
Nuno Camelo, 46 anos, foi responsável pelo Comité Organizador Diocesano (COD) na arquidiocese de Évora para a JMJ 2023. Foto: Direitos reservados.
O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) nomeou como novo diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) Nuno Camelo, leigo da arquidiocese de Évora. A decisão foi anunciada após a reunião mensal daquele órgão, que decorreu esta terça-feira, 12, em Fátima, num comunicado enviado aos órgãos de comunicação social.
Nuno Camelo, 46 anos, foi responsável pelo Comité Organizador Diocesano (COD) na arquidiocese de Évora para a JMJ 2023. O antigo diretor do DNPJ, padre Filipe Diniz, passa a ser assistente do departamento.
Aquela que foi a primeira assembleia do bispo Rui Valério como patriarca de Lisboa contou também com a presença de Rute Agulhas e Alexandra Anciães, do Grupo VITA (Grupo de Acompanhamento das situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal), para “fazer o ponto da situação” sobre as atividades que decorreram de 22 de maio a 10 de setembro.
O organismo aprovou ainda outras nomeações para o triénio 2023-2026: padre Daniel Nascimento (Diocese de Setúbal) como assistente nacional do CNE (Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português); e José Alves, arcebispo emérito de Évora, como assistente eclesiástico da CNAL (Conferência Nacional de Associações de Apostolado dos Leigos).