Ler Saramago em conjunto num zoom de Lisboa a Roma

| 9 Abr 21

jose saramago citacao mural odeith

Quem imaginaria que se poderia juntar Lisboa e Roma a ler Saramago?… Foto © Mural da autoria do artista de rua português Odeith. GualdimG/WikiMedia Commons.

 

O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago, foi a obra escolhida para dar o mote ao encontro organizado por dois clubes de leitura, um de Roma, outro de Lisboa, que decorrerá via Zoom, dia 16 de abril, às 18h00. Uma segunda sessão, na qual participará Pilar del Rio, presidente da Fundação José Saramago, terá lugar a 25 de junho, também às 18h00. A inscrição é gratuita e está aberta a todos.

“Aproximar pessoas, partilhar leituras, sentir-se europeu, são alguns dos objetivos que levaram à elaboração do programa” destes dois encontros, informa o comunicado divulgado no dia 8 de Abril pelo Clube de Leitura dos amigos da Biblioteca de São Tomás de Aquino, que está sediado na Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, e é um dos organizadores da iniciativa

O outro é o Círculo de Leitores da Biblioteca Franco Basaglia, em Roma. O acesso às sessões é livre e são convidados “todos os interessados”, em especial os “alunos de 12.º ano que preparam o exame nacional de Português”. A tradução entre as duas línguas, português e italiano, será assegurada.

A ligação para a sessão do dia 16 está aqui (ID da reunião: 870 5145 7582).

 

125 padres e católicos alemães assumem publicamente condição LGBTQI

Manifesto inédito em todo o mundo

125 padres e católicos alemães assumem publicamente condição LGBTQI novidade

Um total de 125 pessoas, incluindo vários padres, trabalhadores a tempo inteiro ou voluntários na Igreja Católica nos países de língua alemã, anunciam hoje a sua condição LGBTQI+. A iniciativa tem o título #OutInChurch. Por uma Igreja sem medo e acompanha, também, a emissão de um documentário televisivo. É a primeira vez na história, em todo o mundo, que um grupo de crentes se assume deste modo, colectivamente, na praça pública.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

A roseira que defende a vinha: ainda a eutanásia

A roseira que defende a vinha: ainda a eutanásia novidade

Há tempos, numa visita a uma adega nacional conhecida, em turismo, ouvi uma curiosa explicação da nossa guia que me relembrou imediatamente da vida de fé e das questões dos tempos modernos. Dizia-nos a guia que é hábito encontrar roseiras ao redor das vinhas como salvaguarda: quando os vitivinicultores encontravam algum tipo de doença nas roseiras, algum fungo, sabiam que era hora de proteger a vinha, de a tratar, porque a doença estava próxima.

Um caderno para imprimir e usar

Sínodo 2021-23

Um caderno para imprimir e usar

Depois de ter promovido a realização de dois inquéritos sobre o sínodo católico 2021-23, o 7MARGENS decidiu reunir o conjunto de textos publicados a esse propósito num caderno que permita uma visão abrangente e uma utilização autónoma do conjunto. A partir de agora, esse caderno está disponível em ligação própria.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This