AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Alice Kisiya, Terra Santa, Belém, Cisjordânia, Israel
Alice Kisiya, cristã palestiniana de Al-Makhrour (Belém, Cisjordânia), cuja casa foi ocupada por colonos israelitas com o apoio do exército entre Julho e Setembro de 2024, episódio que se sucede quase diariamente. Foto © Mosab Shawer, cedida pelo autor.

Ação dos colonos é “terrorismo”

“Junte-se a nós na Palestina” – apelo de ativistas da resistência pacífica

| 05/10/2026

Um dos fundadores da organização não governamental Força de Paz Não-violenta, Mel Duncan, lançou um apelo a interessados em permanecerem um período de tempo na Palestina, em trabalho de proteção desarmada de civis.

“Junte-se a nós na Palestina”, escreve Duncan. “Precisamos de pessoas no terreno, neste momento, especialmente durante a colheita da azeitona e [em que ocorrerão] as eleições israelitas, para prestar proteção direta às famílias palestinianas que vivem sob cerco diário”, explica aquele ativista.

“Esta é uma oportunidade para pôr em prática a mensagem do Papa Leão sobre a ‘Paz Desarmada e Desarmante’”, sublinha ele, apelando a que haja quem dê “o próximo passo” e se inscreva através de um formulário que, entretanto, disponibilizou para aqueles que possam considerar aderir ao Projeto de Proteção Civil Desarmada na Palestina (UCPiP, na sigla em inglês).

Por sua vez, a fundadora do movimento Mulheres pelo Fim da Guerra e dirigente da UCPiP, Amira Musallam, uma cristã que superintende esse trabalho de proteção na Cisjordânia, acaba de divulgar uma mensagem dirigida a amigos israelitas, a propósito de um feriado hebraico que recentemente ocorreu. Amira lembra que, sempre que ocorrem feriados desse e de outro tipo, as pessoas viajam, as famílias juntam-se e celebram com alegria. Enquanto isso, do lado palestiniano, enfatiza ela, trava-se em permanência uma dura luta para proteger as casas dos familiares e amigos ou de gente indefesa.

O que aconteceu no dia anterior ao da mensagem, relatado no Instagram, é o perfeito contraste com o clima festivo em Israel. Tudo se passou no trajeto entre Massafiriata e o norte de Nablus e Jenin, na Cisjordânia. “Foi o pior que vivemos talvez nos últimos 70 anos da nossa vida na Palestina”, nota Amira Musallam. “Havia ataques por todo o lado, ao longo das principais estradas partilhadas, que se supõe serem para israelitas e palestinianos que conduzem”. Verificaram-se ataques a carros e casas em que havia crianças, incluindo um bebé que foi ferido.

Aquela ativista relata, depois, o que ocorreu na aldeia de Jalood, perto de Nablus. Uma família tinha sido expulsa um mês antes por colonos que a atacaram, cortaram a água e a eletricidade, impediram quem quer que fosse de se aproximar, pressionaram-na a abandonar a casa, ameaçando todos os seus membros de morte. Quando a família saiu, os colonos apoderaram-se da habitação. Então a família dirigiu-se ao Supremo Tribunal porque levava consigo toda a documentação que comprovava que ela era a proprietária legal da casa e das terras. Ganhou o caso, tendo o Tribunal decidido que ela deveria retomar o controlo do que era seu.

Como os colonos não aceitassem sair, foram queixar-se à polícia que lhes garantiu que não teriam problemas em entrar no que era seu. Perante a situação, os colonos atearam fogo a todas as casas e carros daquele local, sem que nenhuma autoridade comparecesse. No dia seguinte, a polícia onde tinha sido feita a queixa emitiu um pedido de desculpas por não ter conseguido proteger as famílias.

Oliveiras, azeitona, Cisjordânia, Palestina

Colheita de azeitona na aldeia palestiniana de Battir, Cisjordânia, em 2020: a campanha de apanha que vem aí também exige resistência pacífica. Foto © WCC/CMI.

“Este comportamento é mentiroso, já que são eles que abrem caminho aos ataques dos colonos. O próprio governo é cúmplice e chega a financiar estes atos terroristas. É preciso, por isso, deixar de chamar-lhes colonos, porque de facto são terroristas, com o apoio do Estado”, afirma Amira.

Ela alude ainda a um vídeo que lhe chegou naquele mesmo dia, que considera ilustrativo da situação que os palestinianos estão a viver. Nas imagens, via-se uma idosa que teria talvez uns 80 anos e estava sozinha na sua casa. Os invasores arrombaram a porta, entraram e apesar de verem que se tratava de uma pessoa idosa que nem se conseguia movimentar, ainda assim, bateram-lhe.

A responsável que tenta animar a resistência por meios não violentos, considera que “já não há palavras para descrever o que ali se passa”. “E se o mundo continuar a limitar-se a condenar e a fazer declarações sobre a violência dos colonos [sem adotar outras medidas] dentro de alguns meses já não estaremos cá”, conclui.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Perseu declara-se vítima

Testemunho

Perseu declara-se vítima novidade

Escrevo como sobrevivente de abuso sexual na Igreja. Estive calado trinta e seis anos. Sou acompanhado há mais de oito. Não escrevo para defender a instituição, e nada lhe devo. Defendo duas coisas apenas: os sobreviventes e a Graça. [Testemunho de um sobrevivente de abuso sexual na Igreja Católica].

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.