Juntos pela Europa propõe cantar, gravar e partilhar canções de Natal

| 10 Nov 20

Natal

“Partilhar o que cada grupo canta e, desse modo, também a fé e a esperança que nos anima”, é uma das ideias da iniciativa. Foto © António Marujo/7MARGENS.

 

E porque não partilhar na internet uma canção ou um vídeo de Natal? A ideia nasceu na rede portuguesa do Juntos pela Europa (JPE), que congrega vários movimentos católicos, protestantes e ortodoxos com o objectivo de promover a fraternidade e os valores do humanismo cristão que estão presentes na raiz europeia.

“Todos os grupos têm canções de Natal e, até pelas circunstâncias que estamos a viver, podemos celebrar desta forma um momento que é fortemente identitário para todos nós. Cada grupo ou movimento pode, assim, partilhar o que canta e, desse modo, também a fé e a esperança que nos anima”, explica ao 7MARGENS Júlio Martin, do Metanoia – Movimento Católico de Profissionais, que integra a rede do JPE em Portugal.

Com uma canção de Natal, uma filmagem ou uma animação, os diferentes grupos ou participantes podem agora escolher a forma de participar – enviando as gravações para juntos.noporto@gmail.com. Depois, será tudo publicado na página do Facebook e no canal YouTube do JPE – Portugal.

Oportunidade de “conhecer canções que se não conhecem, eventualmente criar algumas novas”, a iniciativa pretende cimentar o encontro entre membros de diferentes grupos e movimentos que, até aqui, se encontram quase só durante a Semana pela Unidade dos Cristãos, entre 18 e 25 de Janeiro.

O Juntos pela Europa preocupa-se com a ideia de criar dinâmicas ecuménicas a partir das bases, congregando movimentos e associações cristãs que extravasam os limites geográficos da própria União Europeia.

Tem sido uma “experiência muito rica de construir uma rede de relações”, diz Júlio Martin, desde que, em 31 de Outubro de 1999, líderes católicos e evangélicos alemães assinaram uma “Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação” em Ausburgo, no mesmo local em que, segundo a tradição, Lutero formalizou a sua ruptura com a Igreja Católica.

Cerca de 300 movimentos e comunidades cristãs, de todo o continente europeu, juntaram-se entretanto à rede durante estas duas décadas, com a proposta de um “pacto de amor recíproco” inspirado pelo Evangelho que os une estreitamente. A ideia de indivíduos e povos diferente que se podem acolher, conhecer-se, reconciliar-se e aprender a estimar-se e apoiar-se mutuamente está também presente nesta dinâmica. Periodicamente, várias cidades acolhem jornadas europeias com o lema “Juntos pela Europa”.

 

A dança dos bispos continua em Leiria e Braga

João Lavrador deixa Açores para Viana

A dança dos bispos continua em Leiria e Braga novidade

Com a escolha de João Lavrador para a sede vacante de Viana fica agora Angra sem bispo. Mas Braga já está à espera de sucessor há dois anos, enquanto em Leiria se perspectiva a sucessão talvez até final do ano. Há bispos que querem sair de onde estão, outros não querem alguns para determinados sítios. “Com todas estas movimentações, é difícil acreditar que a nomeação de um bispo seja obra do Espírito Santo”, diz um padre.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Taizé dinamiza vigília para jovens em Glasgow

Cimeira do Clima

Taizé dinamiza vigília para jovens em Glasgow novidade

A Comunidade de Taizé foi convidada pelo Comité Coordenador da COP26 das Igrejas de Glasgow para preparar e liderar uma vigília para estudantes e jovens em Glasgow durante a Cimeira do Clima. Mais de sete mil pessoas passaram por Taizé, desde junho, semana após semana, apesar do contexto da pandemia que se vive.

O outro sou eu

O outro sou eu novidade

Há tanto que me vem à cabeça quando penso em Jorge Sampaio. Tantas ocasiões em que o seu percurso afetou e inspirou o meu, quando era só mais uma adolescente portuguesa da primeira geração do pós-25 de Abril à procura de referências. Agora, que sou só uma adulta que recusa desprender-se delas, as memórias confundem-se com valores e os factos com aspirações.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This