Jovens: Sínodo e JMJ

JMJ pode ter catequeses com leigos e uma assembleia de jovens da ONU ou do G-20

Ideias para não repetir as anteriores

JMJ pode ter catequeses com leigos e uma assembleia de jovens da ONU ou do G-20 novidade

Catequeses que possam ser feitas também por leigos e fóruns com os jovens a ser protagonistas e não apenas receptores de uma mensagem. ideias para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que o bispo Américo Aguiar gostaria de pôr em prática já em Lisboa, se isso for possível. E porque não modelos de debate reunindo uma espécie de assembleia geral das Nações Unidas ou dos países do G-20, de onde surjam orientações sociais e políticas? O 7MARGENS ouviu vários protagonistas sobre o que podem ser modelos complementares de organização da JMJ, a partir da ideia lançada por Luigino Bruni, de que os jovens de hoje se querem envolver na política, na economia, no ambiente e nas artes.

Luigino Bruni: “Se organizarmos a JMJ Lisboa como há dez anos, será um falhanço total”

Diretor d'A Economia de Francisco, ao 7M

Luigino Bruni: “Se organizarmos a JMJ Lisboa como há dez anos, será um falhanço total”

Professor de Economia Política da Universidade Lumsa de Roma, e consultor do Dicastério para os Leigos, Luigino Bruni é um apaixonado pela Bíblia e pelo cruzamento entre disciplinas como a Ética e a Economia. No final do encontro global d’A Economia de Francisco, que decorreu entre os passados dias 22 e 24 de setembro em Assis, falou ao 7MARGENS sobre o balanço que faz desta iniciativa, e deixou alguns conselhos aos organizadores da Jornada Mundial da Juventude 2023, que irá realizar-se em Lisboa.

JMJ abre comité de Lisboa e debate comunicação em Fátima

Nova sede e jornadas

JMJ abre comité de Lisboa e debate comunicação em Fátima

A promessa é de que seja um espaço de cultura, amigos, fé, estudo e vocação. Ao final da tarde desta quinta-feira, 22 de Setembro, será inaugurada a sede do Comité Organizador Diocesano (COD) de Lisboa, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023. Para a festa de abertura, os responsáveis programaram a celebração da eucaristia às 19h, após o que haverá churrasco e animação.

Bispos respondem a críticas ao “Relatório de Portugal ao Sínodo”

Após reunião em Fátima

Bispos respondem a críticas ao “Relatório de Portugal ao Sínodo”

Os conteúdos do Relatório de Portugal ao Sínodo 2021-2023 “não foram inventados” pela comissão criada pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para a sua redação, esclareceu em comunicado divulgado esta terça-feira, 13, o padre Manuel Barbosa, secretário e porta-voz daquele organismo. Esses conteúdos “encontram-se nos documentos” enviados pelas diferentes dioceses e “é importante ouvi-los, discerni-los, completá-los ou reformulá-los, mas não descartá-los”, sublinhou.

Papa desafia jovens a “abandonar falsas fronteiras” e “superar as guerras”

Mensagem para a JMJ

Papa desafia jovens a “abandonar falsas fronteiras” e “superar as guerras”

“Queridos jovens, é tempo de voltar a partir apressadamente para encontros concretos, para um real acolhimento de quem é diferente de nós”, escreveu o Papa na sua Mensagem para a 37ª Jornada Mundial da Juventude, divulgada esta segunda-feira, 12, pelo Vaticano, desafiando todos a rumar a Lisboa em agosto de 2023 num espírito de “encontro, partilha, amor e serviço”. “Só assim superaremos as distâncias entre gerações, entre classes sociais, entre etnias, entre grupos e categorias de todo o género, e superaremos também as guerras.”

E se a Jornada Mundial da Juventude for um vazio?

3ª de 3 pequenas crónicas sinodais

E se a Jornada Mundial da Juventude for um vazio?

Pensando na JMJ, não esperaria que ela reproduzisse as preocupações da minha juventude mas legitimamente esperaria encontrar um pequeno conjunto de ideias arrebatadoras que funcionassem como motivação e mobilização dos jovens. Temos que compreender a JMJ como um evento de massas mas, ainda assim, não é razoável que ela se quede pela competição dos números (estabelecer recordes de presenças: 2 milhões, 2 milhões e meio, como temos ouvido ao bispo responsável) ou por uma triste insipiência de conteúdos.

A nova geração de jovens universitários que quer encontrar-se em Cristo (II)

Reportagem

A nova geração de jovens universitários que quer encontrar-se em Cristo (II)

Apesar da significativa redução do número de jovens que se dizem católicos, o número de Núcleos de Estudantes Católicos (NEC) não pára de crescer no ensino superior. Surgidos em 2010, são agora 18 só na Diocese de Lisboa. Alguns nasceram em plena pandemia. Reúnem estudantes com vontade de viver, mostrar e discutir a religião no espaço académico. Hoje publicamos mais duas histórias desses núcleos, contadas pelas vozes de quem neles participa. Segunda parte da reportagem sobre os NEC.

A nova geração de universitários que quer encontrar-se em Cristo (I)

Reportagem

A nova geração de universitários que quer encontrar-se em Cristo (I)

Na última década, um novo tipo de “associativismo católico” tem crescido no ensino superior, apesar da significativa redução do número de jovens que se dizem católicos. O primeiro Núcleo de Estudantes Católicos (NEC) surgiu em 2010. Hoje, existem 18 só na Diocese de Lisboa. São constituídos por estudantes com vontade de viver, mostrar e discutir a religião no espaço académico. Estas são as primeiras duas histórias de quatro núcleos contadas pelas vozes de quem deles faz parte.

Marcelo junta organizadores da JMJ para pôr os pontos nos ii

Visita ao local na 5ª feira

Marcelo junta organizadores da JMJ para pôr os pontos nos ii

O Presidente da República promove esta quinta-feira, 4 de agosto, uma visita das várias entidades responsáveis pela organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) ao local onde decorrerá a vigília e a missa final com o Papa. O objectivo de Marcelo Rebelo de Sousa é sanar os problemas suscitados nos últimos dias pela Câmara de Lisboa, relativos às questões financeiras, soube o 7MARGENS.

Alguns eventos da JMJ em risco de sair de Lisboa

Cãmara Municipal recuou nos apoios

Alguns eventos da JMJ em risco de sair de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa não assinou ainda o memorando de entendimento que preparou já no passado mês de abril, e onde definia a distribuição de trabalho, despesas e locais relativos às diversas iniciativas no programa da Jornada Mundial da Juventude, que irá realizar-se em Portugal de 1 a 6 de agosto. Com os prazos cada vez mais apertados, a organização confessa-se apreensiva e começa a pensar em locais alternativos para os eventos, de Vila Franca de Xira a Cascais, avança o jornal Expresso desta sexta-feira, 29.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Escuta sinodal revela desafios sociais

Igreja na Índia

Escuta sinodal revela desafios sociais

A Igreja Católica de Rito Latino da Índia vai reunir-se de 26 a 28 de julho em Bangalore para rever a síntese nacional do Sínodo que será enviada a Roma como parte da jornada mundial convocada pelo Papa Francisco que terá o seu momento final em outubro de 2023.

Say Yes Day’22: Encontro diocesano de jovens é um “ensaio” para a JMJ

Em Lisboa

Say Yes Day’22: Encontro diocesano de jovens é um “ensaio” para a JMJ

O Encontro Diocesano de Adolescentes, Say Yes Day’22, decorre este sábado, 25, em Lisboa e pretende proporcionar aos adolescentes da catequese do Patriarcado de Lisboa uma experiência análoga à de um dia de uma Jornada Mundial da Juventude: durante a manhã, catequese e missa numa das paróquias da cidade, e tarde festiva, no pavilhão Carlos Lopes, onde um grupo de jovens universitários da Missão País, apresentará a peça de teatro Deus escreve direito por linhas tortas.

Altar e parque da JMJ com obras de 6,5 milhões de euros

Obras terminam em abril de 2023

Altar e parque da JMJ com obras de 6,5 milhões de euros

O Complexo Logístico da Bobadela já está a mudar para acolher a Vigília e a Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a 5 e 6 agosto de 2023, naquela que será a primeira edição deste evento da Igreja Católica em território português. As obras ficarão a cargo da Oliveiras, S.A – Engenharia e Construção, que venceu o concurso público.

JMJ Lisboa quer ser a “mais sustentável de sempre”

Declaração a propósito do Dia da Terra

JMJ Lisboa quer ser a “mais sustentável de sempre”

A organização da JMJ Lisboa 2023 divulgou uma carta-compromisso em que propõe que a iniciativa seja a “mais sustentável de sempre”. A carta afirma que a jornada de Lisboa pretende ter na sua génese “o conceito de ecologia integral” e ser “uma referência no compromisso com a sustentabilidade”, de modo a deixar “um legado positivo duradouro no território, na comunidade em geral, na equipa, nos parceiros, nos voluntários e nos peregrinos”.

Adultos. Com A grande, sff. (I)

Adultos. Com A grande, sff. (I)

Vivendo este tempo sem medo, descobrimos uma beleza desconfortável nessa marca de água da contradição: promete fracturas, e revela possibilidades. E morde, morde muito. No limite, a beleza está no convite exigente a posicionarmo-nos perante o que acontece no mundo e nos nossos pequenos mundos quotidianos e, com toda a radicalidade, perante nós próprios e perante Deus. É uma imensa porta para a esperança, basta querermos abri-la.

Um Sopro inclusivo para pessoas católicas LGBT nasceu em Portugal

Movimento apresenta-se com página na internet

Um Sopro inclusivo para pessoas católicas LGBT nasceu em Portugal

Apresenta-se com uma palavra curta de cinco letras, “sopro”, escrita à mão. A ponta do “o” final prolonga-se numa linha que depois se converte no braço horizontal de uma cruz, ligeiramente ondulado e pintado com as cores do arco-íris. É o título da página digital que acaba de ser aberta a público pelo Sopro, movimento que se propõe “através de diálogo, formação, informação, acolhimento e integração, fomentar um ambiente de respeito e aceitação para com pessoas LGBT+, famílias e amigos, nas comunidades cristãs católicas” em Portugal.  

Jesuítas querem saber o que pensam os jovens sobre a Igreja

Inquérito online

Jesuítas querem saber o que pensam os jovens sobre a Igreja

Se tens entre 15 e 35 anos, podes responder a um inquérito dinamizado pelo site dos Jesuítas Ponto SJ, que pretende saber o que pensas sobre a Igreja Católica. O formulário já está acessível desde esta quarta-feira, dia 23,  ficando disponível até 23 de março. Se estiveres fora dos limites etários ou conheceres potenciais interessados, podes sempre dar a conhecer esta oportunidade de participação.

JMJ 2023, a terceira ponte de Lisboa

JMJ 2023, a terceira ponte de Lisboa

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, que irá realizar-se em Lisboa, é a possibilidade concreta da construção de uma ponte multidimensional, com início em Lisboa e com destino à humanidade. Uma ponte que culmine realmente no seu propósito de ligar margens e não meramente de uma bonita foto de postal, uma ponte que não exclua ninguém apenas por alguém estar numa “ilha”.

MAGIS 2023 também já tem data, 10 dias antes da JMJ

Juventude jesuíta em pré-JMJ

MAGIS 2023 também já tem data, 10 dias antes da JMJ

Antes de cada Jornada Mundial Juventude, tem vindo a ser hábito que a Companhia de Jesus promova um encontro da juventude ligada aos jesuítas de todo o mundo, o MAGIS, como forma de preparar a participação dos seus jovens na JMJ. Lisboa não será exceção, e a Província Portuguesa anunciou já que, de 22 a 31 de julho, Portugal vai encher-se de jovens inacianos. 

JMJ 2023 quer ser ecológica e ajudar a criar “um novo parque verde”

No espírito da “Laudato Sí’”

JMJ 2023 quer ser ecológica e ajudar a criar “um novo parque verde”

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 quer deixar, antes de mais “um legado muito Laudato Si’: quisemos que qualquer investimento para o espaço fosse um investimento ecológico”. Um “novo parque verde” nascerá do lugar onde se desenrolam os actos principais da JMJ, garante o responsável da organização, o bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar.

José Sá Fernandes preside a Grupo de acompanhamento da JMJ 2023

Responsável também pelas obras no Mar da Palha

José Sá Fernandes preside a Grupo de acompanhamento da JMJ 2023

O governo português anunciou a criação de um Grupo de Projeto com vista a acompanhar e agilizar todas as questões relacionadas com o “acompanhamento, em termos operacionais, dos trabalhos de preparação deste evento”. “Considerando a diversidade, a complexidade, a natureza e a dimensão das ações a desenvolver no âmbito da preparação da JMJ 2023, o Governo, através Resolução do Conselho de Ministros n.º 45/2021, criou um Grupo de Projeto para assegurar o acompanhamento”, pode ler-se no comunicado de imprensa a que o 7Margens teve acesso.

Papa quer aliança de jovens e idosos e JMJ sugere gestos de aproximação entre gerações

Dia dos Avós

Papa quer aliança de jovens e idosos e JMJ sugere gestos de aproximação entre gerações

Os idosos são necessários e o “futuro do mundo está nesta aliança entre os jovens e os idosos”, diz o Papa Francisco na sua mensagem para o Dia dos Avós, que a Igreja Católica assinala neste domingo, 25 de Julho, na véspera do dia em que celebra a memória litúrgica de Santa Ana e São Joaquim, que a tradição aponta como avós de Jesus. Para simbolizar essa aliança, a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 convida os jovens a terem um gesto de aproximação aos idosos e aos avós.

Judeus e muçulmanos na JMJ, e mais mulheres a participar na Igreja

Judeus e muçulmanos na JMJ, e mais mulheres a participar na Igreja

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) afirmou nesta quinta-feira, 15, que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a realizar em Lisboa, em 2023, deve estar aberta a todos os jovens, independentemente da religião. Citando o exemplo de judeus e muçulmanos, acrescentou que a JMJ é uma uma organização da Igreja Católica por iniciativa do Papa, para todos os jovens.

“Os Perdigotos”: aprender a fé em campos de férias

“Os Perdigotos”: aprender a fé em campos de férias

A iniciativa foi de duas alentejanas, Ana Bettencourt e Mariana Medeiro, uma de Beja e outra de Serpa. “Sabíamos que já existiam bastantes grupos que realizavam este tipo de campos de férias católicos, e já tínhamos participado em peregrinações com esses grupos, mas não havia nenhum na nossa região.”

Jovens portugueses recebem símbolos da JMJ

Jovens portugueses recebem símbolos da JMJ

Uma dezena de jovens portugueses estarão no Vaticano, no próximo domingo, 22 de Novembro, dia em que a Igreja Católica celebra a liturgia de Cristo Rei, para receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ): a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani – informou o comité local da JMJ.

JMJ Lisboa 2023 já tem um logótipo para que os jovens “não se acomodem”

JMJ Lisboa 2023 já tem um logótipo para que os jovens “não se acomodem”

Uma cruz com o verde e vermelho da bandeira portuguesa, rasgada por um caminho em curva, onde se destaca uma língua de fogo e as contas de um rosário, e ladeados ainda por uma silhueta de rosto de mulher. A traço grosso, são estes os componentes do logótipo da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, marcada para 2023, depois do adiamento de um ano provocado pela pandemia. Um convite, diz a autora, a que os jovens “não se acomodem” e que “não deixem o destino do mundo nas mãos dos outros”.

Adiamento da JMJ em Lisboa para 2023 foi tema de conversa entre patriarca e primeiro-ministro

Adiamento da JMJ em Lisboa para 2023 foi tema de conversa entre patriarca e primeiro-ministro

Agosto de 2023 é a nova data para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, de acordo com a decisão do Papa anunciada hoje pela Sala de Imprensa do Vaticano. O adiamento resulta da pandemia de covid-19 e o tema esteve também na agenda da conversa entre o patriarca e o primeiro-ministro na manhã desta segunda-feira, soube o 7MARGENS junto de uma fonte eclesiástica, horas antes de o Vaticano ter anunciado o adiamento.

Festival de jovens da ACR: “Ser divertidos com a palavra de Deus”

Festival de jovens da ACR: “Ser divertidos com a palavra de Deus”

“Há muitos festivais de Verão, havia o Festival Jota [de jovens cristãos], e quisemos fazer um festival diferente, para experimentarmos que podemos ser divertidos com palavra de Deus.” Ana Noro, oficial de justiça, 30 anos, recém-eleita presidente da Acção Católica Rural (ACR), caracteriza deste modo o Festival Jovem que desde sexta, 26 de Julho, está a decorrer em Calvão (Vagos), com a participação de 150 jovens.

Está confirmado: JMJ em Lisboa; falta saber quem será o Papa que vem

Está confirmado: JMJ em Lisboa; falta saber quem será o Papa que vem

Está confirmado: será Lisboa. Na capital portuguesa, está escolhido o local para os actos centrais do acontecimento. Falta saber quem será o Papa que presidirá às Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que decorrerão em Lisboa, no Verão de 2022. O próprio Francisco já disse várias vezes que o seu pontificado será breve (foi eleito em 2013) e por isso esse será o único factor que agora ficará em dúvida até à realização das JMJ em Portugal.

Movidos pela fé, com Deus eles vão

Movidos pela fé, com Deus eles vão

A Igreja deve perceber porque se afastam os mais novos, diz um jovem seminarista; Deus tem muitos nomes, afirma um muçulmano; é possível evangelizar a fazer truques de ilusionismo, acrescenta um ciclista católico. A terceira e última parte das reportagens “Os jovens e a religião”.

Os jovens e a religião: crentes “à sua maneira”

Os jovens e a religião: crentes “à sua maneira”

Têm os jovens de hoje menos interesse na religião? Poucos dias antes da Jornada Mundial da Juventude, que se realiza no Panamá entre 22 e 27 de Janeiro, e depois do Sínodo dos Bispos católicos que, em Outubro, debateu o tema dos jovens e da sua relação com a fé, o 7MARGENS foi tentar perceber o que pensam os jovens portugueses acerca da religião.

O que querem os jovens dos bispos reunidos em Roma

O que querem os jovens dos bispos reunidos em Roma

Sentiram-se escutados, mas querem fazer a experiência mais vezes: “Estes processos de auscultação têm de ser mais frequentes”, diz Rui Teixeira, 31 anos, escuteiro. Pensam que há um claro problema na forma de a hierarquia católica lidar e comunicar com os...

Pin It on Pinterest

Share This