
Um dos artigos publicados na primeira edição em português de La Civiltà Cattolica, sobre Lula como “Presidente de um Brasil polarizado”.
Com a saída do primeiro número, acaba de arrancar no Brasil a publicação da revista La Civiltà Cattolica em português, segundo informação divulgada por esta publicação dos jesuítas, em Roma.
A edição em português terá sede no Brasil e é a nona, depois das edições em inglês, espanhol, chinês, coreano, russo, além, naturalmente, de italiano.
Em 7 de abril último, Quinta-feira Santa, quando a revista do Vaticano completava 173 anos de vida, surgiu a edição em português, que nasce como publicação impressa bimestral, que se pode adquirir por assinatura, editada por Scripta Publicações, de Curitiba, no Estado do Paraná. Os interessados poderão consultar algumas informações sobre conteúdos no respetivo site.
Justificando esta decisão editorial, os responsáveis explicam que o português é a quinta língua mais falada no mundo, sendo o idioma oficial nas ex-colónias portuguesas, espalhadas por quatro continentes e ainda falado por pequenas minorias em Macau e em Goa, na Índia. Também por isso prestará especial atenção à “cultura lusófona”.
Fundada em 1850, ainda antes da unificação da Itália, La Civiltà Cattolica surgiu como revista de limitada projeção internacional. Hoje, os responsáveis deram-se conta de que uma revista de cultura, para mais católica (isto é, universal), “não pode identificar-se exclusivamente com uma única nacionalidade”.
A revista é, desde as origens, da responsabilidade da Companhia de Jesus e tem a particularidade de ser a única cujo conteúdo editorial é aprovado pela Secretaria de Estado da Santa Sé.