José Marques (1937-2021), padre e medievalista

| 4 Fev 21

José Marques

José Marques (1937-2021), padre e medievalista. Foto © Libório Manuel Silva, cedida pelo autor.

Padre e historiador, José Marques faleceu aos 83 anos. Foi a sepultar na terça-feira, 2 de Fevereiro, no cemitério de Braga. “Com o desaparecimento do Professor José Marques, a historiografia portuguesa perde um dos seus mais distintos medievalistas, autor de uma vasta obra que tem por território de eleição a Arquidiocese de Braga e as regiões do Minho e de Trás-os-Montes”, refere a nota de condolências do Presidente da República.

“Historiador prestigiado nacional e internacionalmente, vice-presidente do Comité de Paleografia Latina da UNESCO, membro da Academia Portuguesa da História, o Professor Doutor José Marques foi também um destacado sacerdote da arquidiocese de Braga, por todos respeitado como exemplo de homem de ciência e de fé”, acrescenta Marcelo Rebelo de Sousa.

A presidente da Academia Portuguesa da História, Manuela Mendonça, ouvida pela agência Lusa, recordou que José Marques, “além de distinto medievalista, foi catedrático da Universidade do Porto, e é uma figura de nível internacional, tendo ocupado o cargo de vice-Presidente do Comité Internacional de Paleografia Latina” da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Manuela Mendonça considerou que a morte de José Marques “é uma enorme perda, pois tratava-se de um dos mais distintos Académicos de Número”, membro do Conselho Académico entre 2006 e 2017, tendo sido, nos últimos três anos, vice-presidente.

A Arquidiocese de Braga no século XV (ed. Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1988) foi o tema da tese com que se doutorou em 1982 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que dirigiu e em que fundou e coordenou o Curso de Especialização em Ciências Documentais.

Entre os múltiplos empreendimentos em que se envolveu, pode destacar-se a reedição da obra Liber Fidei, que reúne diversa documentação da Igreja de Braga, do período compreendido entre 569 e 1254.

Ainda que a sua investigação científica tenha incidido em grande medida no período da História Medieval Portuguesa no contexto da arquidiocese de Braga, José Marques é autor de obras de âmbito mais vasto, como é o caso de, por exemplo, Relações Entre Portugal e Castela nos finais da Idade Média (ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 1994).

Uma nota da arquidiocese bracarense, que evoca diversos elementos do percurso como historiador e padre, assinala que José Marques foi durante várias décadas “uma presença assídua na Basílica dos Congregados, quer presidindo à Eucaristia, quer concelebrando”.

Nascido a 12 de Agosto de 1937, em Roussas (Melgaço), José Marques foi ordenado em 1961 e nomeado cónego em 1987. Entre 1990 e 2000, foi mestre-escola do Cabido Metropolitano e Primacial Bracarense.

 

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 já tem site

Homenagem às vítimas da pandemia

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 já tem site novidade

O site oficial da Jornada Nacional Memória & Esperança 2021, iniciativa que visa homenagear as vítimas da pandemia com ações em todo o país entre 22 e 24 de outubro, ficou disponível online esta sexta-feira, 17. Nele, é possível subscrever o manifesto redigido pela comissão promotora da iniciativa e será também neste espaço que irão sendo anunciadas as diferentes iniciativas a nível nacional e local para assinalar a jornada.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Novo ano letivo: regressar ao normal?

Novo ano letivo: regressar ao normal? novidade

Após dois conturbados anos letivos, devido à pandemia, as escolas preparam-se para um terceiro ano ainda bastante incerto, mas que desejam que seja o mais normal possível. O regresso à normalidade domina as declarações públicas de diretores escolares e de pais, alunos e professores. Este desejo de regresso à normalidade, sendo lógico e compreensível, após dois anos de imensa instabilidade, incerteza e experimentação, constitui ao mesmo tempo um sério problema.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This