1922-2022

Jornal Voz da Fátima celebra 100 anos de existência

| 13 Out 2022

centenario do jornal voz da fatima foto c santuario de fatima

“É um jornal centrado em Fátima, mas que não se fecha em Fátima, nem se esgota em Fátima. Tem sempre uma atenção para com o mundo”, diz a diretora de comunicação do Santuário. Foto © Santuário de Fátima.

 

“Foram 100 anos com 1.200 números, sempre a cada dia 13, a contar o ritmo do Santuário e a olhar para fora do próprio Santuário.” O jornal Voz da Fátima completou esta quinta-feira, 13 de outubro, um século de publicação ininterrupta e as palavras são do seu atual diretor, o padre Carlos Cabecinhas, que fez questão de assinalar o centenário daquele que é o projeto de comunicação mais antigo do Santuário, durante a conferência de imprensa que antecedeu a Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro.

Depois de várias iniciativas que ao longo do último ano assinalaram este marco histórico, será lançado no próximo dia 26 de novembro o livro “O Jornal Voz da Fátima, Cem Anos a Olhar o Mundo”, o qual conta com prefácio de Pacheco Pereira e textos do padre Carlos Cabecinhas, Carmo Rodeia (diretora de comunicação do Santuário), Marco Daniel Duarte (diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima) e António Marujo (diretor do jornal 7MARGENS), entre outros.

“O primeiro número do jornal foi publicado em 13 de outubro de 1922, cinco anos depois das aparições e oito anos antes de as mesmas terem sido declaradas dignas de crédito”, tendo “contribuído muito para isso”, assinalou Carmo Rodeia, em declarações à Agência Ecclesia.

A decisão de criar o jornal foi tomada por uma Comissão Canónica criada pelo então bispo de Leiria, José Alves Correia da Silva, e a publicação teria a finalidade de publicar todas as notícias e informações relativas aos acontecimentos de Fátima e, em concreto, as aparições.

Mas, além disso, “quem fez o jornal teve sempre a preocupação de instruir os leitores, dar-lhes orientações sobre a forma como devem ler o mundo”, referiu a diretora de comunicação do Santuário. “É um jornal centrado em Fátima, mas que não se fecha em Fátima, nem se esgota em Fátima. Tem sempre uma atenção para com o mundo”.

A publicação começou com uma tiragem de seis mil exemplares, e chegou a aproximar-se dos 250 mil em 1954, tendo sido impressa em várias línguas. Atualmente, a tiragem da Voz de Fátima situa-se nos 62 mil exemplares, estando também disponível na página online do Santuário, e chega a 40 países em língua portuguesa.

De distribuição gratuita, o jornal tem como principais assinantes os elementos do Movimento da Mensagem de Fátima, sendo que alguns deles recebem várias dezenas de exemplares que depois entregam porta a porta, para que esta “voz do santuário” chegue também àqueles que não têm acesso às novas tecnologias, destaca Carmo Rodeia.

Inserida nas comemorações do centenário do jornal, está patente no NewsMuseum, em Sintra, a exposição “Voz da Fátima: 100 anos a contar a história de uma mensagem em Portugal e no mundo”, que pode ser visitada todos os dias, entre as 10h e as 18h30, e da qual faz parte o documentário abaixo.

 

Guerra e Paz: angústias e compromissos

Um ensaio

Guerra e Paz: angústias e compromissos novidade

Este é um escrito de um cristão angustiado e desorientado, e também com medo, porque acredita que uma guerra devastadora na Europa é de alta probabilidade. Quando se chega a este ponto, é porque a esperança é já pequena. Manda a consciência tentar fazer o possível por evitar a guerra e dar uma oportunidade à paz. — ensaio de Nuno Caiado

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados novidade

Estou na Calábria com vista para a Sicília e o vulcão Stromboli ao fundo. Reunião de Coordenadores das Redes Internacionais do Graal. Escolhemos reunir numa propriedade de agroturismo ecológico, nas escarpas do mar Jónio, da antiga colonização grega. Na Antiguidade, o Mar Jónico foi uma importante via de comércio marítimo.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This