Violência contra cristãos na Nigéria

Jovem padre ordenado há 10 meses foi assassinado a tiro

| 13 Jun 2023

campo de deslocados na diocese de Makurdi, Nigéria, Foto ACN

Um dos campos de deslocados internos na Diocese de Makurdi, Nigéria. Foto © ACN

 

Um jovem padre, ordenado há menos de um ano, foi assassinado a tiro na passada quarta-feira, 7 de Junho, na Nigéria, anunciou a fundação católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). Até ao momento desconhece-se a razão deste crime, mas ele surge numa altura em que, na Nigéria, se assiste a uma nova onda de violência contra cristãos e que levou a AIS a promover, durante a última Quaresma (Março-Abril), uma campanha de sensibilização da opinião pública para aquela realidade.

padre, Nigéria, clero, terrorismo, violência, perseguição

O padre Charles Igechi foi morto numa emboscada. Foto ©ACN

Este assassinato deu-se quatro dias antes de um outro ataque que teve um final menos trágico: no último domingo, 11, o padre Jeremiah Yakubu foi raptado por homens armados quando se encontrava na reitoria da paróquia da Santíssima Trindade, em Kardu, diocese de Kafanchan, estado de Kaduna (centro do país, 180 km. a nordeste da capital, Abuja). O padre Yakubu seria libertado horas mais tarde, já na segunda-feira, 12 de Junho.

De acordo com a mesma fonte, o padre Charles Onomhoale Igechi foi assassinado a tiro numa emboscada numa estrada em Ikpoba Pkha, no estado de Edo. Numa mensagem enviada à AIS Internacional, o arcebispo Augustine Akubeze, de Benin, fala em “grande consternação” pelo sucedido. Charles Igechi “foi baleado e morto enquanto regressava ao seu local de trabalho”, dizia o bispo, segundo o qual as autoridades já estão a investigar o caso.

Nos últimos dois meses, houve, pelo menos, mais três outros casos de sequestros de padres, vítimas de emboscadas nos estados de Delta e Imo, no sul e sudeste da Nigéria, que é neste momento um dos países onde a perseguição aos cristãos é mais visível – só no ano passado foram raptados 28 padres e quatro foram assassinados, além de se sucederem também os raptos de outras pessoas, nomeadamente meninas como Leah Sharibu, levada de uma escola em Dapchi, pelo Boko Haram, há cinco anos.

Leah fez 20 anos de idade e passou de novo essa data em cativeiro. Raptada com mais 109 colegas em 19 de Fevereiro de 2018, Leah foi a única a ficar retida, depois de todas as outras crianças terem sido libertadas, ao fim de algumas semanas, por ter sido a única que recusou renunciar à sua fé.

A perseguição com motivação religiosa na Nigéria já levou muita gente a deixar as suas casas. Só na Diocese de Makurdi, por exemplo, há sete campos para deslocados internos, que dependem dessa ajuda das instituições católicas para sobreviverem.

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This