500 anos das obras

Leituras encenadas de uma trilogia de Gil Vicente

| 26 Nov 2023

Maizum apresenta leituras encenadas de Gil Vicente. Foto Carlota Mantero.

Maizum apresenta leituras encenadas de Gil Vicente. Foto © Carlota Mantero.

 

Sem verbas suficientes para uma encenação, o Teatro Maizum apresenta a leitura encenada de uma trilogia vicentina — com as obras Tragicomédia de Dom Duardos, Farsa de Inês Pereira e o Auto Pastoril Português — que durante uma semana (desta segunda-feira, 27, até domingo, dia 3) ocupará o espaço da Galeria Sá da Costa, no Chiado, em Lisboa.

Trata-se da oitava edição do programa “Clássicos em cena”, uma iniciativa que pretende divulgar os clássicos teatrais portugueses. Numa nota de divulgação do programa, o Teatro Maizum sublinha que este é um “projeto interdisciplinar, que cruza investigação com a prática cénica”, celebrando a efeméride da passagem de meio milénio sobre a estreia destas obras em 1523, para a corte de D. João III. Durante a semana de residência na Galeria Sá da Costa, haverá as leituras encenadas, tertúlias com o público e a presença de investigadores convidados.

Num texto sobre o “repertório a descobrir” do “teatro clássico português”, assinado por Silvina Pereira, fundadora, diretora artística do Maizum, atriz e encenadora, nota-se que “a apresentação da trilogia vicentina Tragicomédia de Dom Duardos, Farsa de Inês Pereira e Auto Pastoril Português decorre de estas três obras terem sido apresentadas na corte no ano de 1523, assim como da novidade que cada uma delas manifesta”. Afinal, escreve a dramaturgista, “Gil Vicente é o ponto de chegada de uma tradição dramática medieval portuguesa que, sem perder a sua identidade, foi sensível aos alvores do Renascimento no teatro”, “deixando com a sua obra, “vinho novo em odres velhos””. 

Silvina Pereira traça brevemente o retrato desta trilogia. “Em Dom Duardos, Gil Vicente traz pela primeira vez para o palco a novela de cavalaria, combinando alta poesia com a retórica petrarquista, em que o valor da pessoa está no ser, e não no ter. Na Inês Pereira, diz o dramaturgo que “certos homens de bom saber”, porém, invejosos e de má-fé, o acusavam de não criar, mas sim copiar as suas obras. Assim nasce o desafio de escrever a partir do mote “mais quero asno que me leve, que cavalo que me derrube”, constituindo a resposta de Gil Vicente uma das criações mais perfeitas em matéria de teatro cómico e uma das mais intrigantes do dramaturgo quinhentista. No Pastoril Português oferece-nos uma deliciosa comédia pastoril de amores desencontrados, com espaço para o teatro falar de si próprio, representado por um Gil “que faz os autos a el-rei”.” 

“A ideia de Gil Vicente retratista do seu tempo deve ser revisitada”, defende Silvina Pereira, “apresentando-o” antes “como um dramaturgo intemporal e moderno, que tem muito a dizer à nossa contemporaneidade”. 1523, diz-nos a diretora do Maizum, é o ano “glorioso” que “confirma Gil Vicente então com cerca de sessenta anos como dramaturgo e permite-nos, com todo o sentido e propriedade, celebrar a efeméride da passagem de meio milénio sobre a estreia destas obras”.

Programa

Dia 27/11 — 19h00: Leitura encenada de Tragicomédia de Dom Duardos.
Dia 27/11 — 20h00: Tertúlia em torno da obra e do autor. 

Dia 29/11 — 19h00: Leitura encenada da Farsa de Inês Pereira.
Dia 29/11 — 20h00: Tertúlia em torno da obra e do autor.

Dia 1/12 — 19h00: Leitura encenada do Auto Pastoril Português.
Dia 1/12 — 20h00: Tertúlia em torno da obra e do autor, com Márcio Muniz.

Dia 3/12 — Festa dos Clássicos – Leitura encenada das três peças:
17h00 Tragicomédia de Dom Duardos.
18h00 Farsa de Inês Pereira.
19h00 Auto Pastoril Português Castro.
20h00 Tertúlia e iguarias com os atores e espectadores.

 

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe

Nove dias após a sua morte numa prisão russa

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe novidade

O corpo do líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi entregue à sua mãe, informou ontem, sábado, Ivan Zhdanov, diretor da Fundação Anti-Corrupção de Navalny e um dos seus principais assessores na sua conta de Telegram. O responsável agradeceu a “todos” os que apelaram às autoridades russas para que devolvessem o corpo de Navalny à sua mãe, citado pela Associated Press.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos

Como preparação para a segunda sessão do Sínodo

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos novidade

Os bispos católicos da Bélgica enviaram às dioceses e comunidades locais do seu país uma carta no dia 16 de fevereiro sugerindo a reflexão sobre dois temas ministeriais, a ordenação sacerdotal de homens casados e a instituição de mulheres diaconisas, como forma de preparação dos trabalhos da segunda sessão do Sínodo dos Bispos, que decorrerá em Roma em outubro próximo.

Cristo Cachorro, versão 2024

Cristo Cachorro, versão 2024 novidade

Invejo de morte a paixão que os cartazes da Semana Santa de Sevilha conseguem despertar. Os sevilhanos importam-se com a sua cidade, as festas e com a imagem que o cartaz projecta, se bem que com o seu quê de possessivo, mas bem melhor que a apatia. Não fossem frases como “É absolutamente uma vergonha e uma aberração” e as missas de desagravo e o quadro cartaz deste ano teria passado ao lado.

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This