Judaísmo
Pontificado de Pio XII e o nazismo
Papa abre acesso a 40 mil documentos sobre os judeus
O Vaticano decidiu abrir o acesso ao público em geral de cerca de 170 volumes de documentos relativos aos judeus e referentes ao pontificado do Papa Pio XII. Trata-se da documentação completa da atividade pontifícia, compreendendo cerca de 40 mil arquivos digitais, que podem agora ser acedidos online.
Apelo conjunto
Religiões defendem finanças responsáveis pelo clima
O Conselho Mundial de Igrejas, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Conselho Muçulmano de Anciãos e o Conselho de Rabinos de Nova Iorque (EUA) assinaram um apelo conjunto histórico sobre “Finanças Responsáveis pelo Clima — Um imperativo moral e responsabilidade para todas as crianças e o mundo vivo”.
Memória do Holocausto
Evangélicos fazem declaração contra o antissemitismo
A Aliança Evangélica Europeia apresentou “uma forte declaração contra o antissemitismo”, numa mensagem pública lida no Memorial do Holocausto Yad Vashem em Jerusalém, Israel, apoiando assim a definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto.
800 anos do Sínodo de Oxford
Igreja Anglicana pede perdão à comunidade judaica
A Igreja da Inglaterra [anglicana] pediu desculpas à comunidade judaica pelas leis antijudaicas adotadas no Sínodo de Oxford de há 800 anos e que prepararam o caminho que levou à posterior expulsão dos judeus de Inglaterra em 1290, só sendo de novo autorizados a residir no país em 1656.
Livro de Márcio Pitliuk
“Não Mais Silêncio” sobre o Holocausto apresentado em Lisboa
A ALPI (Associação Lusa Portugueses por Israel) juntou-se à Gradiva para promoverem uma conferência com o tema “A Indústria em tempos de Paz | A indústria em tempos de guerra”.
Sondagem
Canadianos preocupados com impacte das religiões na sociedade
Apenas 12 por cento dos canadianos que se declaram não religiosos avaliam positivamente o impacte das comunidades religiosas e das religiões na vida do país revela uma sondagem realizada pelo Angus Reid Institute e citada pelo The Muslim Times de 24 de abril.
Iniciativa do Instituto Elijah
Líderes religiosos de visita à Ucrânia
Uma delegação de líderes religiosos inicia hoje, dia 12 de abril, uma visita histórica a campos de refugiados e à cidade de Chernivtsi, na Ucrânia. A comitiva terá representantes de várias religiões, entre as quais o Ir. Massimo Fusarelli, ministro geral da Ordem Franciscana dos Frades, o Arcebispo emérito de Canterbury, Rowan Williams, o Rabino Jonathan Wittenberg, o Grande Mufti emérito Mustafa Ceric, o Arcebispo ortodoxo Nikitas Lulias, Swami Sarvapriyananda e a Abadessa Irmã Giác Nghiêm, (Budista, França), entre outros.
Porto
Museu do Holocausto reabre e Museu Judaico exibe filme português “1618”
O Museu do Holocausto do Porto reabre ao público esta quinta-feira, 31, depois de vários meses de encerramento, devido à pandemia. Inaugurado em 2021, no final de janeiro, é considerado o primeiro Museu do Holocausto na Península Ibérica, sendo tutelado por membros da comunidade judaica do Porto cujos pais, avós e familiares foram vítimas do Holocausto.
Isaac Abravanel – Damião de Góis
Uma cátedra para o diálogo científico entre judeus e cristãos
Privilegiar o diálogo científico e inter-religioso entre as tradições judaica e cristã, “ainda insuficientemente praticado em Portugal e em muitos sectores de nível internacional” é o objectivo principal da Cátedra de Estudos Bíblicos Judaicos e Cristãos Isaac Abravanel – Damião de Góis, que nesta terça-feira, 29 de Março, será apresentada na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa.
Eleições locais a 5 de maio
Labour escolhe rabino como candidato
O rabino David Mason, da Sinagoga Musewell Hil, foi escolhido na quarta-feira como candidato do Partido Trabalhista (Labour) às eleições locais de 5 de maio para a autarquia de Haringey (norte de Londres). Trata-se de uma reaproximação do Labour à comunidade judaica.
Segurança debatida em Lisboa
Lugares de culto são os mais visados por terrorismo na UE
Os lugares de culto de diferentes religiões são os alvos mais fáceis de ataques terroristas na Europa: entre os 282 ataques terroristas já ocorridos na Europa, um total de 63 (ou seja, 22,3%) teve como objectivo uma igreja, mesquita, sinagoga ou outros lugares de culto.
Caso da nacionalidade portuguesa
Rabi do Porto com termo de identidade e residência e entrega de passaporte
O rabi Daniel Litvak, responsável religioso da Comunidade Israelita do Porto, detido quinta-feira pela Polícia Judiciária, ficará a aguardar o desenvolvimento do processo com termo de identidade e residência, além de ter entregue o passaporte.
Suspeito de corrupção
PJ detém rabi da Comunidade Israelita do Porto
O rabi da Comunidade Israelita do Porto (CIP) foi detido na quinta-feira, 10 de março, pela Polícia Judiciária do Porto, por suspeitas de tráfico de influências, corrupção ativa, falsificação de documentos e branqueamento de capitais, entre outros crimes, noticiou o jornal Público esta sexta-feira (acesso reservado a assinantes). Daniel Litvak, responsável pela certificação de descendentes sefarditas que permitiu ao oligarca russo Roman Abramovich obter a nacionalidade portuguesa, preparava-se para sair do país com destino a Israel e vai agora ficar sujeito a termo de identidade e residência, avançou a Renascença.
Novo programa na TSF
“Que mundo, meu Deus”
A rádio TSF passa a ter, a partir desta semana, na sua grelha, um programa diário, de breve duração, em que a atualidade será lida à luz de três crenças religiosas, as chamadas “religiões do livro”.
Pré-publicação
Joshua Ruah, um judeu de Lisboa
No seu livro de memórias, “Um Judeu de Lisboa”, Joshua Ruah, antigo dirigente da Comunidade Israelita de Lisboa, fala da sua infância, do modo como entende o judaísmo, da sua participação na Guerra Colonial e de várias histórias já do tempo do regime democrático.
Identidade judaica
Judeus europeus: minoria étnica ou religiosa?
Os judeus europeus consideram-se uma minoria religiosa e não um grupo étnico, mas veem o antissemitismo e o Holocausto como mais significativos para a definição da sua identidade do que Israel ou Deus, revela um estudo do Institute for Jewish Policy Research, divulgado esta semana e citado na edição de 4 de fevereiro do Jewish News.
Investigação
Quem traiu Anne Frank?
Quem traiu Anne Frank, a autoria do conhecido Diário, e a sua família? Uma equipa que se entregou à tarefa de investigar acredita ter encontrado a chave do mistério. Mas trata-se de “um cenário provável”, sem certezas absolutas.
Mais liberdade religiosa
Israel liberaliza sistema de certificação casher
Pode o processo de certificação da comida casher ajudar a fazer uma revolução nas relações entre Estado e religião? O Governo de Israel iniciou a primeira fase de um programa para liberalizar o sistema de certificação alimentar casher e há quem considere que, além de baixar o custo de vida, a mudança pode retirar também o poder centralizado a uma minoria religiosa, aumentando a liberdade religiosa.
2021-2022, marcas do tempo (4)
Esther e a orquestra feminina de Auschwitz: Passagem de testemunho
“O ano de 2021 foi uma manhã de sábado em que mão amiga me escreveu trazendo a triste notícia da morte de Esther Bejarano, uma das últimas sobreviventes de Auschwitz e da sua Orquestra Feminina. Esther Bejarano tinha 96 anos e morreu no dia 10 de julho de 2021.” — O testemunho da professora Sandra Costa e dos seus alunos.
Tolentino Mendonça apresenta
Uma peregrinação fotográfica “nos passos de Etty Hillesum”
A segunda edição do livro Nos Passos de Etty Hillesum, com fotografias de Filipe Condado nos lugares onde viveu a judia neerlandesa que foi assassinada pelos nazis em Auschwitz, será apresentada neste sábado, 11 de Dezembro, em Lisboa, pelo cardeal José Tolentino Mendonça. Ao mesmo tempo, será inaugurada uma exposição com as fotos.
Edith Stein
O humanismo e uma pergunta lacerante
Edith Stein constitui uma figura maior da tradição espiritual cristã do século XX. Alemã de origem judia, Edith Stein partilhou o destino do seu povo na Shoah, apesar da sua conversão em catolicismo aos 30 anos. Com esta obra inicia-se um importante projeto editorial de publicação em Portugal das obras de Edith Stein.
PR acendeu vela de Hannukah
Vítimas da Shoah homenageadas no Porto por 200 jovens
Cerca de duas centenas de adolescentes e jovens de escolas do Porto participaram numa homenagem às vítimas da Shoah, que foi promovida pelo Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH), com sede em Portugal, e decorreu no Museu do Holocausto, no Porto.
Momento histórico
Judeus turcos voltam a reunir-se na sinagoga de Ancara, 40 anos depois
Há praticamente quatro décadas que os judeus não se reuniam na histórica sinagoga de Ankara (Turquia). Esta semana, importantes membros da comunidade judaica turca, incluindo o rabino chefe Isaak Haleva, marcaram ali encontro para “reavivar memórias” e alertar para a importância da preservação das sinagogas no país, noticiou o Middle East Monitor (MEMO).
Novo livro
Há dois mil anos de presença judaica em Portugal e Esther Mucznik foi à procura dessa história
O que nos diz a história de quase dois mil anos de presença judaica no território que é hoje Portugal? Partindo desta pergunta, a investigadora em temas judaicos Esther Mucznik escreveu um livro que pretende mostrar como “a vida dos judeus portugueses é indissociável da história de Portugal”. A obra, com o título Judeus Portugueses – Uma história de luz e sombra (ed. Manuscrito), será apresentada nesta terça-feira, 28, às 18h30, no espaço cultural do El Corte Inglés, de Lisboa.
Sondagem de setembro
Maioria dos franceses não acredita em Deus
A maioria dos franceses não professa nenhuma religião nem acredita em Deus. É a primeira vez que uma sondagem de âmbito nacional chega a esta conclusão. O inquérito nacional foi encomendado pela Associação de Jornalistas de Informação Religiosa ao instituto de sondagens IFOP e mostra que apenas 49% dos franceses confessa acreditar em Deus.
Sem peregrinos, artesãos não têm trabalho
Nas casas de Belém não há pão e com isso nasce um apelo desesperado
Belém significa, em hebraico, “casa do pão” e, em árabe, “casa da carne”. Mas nestes tempos o nome da cidade da Palestina contradiz a realidade: “Não há turistas e estamos abandonados, temos de nos desenvencilhar para sobreviver. Estamos fechados, abandonados e...
União Europeia
Nova estratégia de combate ao antissemitismo será apresentada em outubro
A União Europeia (UE) deverá divulgar, no próximo mês de outubro, uma “nova estratégia de combate ao antissemitismo e promoção da vida judaica”. A iniciativa surge na sequência da disseminação do racismo antissemita em inúmeros países da Europa, associada a teorias da conspiração que culpabilizam os judeus pela propagação da covid-19, avançou esta quarta-feira, 22, o Jewish News.
Judeus no dia mais sagrado do ano
Estado de São Paulo assinala Yom Kipur pela primeira vez
O estado brasileiro de São Paulo assinala este ano, pela primeira vez, o feriado judaico de Yom Kipur, o dia do perdão, que neste ano ocorre do pôr-do-sol desta quarta-feira, 15 de Setembro, até ao mesmo momento de quinta, 16. É um dia dedicado por cada pessoa ao jejum e à oração.
Com judeus na Hungria e Eslováquia
Francisco apela a educação para a fraternidade
A denúncia da invocação do nome de Deus para atos desumanos; o alerta para o facto de o anti-semitismo continuar à espreita na Europa e o apelo a uma educação para a fraternidade são os aspetos mais salientes dos dois primeiros dias da viagem apostólica do Papa Francisco, que incluiu a escala de sete horas para encerrar o Congresso Eucarístico Internacional em Budapeste (Hungria) e, desde domingo ao final do dia, a visita pastoral à Eslováquia.
Visita à Hungria e Eslováquia
Papa enfrenta teste à saúde e à diplomacia no centro do populismo xenófobo europeu
Num dos pontos altos da viagem à Eslováquia, o Papa visita a minoria cigana num bairro onde não há água, nem luz nem gás. Será um recado também para a Hungria vizinha, que Francisco visita neste domingo durante sete horas. A política anti-imigração dos dois países será um teste à diplomacia, mas a própria viagem é um teste à saúde de Francisco, depois da intervenção cirúrgicas a que foi submetido há dois meses.
Yad Vashem
“Em honra do Novo Ano”, a memória das festas de Rosh Hashanah e de Yom Kippur
O Yad Vashem recorda que “Rosh Hashanah, o Ano Novo Judaico, é um tempo dedicado à oração, às reuniões familiares, às refeições festivas e ao consumo de alimentos doces” e que “Yom Kippur, o Dia da Expiação, é o dia mais solene do ano judaico. É um dia de jejum, de reflexão e de arrependimento”.
É o ano de 5782
Começa o Ano Novo judaico
O ano de 5782 começa hoje para o mundo judeu. As festas de Rosh HaShanah, literalmente, a “cabeça do ano”, ou Ano Novo judaico, começam esta noite de segunda-feira, dia 6 de Setembro, e prolongam-se até ao dia 8.
Luta contra o antissemitismo
Estado australiano proíbe símbolos nazis em espaços públicos
O estado de Victoria, na Austrália, vai tornar-se no primeiro território daquele país a proibir a exibição pública de símbolos nazis, avançou esta quinta-feira, 2 de setembro, o jornal The Guardian.
Espanha
Universidade suspende curso que comparava Holocausto ao conflito israelo-palestiniano
A Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), cancelou um seminário intitulado “Auschwitz/Gaza: um campo de testes para literatura comparada”, após ter sido alvo de fortes acusações de banalização do Holocausto, ao compará-lo com o conflito israelo-palestiniano, avançou este domingo, 29, o jornal Jewish News.
Música, património e natureza
Festival Terras sem Sombra revisita herança judaica em Castelo de Vide
O Festival Terras sem Sombra apresenta, na Igreja Matriz de Santa Maria da Devesa (31 de Julho, 21h30), o concerto pelo reputado Utopia Ensemble, que interpreta obras da polifonia europeia. O festival junta as memórias judaicas de Castelo de Vide, revisitadas na acção de património (31 de Julho, 15h), e as deslumbrantes paisagens da Serra de S. Mamede (1 de Agosto, 9h30), com a rica biodiversidade deste território por horizonte.
Homenagem no Parlamento
Roménia reconhece massacres contra judeus
O Parlamento romeno prestou homenagem às vítimas do pogrom contra os judeus, em Iasi, em 1941, numa comemoração sem precedentes: durante anos, o país negava a sua participação no genocídio da II Guerra Mundial e a Roménia era identificada por vezes como a Shoah...
Rabino chefe de Inglaterra
Uma quinta ambiental kosher para “investir no futuro do planeta”
O rabino-chefe de Inglaterra, Ephraim Mirvis, visitou a recém-inaugurada quinta e centro de retiro Sadeh, em Kent, considerada a única iniciativa ambiental kosher da Europa. “Deus deu-nos este mundo para cuidarmos e nós temos a responsabilidade de investir no futuro do planeta. É muito um conceito judeu”, afirmou.
Para “construir uma fortaleza”
Crianças polacas derrubam lápides de sepulturas judaicas
Cinco crianças polacas derrubaram 63 lápides de sepulturas judaicas porque queriam utilizar as lajes para construir uma fortaleza, disseram à polícia.
“Um sinal poderoso”
Patriarcas e bispos católicos promovem Dia da Paz para o Médio Oriente
O Conselho dos Patriarcas e Bispos Católicos do Médio Oriente promove neste domingo, 27 de Junho, um Dia da Paz para a região. A iniciativa será sobretudo simbólica e litúrgica: cada bispo celebra a missa na sua diocese, consagrando o Médio Oriente; como gesto colectivo, o patriarca latino de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa, abençoará um ícone da Sagrada Família, na Igreja da Anunciação de Nazaré.
Desde 9 de Maio
Polícia de Israel fez campanha repressiva discriminatória contra palestinianos, acusa Amnistia
A polícia israelita cometeu múltiplas violações de direitos humanos contra palestinianos em Israel e em Jerusalém Oriental, durante e após as hostilidades armadas em Israel e Gaza, denunciou a Amnistia Internacional (AI). Tratou-se, diz a organização, de uma campanha repressiva discriminatória, desde o dia 9 de Maio, que levou à prisão mais de 2150 pessoas e que incluiu detenções em massa, utilizando a força ilegal contra manifestantes pacíficos e sujeitando os detidos a tortura e outros maus-tratos.
Um século depois
Nomeado rabi das Forças Armadas alemãs
Depois de um século sem assistência religiosa, os militares alemães judeus podem contar com Zsolt Balla, nomeado esta semana rabi das Forças Armadas alemãs. O rabi Balla, de 48 anos, foi proposto pelo Conselho Central Judeu e retoma uma tradição que havia sido interrompida com a ascensão de Hitler ao poder.
20 anos da Lei da Liberdade Religiosa
Religiões também querem comemorar 50 anos do 25 de Abril
Ao comemorar os 20 anos da Lei de Liberdade Religiosa, de que o próprio foi o impulsionador político, José Vera Jardim abriu o livro das reclamações a apresentar ao Governo. Diante da ministra da Presidência, o responsável disse o que falta fazer para concretizar melhor a lei. As religiões, que fazem um balanço muito positivo da aplicação do diploma legal, querem que também elas “possam contribuir para a preparação e celebração dos 50 anos do 25 de Abril”.
França
Judeus acusam muçulmanos de inquinar relações inter-religiosas
O Conselho Francês do Culto Muçulmano foi recentemente acusado por uma instituição judaica em França de ter atiçado o conflito que decorria então entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza, recorrendo à religião, o que poderia colocar em perigo os judeus em França.
20 anos do novo regime legal
A lei da liberdade religiosa é boa e recomenda-se, mas ainda tem muito por concretizar
Vinte anos depois, o que trouxe a Lei da Liberdade Religiosa (LLR), promulgada a 22 de Junho de 2001, faz nesta terça-feira precisamente duas décadas? Uma conferência na tarde desta terça-feira, 22 de Junho (que pode ser acompanhada por transmissão digital), quando se completam 20 anos da lei, fará o ponto de situação e procurará debater o que falta fazer. O 7MARGENS antecipa o debate.
Memória do Holocausto
Aristides, o padre Carreira e os outros justos que salvaram vidas homenageados em selos
Numa emissão de cinco selos, os CTT homenageiam Aristides de Sousa Mendes, Carlos Sampaio Garrido, Alberto Teixeira Branquinho, padre Joaquim Carreira e José Brito Mendes, homens que “colocaram as suas vidas e carreiras em risco ao estenderem a mão a vítimas da perseguição nazi, na sua maioria judeus”.
Palestina: uma luz sobre a resistência
Admiro, desde sempre, a resistência do povo palestiniano, que considero profundamente inspiradora da esperança num mundo melhor. Acompanho-a com particular intensidade desde 2003, depois de esbarrar de frente com a história da Rachel Corrie, ativista e voluntária do International Solidarity Movement.
Inquisição
Criptojudaísmo, visitações, denunciantes e denunciados
O criptojudaísmo foi um dos fenómenos que a Inquisição criou, na tentativa de muitos judeus tentarem escapar aos seus tentáculos. Histórias de denunciantes, denunciados e visitações, quando se assinalam os 200 anos de extinção da Inquisição, ocorrida a 5 de Abril de 1821.
Dois terços da população mundial sujeitos a violações da liberdade religiosa
Dois terços da população do mundo, num terço dos países, vivem situações de discriminação ou perseguição por causa da sua fé religiosa. A situação piorou nos últimos dois anos, diz o Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, divulgado na manhã desta terça-feira, 20. Os cristãos continuam a ser o grupo mais perseguido e a pandemia ajudou a agravar a situação. Chaves de leitura do documento.
Jesus Cristo, o caminho e a verdade que fez viver o teólogo Hans Küng (1928-2021)
Ficou conhecido por contestar o dogma da infalibilidade papal e o sistema eclesiástico de poder. Por via disso, facilmente era catalogado como “polémico”, “crítico” ou “contestatário”. Mas essa era apenas a imagem imediata de Hans Küng, teólogo suíço-alemão que morreu nesta terça-feira, 6 de Abril, aos 93 anos e foi um dos maiores e mais completos teólogos cristãos das últimas seis décadas.
Museu Judaico e parcerias com entidades judaicas para assinalar 200 anos do fim da Inquisição
O futuro Museu Judaico de Lisboa, intitulado de Tikvá – que significa “esperança” em hebraico –, vai situar-se em Belém. Desenhado pelo arquiteto Daniel Libeskind, autor dos museus judaicos de Berlim, São Francisco e Copenhaga, bem como dos memoriais do Holocausto nos Países Baixos, no Canadá e nos Estados Unidos, o museu pretende ser um lugar de preservação e divulgação da memória e da vivência judaica em Portugal, sobretudo em Lisboa.
Pessah, a Páscoa judaica, a grande festa da liberdade
A origem situa-se há mais de três mil anos e desde aí, cada ano, os judeus recordam o sucedido. É a grande festa da liberdade, é a “memória da libertação do Egipto, transmitindo-a aos mais novos”. Isaac Assor, hazan da sinagoga Shaaré Tikva (Portas da Esperança), em Lisboa, explica deste modo o sentido de Pessah, a Páscoa judaica, que se inicia neste sábado, 27 de Março.
A Estátua da Liberdade, o rabino patriota e o príncipe mercador – Os judeus portugueses na América (pré-publicação 7M)
A Liberdade, que desde 1886 recebe de chama na mão quem se aproxima de Manhattan, guarda aos seus pés a memória de uma diáspora com origens no lado de cá do Atlântico. Emma Lazarus, a autora do poema gravado no pedestal da estátua, conseguia recuar a sua ancestralidade até um judeu de Lisboa que, em 1738, chegara àquela mesma cidade de Nova Iorque.
Os lugares do Papa no Iraque: uma viagem de regresso, reencontro e reafirmação de fraternidade
Os lugares da viagem do Papa ao Iraque erguem memórias que abarcam desde o berço da civilização nas planícies do sul da Mesopotâmia e de toda a sua história até ao berço da expansão judaico-cristã, nos vales e montanhas entre a Assíria e a vizinha Arménia. Ali começou a viagem de Abraão, ali Francisco regressa numa visita que traduz o reencontro e a reafirmação da fraternidade. Um percurso pelos lugares da viagem, ao encontro da memória desses lugares.
Genocídio uigure: sobreviventes da Shoah pedem a Boris Johnson sanções contra a China
Duas sobreviventes da Shoah tornaram pública uma carta dirigida ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, na qual solicitam que este pressione os deputados do Partido Trabalhista a votarem favoravelmente a “emenda do genocídio” a incluir no Lei do Comércio.
Papa fez visita-surpresa a Edith Bruck, escritora e sobrevivente da Shoah, a quem agradeceu pelo testemunho
“Eu li a sua entrevista, que conta o horror que a senhora e a sua família viveram durante o tempo da perseguição nazi, e fiquei muito impressionado. Por isso, pedi para poder encontrar-me com a senhora e visitá-la em sua casa.” Foi com estas palavras que o Papa se dirigiu à escritora judia húngara Edith Bruck, que visitou em sua casa.
Israel: judeus ultraortodoxos comprometem combate à pandemia
Israel está a defrontar-se com um problema grave: ficar refém da recusa dos ultraortodoxos judeus a vacinar-se. O esforço feito de vacinar rapidamente a população, que colocou o país na liderança mundial, com perto de um terço da população vacinada, pode deste modo vir a ser afetado.
Dia da Memória: novo livro regista 2800 pedidos de ajuda de judeus a Pio XII e o esforço do Papa Pacelli em salvá-los
Cerca de 2.800 pedidos de ajuda de judeus dirigidos ao Papa Pio XII, registados em documentos inéditos apresentados no livro Pio XII e os Judeus, do arquivista do Vaticano Johan Ickx, evidenciam o trabalho do Papa Pacelli e do seu gabinete para salvar milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial e anulam a lenda do papa pró-nazi, defende o autor do livro, agora publicado em Itália.
Antiga sobrevivente do nazismo desafia extrema-direita nos 76 anos da libertação de Auschwitz e Papa alerta
Sobrevivente do período nazi e antiga presidente do Conselho Central dos Judeus na Alemanha, Charlotte Knobloch esteve nesta quarta-feira, 27, no Bundestag (Parlamento) alemão, na cerimónia que assinalou o Dia de Memória das Vítimas do Nazismo.
O homem que o povo alemão pedia
Porquê escrever, a pretexto de um dia em memória das vítimas do Holocausto, sobre o homem responsável pelo maior genocídio da história? Porque também hoje pululam pequenos homens cheios de ódio, incapazes de lidar com a sua insignificância pessoal, mas cujo ego descomunal estimulado por um contexto favorável os pode transformar em caudilhos de populações exasperadas pelo abandono e pelo medo.
Líderes religiosos pedem proibição de terapia de “conversão”
Mais de 370 líderes espirituais internacionais a proibição global da terapia de “conversão” LGBT, uma prática que visa mudar a orientação sexual ou identidade de género de uma pessoa.
Um milagre judaico de Hanuká: dois sobreviventes nonagenários do Holocausto vacinados contra a covid
Lily Ebert, judia de 96 anos e sobrevivente do Holocausto, recebeu a vacina contra a covid-19 na tarde de quinta-feira em Inglaterra enquanto o bisneto, Dov Forman, se referia ao acontecimento como um “milagre de Hanuká”.
Marrocos normaliza relações com Israel a troco do reconhecimento da ocupação do Sara Ocidental pelos EUA
O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira, 10, que Marrocos vai normalizar as relações com Israel, depois de os EUA terem reconhecido a soberania marroquina sobre o Sara Ocidental. O Bahrein e os Emiratos Árabes Unidos já tinham concordado nos últimos meses em reatar as relações com Israel, e o Sudão garantiu o seu acordo de princípio para fazer o mesmo.
“Portugueses no Holocausto”: o “descarinho” que acabou em Auschwitz
A autora dedica a obra “Portugueses no Holocausto” a “todos os portugueses expulsos pela Inquisição e que se refugiaram em Amesterdão, Istambul e Salónica. Acreditaram que eram portugueses, mas Portugal não os reconheceu como tal. No momento em que precisavam desesperadamente da nacionalidade portuguesa, esta foi-lhes negada.
Europa: 22% dos crimes de ódio em 2019 foram contra judeus
O antissemitismo esteve na origem de 22% dos crimes de ódio registados na região pan-Europeia em 2019, apesar de os judeus corresponderem a apenas 1% da população que ali reside. Os dados constam do relatório do Gabinete para as Instituições Democráticas e Direitos Humanos (ODIHR) da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), e foram divulgados este domingo, 29 de novembro, pelo jornal britânico Jewish News.
Líderes religiosos escrevem a Boris Johnson a pedir plano ambicioso contra o aquecimento global
Uma carta conjunta de 60 líderes cristãos, judeus, muçulmanos, hindus e sikh da Grã-Bretanha seguiu para o primeiro-ministro Boris Johnson, pedindo ao governo britânico que prepare desde já um ambicioso plano nacional contra o aquecimento global. “Como presidente de turno da Cop26 [a conferência sobre o Clima], a tarefa mais importante do Reino Unido é reunir todos os países em torno de metas climáticas mais ambiciosas”, diz a carta.
Judeus, cristãos e muçulmanos unidos na condenação do atentado de Viena (e da Etiópia e Afeganistão)
Judeus austríacos e europeus, o Papa Francisco, os bispos católicos da Áustria, o Conselho Mundial de Igrejas e instituições muçulmanas como a Universidade Al-Azhar. Todos são unânimes na condenação do terrorismo que voltou a matar, desta vez em Viena na segunda-feira à noite, mas também em lugares de que se fala menos como a Etiópia e o Afeganistão.
Número de judeus na Europa caiu 60% em 50 anos
Um novo estudo do Institute for Jewish Policy Research, publicado esta semana, revela que a percentagem de judeus a residir na Europa diminuiu 60% desde 1970. A pesquisa recua até ao final do século XIX, em que 88% da população judaica mundial vivia no continente europeu, e mostra que, neste momento, o número corresponde a apenas 9%: a proporção mais baixa em 1000 anos.
Alemanha dá 560 milhões de euros para ajudar sobreviventes do Holocausto durante pandemia
A Alemanha aprovou a criação de um fundo adicional no valor de 560 milhões de euros para apoiar, durante a pandemia, as vítimas do Holocausto que vivem em situação de pobreza , anunciou na semana passada a Conference on Jewish Material Claims Against Germany, organização que defende os interesses dos sobreviventes do genocídio nazi junto do Governo alemão.
O Holocausto esteve no limbo em Portugal, o livro de Irene Pimentel quer tirá-lo de lá
O tema do Holocausto tem estado num limbo em Portugal: primeiro, Salazar para lá o remeteu, com a sua política de neutralidade durante a Segunda Guerra Mundial; depois, o assunto foi eliminado da História e da memória portuguesa. E após a instauração da democracia, em 1974, as prioridades da historiografia foram outras.
Facebook proíbe conteúdos que neguem ou distorçam o Holocausto
A decisão foi anunciada esta segunda-feira, 12 de outubro, pela vice-presidente de política de conteúdos do Facebook, Monika Bickert, e confirmada pelo próprio dono e fundador da rede social, Mark Zuckerberg: face ao crescimento das manifestações de antissemitismo online, o Facebook irá banir “qualquer conteúdo que negue ou distorça o Holocausto”.
Deputados de cinco países juntam-se para lutar contra o antissemitismo online
Políticos de cinco países e diferentes filiações partidárias constituíram um grupo de trabalho para combater o antissemitismo online. O grupo inclui deputados do Reino Unido, Estados Unidos da América, Israel, Austrália e Canadá, e pretende responsabilizar em particular as redes sociais pelo seu papel na luta contra os discursos de ódio, avançou esta segunda-feira, 5 de outubro, o Jewish News.
Ruth Bader Ginsburg: a juíza pioneira e “orgulhosamente judia” que provou que as mulheres não se medem aos palmos
O facto de tantos chamarem “gigante” a uma mulher que não media mais do que 1,55m diz muito sobre ela. Ruth Bader Ginsburg, que morreu esta sexta-feira aos 87 anos vítima de cancro no pâncreas, era a mais antiga juíza do Supremo dos Estados Unidos da América e será a primeira da história a merecer dois dias de exéquias, incluindo uma cerimónia no Capitólio, tal a legião de admiradores que conquistou ao longo do seu percurso como defensora da justiça, e em particular dos direitos das mulheres.
Maioria dos jovens adultos norte-americanos não sabe o que foi o Holocausto, revela sondagem
O facto de seis milhões de judeus terem sido mortos durante o Holocausto é totalmente desconhecido para quase dois terços dos jovens norte-americanos, revela uma sondagem realizada para a organização de apoio aos judeus Claims Conference. Dos milhares de entrevistados, um quarto pensava que o Holocausto era um mito, e um em cada oito nunca tinha sequer ouvido a palavra.
Merkel diz-se “profundamente envergonhada” pelo aumento do antissemitismo na Alemanha
A chanceler alemã Angela Merkel confessou a sua tristeza perante o crescimento do racismo e antissemitismo na Alemanha. Durante a cerimónia que assinalou o 70º aniversário do Conselho Central de Judeus no país, realizada terça-feira, 15 de setembro, em Berlim, Merkel assumiu que, “apesar do florescimento do povo judeu” na Alemanha, os judeus nunca deixaram de ser objeto de discriminação.
As finas flores do entulho
O campo religioso evangélico atravessa talvez a sua pior fase na história do mundo ocidental. Depois da prostituição com o poder político, os escândalos sucedem-se. Era de esperar.
Três festas judaicas passarão a ser feriado na Ucrânia
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, que é judeu, anunciou que as principais festas do calendário judaico deverão passar a ser feriados oficiais do país. Em concreto, estão em causa as datas de Pessah (Páscoa), Hanukah (Festa das Luzes ou da Dedicação) e Rosh Hashanah (Ano Novo).
Inglaterra: Proibição de tocar shofar judaico levantada para líderes das comunidades
A proibição de soprar instrumentos de vento, tal como os shofar, em locais de culto em toda a Inglaterra – e que vigorava por causa da covid-19 –, foi levantada para os líderes das comunidades, mas não para os fiéis, segundo anunciou o Governo britânico.
Documentário da BBC sobre sobreviventes do Holocausto vence um dos prémios BAFTA
Um documentário da BBC 2, sobre alguns dos últimos sobreviventes britânicos do Holocausto, ganhou um dos prémios de televisão da BAFTA (British Academy of Film and Television Arts, Academia Britânica das Artes de Filme e Telvisão).
Católicos têm obrigação de combater o antissemitismo, defendem bispos alemães
“Não podemos olhar para o lado outra vez.” A frase é uma referência à atitude dos católicos durante o Holocausto e foi escrita pelo cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique e Freising (Alemanha), numa carta que assinala os 70 anos do Conselho Central de Judeus, celebrados este domingo, 19 de julho.
Líderes religiosos perguntam se há um problema da União Europeia com a religião
A decisão da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de não prolongar o mandato do actual comissário para a liberdade religiosa fora da Europa e de abolir este cargo ao nível da União Europeia tem merecido críticas generalizadas dos representantes das três grandes religiões monoteístas.
Um “grito de esperança” de redes cristãs em favor da Palestina
Intitula-se “Grito de Esperança” e pretende ser um apelo urgente de redes e grupos cristãos, para que se ponha fim à actual situação dos palestinianos. Assinada pelo patriarca latino emérito de Jerusalém, Michel Sabbah, e pelo coordenador geral da rede Kairos Global pela Justiça, a petição apela à subscrição de todos os interessados, em apoio dos direitos do povo palestiniano, da justiça e da autodeterminação.
Nacionalidade para sefarditas: perplexidades perante a proposta “antissemita” de alteração à lei
Perplexidade perante a ideia de alterar a lei da nacionalidade e falta de explicações fundamentadas sobre a proposta. Estas foram as duas ideias principais do vídeo-debate promovido pela associação Sedes, acerca da proposta de alteração da Lei da Nacionalidade, no que diz respeito à concessão da nacionalidade portuguesa a descendentes de judeus sefarditas expulsos de Portugal nos séculos XV e XVI.
“Lei de naturalização dos sefarditas” num debate em vídeo
“A lei de naturalização dos sefarditas” é o tema de um debate promovido pela Associação Sedes, nesta quinta-feira, dia 2 de Julho, entre as 18h e as 20h. A iniciativa conta com a participação de Maria de Belém Roseira e José Ribeiro e Castro, dois dos mais destacados opositores à proposta de alteração à lei da nacionalidade apresentada pela deputada Constança Urbano de Sousa (PS).
Os últimos apelos para que Israel desista do “plano ilegal de anexação”
Os palestinianos garantiram esta segunda-feira, 29, que estão prontos para retomar as negociações diretas com os israelitas. Num texto enviado à União Europeia, Nações Unidas, Rússia e Estados Unidos, citado pelo jornal La Croix, avisam, no entanto, que “se Israel declarar anexação a qualquer parte do território palestiniano, isso significará, necessariamente, o cancelamento de todos os acordos assinados”. Esta quarta-feira, dia em que o governo israelita deve iniciar as deliberações sobre os planos de anexação de territórios na Cisjordânia, a Amnistia Internacional lança um último apelo às autoridades israelitas e à comunidade internacional: “a anexação é ilegal” e “crime de guerra”.
Portugal para os judeus sefarditas: regresso a casa, refúgio ou desilusão
Há mais de 500 anos, Portugal expulsou milhares de judeus do seu território e obrigou os que ficaram a converter-se à força ao catolicismo. Perseguiu-os e torturou-os. Em 2013, uma lei de reparação histórica aprovada por unanimidade veio conceder a todos os descendentes de judeus que viviam na Sefarad (termo hebraico para Península Ibérica), os chamados sefarditas, a possibilidade de obterem a nacionalidade portuguesa. Desde 2015, altura em que a lei entrou em vigor, já foram 62.000 os candidatos. É necessário comprovarem a hereditariedade, num processo que custa tempo e dinheiro, e que em breve poderá tornar-se mais complexo, na sequência das alterações à lei que o PS pretende implementar. Muitos se têm insurgido contra estas mudanças, nomeadamente as Comunidades Israelitas de Lisboa e do Porto, e também inúmeras personalidades no interior do próprio PS. Mas o que leva afinal os descendentes destes judeus, que aqui foram tão mal tratados, a quererem ser portugueses?
Aos 101 números, “Le Monde des Religions” deixa de se editar em papel
“Nas nossas sociedades em que o religioso é constantemente tema de debate, em que a busca de sentido se torna cada dia mais premente, Le Monde des Religions propõe uma descodificação das religiões, espiritualidades e sabedorias da humanidade, numa abordagem laica e não confessional”. A constância e a premência referidos no início do texto agora em destaque no site da revista francesa poderiam indiciar um reforço do trabalho editorial, mas na realidade anunciam apenas o fim da publicação da revista em papel.
Milhares de conteúdos antissemitas “extremos e violentos” na Internet
Há milhares de conteúdos antissemitas “facilmente acessíveis, extremos e violentos” a circular nas redes sociais, alerta um relatório divulgado esta quinta-feira pela Community Security Trust (CST), uma instituição de proteção das comunidades judaicas, sedeada no Reino Unido.
Comissão de proteção de judeus negros criada no Reino Unido
Na sequência da morte de George Floyd, os testemunhos de judeus negros que foram vítimas de racismo no Reino Unido multiplicaram-se. A reação da Junta de Deputados dos Judeus Britânicos (Board of Deputies of British Jews) foi imediata: criar uma comissão de inclusão racial, que tem como missão recolher os diferentes testemunhos e agir em conformidade junto de sinagogas, escolas e outras instituições comunitárias para implementar as mudanças necessárias.
Alemanha: número de crimes contra judeus é o mais elevado desde 2001
A Alemanha registou no ano passado o número mais elevado de crimes motivados pelo antissemitismo desde que os mesmos começaram a ser contabilizados, em 2001. Os líderes da comunidade judaica daquele país prevêem que a situação continue a piorar com o surgimento de uma nova vaga de “teorias da conspiração” associadas aos judeus, na sequência da pandemia de covid-19.
“Conhece um judeu”: projeto inovador quer dar “voz e cara” à comunidade judaica na Alemanha
Pode parecer estranho, mas é verdade: muitas pessoas na Alemanha, em particular as mais jovens, nunca conheceram judeus, a não ser pelos livros de História. Para aumentar a exposição e o contacto com esta comunidade, que atualmente corresponde a menos de 0,2% da população daquele país, o Conselho Central de Judeus lançou o projeto “Conhece um Judeu”, que vai apresentar judeus a não judeus e pô-los a conversar.
Rabis do mundo inteiro apelam ao “regresso à unidade judaica”
Alguns dos mais respeitados representantes do judaísmo no mundo, incluindo os dois principais rabis de Israel, assinaram esta semana uma carta apelando a “um regresso à unidade judaica”, numa altura em que os judeus celebram a festa do Shavuot (também conhecida como Festa de Pentecostes ou Festa das Colheitas e a terceira mais importante no calendário judaico).
Alteração da lei da nacionalidade para judeus sefarditas adiada, entre dúvidas e críticas
Que a lei da nacionalidade vai mudar para os descendentes de judeus sefarditas, isso é quase certo. Quais serão exatamente essas mudanças? Isso continua em avaliação. Confirmada está a retirada da proposta de alteração inicial do PS, que exigia dois anos de residência em Portugal para o reconhecimento da nacionalidade, e recebeu fortes críticas. O parlamento adiou esta quarta-feira o debate e votação da especialidade, para melhor analisar a alteração da proposta do PS, e o grupo de trabalho pretende agora ouvir as comunidades judaicas de Lisboa e do Porto sobre a matéria. Mas as exigências vão aumentar seguramente.
Rabis europeus querem manter envolvimento dos fiéis conseguido durante o confinamento
Dezenas de rabis de toda a Europa estiveram reunidos em videoconferência para discutir as medidas de segurança e higiene a implementar na reabertura das sinagogas, mas uma questão sobressaiu entre as principais preocupações dos responsáveis judaicos: como manter o envolvimento das inúmeras pessoas que há muito tinham deixado de frequentar as sinagogas, e que durante o período de confinamento voltaram a participar nos diversos eventos online organizados pelas comunidades?
Confissões minoritárias à espera do telefonema do primeiro-ministro
Alguns já escreveram cartas, outros lamentam a espera em que estão ou a confusão em que ainda se sentem. As confissões religiosas minoritárias querem também falar com o primeiro-ministro acerca do regresso dos cultos comunitários. Do gabinete de António Costa ainda não há resposta.
Leite e mel na mesa dos judeus e perguntas sobre o uso da tecnologia, para o jantar de fim de Pessah
Haverá leite e mel, como promessa da terra da abundância. E há a memória de uma libertação. A Páscoa judaica está a ser celebrada por milhares de judeus de todo o mundo (termina nesta quinta, 16), com as pessoas longe dos familiares, numa situação inédita, e a fazer ceias por via tecnológica – o que exigiu consultas a tribunais rabínicos. Será que verdadeiramente já se saiu do Egipto?
Todos com uma kipá na cabeça contra o ódio antissemita
Uma kipá na cabeça contra o ódio antissemita. Essa foi a proposta do jornal tabloide alemão Bild, que na primeira página da sua edição de segunda-feira, 27 de Maio, reproduziu uma foto de um solidéu judaico em tamanho real, que cada pessoa podia recortar para usar na sua cabeça. A ideia era, desse modo, manifestar solidariedade com os judeus, vítimas cada vez mais frequentes de crimes de ódio na Alemanha.
Uma Páscoa judaico-cristã em Castelo de Vide
Naquela tarde, a imagem da Senhora da Soledade que seguia na procissão de Sexta-Feira Santa, carcomida pelo caruncho de séculos, desmoronou-se e caiu, estatelando-se pelo chão fora. Um clamor de piedade perpassou pelo povo crente e pelos turistas, que sempre acodem em grande número às festas da Páscoa, em Castelo de Vide.
O pecado de Sodoma foi a falta de hospitalidade (Reportagem, epílogo)
Römer publicou várias obras sobre a questão da homossexualidade na Bíblia e a história de Sodoma. E é categórico: os versículos do Antigo Testamento sobre Sodoma que sustentaram as perseguições aos homossexuais ao longo da história cristã e judaica foram desvirtuados.
Afinal, o pecado de Sodoma não foi a homossexualidade (Reportagem, parte IV)
Em conjunto, durante vários serões, estudamos os mapas, as fontes, as hipóteses para situar Sodoma e relacionar a história bíblica com a realidade do terreno.
– De facto, conclui Irit Ziffer, ninguém tem a menor ideia do local onde se poderia situar Sodoma.
Uma terceira Sodoma do lado israelita do Mar Morto (Reportagem, parte III)
ALGUNS MESES MAIS TARDE, voltei de novo à margem do Mar Morto; desta vez do lado israelita. E depois de ter visitado dois sítios candidatos do lado jordano, descubro uma terceira Sodoma em Israel!
O santuário de Lot, afinal, está no sul do Mar Morto? (Reportagem, parte II)
AS HIPÓTESES DOS ARQUEÓLOGOS do norte do Mar Morto são rapidamente afastadas por Konstantinos Politis, que trabalha no sul. Quando me encontro com ele, em Amã, o arqueólogo grego refuta todas as hipóteses do seu colega Collins. Sodoma situar-se-ia, segundo ele, a leste do “Mar de Sal” de que fala a Bíblia, ou seja, na direção de Bab adh-Dhra.
Em busca de Sodoma – Reportagem/Exclusivo 7 MARGENS
No trabalho de reportagem que fez para o livro No Armário do Vaticano (Sodoma, na versão original), o jornalista e investigador francês Frédéric Martel incluiu uma pesquisa sobre a busca da cidade bíblica de Sodoma. Esse trabalho deu origem a um capítulo que o autor promete publicar na página da Internet dedicada à obra e cujos direitos de publicação para português foram cedidos pelo autor ao 7MARGENS.
Uma Semana da Fraternidade judaico-cristã contra o anti-semitismo
A realização da Semana da Fraternidade, uma iniciativa da Sociedade para a Cooperação Judaico-Cristã da Alemanha que tem como objectivos a promoção do diálogo entre judeus e cristãos, a colaboração na luta contra toda a forma de anti-judaísmo e anti-semitismo e a cultura da memória das vítimas do Holocausto, coincide este ano com um contexto de crescente anti-semitismo na Alemanha.
Do desconforto das mulheres judias à oração no Muro das Lamentações
Segundo os textos mais clássicos do judaísmo – não só a Bíblia, como também o Talmude e outros –, sempre existiram algumas diferenças entre os géneros. Nos primórdios dos tempos bíblicos, o casamento e a lei familiar favorecia os homens.
A literatura clássica, como o Talmude, tem várias citações que colocam as mulheres subordinadas aos homens. Mas o contrário, por vezes, também acontece, com as mulheres colocadas num patamar superior ao dos homens.
Líder de seita judia ultra-ortodoxa acusado de raptar duas crianças
Quatro líderes e membros da seita de judeus ultra-ortodoxos Lev Tahor foram detidos nos Estados Unidos pelo rapto de duas crianças, netos do já falecido fundador da seita.
Judaísmo: A partilha da luz no Hanukkah em Cascais
A Baía de Cascais está calma. A noite de quinta-feira, 6 de dezembro, parece outra qualquer, na hora de regressar a casa. Mas a roda gigante que ali está montada para a época do Natal celebra, hoje outra festa. No letreiro luminoso, lê-se: “Feliz Hanukkah”. Ali ao...
O atraso que salvou pela segunda vez o judeu Judah Samet
Por ter estado a falar com a empregada doméstica, Judah Samet, 80 anos, um judeu húngaro sobrevivente do Holocausto, chegou atrasado à sinagoga, escapando à morte certa: sábado passado, 27 de Outubro, a pequena cidade de Squirell Hill, em Pittsburgh, na...
Yom Kipur: misericórdia, justiça – e o que faz aqui Nina Simone?
O que faz um homem que errou e não sabe para onde voltar-se em busca da redenção? Em Sinnerman, Nina Simone canta esse homem que corre, corre e não encontra onde esconder-se – e que apenas encontra a paz quando se socorre de Deus e do seu refúgio.“Mais do que...