar multas e fianças em 2019. Sobre ele, recai ainda a acusação de conluio com forças estrangeiras, pelo que poderá vir a enfrentar penas mais graves.

Freiras italianas gritam “basta!” à violência contra a mulher

Dia Internacional contra a Violência de Género

Freiras italianas gritam “basta!” à violência contra a mulher novidade

“Sentimos o dever de manifestar abertamente a solidariedade com as mulheres que sofrem todo o tipo de violência.” Quem o diz são as irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora, da Província de São João Bosco, em Roma, que pela primeira vez decidiram associar-se pessoalmente a uma campanha de prevenção, a propósito do Dia Internacional Contra a Violência de Género, assinalado esta sexta-feira, 25 de novembro.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This