Liberdade religiosa
Para mostrar proximidade
Papa envia Secretário de Estado ao Congo e Sudão
O Papa Francisco vai enviar o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, para visitar o Congo e o Sudão do Sul, Kinshasa e Juba, respetivamente, como forma de «mostrar a sua proximidade aos amados povos do Congo e do Sudão do Sul».
Igreja de luto
Morreu o “anjo das crianças de rua” do Haiti
A Irmã Luisa Dell’Orto, uma religiosa que pertencia às Irmãzinhas do Evangelho, foi assassinada no sábado, durante o que se pensa ter sido um assalto violento.
Vítimas trabalhavam com indígenas
Cardeal Ortega critica Presidente mexicano pelo assassinato de jesuítas
O cardeal José Francisco Robles Ortega, arcebispo de Guadalajara (México) criticou a política do Presidente do país, Andrés Manuel López Obrador, que considerou de “abraços, não balas” contra o crime organizado, depois de dois padres jesuítas terem sido assassinados dentro de uma igreja em Cerocahui, Chihuahua, com um homem que tentavam proteger.
Muçulmanos também são vítimas
Mais de 200 casos de violência contra os cristãos desde Janeiro na Índia
Os episódios de violência contra cristãos na Índia continuam a crescer e, de acordo com o Forum Cristão Unido, que reúne diversas entidades religiosas da Índia, só desde o início do ano já se registaram mais de duas centenas de incidentes. Também os muçulmanos são vítimas crescentes de violência.
Violência não pára
Novo massacre na Nigéria faz 3 mortos e 40 desaparecidos
Pelo menos três mortos e 40 pessoas desaparecidas, talvez sequestradas, é o balanço do último massacre numa igreja na Nigéria feito pelo governo de Kajuru, na província de Kaduna.
Decisão do governo local
No Punjab, limpar esgotos deixa de ser tarefa das minorias
O governo provincial do Punjab, no Paquistão, emitiu uma notificação oficial proibindo que nos anúncios oficiais de trabalho seja feita alguma referência exigindo que, para determinadas funções, mais humilhantes, como a limpezas das ruas ou dos esgotos, apenas possam candidatar-se indivíduos pertencentes à religião cristã ou a outras minorias religiosas no país.
Domingo de Pentecostes
Ataque a igreja na Nigéria provoca 21 mortos
Um ataque armado à Igreja de São Francisco em Owo, no estado nigeriano de Ondo, no último domingo, 5 de Junho, provocou dezenas de mortos – 50 segundo a estimativa inicial da Reuters, que usou como fonte um médico de um hospital de Owo, 21 segundo os números mais recentes referidos pela imprensa internacional, citando o primeiro balanço das autoridades locais.
Prémio Martin Ennals
Padre Swamy vence a título póstumo “Nobel” dos direitos humanos
Stan Swamy foi o vencedor póstumo do prémio Martin Ennals, considerado como o Nobel para os defensores dos direitos humanos. Este padre jesuíta indiano, que era um ativista dos direitos indígenas, morreu sob custódia em julho de 2021, e foi agora homenageado pela Fundação Martin Ennals, com sede em Genebra, na Suíça.
Pressões para calar Igreja
Bispo impedido de entrar na Cúria da sua diocese, na Nicarágua
O bispo de Matagalpa, Nicarágua, Rolando Alvarez, que se tinha refugiado numa paróquia dos arredores de Manágua, no dia 19 de maio, devido a perseguição de forças policiais e que, nos dias seguintes, foi impedido de entrar na Cúria da sua diocese, reatou já a atividade pastoral normal. O bispo conseguiu sair na última segunda-feira, 23, para a sua diocese na parte noroeste do país, mas deparou com a sede da Cúria diocesana bloqueada, pelo que foi obrigado a alojar-se no seminário local.
Pedido feito na Praça de S. Pedro
Papa pede “liberdade” para os católicos na China
Não tem sido um tema recorrente nas preocupações mais públicas do Papa Francisco, mas este pediu ontem, durante a oração do Regina Coeli, orações pelos católicos da China, que esta terça-feira vão celebrar a festa de Maria Auxiliadora, pedindo “liberdade e tranquilidade” para as comunidades do país asiático.
Acusações de silenciamento
Ortega quer “uma Igreja muda” na Nicarágua, denuncia bispo
O núncio apostólico (embaixador do Papa), em Manágua, expulso; o canal de televisão da Conferência Episcopal da Nicarágua silenciado e um bispo perseguido pelo regime refugiado numa paróquia. Estes atos dos últimos dois meses dão a ideia do grau de perseguição...
Tensão entre religiões
Santuário católico vandalizado na Índia
As tensões interreligiosas na Índia voltaram a conhecer novos episódios, depois da vandalização por desconhecidos de estátuas de Maria, do Menino Jesus e do Sagrado Coração de Jesus num santuário no estado de Andhra Pradesh, causando “choque entre os católicos locais”. Um articulista ataca o ódio incentivado por “fascistas” contra as minorias cristãs e muçulmanas.
China
Repressão contra uigures não para
O município de Konasheher, no centro da região uigur chinesa (Xinjiang), detém, segundo um levantamento da Associated Press (AP), a maior taxa de prisão conhecida no mundo: mais de 10.000 uigures (um em cada 25 habitantes) estão presos, acusados pelos tribunais chineses de atos de terrorismo.
Russos e ucranianos contra guerra
Serviço cívico é castigo na Coreia, acusam Testemunhas de Jeová
Mais de 800 Testemunhas de Jeová na Coreia do Sul escolheram o Serviço Cívico Alternativo ao Serviço Militar mas a lei submete-os quase à condição de prisioneiros. Na Rússia aumentam os objectores à guerra e na Ucrânia os pacifistas pedem cessar-fogo e diálogo.
Milhares em fuga
Novo ataque a aldeia católica na Birmânia
Os militares atacaram, uma vez mais, a aldeia católica histórica de Chan Thar, situada no centro da Birmânia (Mianmar), no passado dia 7 de maio, noticiou esta terça-feira a UCA News. Pelo menos 20 casas foram queimadas durante a incursão militar e milhares de pessoas fugiram para áreas seguras nas proximidades.
Repressão cria dilema ao Vaticano
Cardeal Zen, bispo emérito de Hong Kong, detido pela polícia
O cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, de 90 anos e um grande defensor do movimento pró-democracia, foi preso pelas autoridades de Hong Kong na terça-feira, 10 de maio, acusado de “conluio com forças estrangeiras”, noticiou a Reuters. Zen foi solto sob fiança no dia seguinte, por volta das 23h locais, como relatado por jornalistas de Hong Kong, que publicaram nas redes sociais fotos em que o bispo aparecia já no exterior da esquadra de polícia de Wan Chai, avançou o Vatican News.
Memória do Holocausto
Evangélicos fazem declaração contra o antissemitismo
A Aliança Evangélica Europeia apresentou “uma forte declaração contra o antissemitismo”, numa mensagem pública lida no Memorial do Holocausto Yad Vashem em Jerusalém, Israel, apoiando assim a definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto.
Liberdade condicional
Testemunha de Jeová libertada na Rússia
A 4 de maio de 2022, o Supremo Tribunal da República de Khakassia aprovou a decisão do Tribunal Distrital de Ust-Abakansky de conceder liberdade condicional a Valentina Baranovskaya, uma Testemunha de Jeová (TJ) de 71 anos.
China
Dez padres da Igreja Clandestina detidos este ano
Pelo menos dez padres, pertencentes à chamada Igreja Clandestina, foram detidos pelas autoridades na província chinesa de Boading desde o início deste ano. Segundo a Asia News, citada esta sexta-feira, 6, pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), quatro destes padres “foram presos entre 29 e 30 de Abril, levantando temores de mais prisões entre os membros do clero”.
Repressão e prisões
Testemunhas de Jeová acusam Rússia de aumentar perseguição
As Testemunhas de Jeová (TJ) consideram que as autoridades russas estão a aumentar a repressão contra o grupo, na altura em que se completam cinco anos sobre a proibição das actividades das TJ no país.
Em 2022
Índia: Mais de 100 episódios de violência contra os cristãos
A Índia tem visto aumentar os episódios de violência contra cristãos no país, tendo já sido registados pelo menos 127 episódios de violência só este ano.
França pós-Presidenciais
Protestantes franceses apelam à liberdade de culto
Diante de uma sociedade dividida, as igrejas protestantes na França pedem ao novo Governo do Presidente Emmanuel Macron que “atue em prol da paz e preserve a liberdade de culto, de consciência e de expressão de todos”. A posição foi divulgada pelo Conselho Nacional dos Evangélicos da França (CNEF), que representa 70 por cento das igrejas protestantes no país e mais de 30 denominações evangélicas diferentes.
Atentados da Páscoa de 2019
Sri Lanka: “O sangue das vítimas clama aos céus por justiça”
Três anos depois dos brutais atentados terroristas de Domingo de Páscoa, que causaram 269 mortos e cerca de meio milhar de feridos em três igrejas e hotéis no Sri Lanka, há ainda muitas dúvidas sobre o papel das autoridades em tudo o que aconteceu. Entrevista a D. Malcolm Randjith, arcebispo de Colombo.
Santa Cruz de la Sierra
Franciscano morto em assalto a igreja boliviana
O corpo de um religioso foi encontrado morto na igreja de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, na manhã do domingo de Páscoa. Segundo as autoridades, frei Wilberth Daza terá sido morto com um objeto contundente por ladrões que entraram na igreja logo após a Vigília Pascal, ainda na noite de 16 de abril.
Etiópia
“Fome em massa” provocada deliberadamente no Tigré
Centenas de milhares de habitantes da região do Tigré (Etiópia) estão a morrer à fome, denunciou esta quarta-feira, 20, a Agência Fides. Desde o início da suposta trégua humanitária, a 24 de março, o governo permitiu a entrada de apenas um comboio de ajuda humanitária na região, o primeiro desde meados de dezembro de 2021.
Liberdade religiosa
Cristãos presos na Índia por celebrar a Quinta-Feira Santa
A polícia do estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, prendeu pelo menos 36 cristãos que celebravam a Quinta-Feira Santa na sua igreja evangélica, após um grupo de nacionalistas hindus radicais ter cercado o edifício e trancado as portas, acusando-os de estarem a converter hindus ao cristianismo, noticiou esta quarta-feira, 20, a UCA News.
China
Polícia invade culto protestante e detém participantes
A polícia da província de Shanxi, no norte da China, invadiu uma igreja doméstica protestante durante um culto de domingo e deteve sete cristãos, sob acusação de estarem a participar numa “reunião ilegal”, violando as regras de prevenção da pandemia de covid-19, avançou esta sexta-feira, 8 de abril, a UCA News.
O renascer religioso na China
As violações dos direitos humanos na China superam em gravidade o que sucede na Rússia, como é próprio de um regime totalitário em confronto com um regime autoritário. É o que se verifica no que à liberdade religiosa diz respeito e basta evocar, a propósito, o caso mais extremo da repressão dos uigures (já equiparada a um genocídio), uma repressão que também envolve a violação da liberdade religiosa.
Situação agrava-se na Nicarágua
ONU vai investigar direitos humanos no regime de Daniel Ortega
A ONU vai enviar um grupo de três especialistas para investigar a situação dos direitos humanos na Nicarágua, na sequência de vários casos que colocam em evidência situações graves de violação daqueles direitos. A resolução, cuja finalidade é “reunir, preservar e analisar informações e evidências” nessa matéria, foi adotada nesta quinta-feira, 31 de março, pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU. O período em análise será entre abril de 2018, quando eclodiu uma revolta popular, e a atualidade.
Novo bispo de Pemba deixa apelo
“Que o mundo não esqueça Cabo Delgado”
“A violência terrorista continua a ter os seus efeitos em Cabo Delgado e a crise humanitária ainda está presente”, alerta D. António Juliasse, na primeira entrevista como bispo de Pemba concedida à Fundação AIS.
Segurança debatida em Lisboa
Lugares de culto são os mais visados por terrorismo na UE
Os lugares de culto de diferentes religiões são os alvos mais fáceis de ataques terroristas na Europa: entre os 282 ataques terroristas já ocorridos na Europa, um total de 63 (ou seja, 22,3%) teve como objectivo uma igreja, mesquita, sinagoga ou outros lugares de culto.
A boa notícia do KAICIID em Lisboa
No meio de tantas notícias tão cheias de angústia por causa da guerra na Ucrânia, vi domingo no 7MARGENS a notícia da transferência da sede do Centro Internacional para o Diálogo Interreligioso e Intercultural (KAICIID) da Áustria para Lisboa. É uma notícia portadora de paz e de esperança. Significa que o KAICIID se quis demarcar de toda e qualquer conotação ideológica ou política, que poderia advir da sua posição num país próximo do conflito, para marcar a sua total independência em relação com a guerra e assumir inequivocamente o seu papel de promotor do diálogo, seja qual for o motivo da guerra.
Discurso de ódio contra muçulmanos
Tribunal apoia Twitter na suspensão da conta do Vox
O supremo tribunal de Espanha rejeitou a queixa do partido de extrema-direita Vox contra o Twitter, na sequência de esta rede social ter suspendido por oito dias a sua conta sob a acusação de que estava a ser usada para propagandear um discurso de ódio, noticiou o Muslim News esta quarta-feira, 9 de março.
Média, religião e política
Um levantamento recente feito no Brasil mostra que dos 10 influenciadores cristãos mais seguidos na rede social Instagram, oito são evangélicos e dois são católicos. Do mesmo modo que no passado líderes religiosos marcaram presença nos canais tradicionais de rádio e TV, hoje participam das mais diversas redes sociais.
Sem provas, acusações caíram
Em Gujarat, as Missionárias da Caridade já respiram liberdade
Depois de meses de indefinição, o tribunal local de Gujarat, na Índia, arquivou as queixas contra as Missionárias da Caridade, que eram acusadas de promoverem conversões forçadas nos seus abrigos para pessoas carenciadas, por não haver provas dessas conversões forçadas.
Conselho de Igrejas Cristãs
Proteção e segurança de comunidades religiosas em análise
A segurança e a proteção da liberdade de comunidades religiosas na Europa e em Portugal vão estar em debate, nos dias 7 e 8 de março, numa iniciativa promovida pelo Conselho Português de Igrejas Cristãs (Copic).
Desaparecidos desde 2013
Conselho Mundial das Igrejas relembra arcebispos raptados na Síria
O Conselho Mundial das Igrejas (CMI), órgão que reúne 352 denominações cristãs em todo o mundo, assinalou o dia em que se completam 3.224 dias desde que o arcebispo ortodoxo sírio Yohanna Ibrahim e o arcebispo ortodoxo grego Paul Yazigi foram sequestrados...
Iniciativa do Fórum Nacional de Solidariedade
Petição contra leis anticonversão visa proteger cristãos e muçulmanos na Índia
Uma petição contra as leis anticonversão, lançada pelo Fórum Nacional de Solidariedade e dirigida ao Presidente da Índia, está a ganhar cada vez mais apoiantes naquele país, avançam as Obras Pontifícias Missionárias em comunicado divulgado através do seu site.
Contra uso de crianças-soldado
A tristeza e a poesia dos yazidis que sobreviveram ao Estado Islâmico
Vian é um dos cerca de 12 mil yazidis cujas vidas mudaram gravemente com o terrorismo do autodenominado Estado Islâmico: raptado e levado em 2014, quando tinha 13 anos, conseguiu fugir em 2018, com a ajuda de contrabandistas. Poucos anos depois dos acontecimentos, as feridas permanecem muito abertas.
Missionários em Moçambique denunciam
Violência, ataques e raptos aumentam de novo em Cabo Delgado
Aldeias atacadas, mais raptos de pessoas – sobretudo mulheres e crianças –, violência contra pessoas e bens. A situação em Cabo Delgado, Norte de Moçambique, volta a degradar-se, de acordo com testemunhos de missionários no terreno. Nas últimas semanas, terão ocorrido em aldeias como Nova Zambézia, Nova Vida, Nkoe, Nanjaba, Imbada, Bangala 2, e Iba, nos distritos de Macomia e Meluco.
Vários ataques no Nordeste do país
Bispos pedem reconciliação e fim da violência depois de 200 mortes na Nigéria
O último episódio de violência na Nigéria, com contornos políticos, económicos e religiosos, descreve-se ainda com dados inconclusivos, mas calcula-se que, pelo menos, duas centenas de pessoas perderam a vida na primeira semana de Janeiro no estado de Zamfara, Nigéria, após vários ataques de grupos de homens armados a uma dezena de aldeias. Há bispos católicos a sugerir caminhos concretos para pôr fim à violência no país, um dos que registam violações graves da liberdade religiosa.
Índia
Governo liberta contas bancárias das Missionárias da Caridade
O Governo indiano restaurou o registo da Lei de Regulamentação de Contribuição Estrangeira das Missionárias da Caridade, abrindo caminho para que a instituição receba e utilize fundos estrangeiros, noticiou o portal UCANews no sábado, 8 de janeiro.
China intensifica perseguição
Missas ou religião na internet, só se o Governo deixar
Transmissão de missas ou quaisquer outras actividades religiosas através da Internet, incluindo homilias, sessões de formação ou a simples divulgação de informações, passarão a ter de ser autorizadas previamente pelas autoridades governamentais chinesas, já a partir do próximo dia 1 de Março, noticiou a agência Asia News.
2021-2022, marcas do tempo (6)
Pobreza, migrantes, família e reformas: uma agenda papal preenchida para 2022
Viagens a horizontes periféricos e pobres, um sínodo para renovar a Igreja, reformas e mudanças na Cúria, migrações e refugiados como tema sempre presente. A agenda do Papa para 2022 está preenchida mesmo se ainda se desconhecem muitas datas. E promete novidades.
Massacre em Mianmar na véspera de Natal
Arcebispo de Rangum apela ao diálogo pacífico
O brutal massacre de 38 pessoas na vila de Mo So, no estado de Kaya, levou o cardeal Charles Maung Bo, arcebispo de Rangum, a divulgar no dia 26 de dezembro um apelo ao Governo e às forças da oposição para que ponham termo à violência e iniciem um diálogo pacífico.
Índia
Governo congela contas bancárias das Missionárias da Caridade
O Governo indiano congelou as contas bancárias das Missionárias da Caridade, congregação fundada por Madre Teresa de Calcutá, depois de ter rejeitado a autorização para uma transferência de fundos vinda do estrangeiro. A decisão foi tomada no dia de Natal e foi difundida no dia 27 de dezembro por quase todos os media indianos, incluindo a IndianTV.
Terça, 19h, em canal vídeo
Debate sobre Cabo Delgado pede mais que acção militar
“Trazer para o espaço público a trágica situação humanitária vivida na província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, na sequência do conflito armado em curso naquela região desde Outubro de 2017” é o que pretende o debate em canal vídeo que decorre nesta terça, 14 de Dezembro, a partir das 19h de Lisboa (21h em Maputo).
Liberdade religiosa
Libertados mais três dos 17 missionários sequestrados no Haiti
Três dos 17 missionários norte-americanos (16 dos Estados Unidos da América e um do Canadá) sequestrados no dia 16 de Outubro em Port-au-Prince, capital do Haiti, foram libertados este domingo à noite, anunciou o Washington Post.
Liberdade Religiosa
Nada melhorou na Nigéria, diz bispo contra lista dos EUA
O bispo Emmanuel Adetoyese Badejo, da Diocese de Oyo, na Nigéria, publicou nesta quarta-feira, dia 1 de dezembro, uma mensagem criticando fortemente a decisão do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América de retirar aquele país da lista anual de nações violadoras da liberdade religiosa. A Nigéria tinha entrado pela primeira vez na lista no ano passado. A crítica do bispo Badejo foi divulgada pelo Vatican News.
Polémica levou a retirada
Documento da UE queria propor saudações “festivas” omitindo Natal
Um documento interno da Comissão Europeia que pretendia promover a linguagem inclusiva e propunha que se dessem felicitações pelas “festas” e não pelo Natal foi retirado, depois de ter provocado várias reacções, incluindo do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
Liberdade religiosa na Austrália
Bispos apoiam com reservas proposta de Lei
Os bispos australianos classificaram com sendo “um passo em frente” a proposta de Lei da Liberdade Religiosa que a pela Câmara dos Representantes começa a discutir na próxima semana, noticiou o Vatican News na sua edição de 27 de novembro.
Jesuítas na Índia iniciam ação judicial
Reabilitar a memória do padre Stan Swamy
A Companhia de Jesus na Índia vai entregar uma ação no Supremo Tribunal de Mumbai em ordem a reabilitar o nome do padre Stan Swamy, que esteve preso desde 8 de outubro de 2020 até morrer a 5 de julho deste ano, vítima de covid-19 contraído na prisão, noticiou esta sexta-feira, 26 de novembro, a agência Union of Catholics Asian News (UCANEWS).
Violência religiosa na Índia
300 ataques contra cristãos nos últimos 10 meses
Nos primeiros 10 meses deste ano, o relatório intitulado Cristãos agredidos na Índia, coligido por várias organizações não governamentais cristãs, registou 300 incidentes anticristãos. Grupos extremistas de hindus têm também atacado com frequência a minoria muçulmana.
Momento histórico
Judeus turcos voltam a reunir-se na sinagoga de Ancara, 40 anos depois
Há praticamente quatro décadas que os judeus não se reuniam na histórica sinagoga de Ankara (Turquia). Esta semana, importantes membros da comunidade judaica turca, incluindo o rabino chefe Isaak Haleva, marcaram ali encontro para “reavivar memórias” e alertar para a importância da preservação das sinagogas no país, noticiou o Middle East Monitor (MEMO).
China
Repressão aos muçulmanos passa por destruir cúpulas de mesquitas
A China tem vindo a multiplicar os constrangimentos à prática religiosa de diferentes religiões. No caso dos muçulmanos, além da prisão de praticantes desta religião e do condicionamento de escritores e estudiosos, surge agora a notícia de que as autoridades estão a remover as cúpulas das mesquitas, a fim de as “sinizar” (tornar mais “chinesas”).
Etiópia
Agravamento do conflito no Tigré leva a fuga das populações
“As coisas estão a piorar e agora nós temos de fugir.” A curta mensagem, enviada domingo, 31 de Outubro, por um missionário católico para a directora de comunicação da fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), traduz o desespero que se vive na cidade de Kombolcha, no centro-norte da Etiópia, 380 quilómetros a norte de Adis-Abeba.
Reino Unido
Enfermeira acusa hospital de não a deixar usar cruz ao pescoço
Mary Onuoha, 61 anos, é uma enfermeira nigeriana que vive no Reino Unido desde 1988. Começou a trabalhar no Croydon University Hospital em 2002. Mas desde 2015, relata a agência católica de notícias Gaudium Press, citada pela Ajuda à Igreja que Sofre, começou a ser pressionada por responsáveis do hospital para deixar de usar em serviço uma cruz ao pescoço, alegando “questões de segurança”.
Honras de Panteão
Portugal curva-se, eternamente grato, hoje e para sempre, perante Aristides
O Presidente da República afirmou que Portugal se curva perante a “personalidade moral” de Aristides de Sousa Mendes, e que “eternamente grato, hoje e para sempre, o recorda e homenageia”. Foi desta forma que Marcelo Rebelo de Sousa terminou a concessão de honras de Panteão Nacional ao homem que é um “Justo entre as Nações”.
Com 120 mil muçulmanos
Habitantes de Colónia passam a ouvir os muezim a chamar para a oração
A cidade alemã de Colónia tornou-se este mês a primeira das grandes cidades do país a permitir, por ora a título experimental, que o muezim de cada uma das 35 mesquitas locais possa convidar os fiéis para a oração pelos altifalantes.
Nigéria
Três seminaristas sequestrados em ataque armado
Três jovens seminaristas foram sequestrados na última segunda-feira, 11 de Outubro, num ataque de homens armados ao Seminário Maior de Cristo Rei, em Fayat, diocese de Kafanchan (estado de Kaduna, no centro da Nigéria, a menos de 200 quilómetros da capital federal, Abuja).
Carta aberta aos Estados-membros
Mais de 323 mil de todo o mundo pedem à ONU que aja sobre as atrocidades em Xinjiang
Mais de 323.000 pessoas em todo o mundo assinaram uma petição da Amnistia Internacional (AI) intitulada “Liberdade para todos os detidos de Xinjiang”, acerca da situação que se vive nesta província chinesa, informou a organização de defesa dos direitos. Ao mesmo tempo, uma carta aberta da secretária-geral da organização de defesa dos direitos humanos apela à ONU para que investigue violações de direitos humanos contra uigures, cazaques e outras minorias muçulmanas naquela região do noroeste da China.
Quatro anos refém no Mali
Freira colombiana libertada saudada pelo Papa
O Papa cumprimentou neste domingo, 10, no Vaticano, a religiosa colombiana Gloria Cecilia Narvaez Argori, que foi recentemente libertada após um sequestro no Mali, que durou quatro anos, desde 2017.
Estudo internacional
Perseguição religiosa diminuiu, mas restrições dos governos estão no nível mais elevado
O número de países onde foi registada atividade terrorista relacionada com a religião diminuiu pelo quinto ano consecutivo, concluiu o Pew Research Center no seu 12º estudo anual sobre as restrições globais à religião, divulgado esta quinta-feira, 30 de setembro. As restrições governamentais face às crenças e práticas religiosas estão, no entanto, no nível mais elevado desde que o estudo começou a ser realizado, em 2007.
Referendo no cantão de Neuchâtel
Suíços não querem o Estado a reconhecer novas religiões
No último domingo, a Suíça foi notícia pelo facto de o casamento entre pessoas do mesmo sexo ter sido aprovado em referendo – e por expressiva maioria. Mas não foi notícia um outro referendo, realizado apenas no cantão de Neuchâtel, sobre quem deve reconhecer a utilidade pública das comunidades religiosas: os órgãos do Estado ou o povo?
Sem peregrinos, artesãos não têm trabalho
Nas casas de Belém não há pão e com isso nasce um apelo desesperado
Belém significa, em hebraico, “casa do pão” e, em árabe, “casa da carne”. Mas nestes tempos o nome da cidade da Palestina contradiz a realidade: “Não há turistas e estamos abandonados, temos de nos desenvencilhar para sobreviver. Estamos fechados, abandonados e...
União Europeia
Cargo de enviado para a liberdade religiosa está de novo vago
O cargo de Enviado Especial da União Europeia (UE) para a Promoção da Liberdade Religiosa no Estrangeiro está de novo vago, depois de Christos Stylianides ter aceite o lugar de ministro para a Crise Climática e Protecção Civil na Grécia. Stylianides, recorda o...
Indonésia
Mesquita e Catedral de Jacarta unidas por um túnel, em sinal de paz e tolerância
A partir do mês de setembro, a Mesquita Istiqlal e a Catedral de Nossa Senhora da Assunção, em Jacarta, terão a uni-las um túnel subterrâneo. Situados a apenas 200 metros de distância um do outro, os dois locais de culto passarão a estar efetivamente ligados, constituindo “um símbolo das boas relações entre diferentes comunidades religiosas”, afirmou o vice-presidente do país, Kiai Hajj Ma’ruf Amin, citado pela Asia News.
Eleito por unanimidade
Novo capelão-chefe da Universidade de Harvard é ateu
Chama-se Greg Epstein, tem 44 anos e é o primeiro ateu escolhido para presidente dos capelães da Universidade de Harvard, a instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos, fundada em 1636 com o objetivo de dar formação ao clero protestante. De acordo com o jornal The New York Times, que avançou a notícia esta quinta-feira, 27, a eleição de Epstein é o reflexo de uma “tendência alargada” de jovens que “se identificam cada vez mais como espirituais, mas sem afiliação religiosa”.
Iraque
Líder xiita devolve propriedades roubadas a cristãos e mandeus
Uma ação promovida pelo líder xiita iraquiano Moqtada al-Sadr devolveu mais de 80 casas e terras aos legítimos donos cristãos e mandeus, que haviam sido usurpados ilegalmente das suas propriedades ao longo dos últimos anos, avançou esta sexta-feira, 26 de agosto, a Agência Fides.
Liberdade e símbolos religiosos
Rabis contra acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia
O acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia que permite aos empregadores proibir, em certas circunstâncias, os trabalhadores de usarem roupas ou símbolos religiosos no trabalho “é um retrocesso em relação às liberdades religiosas”, disse o rabino Pinchas Goldschmidt, presidente da Conferência de Rabinos Europeus, à Agência Telegráfica Judaica, na passada sexta-feira, 20 de agosto.
Padre Pier Luigi Maccalli
Missionário raptado por jihadistas veio a Fátima agradecer libertação
Depois de quase dois anos nas mãos de um grupo jihadista na região do Sahel, em África, o padre Pier Luigi Maccali esteve em Fátima, no domingo, 1, para agradecer a Maria a sua libertação do cativeiro, em outubro passado.
Em causa transformação em mesquita
Turquia arrisca conflito com Unesco por causa de Hagia Sophia
O Comité do Património Mundial da UNESCO não concorda com a decisão do governo turco de transformar a igreja de Hagia Sophia, em Istambul, e o mosteiro de Chora em mesquitas. Na sua 44ª sessão, de 23 de julho de 2021, o órgão, que representa 21 países, lamentou a decisão da Turquia, apesar dos repetidos apelos para salvaguardar sua condição de museu aberto a todos (no país existem 82.603 mesquitas e apenas 438 museus, 91 dos quais na cidade do Bósforo).
Atentado
Morte do padre Jacques Hamel pode ter sido planeada desde a Síria
Quando passam 5 anos sobre o assassinato, em plena missa, do padre Jaques Hamel, de 86 anos de idade, degolado em plena Igreja de Saint-Étienne-du-Rouvray, em Rouen, crescem as suspeitas de que este não tenha sido um trabalho de um lobo solitário. Segundo o...
Cabo Delgado, Moçambique
Ajuda humanitária não pode ser “indústria do sofrimento”
Crescem as dificuldades humanitárias em Cabo Delgado, Moçambique. Agora é o administrador apostólico, D. António Juliasse Sandramo, que vem alertar para o perigo de criação de “uma indústria do sofrimento” que “dissipa” a ajuda humanitária. “Quando há situações de sofrimento, pode ser criada uma indústria do sofrimento, que se aproveita do sofrimento do povo”, afirmou Sandramo.
Paquistão
As jovens cristãs que enfrentam a discriminação e perseguição
“Quando fui para a universidade sofri muitos actos de discriminação por parte dos meus professores e colegas, a tal ponto que não conseguia concentrar-me nos meus estudos”, conta Ashia, 17 anos, cristã paquistanesa. Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) desenvolve programa para capacitar mulheres em situações particularmente difíceis.
Relatórios da ICC e do UCF
Perseguição a cristãos aumenta na Birmânia e na Índia
Os cristãos e as minorias étnicas na Birmânia enfrentam uma opressão crescente desde que a Junta militar derrubou o Governo civil em 1 de Fevereiro e tomou conta do poder. Um relatório da ICC (International Christian Concern), organização não-governamental de monitorização das perseguições religiosas, revela detalhes da perseguição aos cristãos em áreas onde a opressão tem sido a regra, em mais de cinco décadas de governo militar.
Acusara positivo à covid
Padre Stan Swamy morreu no hospital na sequência da sua prisão contestada
O padre jesuíta indiano Stan Swamy, preso desde 9 de Outubro, morreu nesta segunda-feira, 5 de Julho, dois dias depois de lhe ter sido colocado num ventilador para tentar contrariar a deterioração das suas condições de saúde, num hospital gerido por instituições católicas na cidade de Bombaim (na costa centro Oeste do país). A morte ocorreu na véspera da avaliação, pelo Supremo Tribunal, de um pedido de fiança, cuja decisão tinha sido adiada no passado sábado, 3.
Fantio e Dolbei são "cidades fantasmas"
Terroristas atacam cidades no Níger
A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre relata que um ataque terrorista nas últimas horas a Fantio e Dolbel, duas cidades da região de Tillabéri, situadas no sudoeste do Níger, provocou a fuga das populações locais. “Sobreviventes do ataque fugiram para a região de Dori, situada no Burquina Faso. Trata-se de um grupo de mulheres com crianças pequenas e bebés. Segundo testemunhas, os terroristas atacaram por duas vezes, matando os homens”, relata a organização pontifícia.
“Um sinal poderoso”
Patriarcas e bispos católicos promovem Dia da Paz para o Médio Oriente
O Conselho dos Patriarcas e Bispos Católicos do Médio Oriente promove neste domingo, 27 de Junho, um Dia da Paz para a região. A iniciativa será sobretudo simbólica e litúrgica: cada bispo celebra a missa na sua diocese, consagrando o Médio Oriente; como gesto colectivo, o patriarca latino de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa, abençoará um ícone da Sagrada Família, na Igreja da Anunciação de Nazaré.
Desde 9 de Maio
Polícia de Israel fez campanha repressiva discriminatória contra palestinianos, acusa Amnistia
A polícia israelita cometeu múltiplas violações de direitos humanos contra palestinianos em Israel e em Jerusalém Oriental, durante e após as hostilidades armadas em Israel e Gaza, denunciou a Amnistia Internacional (AI). Tratou-se, diz a organização, de uma campanha repressiva discriminatória, desde o dia 9 de Maio, que levou à prisão mais de 2150 pessoas e que incluiu detenções em massa, utilizando a força ilegal contra manifestantes pacíficos e sujeitando os detidos a tortura e outros maus-tratos.
Um século depois
Nomeado rabi das Forças Armadas alemãs
Depois de um século sem assistência religiosa, os militares alemães judeus podem contar com Zsolt Balla, nomeado esta semana rabi das Forças Armadas alemãs. O rabi Balla, de 48 anos, foi proposto pelo Conselho Central Judeu e retoma uma tradição que havia sido interrompida com a ascensão de Hitler ao poder.
Dia 25 de junho
Blinken discute crise climática no Vaticano
O secretário de Estado norte-americano Antony J. Blinken visitará a Cidade do Vaticano esta sexta-feira, 25 de junho, no âmbito da viagem que ao longo desta semana está a levá-lo a diversos países europeus.
20 anos da Lei da Liberdade Religiosa
Religiões também querem comemorar 50 anos do 25 de Abril
Ao comemorar os 20 anos da Lei de Liberdade Religiosa, de que o próprio foi o impulsionador político, José Vera Jardim abriu o livro das reclamações a apresentar ao Governo. Diante da ministra da Presidência, o responsável disse o que falta fazer para concretizar melhor a lei. As religiões, que fazem um balanço muito positivo da aplicação do diploma legal, querem que também elas “possam contribuir para a preparação e celebração dos 50 anos do 25 de Abril”.
20 anos do novo regime legal
A lei da liberdade religiosa é boa e recomenda-se, mas ainda tem muito por concretizar
Vinte anos depois, o que trouxe a Lei da Liberdade Religiosa (LLR), promulgada a 22 de Junho de 2001, faz nesta terça-feira precisamente duas décadas? Uma conferência na tarde desta terça-feira, 22 de Junho (que pode ser acompanhada por transmissão digital), quando se completam 20 anos da lei, fará o ponto de situação e procurará debater o que falta fazer. O 7MARGENS antecipa o debate.
Boko Haram na Nigéria
Amara, a raptada, e o padre psicólogo que ajuda a curar as feridas do terrorismo
Amara – um nome fictício para uma vida tragicamente bem real – tem hoje 21 anos, mas já passou muito: desmaiou quando lhe colocaram nas mãos a cabeça decapitada do seu pai, foi depois raptada e violada sucessivamente pelos terroristas do Boko Haram. Conseguiu fugir e esteve muito tempo sem conseguir falar, até que a sua mãe procurou a ajuda do padre Joseph Fidelis Bature, que é também psicólogo clínico.
Novo e extenso relatório da Amnistia
“Repressão draconiana” contra uigures e outras minorias muçulmanas na China
A região chinesa de Xinjiang, quase tão vasta como a Índia, vive neste momento uma “repressão draconiana” cujo alvo principal é a minoria dos muçulmanos uigures. A situação naquela província do Nordeste da China configura a prática de crimes contra a humanidade, com centenas de milhares de homens e mulheres submetidos a internamento e tortura em massa.
Moçambique
Centenas de crianças raptadas pelos terroristas
O padre Kwiriwi Fonseca, da Diocese de Pemba, em Moçambique, alertou para o rapto de “centenas de crianças” pelos terroristas na província de Cabo Delgado, norte do país africano. “Os terroristas estão a usar meninos para treiná-los, enquanto as meninas são feitas de esposas, estupradas, tudo isso. Algumas das mulheres, quando [os terroristas] percebem que [já] não lhes interessa, são mandadas embora”, relata o sacerdote, em depoimento à fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Liberdade religiosa
100 pessoas assassinadas por terroristas no Burquina Faso
Na aldeia de Solhan, perto da fronteira com o Níger, 100 pessoas foram mortas por jihadistas, não muito longe do local onde o missionário italiano Pierluigi Maccalli foi sequestrado. O Papa Francisco, no Angelus deste domingo, expressou a sua consternação.
Índia
Padre jesuíta Stan Sawmy internado com covid
O padre jesuíta indiano Stam Swamy foi transferido, no início do último fim-de-semana, para uma unidade de cuidados intensivos do Hospital Sagrada Família (Bombaim) onde, segundo noticia o portal Vatican News, chegou na sexta-feira, dia 28 de maio, muito debilitado e depois de ter testado positivo à covid-19.
Turquia
Erdogan inaugura grande mesquita no centro de Istambul, a terceira em três anos
A praça Taksim, principal espaço público da Istambul, passou a ter, desde sexta-feira, dia 28, uma grandiosa mesquita, que foi inaugurada pelo Presidente da Turquia, Recep Erdogan.
Birmânia
Uma “tragédia humanitária”, denuncia cardeal Charles Bo
“Uma tragédia humanitária” – assim define o cardeal Charles Bo, arcebispo de Yangon, os últimos acontecimentos na Birmânia, no seguimento do golpe de estado liderado pela Junta Militar, no início de fevereiro.
Inquisição
Criptojudaísmo, visitações, denunciantes e denunciados
O criptojudaísmo foi um dos fenómenos que a Inquisição criou, na tentativa de muitos judeus tentarem escapar aos seus tentáculos. Histórias de denunciantes, denunciados e visitações, quando se assinalam os 200 anos de extinção da Inquisição, ocorrida a 5 de Abril de 1821.
Polícia chinesa prende um bispo, sete padres e 10 seminaristas
Nesta sexta-feira, 21, a polícia chinesa invadiu a prefeitura apostólica de Xinxiang, na província de Hebei, na China, e prendeu o bispo Zhang Weixhu. No dia anterior cerca de uma centena de agentes policiais cercaram uma fábrica que funcionava como seminário e, pelo mesmo processo, prenderam sete padres e 10 seminaristas.
A liberdade religiosa: tema atual
O encontro entre o Papa Francisco e o Grande Imã da Mesquita de Al Azhar, Ahmed Mohamed El-Tayeb, no Abu Dhabi, constituiu um momento da maior importância no âmbito do diálogo entre as religiões, envolvendo a assinatura do Documento sobre a Fraternidade Humana (4.2.2019), que permite a afirmação de uma cultura de paz baseada no respeito mútuo, na liberdade de consciência e na necessidade de uma compreensão mútua baseada no conhecimento e na sabedoria.
Solidariedade com Cabo Delgado (8): Escolas da Lousã (e outras) a aprender a cidadania
É uma singular demonstração da utilidade da Educação para a Cidadania a actividade de solidariedade com as crianças e jovens de Cabo Delgado que está a ser promovida pelo Agrupamento de Escolas da Lousã. A iniciativa intitula-se “Arte em Sintonia com as Crianças de Cabo Delgado” e decorre até ao final deste mês. O director do Agrupamento, Pedro Balhau, respondeu às perguntas do 7MARGENS.
Relatório americano sobre liberdade religiosa aponta o dedo à Arábia Saudita e à Índia
Na apresentação, nesta quinta-feira, 12 de maio, do 23º Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, chamou a atenção para “a onda de antissemitismo que cresce no mundo, incluindo aqui, nos Estados Unidos, e também em toda a Europa”. É, tal como o “ódio antimuçulmano que ainda é generalizado em muitos países”, “uma ideologia perigosa a que nos devemos opor” – referiu Blinken.
Índia não respeita direitos humanos, mas cimeira com UE foi profícua, dizem jesuítas e Amnistia
É preciso dizer à opinião pública que os direitos humanos não são, neste momento, respeitados na Índia”, diz o padre jesuíta José Maria Brito. O que ficou enunciado acerca dos direitos humanos na declaração final da cimeira dos líderes da União Europeia com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, “não corresponde ao que acontece na Índia, de uma forma sistemática e prolongada no tempo; e não tem havido sinais por parte do Governo indiano de que isso vá mudar”.
Solidariedade com Cabo Delgado (7): A revolta e a impotência da irmã Mónica Rocha perante a tragédia
Embora não se encontre na zona de conflito em Cabo Delgado (Norte de Moçambique), a irmã Mónica Rocha, das Irmãs Reparadoras de Fátima, partilha as consequências do que ali ocorre. Por isso, aceitou prestar ao 7MARGENS um testemunho sobre o que se passa na zona em que vive e acolhe os muitos que constantemente chegam da província vizinha..
Líder da Igreja Ortodoxa da Etiópia denuncia “genocídio” na região do Tigré
O responsável máximo da Igreja Ortodoxa etíope, o arcebispo (abuna) Mathias, acusou o regime de Addis Abeba de estar a perpetrar um genocídio na região de Tigré e de pretender “exterminar os tigrés da face da terra”.
Papa condena violência doméstica e está preocupado com situação em Jerusalém, Afeganistão e Colômbia
O Papa apelou neste domingo ao fim da violência em Jerusalém, manifestando “particular preocupação” pelos confrontos registados na cidade nos últimos dias. “Rezo para que [Jerusalém] seja um lugar de encontro e não de confrontos violentos, lugar de oração e de paz”, disse Francisco, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do Regina Caeli.
“Mil Novecentos e Oitenta e Quatro” na China
No último encontro da plataforma das Comissões Justiça e Paz europeias, entre outras situações relativas a violações de direitos humanos em várias partes do mundo, foi dado particular especial à situação da China em geral e de Hong-Kong em particular. O padre Gianni Criveller, missionário italiano, especialista em questão relativas à China e residente por longos anos em Hong-Kong, sublinhou o seu profundo desencanto com a situação que se vive atualmente nessa região.
UE: Cipriota Christos Stylianidis velará pela liberdade religiosa
“Agradeço profundamente ao Colégio de Comissários da Comissão Europeia pela minha nomeação como Enviado Especial para a promoção da liberdade de religião ou crença fora da União Europeia”. Foi assim que o político cipriota Christos Stylianidis reagiu à escolha do seu nome para dar continuidade a uma função que tinha sido interrompida em 2019 e que alguns entendiam não ser imprescindível.
Paquistão: telemóvel “blasfemo” condena à morte um casal de cristãos
As leis sobre blasfémia no Paquistão violam as obrigações do país no campo dos direitos humanos e abrem caminho para outros abusos, incluindo ameaças de morte e execuções, considera a Amnistia Internacional (AI), na apresentação do caso de Shagufta Kausar e Shafqat Emmanuel.
Greve de escolas católicas e toque de sinos como formas de protesto no Haiti
Começou esta quarta-feira e termina na sexta, 23, um segundo protesto-greve de pressão pela libertação de um grupo de religiosos raptados no passado dia 11 nos arredores de Porto Príncipe, no Haiti, convocada pela Conferência Episcopal do país.
Dois terços da população mundial sujeitos a violações da liberdade religiosa
Dois terços da população do mundo, num terço dos países, vivem situações de discriminação ou perseguição por causa da sua fé religiosa. A situação piorou nos últimos dois anos, diz o Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, divulgado na manhã desta terça-feira, 20. Os cristãos continuam a ser o grupo mais perseguido e a pandemia ajudou a agravar a situação. Chaves de leitura do documento.
Covid-19: o impacto e o debate sobre a liberdade religiosa
O aparecimento de teorias da conspiração na internet, atribuindo a judeus, muçulmanos ou cristãos as culpas pela pandemia, foi um dos factores negativos da situação provocada pela covid-19. Mas o novo coronavírus também levou a aspectos positivos na colaboração inter-religiosa. Um balanço.
Os Dias da Semana – Socorrer urgentemente Cabo Delgado
Moçambique tem um amplo destaque na primeira página da edição de hoje e de amanhã do diário francês Le Monde, por causa dos ataques mortais de jihadistas à cidade de Palma e da instabilidade na província de Cabo Delgado, qualificada como “antigo canto do paraíso”. No interior, as páginas 16, 17 e 18 são integralmente dedicadas ao que se passa na região entalada entre “as ambições da indústria do gás e a pressão jihadista”.
Liberdade Religiosa
Comissão da Liberdade Religiosa com nova configuração
Mais de um ano depois da ministra da Justiça ter reconduzido José Vera Jardim na presidência da Comissão da Liberdade Religiosa, Francisca van Dunem divulgou o despacho com a nova constituição dessa Comissão.
China quer que clérigos tenham amor pelo Partido Comunista
Novo decreto governamental é “mais uma medida totalitária para limitar a liberdade religiosa”, acusa organização de direitos humanso. O decreto aplica-se a todas as religiões, ou seja, lamas budistas, clérigos cristãos, imãs muçulmanos e outros líderes religiosos.
Califórnia: Supremo dos EUA revoga legislação para restringir reuniões religiosas domésticas
O Estado da Califórnia violou os direitos constitucionais dos cidadãos ao restringir, em nome da saúde pública e dos cuidados anti pandemia, o número de pessoas que podem participar em orações e estudos bíblicos domésticos, decidiu o Supremo Tribunal de Justiça...
Monge condenado a dois anos de cadeia na Turquia por dar comida
O padre Sefer Bileçen, padre Aho no nome monástico, da Igreja Siríaca Ortodoxa, ofereceu comida a um grupo que bateu à porta do seu mosteiro. O Ministério Público turco disse que o grupo era do PKK e acusa-o de prestar auxílio a uma organização terrorista, como o Governo turco considera o PKK, que reivindica há décadas a independência do Curdistão.
Jesuítas criticam “erosão da democracia na Índia”, depois da confirmação da prisão do padre Swamy
O que está a acontecer na Índia indica “um desconforto e erosão da democracia”, dizem os jesuítas. A crítica surge depois de um tribunal da polícia antiterrorista ter negado a libertação, sob fiança, do padre Swamy, detido sob acusação de terrorismo por ter defendido indígenas no país, de forma não-violenta.
Papa lamenta terrorismo e “demasiadas guerras” e pede distribuição de vacinas
O Papa Francisco lamentou neste Domingo de Páscoa, 4 de Abril, as situações de conflito e violência que ainda se verificam por todo o planeta: “No mundo, há ainda demasiadas guerras, demasiada violência! O Senhor, que é a nossa paz, nos ajude a vencer a mentalidade da guerra”, disse, na sua alocução antes da bênção pascal urbi et orbi (à cidade e ao mundo).
Arcebispo de Braga diz que se podia ter feito mais por Cabo Delgado
O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, considera que a comunidade internacional podia ter feito mais para apoiar os moçambicanos de Cabo Delgado (Norte do país), em relação à situação de violência que assola a região.
Solidariedade da AIS com Cabo Delgado: “É fundamental não ficar indiferente ao sofrimento”
O ataque à cidade de Palma veio agravar a situação já muito alarmante que se vive na província de Cabo Delgado (Norte de Moçambique), mas contribuiu para chamar a atenção da comunidade internacional para um drama que não é recente. O 7 Margens quis saber como é que as organizações vêem o que se está a passar, que trabalho desenvolvem e o que podem os portugueses fazer para ajudar os moçambicanos desta zona do nordeste moçambicano. Damos voz, desta vez, à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.
Padre de Pemba pede ajuda para alimentar vítimas da guerra em Cabo Delgado
“Pedimos a vossa mão, o vosso socorro”, diz em mensagem de áudio enviada à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre o padre Kwiriwi Fonseca, responsável pela comunicação da Diocese de Pemba, ao relatar os testemunhos recolhidos junto de alguns dos mais de mil fugitivos que chegaram à cidade numa embarcação no domingo, dia 28 de março.
Vários feridos e dois mortos em ataque suicida a catedral católica na Indonésia
Dois bombistas suicidas que se aproximaram da Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Macáçar (Indonésia) morreram quando tentaram concretizar um atentado, depois de frustrado o seu intento de entrar na catedral, onde decorria a missa de Domingo de Ramos.
Índia: Tribunal especial recusa caução a padre jesuíta Stan Swamy
O jesuíta Stan Swamy, de 84 anos, vai continuar a aguardar julgamento na prisão, por decisão de um tribunal especial da Agência Nacional de Investigação (NIA – a organização de luta antiterrorista da India), que recusou a sua libertação mediante pagamento de caução. A deliberação, que vinha sendo adiada desde o início de fevereiro, foi conhecida esta terça-feira, 23, e “prova que o Governo continua a temer a voz de intelectuais dissidentes”, declarou à agência UCA News o advogado jesuíta, A. Santhanam, que acompanha o processo.
Espanha: Autoridades locais mandam retirar cruzes da via pública
O presidente da Câmara de Sant Vicenç de Montalt, município nos arredores de Barcelona, mandou retirar, no final da semana passada, a cruz de pedra existente diante da igreja da povoação, noticiou o e-cristians esta terça-feira, 9 de março.
Cerimónia inter-religiosa: Marcelo pede pacificação, D. José Ornelas condena extremismos
“A liberdade de crer, que é mais do que a liberdade de culto para os crentes, é a liberdade de agir no espaço público em conformidade com os valores essenciais da sua fé, da sua visão da pessoa e da comunidade”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
Nagham, a ginecologista das mulheres violadas pelos militantes do Daesh
Para as mulheres que sobreviveram ao Daesh, as suas palavras são a primeira voz que as leva finalmente a conseguir contar a destruição que as atingiu. Submetidas a escravidão sexual, a voz da médica Nagham Hawzat Hasam junto das mulheres yazidis é o primeiro passo para o processo para a cura.
Francisco no Iraque, dia 2: O “regresso a casa” em Ur, e o terrorismo e violência como traições da religião
“Deus é misericordioso e a ofensa mais blasfema é profanar o seu nome odiando o irmão. Hostilidade, extremismo e violência não nascem dum ânimo religioso: são traições da religião. E nós, crentes, não podemos ficar calados, quando o terrorismo abusa da religião.” O segundo dia do Papa no Iraque incluiu um encontro histórico e um discurso que pode já ler-se como o mais importante de Francisco – até agora – nesta viagem.
O padre que incitou o Papa Francisco a visitar o Iraque
Em Outubro de 2015, nos arredores de Erbil, no Curdistão iraquiano, o padre Jalal Yako lançava o desafio: “O Papa Francisco que venha ao Iraque!”. Um desafio e simultaneamente um pedido, em nome da esperança que os cristãos (e outras comunidades) iraquianos precisavam de ter, face ao sofrimento que estavam a passar.
Paquistão: tribunal anula casamento forçado de menina de 12 anos
O casamento de Farah Shaheen, uma menina cristã de apenas 12 anos de idade, com o homem muçulmano que a raptou em junho de 2020 foi anulado no mês passado por um tribunal paquistanês.
Mesquitas atacadas em Espanha e França
Um ataque com explosivos contra uma mesquita em Múrcia (Espanha) e vandalismo contra uma outra em Estrasburgo (França) registaram-se esta semana e foram já condenados por diversas organizações.
500 igrejas britânicas preparam-se para acolher migrantes de Hong-Kong
Mais de 500 comunidades locais em todo o Reino Unido já responderam ao apelo para se tornarem “igrejas preparadas para Hong-Kong” feito pelo sítio UKHK lançado no início do ano novo chinês com o objetivo de acolher cerca de 130.000 migrantes vindos daquele território.
“Situação alarmante” na Etiópia, com relatos de centenas de mortos
“A situação no norte da Etiópia é alarmante”, diz Regina Lynch, directora de projectos da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) a nível internacional, que descreve “centenas de cidadãos a ser mortos na região de Tigray”, que está com comunicações muito precárias, sem telefone nem internet e praticamente isolada do resto do mundo há três semanas.
Católicos de Cuba criticam regime e pedem “mudanças políticas”
Centenas de católicos cubanos, entre os quais muitos padres e vários outros opositores do regime, publicaram uma carta aberta muito crítica do regime de Havana, exigindo mudanças políticas, noticia a fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Suíça: um terço dos muçulmanos sente-se alvo de discriminação
Cerca de 35% das pessoas com ligações à comunidade muçulmana radicada na Suíça dizem sentir-se alvo de discriminação por causa da sua religião, revela um inquérito conduzido a nível nacional pelo Instituto Federal de Estatísticas.
Embaixada da Índia em Lisboa (não) responde ao apelo pela libertação do padre Swamy, enquanto crescem acusações de desrespeito pelos direitos humanos no país
Uma (não) resposta da Embaixada da Índia em Portugal à carta que pedia a libertação do padre Stan Swamy, acusado de terrorismo. Um centro católico invadido e uma igreja protestante destruída. Na Índia, crescem sinais de intolerância religiosa e de desrespeito pelos direitos humanos. Um relatório da Open Doors diz que o país é já um dos casos mais graves na Ásia.
Personalidades escrevem ao embaixador da Índia a apelar pelo padre Swamy
Ramalho Eanes, Marisa Matias, Ana Rita Bessa, Carlos Fiolhais e Soromenho-Marques entre os subscritores de uma carta aberta ao embaixador da Índia. O documento é um apelo em favor do padre jesuíta detido há três meses e meio e dos defensores dos direitos humanos.
Bispo católico une-se a líderes protestantes, judeus e muçulmanos contra perseguição de uigures na China
Um bispo católico inglês, Declan Lang, responsável pelo departamento de assuntos internacionais da Conferência Episcopal de Inglaterra e País de Gales, assinou uma carta pedindo ao Governo britânico que confira aos tribunais a possibilidade de rever os acordos comerciais do Reino Unido com países que sejam suspeitos de cometer genocídio.
Mais de 340 milhões de cristãos “fortemente perseguidos” no mundo em 2020
Todos os dias, 13 cristãos morrem por causa da sua fé, 12 são detidos injustamente e cinco são sequestrados. O número de cristãos perseguidos em todo o mundo aumentou de 260 milhões, em 2019, para mais de 340 milhões em 2020, confirmando a tendência de crescimento dos últimos anos, a qual foi acentuada pela pandemia de coronavírus, revela o relatório da ONG Open Doors (Portas Abertas), divulgado esta quarta-feira, 13 de janeiro.
Cristão libertado 11 anos depois de condenação por blasfémia no Paquistão
O Tribunal de Relação de Lahore, no Paquistão, absolveu o cristão Imran Masih, que tinha sido condenado a prisão perpétua em julho de 2009 por, segundo testemunhas oculares, ter queimado livros contendo versículos do Alcorão enquanto limpava a sua loja em Hajveri, Faisalabad. O processo judicial sofreu quase 70 adiamentos durante os 11 anos que Imran permaneceu na prisão.
Líder xiita iraquiano prepara devolução de casas e terras expropriadas a cristãos
O líder xiita iraquiano Muqtada al Sadr, chefe de um grupo político com forte representação no Parlamento de Bagdad, ordenou a criação de um Comité encarregado de inventariar e verificar informações e queixas sobre casos de expropriações ilegais de proprietários cristãos em várias regiões do país.
Reclusos portugueses sem visitas, assistência religiosa ou celebração de Natal – e há quem proteste fora das cadeias
A suspensão da assistência religiosa nas prisões divide opiniões entre responsáveis católicos do sector: há quem critique a medida que considera ilegal ou desajustada, mas o bispo responsável pelo sector compreende as razões de segurança. E a Igreja Universal não contesta a decisão, mas lamenta não poder chegar aos detidos…
Padre jesuíta preso na Índia deve ser libertado, apela a AIS
O padre jesuíta Stan Swamy, detido desde 8 de Outubro por alegadas actividades ilegais, deve ser libertado imediatamente pelas autoridades da Índia, apela o presidente executivo internacional da fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). “Defendemos a libertação deste padre que passou os últimos 40 anos a trabalhar com tribos indígenas (Adivasi) no estado indiano de Jharkhand.
Espanha: Twitter ainda não retirou tópico #Fuegoalclero, que incita ao ódio contra padres católicos
O tópico #Fuegoalclero, que é como quem diz “queimemos o clero”, tem sido difundido nos últimos dias através da rede social Twitter, em Espanha, acompanhado de ilustrações onde surgem padres em chamas, acusados de serem “pedófilos”, “ladrões”, ou “homófobos”.
Famílias bahá’ís vítimas de rusgas policiais em várias cidades do Irão
Na manhã deste domingo, 22 de novembro, membros das forças de segurança iranianas realizaram rusgas em dezenas de residências de famílias bahá’ís, em várias cidades do Irão. No decorrer destas operações foram confiscados objectos pessoais, telemóveis, computadores pessoais, livros e imagens religiosas; em alguns casos os agentes levaram todo o dinheiro que encontraram e cartões de identidade nacional.
Macron cria conselho de imãs para lutar contra a radicalização do islão
O Presidente francês Emmanuel Macron recebeu os dirigentes do Conselho Francês de Culto Muçulmano (CFCM) que, a seu pedido, apresentaram as linhas gerais de um conselho nacional de imãs. O órgão ficará responsável por avaliar os imãs que oficiam no país e retirar a autorização àqueles que pregam uma doutrina radical.
Iraque: Mais 200 famílias cristãs regressam às casas de onde fugiram em 2014
Seis anos depois de terem sido obrigadas a fugir devido à perseguição por parte das milícias jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico (Daesh), cerca de 200 famílias cristãs estão de volta aos seus lares na cidade de Mosul e em diversas localidades da Planície de Nínive, no Iraque. O regresso deste grupo de deslocados, que se encontrava refugiado na região autónoma do Curdistão iraquiano, foi avançado esta quinta-feira, 12, pela Agência Fides.
Líderes católicos dizem que aumentam campanhas e ataques nacionalistas contra cristãos na Índia
Grupos nacionalistas indianos têm vindo a promover campanhas contra as conversões religiosas, especialmente nas áreas habitadas pela população tribal, o que está a transformar-se numa ameaça para as comunidades cristãs locais. John Dayal, porta-voz da União Católica de toda a Índia, denunciou esta situação à fundação AIS, afirmando que não se trata de “uma campanha isolada nem repentina e certamente que não é recente”.
Paquistão: Mães de jovens cristãs raptadas pedem ajuda à comunidade internacional
“Imploro-vos”, diz a mãe de Arzoo Masih, uma das duas meninas cristãs raptadas no Paquistão por homens muçulmanos e forçadas a casar, num vídeo divulgado esta quarta-feira, 28, pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). “Faço um apelo à comunidade internacional, aos meios de comunicação social e aos governantes dos países do mundo inteiro para que ofereçam ajuda para a libertação da minha filha”. Ao seu lado, a mãe de Huma Younus, a outra menina sequestrada, deixa o mesmo apelo.
Liberdade religiosa tem cada vez mais restrições, diz relatório alemão
A liberdade religiosa enfrenta cada vez mais restrições no mundo, segundo um relatório do governo federal alemão, que verifica que “três quartos da população mundial vivem num país que restringe a sua liberdade de religião e crença”.
Senadores norte-americanos querem processar China por genocídio de uigures
Um grupo de senadores norte-americanos apresentou esta terça-feira, 27, uma resolução que visa declarar a China como culpada do genocídio de uigures e outras minorias muçulmanas na região de Xingiang, no extremo noroeste do país, noticiou o The Guardian.
Índia: Bispos fazem greve de fome em defesa das escolas cristãs
Três bispos católicos fizeram greve de fome na passada terça-feira, 20 de outubro, diante da Secretaria de Estado de Kerala (um dos 28 estados indianos), para reivindicar o cumprimento dos direitos constitucionais das escolas cristãs no país, divulgou a UCA News.
Bispo católico acusa Presidente da Nigéria de não conter terror contra cristãos
O bispo católico de Sokoto (Nordeste da Nigéria), Matthew Kukah, critica duramente o Presidente do país, Mohammadu Buhari, acusando-o de não ser capaz de suster os grupos armados que têm provocado o terror e uma onda de violência entre a comunidade cristã nigeriana, sobretudo no norte do país, e que já causou mais de 36 mil mortos desde 2009 e mais de dois milhões de deslocados.
Jesuítas exigem libertação do padre Stan Swamy, preso na Índia por defender indígenas
Os jesuítas de todo o mundo estão a mobilizar-se pela libertação imediata do seu confrade Stan Swamy, 83 anos, preso no dia 8 de Outubro por ser um defensor dos povos indígenas do país e dos direitos humanos, mas a quem a autoridade antiterrorista da Índia (National Investigation Agency – NIA) acusa de ligações maoístas, que o próprio refuta.
Mali: Missionário italiano libertado após dois anos de cativeiro
O padre italiano Pier Luigi Maccalli, da Sociedade de Missões Africanas, foi libertado esta quinta-feira, 8 de outubro, no Mali, após ter estado mais de dois anos em cativeiro às mãos de um grupo jihadista, anunciou a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). O missionário tinha sido raptado na Diocese de Niamey, no Níger, a 17 de fevereiro de 2018.
Os jovens do Torne na luta por “uma Igreja nova num Portugal novo”
Na década de sessenta do século passado, e até 1974, surgiu na paróquia de São João Evangelista (Vila Nova de Gaia), da Igreja Lusitana, Católica, Apostólica, Evangélica (IL), um grupo de jovens, que se intitulou Jovens do Torne – JT. No princípio englobado na “Liga do Esforço Cristão de Gaia”, foram prosseguindo um caminho ecuménico, alargado a todas as religiões e ateus.
China e Vaticano preparam-se para renovar acordo
O Secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, e o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian, confirmaram ambos a intenção de renovar o acordo provisório para a nomeação conjunta de bispos no país. O acordo inicial, assinado a 22 de setembro de 2018, expira em outubro.
Bielorrússia: Líderes religiosos pedem fim da violência, mas são acusados de envolvimento político e afastados
“Se dizemos que nos opomos à tortura, isso é política?”, perguntou o bispo auxiliar de Minsk, Yuri Kasabutsky, numa das suas recentes homilias. Para o recentemente reeleito presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, parece que sim. O arcebispo Tadeusz Kondrusiewicz, que apelou ao diálogo e reconciliação, continua sem autorização para entrar no país, acusado por Lukashenko de se ter “dedicado à política”.
Soldados de Myanmar confessam crimes contra os rohingya muçulmanos
Dois ex-soldados do exército de Myanmar assumiram num vídeo a que o New York Times teve acesso esta terça-feira, 8 de março, ter participado no massacre da comunidade Rohingya em 2017. Um deles confessa que massacrou cerca de 30 Rohingyas, enterrando-os numa vala comum, e o outro afirma ter contribuído para “aniquilar cerca de 20 aldeias”.
Cristo, Gandhi e Mandela
Do mesmo modo como uma minoria ateia não pode impor à força a toda uma sociedade a sua forma de pensar, também nenhum sector religioso tem o direito de fazer o mesmo. A isto chama-se democracia.
Catalunha: Projeto pioneiro introduz religião islâmica no ensino público
A comunidade autónoma espanhola da Catalunha é a primeira região do país a introduzir, já este ano letivo, a opção de frequentar a disciplina de religião islâmica nas escolas públicas. A medida, noticiada esta segunda-feira, 8 de setembro, pelo jornal Protestante Digital, começará por ser implementada nas escolas básicas e secundárias das regiões de Barcelona, Baix Llobregat, Girona e Tarragona.
Bielorrússia: bispos acusam governo de agir ilegalmente e exigem o “regresso imediato” do arcebispo de Minsk
Retido na fronteira com a Polónia na passada segunda-feira, 31 de agosto, quando regressava das celebrações em honra de Nossa Senhora de Częstochowa, o arcebispo de Minsk, Tadeusz Kondrusiewicz, continua sem autorização para entrar na Bielorrússia. O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) emitiu esta quarta-feira um comunicado em que pede o “regresso imediato a casa” do arcebispo e o “retomar do seu ministério episcopal”, enquanto a comissão episcopal do país acusa o governo de estar a agir ilegalmente.
Governo bielorrusso aceitou pedido do arcebispo para criar comissão mista que averigue condições dos detidos
O arcebispo Tadeusz Kondrusiewicz, de Minsk (capital da Bielorrússia) propôs ao Governo a formação de uma comissão mista para averiguar as condições de detenção das pessoas que têm sido presas na sequência das manifestações que contestam a eleição do Presidente...
Situação da liberdade religiosa “só piorou”, diz AIS
A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) alertou para o “crescimento do terrorismo internacional” com base na religião e para a “tendência alarmante” de ataques a edifícios e símbolos religiosos. A situação da liberdade religiosa no mundo “só piorou”.
Primeiro-ministro do Iraque incentiva regresso dos cristãos ao país
O novo primeiro-ministro iraquiano, Mustafa Al-Kazemi, esteve esta semana reunido com o cardeal Louis Raphael I Sako, patriarca caldeu, onde expressou o firme desejo do governo de ajudar as famílias cristãs a regressar ao país e, com elas, reconstruir “um novo Iraque”.
“Os assassinatos têm de parar!”, exigem bispos da Nigéria
O presidente da Conferência Episcopal Nigeriana, Augustine Akubese, divulgou um comunicado em que apela aos políticos do país, pedindo-lhes que não instrumentalizem as mortes que têm vindo a suceder-se na sequência dos contínuos ataques terroristas na região norte da Nigéria. Face à crescente insegurança, o arcebispo de Benin City defende que “deveria haver uma única resposta da parte de todos: os assassinatos têm de parar”.
Líderes religiosos pedem fim dos crimes contra os uigures na China
Os cardeais de Myanmar e da Indonésia, os principais rabis do Reino Unido, o representante do Dalai Lama na Europa e diversos líderes muçulmanos estão entre os 76 signatários de uma carta divulgada este domingo, 9 de agosto, a pedir o fim de “uma das mais egrégias tragédias humanas desde o Holocausto: o potencial genocídio dos Uigures e outros muçulmanos na China”, divulga o semanário católico britânico “The Tablet”.
Nicarágua: Ataque à catedral de Manágua reflete “ódio à Igreja Católica”
A catedral metropolitana de Manágua, na Nicarágua, foi atingida na passada sexta-feira, 31 de julho, por um engenho explosivo que incendiou a Capela do Sangue de Cristo e destruiu um crucifixo com mais de 300 anos que ali era venerado. A arquidiocese de Manágua já reagiu, considerando que este ato vem somar-se a uma série de episódios que “refletem o ódio à Igreja Católica”. Este foi o 24º ataque sofrido pela Igreja da Nicarágua nos últimos 20 meses.
Violência contra os cristãos na Índia com crescimento alarmante
Os crimes de ódio contra os cristãos na Índia aumentaram uns alarmantes 40,87%, diz o relatório semestral da organização ecuménica Persecution Relief. Shibu Thomas, fundador da organização, diz que esta é “apenas a ponta de um icebergue”.
Hagya Sophia de novo mesquita: o olhar de quatro muçulmanos portugueses
Antes uma igreja que um museu, um centro de diálogo inter-religioso de excelência, ou mesmo a possibilidade de cristãos e muçulmanos poderem utilizar o espaço para rezar, mesmo que em sítios separados. Quatro muçulmanos portugueses respondem com estas possibilidades a um curto inquérito do 7MARGENS sobre o modo como olham para a reconversão de Hagya Sophia em mesquita.
China reconhece terceiro bispo católico em pouco mais de um mês, mas perseguições continuam
O bispo Paulo Ma Cunguo, da diocese de Shouzhou (no norte da província de Shanxi), é o terceiro bispo clandestino a ser reconhecido pelas autoridades chinesas no espaço de pouco mais de um mês e o sexto a integrar a Associação Patriótica Católica chinesa desde o acordo assinado em 2018 entre a China e o Vaticano. Ainda este mês, deverá ter lugar em Roma uma nova ronda de conversações entre as autoridades de ambos os estados, com o objetivo de atualizar o acordo. Mas de diversas regiões da China continuam a chegar relatos de perseguições contra os cristãos.
A União Europeia e a liberdade religiosa
Tomei conhecimento da ação do comissário europeu para a liberdade religiosa através do livro Enfim livre (editado em português pela Lucerna, com o apoio da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre), que relata a odisseia de Asia Bibi até à sua libertação. Essa ação é, por si só, reveladora da importância que pode ter esse cargo e chegaria para justificar a sua manutenção.
Expulsão de iraquianos dos EUA é “desumana e imoral”, acusa Patriarcado Caldeu
O Patriarcado Caldeu acusa o governo norte-americano de estar a proceder a uma deportação “desumana e imoral” de iraquianos que residem nos EUA, forçando-os muitas vezes a separar-se das suas famílias ou a levarem consigo para o Iraque filhos que nasceram nos Estados Unidos e não falam árabe, expondo toda a família a um elevado risco de isolamento social e de falta de meios de subsistência.
Erdogan convidou o Papa, mas a primeira oração muçulmana em Hagia Sofia arrisca-se a ser uma arma política
Um padre jesuíta diz que é “hipócrita” dizer que os cristãos perdem uma igreja; bispos católicos e ortodoxos insistem na ideia d e um lugar de culto misto ou de iniciativas inter-religiosas; a Presidente grega pede ajuda ao Papa; Erdogan fala no renascimento islâmico, de Bukhara ao Al-Andalus. A decisão política do Presidente turco em reconverter a antiga basílica de Santa Sabedoria em mesquita é contestada por muitos, mas, apesar dos apelos de última hora, a primeira oração muçulmana depois da decisão acontecerá mesmo nesta sexta, 24. O ponto de situação sobre a polémica, na véspera do acontecimento.
Reabre catedral de Aleppo que havia sido destruída pela guerra
A catedral maronita de Santo Elias, em Aleppo, atingida por diversas vezes devido à guerra civil na Síria e particularmente danificada em 2013 na sequência de um ataque jihadista, reabriu esta segunda-feira, 20 de julho, depois de um longo trabalho de reconstrução e restauro. A obra foi financiada, em grande parte, pela fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), que contribuiu com 400 mil euros.
Profecia aos cristãos (poema livremente inspirado nas palavras de Martin Niemöller)
Primeiro quiseram exterminar os cristãos da Arménia / Mas não nos importámos com isso / Nós não eramos arménios…
Sudão acaba com pena de morte para cristãos que não se convertam ao islão
O Governo do Sudão prossegue o seu programa de reformas ao código penal do país, tendo anunciado que vai eliminar a pena de morte por apostasia (neste caso, a recusa por parte dos cristãos em converter-se ao islamismo) e despenalizar o consumo de álcool para os mesmos. A criminalização da mutilação genital feminina irá também avançar, depois de ter sido aprovada no passado mês de maio.
Dor, perda, insulto, violação: as reações à transformação de Santa Sofia em mesquita
Do Papa aos líderes da Igreja Ortodoxa, passando pelo Conselho Mundial de Igrejas e sem esquecer o governo grego, as reações ao anúncio feito na passada sexta-feira, 10 de julho, pelo Presidente turco Recep Tayip Erdogan de que a Basílica de Santa Sofia será transformada numa mesquita não se fizeram esperar. E nenhuma delas está perto de ser positiva.
Igreja e mesquita construídas lado a lado no Egito, em sinal de unidade
Uma igreja e uma mesquita estão a ser construídas lado a lado, sem nenhuma barreira entre os dois lugares de culto, no bairro de Moqattam, no noroeste do Cairo. O projeto é a concretização do sonho do ex-deputado Nabil Luke al-Babawi, que ficou conhecido pelas suas iniciativas destinadas a promover a harmonia nacional e a convivência entre os diferentes setores da sociedade egípcia.
CE volta a ter enviado especial para promover liberdade religiosa no mundo
O cargo de enviado especial para a defesa da liberdade religiosa tinha sido extinto no ano passado pela presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, mas as pressões de inúmeros líderes religiosos e políticos para reverter essa decisão parecem ter surtido efeito. O vice-presidente da CE, Margaritis Schinas, anunciou que a função irá ser recuperada.
Igreja Católica pede anulação da “lei do terror” nas Filipinas
É suposto ser uma lei anti-terrorismo, mas já lhe chamam a “lei do terror”. A nova legislação em vigor nas Filipinas desde sábado, 4 de julho, admite penas até prisão perpétua para quem incite a atos considerados terroristas e prevê a detenção de suspeitos de terrorismo sem mandado, nem compensações em caso de engano. As críticas e manifestações contra a lei promulgada pelo presidente Rodrigo Duterte têm-se multiplicado nos últimos dias e inúmeros advogados, líderes religiosos e representantes da sociedade civil entraram esta semana com um recurso junto do Supremo Tribunal para solicitar a sua anulação.
Moçambique: AIS lança campanha de emergência para ajudar cristãos de Cabo Delgado
“O que aconteceu em 2014 no Iraque está a repetir-se agora em Moçambique. Pessoas decapitadas, igrejas e comunidades religiosas atacadas e vandalizadas, aldeias destruídas. (…) Cabo Delgado está sob ataque”, alerta a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), que em resposta aos “inúmeros pedidos de socorro” que tem recebido lançou esta quarta-feira, 8 de julho, uma campanha de oração e de ajuda de emergência para a Igreja local.
Nova lei em Hong Kong: as duras críticas dos cardeais e o estranho silêncio do Papa
O cardeal Charles Maung Bo, presidente da Federação de Conferências Episcopais Asiáticas (FABC), e o cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, teceram duras críticas à nova lei de segurança nacional aprovada por Pequim para aquela região, considerando que constitui uma enorme ameaça à liberdade de expressão e religião. O Papa Francisco terá também planeado abordar este tema na sua alocução após a oração do Angelus no passado domingo, 5 de julho, mas por algum motivo desistiu de o fazer.
Líderes religiosos perguntam se há um problema da União Europeia com a religião
A decisão da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de não prolongar o mandato do actual comissário para a liberdade religiosa fora da Europa e de abolir este cargo ao nível da União Europeia tem merecido críticas generalizadas dos representantes das três grandes religiões monoteístas.
Nova lei de segurança para Hong Kong criticada por activistas de direitos humanos, mas há um cardeal que não vê problemas
Nove da manhã de 30 de Junho de 2020 em Pequim. Em 15 minutos, por unanimidade, os 162 membros do comité permanente do Congresso Nacional Popular da China aprovaram a nova lei de segurança do território, entre muitas críticas de organizações de direitos humanos e com opiniões diferentes expressas por membros da hierarquia católica da cidade.
Exército e presidente turcos agem como “terroristas” contra cristãos curdos, acusam bispos
Aviões turcos bombardearam na noite de sábado para domingo, 21 de junho, a região de Zakho, uma cidade do Curdistão iraquiano na fronteira com a Turquia, conhecida por ser o local onde as comunidades cristãs caldeia, síria e assíria têm as suas raízes. Os ataques, que visam atacar as bases do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) em território iraquiano, provocaram a morte de pelo menos cinco civis e deixaram centenas sem casa. Os responsáveis da Igreja Caldeia acusam o exército turco e o presidente do país, Recep Erdogan, de agirem como “terroristas”.
Alemanha: número de crimes contra judeus é o mais elevado desde 2001
A Alemanha registou no ano passado o número mais elevado de crimes motivados pelo antissemitismo desde que os mesmos começaram a ser contabilizados, em 2001. Os líderes da comunidade judaica daquele país prevêem que a situação continue a piorar com o surgimento de uma nova vaga de “teorias da conspiração” associadas aos judeus, na sequência da pandemia de covid-19.
Evangélicos e Chega: separar as águas
Em todo o debate público levantou-se novamente a questão da identidade evangélica, cuja percepção é complexa até para os próprios evangélicos e sobretudo para a maioria dos portugueses, cuja cultura religiosa é essencialmente católica-romana. Grande parte da percepção pública dos evangélicos deriva dos soundbites brasileiros e norte-americanos, onde há de facto lobbies evangélicos e ultra-conservadores, como a “Bancada Evangélica” ou o “Tea Party”. A isso, acrescenta-se a difusão dos canais de televisão e rádio neopentecostais, o que colabora para a criação de estereótipos sobre os evangélicos no seu todo.
Ataque faz 15 mortos em aldeia cristã do norte da Nigéria
Pelo menos 15 pessoas morreram num ataque a uma aldeia no norte da Nigéria, onde os agricultores cristãos têm sido alvo de investidas cada vez mais frequentes por parte dos pastores nómadas islâmicos de etnia fula.
Governo recebe confissões religiosas minoritárias para acertar regresso de celebrações comunitárias
Três membros do Governo reúnem nesta sexta-feira, 15 de Maio, com representantes de várias confissões religiosas minoritárias e com membros da Comissão da Liberdade Religiosa e da Direção-Geral da Saúde. O objectivo, diz um comunicado divulgado na noite desta quinta-feira, 14, pelo Ministério da Justiça, é “estudar a reposição, com segurança sanitária, da liberdade de prática religiosa no território” nacional.
Ajuda à Igreja que Sofre cria site para ajudar cristãos perseguidos
A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) lançou um novo site em português com o objetivo de sensibilizar cada vez mais pessoas para a realidade dos cristãos perseguidos no mundo. O novo portal online, mais apelativo, intuitivo e acessível que o anterior, dá a conhecer os projetos desenvolvidos pela instituição e permite aos visitantes colaborar com os mesmos à distância de um clique.
Libertados quatro colaboradores da SOS Cristãos do Oriente no Iraque
A Presidência da República de França anunciou a libertação de três reféns franceses e um iraquiano, colaboradores da organização não-governamental SOS Cristãos do Oriente, que tinham sido raptados em Bagdad (Iraque), no passado dia 20 de janeiro.
As igrejas e o ataque na Alemanha: estar próximos de todos, apesar do choque
O bispo de Fulda (Alemanha), Michael Gerber, afirmou que apesar do choque que atingiu a cidade de Hanau e o país, com o ataque de cariz racista e xenófobo que provocou onze mortos, as igrejas cristãs querem continuar próximas de todas as pessoas, seja qual for a sua origem, criando espaços de diálogo e amizade.
Índia: liberdade religiosa piora no país que Marcelo visita até domingo
Presidente diz que Portugal e União Indiana têm conjugado esforços na defesa dos direitos humanos e da dignidade das pessoas. Mas a situação de liberdade religiosa e das minorias no país de Gandhi tem piorado nos últimos anos.
Turquia acusa padre de “terrorismo” por ter dado pão a militantes o PKK
O padre Sefer Bileçen e outros dois cristãos da Igreja Assíria Ortodoxa foram detidos na Turquia, com o padre a ser acusado de “terrorismo”, alegadamente por ter dado pão a um membro do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Jovem cristã sequestrada convocada para testemunhar no Supremo do Paquistão
Huma Younus, uma jovem cristã de 14 anos sequestrada em Outubro passado e alegadamente forçada pelo seu sequestrador a converter-se ao islão, foi convocada pelos juízes do Supremo Tribunal do Paquistão, para comparecer no próximo dia 3 de Fevereiro.
Bispos da Coordenação da Terra Santa pedem “nova solução política” para a região
Os bispos da Coordenação da Terra Santa querem que os governos da região “ajudem a construir uma nova solução política enraizada na dignidade humana para todos”. Num comunicado divulgado no final da semana passada, após a “peregrinação de solidariedade” do grupo, que incluiu visitas a cristãos de Gaza, Ramallah e Jerusalém Oriental, afirma-se: “Todos os anos chegamos para encontrar e ouvir o povo da Terra Santa. Somos inspirados pela sua resiliência duradoura e fé numa situação cada vez pior.”
Quatro seminaristas sequestrados num ataque na Nigéria
Quatro seminaristas católicos foram sequestrados por um grupo armado que atacou o seminário maior do Bom Pastor, situado na localidade de Kakau (180 quilómetros a norte da capital, Abuja), estado de Kaduna, na noite de quarta-feira, 8 de Janeiro – noticiou a Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Mais 14 cristãos mortos a sangue frio no Burkina Faso
Pelo menos 14 cristãos protestantes foram “executados” durante o serviço religioso que decorria neste domingo, numa igreja protestante no leste do Burkina Faso. O ataque ocorreu em Hantoukoura, perto da fronteira com o Níger (leste do país) e terá sido executado por um dos vários grupos jihadistas que operam na região.
China esconde trabalho forçado de um milhão de pessoas em campos de internamento
Um milhão de pessoas de minorias muçulmanas são reeducadas, punidas e encarceradas na China, naquela que é a maior violação dos direitos de minorias religiosas desde a II Guerra Mundial, denunciam documentos classificados do Partido Comunista Chinês (denominada como “China Cables”) e que revelam o funcionamento de uma vasta cadeia de campos de internamento chineses.
Ensinar em conjunto Bíblia e Alcorão para criar paz e coexistência
A Bíblia não deve ser considerada uma ameaça à fé dos muçulmanos na Malásia, mas antes uma oportunidade para aprender o respeito mútuo entre religiões diferentes, a aceitação e a coexistência, defende Norela Ariffin, muçulmana e membro do Partido da Justiça do Povo (PKR), da Malásia. Para Ariffin, ensinar nas escolas a Bíblia e o Alcorão em simultâneo pode ajudar a fazer aquele caminho.
“Má-fé” na interdição de Fatima Habib jogar basquetebol com braços tapados, acusa xeque Munir
O xeque David Munir, imã da Mesquita Central de Lisboa, considera que a equipa de arbitragem não atuou justificadamente no caso da jovem Fatima Habib num jogo de basquetebol, em que a atleta foi proibida de jogar com os braços e a cabeça cobertas.
Governo e padre de Taiwan com dúvidas sobre acordo entre Vaticano e China
Um ano depois de o Vaticano e a China terem assinado um acordo, cujo texto permanece desconhecido, em relação à ordenação de bispos católicos, um responsável do Governo de Taiwan expressa dúvidas sobre a eficácia que tratado possa ter na melhoria a vida dos católicos no país. Ming Chi Chen, vice-ministro para os Assuntos Continentais, espera que a Santa Sé não deixe de dialogar com Taiwan em favor de Pequim.
Uma homenagem ao bispo António Barroso e à missionação portuguesa em forma de estátua
Uma estátua dedicada à figura do missionário e bispo António Barroso é inaugurada na tarde deste domingo, 20 de Outubro (que a Igreja Católica assinala como Dia Mundial das Missões), em Cernache do Bonjardim (Sertã).
Patriarca católico sírio pede pela paz no nordeste da Síria
O patriarca da Igreja Católica Síria apelou à “paz imediata e duradoura no nordeste da Síria e pela preservação de vidas inocentes, especialmente as cristãs que são a base fundadora e original do país”. Na homilia da missa de domingo passado, 13 de outubro, na igreja patriarcal da Virgem Maria, em Roma (Itália), o patriarca Younan Ignace Joseph afirmou, perante várias pessoas que tinham imigrado da Síria e do Iraque devido à guerra: “Nós, os cristãos de Este, fomos relegados e abandonados por este mundo, que só procura os interesses materiais instantâneos.”
Papa e Conselho Ecuménico apelam ao fim da operação turca contra curdos
O Papa Francisco apelou neste domingo, 13 de Outubro, a que os actores envolvidos na operação militar turca contra os curdos, no nordeste da Síria, bem como a comunidade internacional se envolvam “com sinceridade, honestidade e transparência no caminho do diálogo, buscando soluções eficazes”.
China mata membros de minorias religiosas para lhes retirar órgãos para transplantes, acusa TPI
Um relatório do Tribunal Penal Internacional (TPI) que acusa a China de estar a matar membros de minorias religiosas para lhes retirar os órgãos e, com isso, alimentar o negócio dos transplantes foi entregue nesta última semana no Conselho dos Direitos Humanos da ONU.
Trump anuncia 25 milhões para defender liberdade religiosa, mas alia-se a países que perseguem crenças
Ao mesmo tempo que vários líderes mundiais escutavam a jovem activista sueca Greta Thunberg com o seu grito emocionado sobre o clima, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump deslocou-se, nesta segunda-feira, 23 de Setembro, ao edifício das Nações Unidas para participar num encontro sobre liberdade religiosa, defendendo a necessidade de a salvaguardar e prometendo 25 milhões para a protecção da liberdade de crença.
Há uma ameaça de “genocídio” dos Rohingya em Myanmar, alerta a ONU
Num relatório publicado nesta segunda-feira, 16 de setembro, uma missão de investigação da ONU alerta que os rohingya vivem, em Myanmar (ex-Birmânia), sob a ameaça de “genocídio”, pedindo que o país seja levado ao Tribunal Penal Internacional (TPI).
ONU lança plano de combate ao ódio religioso e de proteção de lugares sagrados
Depois de um apelo do secretário-geral das ONU, António Guterres, a Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC), lançou um Plano de ação contra o discurso de ódio, que, entre outras coisas, pretende proteger lugares sagrados e de oração.