AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Bandeira de Angola pintada num muro. Foto Viktor Cvetkovic

Aprovadas na Assembleia Nacional

Leis põem em causa direitos humanos e dos média em Angola

| 11/09/2024

Bandeira de Angola pintada num muro. Foto Viktor Cvetkovic

Tudo indica que uma lei sobre crimes de vandalismo de bens e serviços públicos, aprovada em 18 de julho último, viola direitos consignados na Constituição angolana. Foto © Viktor Cvetkovic

Instituições angolanas e internacionais de direitos humanos, entre as quais a Human Rights Watch (HRW), têm vindo a denunciar a ameaça que constituem para os direitos humanos naquele país africano duas leis recentemente aprovadas no parlamento e já assinadas pelo Presidente da República, João Lourenço.

Segundo um pormenorizado comunicado da HRW, uma lei sobre crimes de vandalismo de bens e serviços públicos, aprovada em 18 de julho último, violaria direitos consignados na Constituição angolana, relativos à liberdade de expressão e de reunião, prevendo penas de prisão de até 25 anos para pessoas que participam de protestos que resultam em vandalismo e interrupções de serviços, e prisão até 15 anos para pessoas que “forneçam, divulguem ou publiquem por qualquer meio informações relativas a medidas de segurança. Um dos artigos chega ao ponto de considerar “atentado contra a segurança dos bens e serviços públicos” o simples ato de registar ou facilitar a gravação, através de meios analógicos ou digitais, fotografias, vídeos ou desenhos, das medidas de segurança relativas a infraestruturas e serviços públicos.

Em 7 de agosto, a mesma Assembleia Nacional de Angola aprovou ainda uma lei de segurança nacional que abriria caminho para o controlo governamental sobre os média e outras organizações da sociedade civil. Esse diploma confere às forças de segurança governamentais poder para proibir as estações de rádio públicas ou privadas de transmitirem e interromper alguns serviços de telecomunicações em “circunstâncias excecionais” (não especificadas) sem uma ordem judicial.

A adoção destas leis “prenuncia sérios desafios ao funcionamento dos meios de comunicação social e dos grupos da sociedade civil em Angola”, comentou ao Human Rights Watch Zenaida Machado, uma sua investigadora sénior para a África.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal

EUA

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal novidade

A arquidiocese de St. Louis, no Missouri (EUA), intentou uma ação contra o Governo federal por ver os seus padres impedidos de distribuir a comunhão e ouvir em confissão os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, no acrónimo em inglês) internados no Centro de Detenção do Condado de Ste. Genevieve.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.