Colômbia

Justiça força bispo a publicar lista de padres abusadores

| 29 Ago 2022

arcebispo de Medellín, RICARDO TOBÓN RESTREPO, na Colômbia, foto arquidiocese medellin

O arcebispo de Medellín, Ricardo Tobón Ristrepo, cumpriu a ordem do Tribunal vários dias depois do prazo. Foto © Arquidiocese de Medellín.

 

O arcebispo de Medellín, na Colômbia, foi forçado pelo Tribunal Constitucional do país a publicar uma lista nominal de padres da sua diocese que terão abusado de crianças, nas últimas décadas.

A medida, cumprida na última sexta-feira, 26, surge da petição apresentada por um conhecido jornalista colombiano que se dedica a investigar casos de abusos, e já havia sido decidida favoravelmente no início de junho deste ano. O Tribunal Constitucional ordenou à diocese que fizesse entrega dos arquivos secretos relacionados com denúncias de padres pedófilos.

A arquidiocese reagiu, posteriormente, apresentando alguns pontos sobre os quais pretendia esclarecimentos, o que o jornalista interpretou como manobra dilatória. A verdade é que, com os esclarecimentos, ao arcebispo Ricardo Tobón Restrepo foi dado um prazo de seis dias para cumprir a decisão, prazo que terminou em 19 de agosto.

Perante a situação de incumprimento, o jornalista interpôs um “incidente de desacato contra o arcebispo de Medellín” traduzido num “mandado de prisão” e na “apreensão dos autos onde são apresentadas as denúncias”.

Ricardo Tobón Restrepo acabou agora por aceitar publicar uma lista de 26 dos seus padres denunciados por abuso infantil, enviados pela Cúria ao Ministério Público nos últimos 30 anos.

No documento de cinco páginas, consta que, desses padres, oito estão suspensos como medida cautelar, dois estão sob investigação, dois encontram-se com o “ministério limitado“, seis foram expulsos da Igreja como pena máxima, após serem considerados culpados, e seis estão atualmente ativos como pastores ou vigários.

O arcebispo, que é apresentado pelo jornalista como encobridor, ripostou através de um vídeo, acusando-o, a ele e a “algumas pessoas”, de pretenderem sobretudo atacar e desprestigiar os bispos e os sacerdotes, “aproveitando-se de factos isolados”. O jornalista em questão é acusado de levar a cabo “uma campanha agressiva de desprestígio contra a Igreja na Colômbia”, no quadro da qual chega a dizer que se trata de “uma empresa de crime organizado transnacional, uma rede de pederastas internacional”, espalhada pelo planeta.

O arcebispo denuncia e repudia este tipo de ataques, que considera “injustos e inaceitáveis”, apelando a que ninguém se deixe confundir por quem se empenha em disfarçar de investigação objetiva e neutral uma campanha mal-intencionada contra a Igreja”, ao mesmo tempo que lamenta e condena de forma “decidida” os casos de padres abusadores, recusando que eles possam confundir-se com a atuação da Igreja no seu todo.

 

Na primeira nação cristã do mundo, está a acontecer o segundo genocídio

Nagorno-Karabakh

Na primeira nação cristã do mundo, está a acontecer o segundo genocídio novidade

Não é algo que se costume referir quando se fala da Arménia, mas sem dúvida que é uma informação importante para compreender o que se passa no enclave de Nagorno-Karabakh (internacionalmente reconhecido como parte do Azerbaijão, mas governado de facto por arménios desde o colapso da União Soviética): trata-se da primeira nação do mundo a ter adotado o cristianismo como religião de Estado, no início do século IV. E o enclave, ao qual os habitantes locais chamam Artsakh, é o território ancestral de 120 mil pessoas, dos quais 98% são arménios cristãos, e lar de inúmeras igrejas e mosteiros que estão entre os mais antigos do mundo.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Vaticano anuncia

Escolhidos os temas das próximas JMJ “locais” novidade

“Alegres na esperança” (cf. Rm 12, 12) e “Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar” (cf. Is 40, 31) são os temas escolhidos pelo Papa Francisco para as duas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que serão celebradas nas Igrejas particulares em 2023 e 2024, por ocasião da solenidade de Cristo Rei. O anúncio foi feito esta terça-feira, 26 de setembro, pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e divulgado pelo Vatican News.

O 7MARGENS no Sínodo católico em Roma

Editorial

O 7MARGENS no Sínodo católico em Roma novidade

Houve quem já comparasse a importância da assembleia sinodal da Igreja Católica, que na próxima quarta-feira, 4, se inicia em Roma, à que teve o II Concílio do Vaticano (1962-65): tal como então, estamos diante de uma assembleia magna que pretende traçar um diagnóstico do actual estado da Igreja e apontar caminhos de futuro ao nível da comunhão, participação e missão.

Servir sociedades destroçadas

Que espero do Sínodo católico? (2)

Servir sociedades destroçadas novidade

Espero que esta Assembleia-Geral seja um sinal de grande abertura para continuarmos a caminhar juntos. Que seja uma etapa de onde saiam um renovado entusiasmo e novos desafios para mais um ano de encontros, reflexão, propostas e concretizações por parte de grupos de católicos em todo o mundo. Que seja um momento de espanto para crentes e não crentes: “tanta coisa os separa, tantas opiniões opostas, tantos modos diferentes de expressar a fé e, no entanto… tanta vontade, tanto gosto, tanta certeza em permanecerem juntos”.

Pontes para o divino- Calendário Litúrgico Ortodoxo

Pontes para o divino- Calendário Litúrgico Ortodoxo novidade

No Cristianismo o calendário litúrgico é uma importante ferramenta para organizar e estruturar os eventos e celebrações religiosas ao longo do ano, com base em acontecimentos significativos dos Evangelhos, dos santos e da história das igrejas locais e universais. Na ortodoxia o ano litúrgico inicia-se a 1 de Setembro, tendo como primeira festa, a 8 do mesmo mês, a Natividade da Virgem Maria (Esta comemoração é como uma fonte para celebrar todas as festas do Senhor abrindo a história do Evangelho – Metropolita Epifânio).

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This