AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

O Papa Leão XIV chega à aula Paulo VI, no início do consistório extraordinário, 26 junho 2026. Foto Vatican Media
O Papa abriu o consistório extraordinário revelando nitidamente as suas prioridades. Foto © Vatican Media

Na abertura do consistório extraordinário

Leão XIV pede apoio “forte, explícito e público” dos cardeais

| 26/06/2026

“O ministério que o Senhor me confiou não pode ser vivido na solidão.” A frase, proferida pelo Papa na intervenção que deu o pontapé de saída para os trabalhos do consistório extraordinário que por estes dias reúne no Vaticano os cardeais de todo o mundo, não foi uma mera fórmula de cortesia institucional. Foi uma partilha pessoal e uma introdução ao significativo pedido que Leão XIV fez, logo de seguida, aos membros do Colégio Cardinalício: que deem um apoio “forte, explícito e público” ao exercício do ministério petrino.

“Preciso da vossa experiência, da vossa sabedoria pastoral, do vosso conhecimento das Igrejas e dos povos que vos foram confiados”, afirmou. “Conto convosco para me ajudardes a discernir aquilo que o Espírito diz hoje à Igreja.”

As palavras de Leão XIV, dirigidas esta sexta-feira, 26, aos cardeais de todo o mundo reunidos no Vaticano, ganharam particular relevância por surgirem precisamente num consistório dedicado à missão da Igreja no mundo contemporâneo, ao bem comum, à paz e à concretização do caminho sinodal iniciado durante o pontificado anterior.

O Papa pediu ainda aos cardeais “liberdade, franqueza e lealdade”, acrescentando que “um conselho sincero é sempre um ato de comunhão”. E solicitou-lhes que promovam nas suas próprias Igrejas este “estilo de discernimento eclesial”, mesmo reconhecendo que ele exige paciência e suscita interrogações e resistências.

“Estou convencido de que o Senhor nos está a ensinar uma forma mais evangélica de viver juntos a responsabilidade que nos confiou”, disse, assegurando-lhes que “quando aprendemos a ouvir uns aos outros, a partilhar responsabilidades, a reconhecer a ação do Espírito nas diversas Igrejas, não estamos apenas a aprimorar a nossa maneira de trabalhar; estamos a tornar-nos uma Igreja mais capaz de encontrar os homens e mulheres do nosso tempo e testemunhar-lhes a alegria do Evangelho”.

 

Quatro temas para pensar a missão da Igreja

O Papa Leão XIV falar durante a sessão de abertura do consistório extraordinário, 26 junho 2026. Foto Vatican Media c

“Estou convencido de que o Senhor nos está a ensinar uma forma mais evangélica de viver juntos a responsabilidade que nos confiou”, disse o Papa aos cardeais. Foto © Vatican Media

Na intervenção de abertura, Leão XIV apresentou também os quatro grandes temas que orientarão os trabalhos dos cardeais ao longo destes dois dias e que já haviam sido previamente divulgados [ver 7MARGENS].

O primeiro consiste em olhar para o mundo contemporâneo antes de decidir o que fazer nele, procurando “ver a realidade com os olhos da fé” e escutar aquilo que emerge das diferentes Igrejas locais.

O segundo tema centra-se na oposição entre a “cultura da potência” e a “civilização do amor”, retomando uma expressão tornada célebre por Paulo VI e recuperada pelo atual Papa na encíclica Magnifica humanitas, publicada em maio passado.

Num mundo marcado pela guerra, pela violência, pelas polarizações sociais e religiosas e pelo crescimento das lógicas de poder, Leão XIV propõe que a Igreja ofereça uma alternativa fundada na justiça, na fraternidade e na dignidade humana.

A terceira sessão será dedicada ao contributo da Igreja para a construção do bem comum, num tempo em que “cresce a tentação da fragmentação” e em que prevalecem frequentemente interesses particulares sobre responsabilidades partilhadas. Também aqui Leão XIV associou diretamente a doutrina social da Igreja ao estilo sinodal, insistindo na necessidade de transparência, corresponsabilidade e avaliação nos processos de decisão e de governo.

Finalmente, a última sessão será dedicada à implementação do Sínodo sobre a Sinodalidade, entendida não como um tema autónomo, mas como o método capaz de articular todos os restantes desafios.

“A sinodalidade não é, antes de mais, um conjunto de procedimentos”, defendeu o Papa. “É uma atitude, uma abertura, uma disponibilidade para compreender.”

Respondendo implicitamente às críticas que associam a sinodalidade a um enfraquecimento da autoridade, Leão XIV sustentou precisamente o contrário: ela permite compreender melhor o próprio significado da autoridade, cuja função é “guardar a comunhão, favorecer a participação de todos e orientar o caminho comum da Igreja”.

Uma Igreja menos autorreferencial e mais missionária

Ao longo do discurso, o Papa insistiu que os cardeais não estavam ali para discutir sobretudo questões “sobre a vida interna da Igreja”.

“Todos os temas que abordaremos — o olhar sobre o mundo, a paz, o bem comum, a sinodalidade — convergem numa única pergunta: como podemos ajudar hoje as nossas Igrejas a anunciar o Evangelho com maior fidelidade, liberdade e credibilidade?”, explicou.

Até porque a missão, enfatizou, não é apenas uma das tarefas da Igreja, mas “a sua própria razão de existir” e, por isso mesmo, o critério fundamental de discernimento.

Também por essa razão, os trabalhos decorrerão em pequenos grupos, tal como no Sínodo, uma modalidade que antes não era habitual nos consistórios e que pretende favorecer a escuta mútua e o discernimento comum.

“Também nós aprendemos a sinodalidade praticando-a”, reconheceu o Papa.

“A guerra nunca é digna do homem e nunca é abençoada por Deus”

Na Missa de abertura do Consistório extraordinário, 26 junho 2026, Leão XIV. Foto Vatican Media

Leão XIV na missa que abriu oficialmente o consistório extraordinário, ao início da manhã desta sexta-feira. Foto © Vatican Media

Momentos antes, na homilia da missa celebrada na Basílica de São Pedro, que assinalou a abertura oficial do consistório, Leão XIV já havia dado o mote para os trabalhos que se seguiriam, apontando para uma Igreja enraizada em Cristo, comprometida com a paz e chamada a viver a comunhão através da escuta e da corresponsabilidade.

Recorrendo à imagem evangélica da videira e dos ramos, o Papa insistiu que toda a fecundidade da Igreja depende da permanência em Cristo: “Sem mim nada podeis fazer”, recordou, citando o Evangelho de João.

A graça, acrescentou, não conduz ao imobilismo nem à conservação, mas a um “desenvolvimento vigoroso” e a uma vida “em abundância”.

Na véspera da solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, o Papa apresentou ainda os dois apóstolos como modelo de uma Igreja simultaneamente livre na fé, unida na paz e obediente à Palavra.

E foi no contexto da reflexão sobre a paz que pronunciou uma das formulações mais perentórias do seu pontificado relativamente a este tema: “A guerra nunca é digna do homem e nunca é abençoada por Deus.”

A unidade da família humana, acrescentou, precede os interesses dos povos e dos Estados e constitui não apenas um dado biológico, mas sobretudo um princípio ético. “A paz é um dever de justiça, porque somos uma única família humana”, afirmou.

E citando a encíclica Magnifica humanitas, defendeu a necessidade de prosseguir o caminho da “civilização do amor” proposto por Paulo VI durante a Guerra Fria, como uma alternativa às lógicas de oposição e aos conflitos do presente.

No início deste consistório extraordinário emergiu, assim, uma imagem nítida das prioridades de Leão XIV: uma Igreja missionária antes de autorreferencial, sinodal em vez de burocrática, socialmente comprometida com a construção da paz e do bem comum. E também daquilo que pretende dos cardeais: um apoio “forte, explícito e público”, assente na liberdade, na franqueza e na lealdade que, nas suas palavras, tornam possível um verdadeiro discernimento eclesial.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia novidade

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória

[Entre Margens]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória novidade

No próximo Domingo, 11 de Outubro, Joana Lopes, que nos deixou a 5 de Fevereiro deste ano, completaria 88 anos. A Joana teve um papel importante na resistência católica contra a ditadura, tendo levado a cabo lutas muito importantes em que denunciava a guerra colonial. Tinha também uma atividade cívica intensa, assumindo a defesa de lutas políticas essenciais que não são menos importantes no nosso tempo. [Texto de Filipe Moisés].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.