Nomeação para o TC

Juristas Católicos condenam “preconceito” contra cooptação de juiz que se opõe ao aborto

| 23 Mai 2022

Barriga de grávida, aborto. Foto © freestocks | Unsplash

Foto © freestocks | Unsplash

 

A Associação dos Juristas Católicos (AJC) criticou hoje o “preconceito” que existe contra “a cooptação de um juiz por ele ter assumido posições contrárias à legalização do aborto”, afirmando o seu “veemente repúdio pela eventual recusa dessa cooptação com fundamento num tal preconceito ideológico”.

O caso a que a AJC se refere é o da polémica que envolve a alegada nomeação do juiz Almeida Costa para o Tribunal Constitucional, que foi alvo de críticas pela Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, precisamente por o juiz ter tido posições públicas contra o aborto. Ora, a AJC considera que “o aborto foi legalizado em Portugal, mas a oposição a essa declaração não se tornou proibida, nem criminalizada”. “A discordância com opções legislativas não é, numa democracia e num Estado de Direito, motivo de privação de direitos cívicos, nem de incapacitação para o exercício de cargos públicos, sejam eles quais forem”, defendem.

Os juristas católicos terminam o comunicado esperando que “os juízes do Tribunal Constitucional não cedam a tão ilegítimas pressões, que nada têm a ver com o mérito científico ou a integridade do académico em causa, e que nos fazem questionar onde estão, verdadeiramente. o extremismo, a intolerância e o espírito inquisitorial”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

À espera

[Os dias da semana]

À espera novidade

Quase todos se apresentam voltados para o sítio onde estão Maria e José, que têm, mais por perto, a companhia de um burro e de uma vaca. Todos esperam. Ao centro, a manjedoura em que, em breve, será colocado o recém-nascido. É tempo agora de preparar a sua chegada, esse imenso acontecimento, afinal de todas as horas.

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas

Novo cargo no Vaticano

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas novidade

O bispo português Carlos Azevedo foi nomeado neste sábado para o lugar de delegado (“número dois”) do Comité Pontifício para as Ciências Históricas, deixando o cargo equivalente que desempenhava no Dicastério para a Cultura e a Educação, da Santa Sé, que há poucas semanas passou a ser dirigido pelo também português cardeal José Tolentino Mendonça.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This