Krystal não gostava dos muçulmanos, mas apaixonou-se por um afegão

Foto © Krystal Ashley/Daily Mail.
Krystal Ashley tem 30 anos e nasceu nos Estados Unidos. Católica desde pequena, foi criada no seio de uma família muito tradicionalista, algo que a tornou muito intolerante ao islão, especialmente após os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.
A sua intolerância começou a vergar quando entrou para a faculdade, algo que ela atribuí a uma aula que teve sobre religiões no mundo. Mas foi ao apaixonar-se por um refugiado afegão que a sua perspetiva de vida mudou drasticamente, como a própria contou ao Daily Mail.
Em Junho de 2016, a professora do estado da Virgínia estava em Paris a trabalhar numa organização sem-fins lucrativos, quando conheceu o muçulmano Rayi Khan, de 31 anos, num jogo de futebol: “Depois dos atentados fiz parte da onda anti-islão que estava a varrer os Estados Unidos. Nunca nos meus sonhos pensei que iria apaixonar-me por alguém do Afeganistão.”
O jovem tinha fugido de Kabul em 2012, por ter sido ameaçado por talibãs, o mesmo grupo responsável por assassinar os seus pais: “Eu tinha uma boa vida no Afeganistão mas, como tive tantos problemas com os talibãs, tive que deixar tudo para trás.”
Para Krystal Ashley, o que a atraiu em Khan foi a sua gentileza e maneira de ser, algo que a surpreendeu. Apesar das diferenças culturais e religiosas, a professora afirma que ambos têm uma mente muito aberta, o que os permite ter muitas conversas acerca das suas crenças.
Inicialmente, o casal manteve a sua relação em segredo por causa da família cristã de Krystal e ao facto de Rayi ser casado no Afeganistão. Hoje o afegão, que foi forçado a casar aos 16 anos, ainda não contou à sua família, pois sabe que a relação não será aceite. Segundo o Código Civil do Afeganistão, a idade legal para casamento é aos 16 anos para as mulheres e 18 anos para os homens, o que anula o casamento arranjado de Rayi Khan.
O casal conta que a guerra entre as nações de ambos, os EUA e o Afeganistão, também não ajuda à percepção que as famílias poderão criar da cara-metade. Mas Krystal brinca com a situação: “Somos Romeo e Julieta da vida real.”
Não sabem o que o futuro lhes reserva no que toca a filhos e casamento, mas a norte-americana acha que as pessoas ficarão surpreendidas pela história do casal. E diz: “Espero que isto faça muita gente mudar de ideias acerca de pessoas de diferentes religiões.”
Breves
Boas notícias

Iniciativa A_REDE
Jesuítas lançam plataforma para ajudar refugiados a encontrar habitação em Portugal
Tendo em conta as dificuldades de acesso ao mercado imobiliário privado por parte de pessoas refugiadas, o Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) e a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) acabam de lançar A_REDE, uma plataforma online que pretende ser uma “ponte” entre as famílias de refugiados e todas as pessoas que queiram fazer parte do seu acolhimento e inclusão em Portugal.
Outras margens
Cultura e artes
Documentário de Filipe Araújo
Edição especial de “O Casarão” apresentada em Aveiro e no Porto
A edição especial do DVD de O Casarão, filme que “procura desvendar os mistérios por detrás do mais progressista seminário católico português durante a ditadura”, será apresentada este fim de semana, a 27 de maio na FNAC de Aveiro e a 28 de maio na FNAC de Santa Catarina, no Porto, depois de ter contado já com sessões em Leiria e Lisboa.
Música, património e biodiversidade
Festival Terras sem Sombra chega a Castelo de Vide
Um concerto para dois violinos, um périplo pelas fontes de água da região e uma visita a uma quinta agrícola com origens no século XIX preencherão aquele que será o segundo fim de semana da 19ª temporada do Festival Terras sem Sombra. Este sábado e domingo, 27 e 28 de maio, cabe ao concelho norte alentejano de Castelo de Vide acolher a iniciativa.
Entrevista de vida (conclusão)
Francisco Fanhais: “Que um Deus reme connosco / na viagem”
Terceira parte da entrevista de vida a Francisco Fanhais. Nesta última fase da conversa afloram as memórias familiares, sempre a fraternidade, a missão de partilhar memórias e a denúncia de iniquidades. E também se conta como a PIDE se infiltrava entre o clero.
De 24 a 27 de maio
Quatro dias para visitar 32 conventos e ex-conventos de Lisboa
Entre 24 e 27 de maio vai ser possível visitar 32 edifícios de antigos conventos e mosteiros de Lisboa onde estão instaladas as mais diversas instituições, desde a Assembleia da República, ao Museu de Arte Antiga e aos Armazéns do Chiado, passando por outros que ainda hoje conservam a sua primeira finalidade.
Pessoas

“A Lista do Padre Carreira” numa reportagem 7MARGENS/TVI com documentos inéditos novidade
A Lista do Padre Carreira é o título da reportagem televisiva sobre Joaquim Carreira, o reitor do Colégio Pontifício Português de Roma que, durante o ano lectivo 1943-44, deu refúgio e abrigo a meia centena de perseguidos, antifascistas, judeus e outros resistentes à ocupação nazi-fascista da capital italiana.
Sete Partidas
Papa Francisco e Espiritanos abraçados
Há sonhos de menino que levam tempo a ganhar corpo. Este era um deles: cumprimentar o Papa e até trocar com ele algumas palavras. Aconteceu hoje, uma segunda feira que é o primeiro dia do resto da minha vida. Os Espiritanos celebram os 175 anos da fusão das duas Congregações que estão na sua origem.
Visto e Ouvido
Agenda
[ai1ec view=”agenda”]
Entre margens
Liberdade e verdade novidade
As religiões, enquanto se consideram guardiãs da verdade, tendem a conviver mal com a afirmação da liberdade individual. Nas suas fileiras, coartam-na, limitam-na, enquanto apelam permanentemente à obediência férrea a uma autoridade que se considera incontestável, porque garante da verdade.
Lançar os próximos 100 anos, fiéis à promessa
Neste fim-de-semana, comemoramos os 100 anos do CNE (Corpo Nacional de Escutas). E de forma a tentarmos projetar os próximos anos deste nosso movimento, é necessário voltar atrás e olhar para os passos que já foram dados.
O escutismo católico português no seu centenário: três segredos, um desafio e o futuro
O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português atingiu a 27 de maio de 2023 a bonita idade de 100 anos. Como com uma pessoa que chegue a esta idade, todos queremos saber qual o segredo para tal longevidade? Tudo se afigura passível de admiração! O que agora apresento é uma visão muito pessoal, de alguém que ingressou aos 17 anos num agrupamento cheio de história, em Brito, no núcleo de Guimarães.