Liberdade religiosa
Dia em Memória das Vítimas
Irene Pimentel: “Não aprendemos com a História” e por isso devemos perceber como chegámos ao Holocausto
“Está mais que provado que a História nos ensina muito pouco!” A frase é da historiadora Irene Pimentel. Valerá então a pena continuar a estudá-la e a transmiti-la, particularmente aos mais jovens? A Prémio Pessoa responde, a propósito do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que se assinala neste 27 de janeiro.
Tema motiva luta política em Espanha
Ataque à catana em duas igrejas de Algeciras deixa um morto e quatro feridos
O jovem de nacionalidade marroquina que matou à catanada na última quarta-feira, 26 de janeiro, o sacristão de uma igreja de Algeciras, cidade portuária do sul da Andaluzia, tendo ferido quatro outras pessoas, foi colocado pela polícia à disposição da Autoridade Nacional que lida com casos de terrorismo.
Sviatoslav Shevchuk
Líder católico da Ucrânia rejeita proibição das atividades da Igreja fiel a Moscovo
O arcebispo-mor de Kiev, Sviatoslav Shevchuk, chefe da Igreja Greco-Católica Ucraniana, opôs-se a um projeto de lei que visa proibir as atividades do Patriarcado de Moscovo na Ucrânia, pois considera que a medida não só coloca em causa a liberdade religiosa, como transformaria os partidários da Rússia em mártires.
Provocação junto à embaixada da Turquia
Queima do Alcorão azeda relações do Islão com a Suécia
A Turquia cancelou este domingo, dia 22 de janeiro, a visita do ministro sueco da Defesa àquele país, como resposta à permissão dada pelas autoridades nórdicas à queima de uma cópia do Alcorão junto à embaixada da Turquia em Estocolmo por Rasmus Paludan, líder...
No Angelus
Papa pede a paz para Myanmar
O Papa Francisco pediu, no Angelus de domingo, o dom da paz para a Birmânia, onde foi incendiada, há dias, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, uma comunidade fundada por católicos luso-descendentes, templo onde havia sido batizado o primeiro birmanês católico.
Repressão contra cristãos em 2022
Mais de cinco mil mártires em meia centena de países
Mais de 5.600 cristãos foram mortos em 2022 por causa da sua fé na meia centena de países cobertos pelo relatório World Watch List, divulgado no dia 18 de janeiro pela organização americana Open Doors, que sublinha o crescimento exponencial da violência religiosa na África subsaariana, com especial incidência na Nigéria.
Nos últimos dois anos
Antissemitismo cresce nas universidades do Reino Unido
Os incidentes antissemitas ocorridos nas universidades do Reino Unido aumentaram 22 por cento entre 2020 e 2022, revelou um relatório divulgado no dia 19 de janeiro pelo Jewish News.
Publicado esta sexta-feira
Livro “final” de Bento XVI critica “crescente intolerância” ao Cristianismo
“Este volume, que reúne os textos que eu escrevi no mosteiro Mater Ecclesiae, deve ser publicado após a minha morte”. As palavras são de Bento XVI e surgem no prefácio do livro que contém o seu “trabalho final”, o qual chega esta sexta-feira, 19 de janeiro, às livrarias italianas. Intitulado “O que é o Cristianismo. Quase um testamento espiritual”, o volume reúne 16 textos, cinco deles inéditos no todo ou em parte, onde se destaca a reflexão sobre o diálogo islâmico-cristão e a preocupação com “a crescente intolerância” ao cristianismo nas sociedades contemporâneas.
Myanmar
Igreja centenária de lusodescendentes destruída pelo exército
A histórica Igreja de Nossa Senhora da Assunção, erguida em 1894 no vilarejo de Chan-tha-ywa, onde vive uma comunidade católica descendente de portugueses, os bayingyis, “foi totalmente incendiada e destruída no dia 14 de janeiro, por soldados da junta militar que governa Myanmar”, noticiou esta quarta-feira, 18, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Após tentativa de assalto falhada
Padre morre carbonizado na Nigéria
O padre Isaac Achi, um sacerdote nigeriano, morreu quando um grupo de assaltantes largou fogo à sua casa após uma tentativa de assalto que foi mal sucedida. O sacerdote morreu no incêndio.
Decisão do Supremo Tribunal
Ex-Presidente do Sri Lanka responsabilizado pelos ataques terroristas de 2019
O supremo tribunal de justiça do Sri Lanka condenou o ex-Presidente Maithripala Sirisena e quatro outros altos funcionários a pagar indemnizações às famílias das 279 vítimas dos ataques terroristas do domingo de Páscoa, 21 de abril de 2019. Numa sentença inédita, o supremo sentenciou os cinco responsáveis por terem reagido de forma negligente aos alarmes emitidos pelos serviços secretos, não tendo tomado as medidas necessárias para impedir os atentados que tiveram lugar em três igrejas e três hotéis de luxo.
“Humanista” está nas bancas
Amnistia lança revista (e um calendário) que é um “manual” para aprofundar Direitos Humanos
No ano em que completa o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Amnistia Internacional Portugal publicou o primeiro número da nova revista “Humanista”, que fica disponível em banca para todas as pessoas interessadas. “Que melhor maneira de começar o ano”, comentou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na apresentação.
Quando o abusador processa a vítima
A comunidade religiosa das Testemunhas de Jeová na Espanha pôs em tribunal uma associação que visa representar ex-membros dessa religião que se sentem vítimas das suas práticas religiosas, em especial, pelo ostracismo ou morte social praticados contra os ex-membros e regras internas que têm promovido o encobrimento de casos de abuso sexual de crianças.
"Crescente tensão"
Cristãos agredidos e templos vandalizados na Índia
“Uma multidão” atacou a Igreja do Sagrado Coração, em Bastar, na região central da Índia, “atirando pedras contra o edifício, arrombando a porta de entrada e destruindo tudo o que se encontrava no interior”, avançou esta quinta-feira, 5 de janeiro, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), alertando para a “crescente tensão” que tem vindo a registar-se no país, com “grupos radicais hindus a mobilizarem as populações, instigando-as contra os cristãos”.
Ataques terroristas sucedem-se
Padre assassinado após onda de violência no Burkina Faso
O padre Jacques Yaro Zerbo, de 67 anos, nascido no Mali e há mais de três décadas ao serviço da diocese de Dédougou, no Burquina Faso, foi assassinado a tiro no início desta semana, depois de o país ter registado, na noite de 30 para 31 de dezembro, um ataque terrorista do qual resultaram 28 mortos, noticiou a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) esta sexta-feira, dia 6 de janeiro.
Paquistão tem dezenas de casos
O drama das conversões forçadas
A Comissão Nacional de Justiça e Paz do Paquistão juntou-se a cerca de três dezenas de organizações da sociedade civil para exigirem ao governo do país que olhe “com atenção para o drama das conversões forçadas de jovens raparigas e mulheres”.
[Moçambique, margem Sul]
Pescadinha de rabo na boca
Sendo Moçambique um Estado laico, não deveria haver qualquer desconcerto com a religião; mas poderá haver algumas concessões para as crianças, nas escolas públicas, poderem completar os estudos, não cantando o hino, em respeito aos seus preceitos religiosos. Assume-se que deve haver liberdade de escolha. Mas, ao que parece, a abertura dada pelo Governo deixa também a sensação de alguma arbitrariedade, o que confunde as pessoas.
Presos desde outubro
Eritreia: Bispo e padre católicos libertados
Acaba de ser libertado o bispo Fikremariam Hagos, de Segheneity (Eritreia), que havia sido detido a 15 de outubro por agentes dos serviços de segurança quando regressava ao país após uma viagem à Europa, anunciou esta quinta-feira, 29 de dezembro, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Balanço da Fundação AIS
Mais de cem religiosos mortos, raptados ou presos em 2022
"O balanço é assustador", afirma a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) em comunicado enviado às redações esta quarta-feira, 28 de dezembro. "Ao longo dos 12 meses de 2022, houve o assassinato de, pelo menos, 17 sacerdotes e irmãs" e "um total de 42 padres...
Repressão tende a agravar-se
Ortega faz ataque cerrado aos bispos e padres católicos da Nicarágua
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, elevou a fasquia dos seus ataques à Igreja Católica, ao afirmar, numa cerimónia pública, que “nunca teve respeito pelos bispos”, nem acredita neles.
Documentário da Tv2000
“Gaza é uma grande prisão a céu aberto”
Parece “um conto de Natal sobre o frágil fio de quem vive o drama de um conflito permanente, da falta de liberdade e da separação dos entes queridos”, mas é um documentário que retrata a vida real dos cristãos na Faixa de Gaza. Chama-se “A Fronteira da Esperança”, será transmitido nos dias 24 e 25 de dezembro pelo canal italiano Tv2000, e inclui uma entrevista ao pároco daquela região, que descreve Gaza como “uma grande prisão a céu aberto”.
Índia
Padre Stan Swamy foi acusado com “provas” introduzidas por hacker no seu PC
Vários documentos qualificados como "provas incriminatórias" foram introduzidos no computador pessoal do padre Stan Swamy por um pirata informático, confirmou uma empresa forense norte-americana, à qual os jesuítas na Índia solicitaram uma investigação. A...
Detido em parte incerta
Nicarágua: Bispo de Matagalpa formalmente acusado de conspiração
O bispo de Matagalpa (Nicarágua), Rolando Álvarez, detido pela polícia estatal do país no passado mês de agosto, foi agora formalmente acusado do crime de conspiração, “por atentar contra a integridade nacional e propagar notícias falsas” e forçado a permanecer em prisão domiciliária, numa “casa administrada pelo governo” e cuja localização não foi revelada.
"Uma injustiça inacreditável"
Irão: Duas bahá’ís condenadas a segunda pena de prisão pela sua fé
Com as manifestações contra o regime de Teerão a caminhar para o terceiro mês consecutivo e as ações das autoridades iranianas face aos manifestantes cada vez mais violentas e repressivas, duas mulheres bahá’ís, Mahvash Sabet e Fariba Kamalabadi, consideradas símbolos de resiliência no país após terem já passado dez anos na prisão devido a não terem negado a sua fé, foram condenadas a nova pena por mais dez anos.
Dados da Amnistia Internacional
Há 44 menores mortos pela polícia iraniana
Os números arrepiam pela crueldade: as crianças e jovens representam 14% das mortes totais de manifestantes e observadores registadas pela Amnistia desde o início das manifestações no Irão. Desde 16 de setembro passado, são pelo menos 44 menores mortos, entre os 2 e os 17 anos. E já há um manifestante executado depois de condenado.
Depois da compra por Elon Musk
Discurso de ódio está a aumentar no Twitter
O discurso de ódio na rede social Twitter tem vindo a aumentar desde que passou a ser propriedade de Elon Musk, alertou esta terça-feira, 6 de dezembro, o Center for Countering Digital Hate, organização não governamental britânica que luta contra a desinformação e discriminação online.
Pedido vem desde 2019
Pela primeira vez, o Parlamento Europeu tem um presépio
Quando a eurodeputada espanhola Isabel Benjumea propôs, em 2019, que a sede do Parlamento Europeu tivesse um presépio para assinalar o Natal, a resposta foi negativa. O Gabinete da Presidência do Parlamento considerou que a exibição de conteúdo religioso poderia ser “ofensiva”. “É ofensivo lembrar aos europeus que 25 de dezembro é o nascimento de Jesus de Nazaré?”, questionou então. Três anos depois, o presépio está montado em Bruxelas.
Arcebispo greco-católico pede libertações imediatas
Mais um padre detido por militares russos na Ucrânia
Depois da detenção de dois padres redentoristas pelas tropas russas na região de Donetsk, noticiada no passado dia 29 de novembro, foi agora detido o pároco de Melitopol, na região de Zaporíjia, informou o bispo auxiliar do exarcado arquiepiscopal de Donetsk, Maksym Ryabukha, em entrevista ao canal católico italiano TV2000.
Protestos a produzir efeitos
Polícia da moralidade encerrada no Irão
A ausência de polícia de moralidade nas ruas de Teerão e de outras grandes cidades iranianas nos últimos meses alimentaram a especulação que foi confirmada na noite de sábado pelo Procurador-Geral do Irão, Mohammad Jafar Montazeri, de que a polícia havia sido desmantelada por indicação “do próprio local onde foi estabelecida”.
Mensagem de Advento
Bispos de Cuba pedem libertação de presos políticos neste Natal
A Conferência Episcopal de Cuba publicou esta semana a sua mensagem de Advento, onde lembra todos aqueles que sofrem com a “falta de liberdade” no país e desafia o governo a libertar pelo menos alguns dos presos políticos.
Depois de comunicado da Santa Sé
China diz desconhecer motivos de protesto do Vaticano por violação de acordo
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian, afirmou esta segunda-feira, 28 de novembro, desconhecer "o assunto específico" que levou o Vaticano a emitir um comunicado no passado sábado, no qual criticava o Governo chinês por ter...
Instalação de um bispo
Santa Sé critica China por violação de acordo
A Santa Sé tornou público este sábado um raro comunicado de crítica ao Governo da República Popular da China, motivado pela notícia da instalação de um bispo, na última quinta-feira, num quadro normativo fora do acordo estabelecido entre as duas partes há quatro anos e renovado há cerca de um mês.
Hong Kong
Cardeal Zen condenado a pagar multa por ter defendido manifestantes
O cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, foi condenado esta sexta-feira, 25 de novembro, a pagar uma multa de cerca de 500 euros pela sua colaboração com o 612 Humanitarian Relief Fund, que apoiou manifestantes pró-democracia a pagar multas e fianças em 2019. Sobre ele, recai ainda a acusação de conluio com forças estrangeiras, pelo que poderá vir a enfrentar penas mais graves.
Mais de 40 mortos só na semana passada
Irão usa a pena de morte como forma de (re)pressão, acusa Amnistia
Prossegue a contestação e a revolta no Irão, país onde as autoridades mataram mais de 40 pessoas, entre as quais dois adolescentes, só na semana passada, segundo informações do Conselho dos Direitos Humanos da ONU.
Fundação AIS alerta para terrorismo
Missionário alemão desaparecido no Mali
Há pouco mais de um ano, era libertada no Mali a religiosa colombiana Gloria Cecilia Narváez, depois de ter passado quatro anos em cativeiro. Agora, está desaparecido o padre alemão Hans-Joachim Lohre, missionário há 30 anos naquele país, e a hipótese de...
Nota pastoral
Bispos moçambicanos contra terrorismo, subida do custo de vida e corrupção
A “guerra terrorista” em Cabo Delgado, para a qual se aliciam jovens sem horizontes, a subida “insustentável” do custo de vida e a corrupção são os grandes problemas que afligem os bispos católicos de Moçambique. Em nota pastoral, os bispos apelam a que se removam estes “obstáculos e ameaças”.
Relatórios da Fundação AIS e do OIDAC
Perseguição aos cristãos aumenta na Ásia, África, Médio Oriente e Europa
A “opressão ou perseguição” aos cristãos, por causa da sua fé, aumentou em 75% dos países analisados pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), na Ásia, África e Médio Oriente, nos últimos dois anos. Ao contrário do que poderia esperar-se, o cenário na Europa não é mais animador: o Observatório para a Intolerância e Discriminação Contra os Cristãos (OIDAC) registou também, em 2021, um crescimento dos crimes de ódio contra os cristãos naquele continente. Estejam em minoria ou sejam a religião maioritária, os cristãos são cada vez mais perseguidos, mas a existência deste problema é muitas vezes negada, apontam ambos os relatórios.
Papa benzeu a primeira pedra
Quirguistão terá a sua primeira catedral católica em 2025
Ainda o projeto não tinha sido apresentado e já o Papa Francisco estava a benzer a sua primeira pedra, aproveitado a visita que fez ao Cazaquistão, mesmo ali ao lado. Mas agora é oficial: as obras de construção daquela que será a primeira catedral católica do Quirguistão vão arrancar este inverno e deverão estar concluídas dentro de três anos.
Fundação AIS promove #RedWeek
Um relatório, igrejas de vermelho, vigílias e missas para lembrar e ajudar os cristãos perseguidos
De 16 a 23 de novembro, em Portugal e em inúmeros países onde a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) está representada, irão decorrer iniciativas que visam sensibilizar a opinião pública para a situação dos cristãos que são vítimas de intolerância religiosa. Entre elas, destaca-se a apresentação do Relatório “Perseguidos e esquecidos?”, um estudo produzido pela fundação de dois em dois anos, que dá conta da evolução da violência contra a comunidade cristã em todo o mundo.
Audição na ONU
Amnistia acusa Índia de violação sistemática dos direitos humanos
A quarta audição da Índia pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDHNU) que terá lugar esta quinta-feira, dia 10 de novembro, em Genebra, “chega num momento em que os direitos humanos e as instituições não controladas [pelo Governo], os meios de...
Decisão inédita
Igreja Ucraniana autoriza celebrar Natal a 25 de dezembro, distanciando-se de Moscovo
A Igreja Ortodoxa da Ucrânia vai autorizar, pela primeira vez na História, que as suas diferentes congregações e paróquias celebrem o Natal a 25 de dezembro e não a 7 de janeiro, data em que Jesus terá nascido de acordo com o calendário juliano, o qual é...
Revelação do Papa
“Documento sobre a Fraternidade Humana” nasceu de um almoço
Um jornalista libanês perguntou ao Papa Francisco, na viagem de regresso do Bahrein, se o “Documento sobre a Fraternidade humana” está a dar frutos tangíveis. Referia-se àquele documento “em prol da paz mundial e da convivência comum”, que Francisco assinou na sua viagem a Abu Dhabi, juntamente com o Grande Imã de Al-Azhar.
Papa Francisco no Bahrein
“As-salamu alaikum” [a paz esteja convosco], assim como duas armas: oração e fraternidade
Foram três os momentos em que Francisco teve oportunidade de discursar esta sexta-feira, 4, na sua viagem apostólica ao Bahrein. Os locais e as audiências mudaram, mas a mensagem foi a mesma: Deus é fonte de paz, e os líderes religiosos, na sua diversidade, devem usar duas “armas” comuns para promovê-la: a oração e a fraternidade, tornando-se assim “verdadeiramente pessoas de paz”.
Viagem ao Bahrein
Papa insiste em verdadeiro compromisso pela paz, ambiente e defesa dos direitos humanos
Já começou aquela que promete ser “uma viagem interessante”, e da qual podem surgir “boas notícias”. As palavras são do Papa aos jornalistas que o acompanharam no voo de cinco horas até ao Bahrein. À chegada, e apesar do problema no joelho, Francisco não descansou. Empenhado em tornar a sua previsão realidade, aproveitou aquele que foi o primeiro discurso da sua 39ª viagem apostólica para lançar um forte apelo ao fim da guerra, ao cuidado com a casa comum, à abolição da pena de morte, e ainda à defesa da liberdade religiosa e da igualdade para todos.
Entre 3 e 6 de novembro
Papa no Bahrein em busca da cooperação inter-religiosa
O Papa Francisco chega esta quinta-feira, dia 3, ao pequeno arquipélago do Bahrein, no Golfo Pérsico, a fim de participar no “Fórum para o Diálogo: Oriente e Ocidente para a Coexistência Humana”, a convite do rei daquele país muçulmano e da pequena comunidade católica local.
Parceria entre EUA e Áustria
Mais de 400 peças musicais proibidas pelos nazis vão ser publicadas
São mais de 300 canções, 100 peças de música de câmara, 50 obras orquestrais, e também partituras de temas para teatro e cinema que vão ficar disponíveis para quem as quiser ouvir, graças a uma parceria entre a editora americana de música clássica G. Schirmer, Inc. (pertencente ao Wise Music Group) e o Centro Exilarte para a Música Proibida, sedeado em Viena (Áustria), avança o jornal Jewish News.
Dia marcado por confrontos em todo o país
Ataque a santuário xiita faz 15 mortos no Irão
Esta quarta-feira, 26, quando passavam exatamente 40 dias sobre a morte da jovem Mahsa Amini e milhares de manifestantes protestavam em mais de 25 cidades iranianas, um novo ataque terrorista abalou o país. Três homens armados entraram no santuário muçulmano xiita de Shah Cheragh, em Shiraz (sul do Irão), enquanto centenas de fiéis se preparavam para rezar, e dispararam sobre eles, provocando pelo menos 15 vítimas mortais e 40 feridos, avançou a Al Jazeera.
Mais de um mês depois
Reféns católicos libertados em segurança nos Camarões
Cinco padres, uma freira e três leigos católicos que haviam sido sequestrados no passado dia 16 de setembro nos Camarões foram libertados em segurança, informou "com grande alegria" o bispo de Mamfé, Aloysius Fondong Abangalo, citado esta terça-feira, 25, pela...
Embora reconhecendo resistências
Vaticano põe em destaque frutos do acordo com a China
O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, considerou a renovação do acordo provisório com a República Popular da China sobre a nomeação de bispos católicos “um compromisso imperfeito”, mas indicou vários frutos positivos desse acordo. A Santa Sé...
A poucos dias do encontro com Papa
Macron visita mesquita de Paris e defende lei contra o islamismo radical
O Presidente francês Emmanuel Macron visitou a Grande Mesquita de Paris na passada quarta-feira, 19, data em se cumpriam 100 anos sobre a colocação da primeira pedra do templo que apelidou de farol para o “Islão de França”. A poucos dias do seu encontro com o Papa Francisco, agendado para 24 de outubro, Macron fez questão de defender a chamada lei do separatismo, aprovada há pouco mais de um ano e que, apesar de criticada por muitos muçulmanos, é vista pelo líder político como uma norma jurídica que “oferece salvaguardas” contra o islamismo radical.
Igreja cada vez mais limitada
Polícia da Eritreia detém um bispo e dois padres sem dar justificações
O bispo de Segheneity, no sul da Eritreia, e dois padres da mesma região foram detidos na semana passada pela polícia nacional sem que para tal fosse apresentada qualquer justificação. Os três terão sido levados para a prisão militar de Adi Abeto, avançou esta terça-feira, 18, a Agenzia Fides.
Hostilidade cresce nos EUA
Trump critica judeus norte-americanos e é acusado de antissemitismo
O ex-presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, considera que nenhum Presidente fez mais por Israel do que ele, e que os “maravilhosos evangélicos apreciam muito mais isso do que as pessoas de fé judaica, especialmente aqueles que vivem nos EUA”, escreveu na rede social detida por si próprio, a Truth Social, no passado domingo, 16. A afirmação já foi condenada pela porta-voz da Casa Branca e por diversas organizações judaicas norte-americanas.
Alemanha
Grande mesquita de Colónia autorizada a fazer ouvir chamamento à oração
O chamamento à oração da Grande Mesquita de Colónia, que constitui o maior templo muçulmano na Alemanha, fez-se ouvir pela primeira vez na cidade na passada sexta-feira, 14. Líderes religiosos e municipais chegaram a acordo para que a autorização fosse finalmente emitida, depois de várias mesquitas do país terem já obtido também essa permissão.
Casos remontam à década de 50
Universidade de Stanford pede desculpa por ter discriminado judeus
A Universidade de Stanford, localizada no estado norte-americano da Califórnia e uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior no mundo, apresentou um pedido público de desculpas à comunidade judaica pelo facto de ter limitado a admissão de estudantes judeus durante a década de 50, e por não ter reconhecido esse erro no período que se lhe seguiu.
Não é considerado discriminação
Tribunal europeu determina que empresas podem proibir símbolos religiosos
O Tribunal de Justiça da União Europeia determinou que as empresas que proíbam os seus trabalhadores de usar símbolos visíveis das suas convicções religiosas, filosóficas ou espirituais não constitui uma discriminação direta, desde que a regra se aplique de forma geral e indiferenciada a todos os funcionários.
No Palácio Galveias, em Lisboa
Uma exposição para conhecer a história da diáspora judaica portuguesa
Inaugurou esta semana e estará patente até 29 de outubro, na Biblioteca do Palácio Galveias, em Lisboa, a exposição “A Diáspora Judaica Portuguesa”. A iniciativa é da Associação Hagadá e pretende dar visibilidade a um tema desconhecido por muitos, que merecerá destaque no futuro Tikvá Museu Judaico de Lisboa.
Suíça
Mulheres que usem burca em público arriscam multa de mil euros
O governo suíço submeteu ao parlamento esta quarta-feira, 12, um projeto de lei que prevê uma multa de 990 francos suíços (cerca de 1020 euros) para quem violar a proibição de cobrir o rosto em público, a qual tinha já sido aprovada num referendo vinculativo em 2021, com 51% dos votos.
Após relatório preocupante
Debate sobre crimes contra uigures chumbado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU
O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, recusou esta quinta-feira, 6, debater os abusos contra a minoria muçulmana uigur que estarão a acontecer na região chinesa de Xinjiang e que, de acordo com um relatório divulgado em agosto pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, corresponderão a “crimes contra a humanidade”. A moção tinha sido apresentada por dez países ocidentais, entre os quais os Estados Unidos da América e o Reino Unido, mas foi rejeitada com 19 votos contra (da própria China e de aliados habituais como Cuba e a Venezuela, mas também do Paquistão e da Indonésia, dois grandes países muçulmanos).
Índia
Violência contra muçulmanos intensifica-se
As autoridades da Índia estão usando cada vez mais punições sumárias e abusivas contra os muçulmanos considerados infratores da lei, disse hoje a Human Rights Watch (HRW). Em vários estados governados pelo partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (BJP), as autoridades demoliram casas e propriedades muçulmanas sem autorização legal e, mais recentemente, açoitaram publicamente muçulmanos acusados de perturbar um festival hindu,
Austrália
Clube de futebol despede executivo por ser cristão e ter ouvido um sermão contra o aborto em 2013
O arcebispo de Melbourne reagiu condenando de forma áspera a direção do Essendon Football Club por ter forçado o presidente executivo, Andrew Thorburn, a demitir-se por causa das suas convicções cristãs tradicionais.
Assassínio de Masha Amini
Autor de clip de protesto viral preso pelas autoridades iranianas
O artista iraniano Shervin Hajipour, cujo clip de música de apoio aos protestos populares contra o assassínio de Masha Amini teve milhões de visualizações em poucos dias, foi preso no dia 29 de setembro, de acordo com a Iran Human Rights. Veja aqui o clip.
Campanha da Amnistia Internacional
Liberdade de expressão para o Irão
A Amnistia Internacional (AI) está a promover uma Chamada à Ação (Call to Action) por causa de Mahsa Amini, a jovem de 22 anos iraniana que depois de ter sido detida pela polícia do seu país por, alegadamente, não usar adequadamente a sua roupa.
Caso Mahsa Amini
Cristãos iranianos unem-se às manifestações contra a “ditadura religiosa”
Os cristãos iranianos juntaram-se aos protestos na sequência da morte de Mahsa Amini, a jovem de 22 anos detida e torturada pela polícia dos costumes iraniana por “usar roupas inadequadas”. Numa declaração assinada por diversas entidades cristãs, anunciam que “se unem à batalha pela verdade e pela justiça em relação à morte de Mahsa Amini”, a quem foi retirada a vida “apenas porque pensava diferente”.
A pedido das autoridades
Cáritas encerra atividades na Argélia
A Igreja Católica da Argélia anunciou o encerramento, a partir de 1 de outubro, de todas as atividades e obras de caridade implementadas pela Cáritas Argélia, O encerramento “completo e definitivo” foi comunicado através de uma declaração assinada pelo arcebispo emérito de Argel, Paul Desfarges, onde se refere que “a medida drástica é tomada em cumprimento do pedido das autoridades públicas argelinas”, avança o Vatican News.
Ucrânia é “guerra interna”
Patriarca Cirilo: “Morte em combate limpa todos os pecados”
Daqui partiu para a reflexão sobre o sacrifício de “muitos” que hoje “estão a morrer nos campos da guerra interna”, como chama agora à guerra na Ucrânia, que vê como fazendo parte da grande Rússia.
Índia
Carnataca é o décimo Estado a aprovar lei anticonversão
O Estado de Carnataca, no sudoeste da Índia, tornou-se, no passado dia 15 de setembro, o décimo estado daquele país a adotar leis anticonversão no âmbito das quais cristãos e muçulmanos e outras minorias têm sido alvo de duras perseguições, noticiou nesta sexta-feira, 23, o Vatican News, portal de notícias do Vaticano.
Uma questão de "sobrevivência"
Patriarca Sako defende fusão entre as Igrejas Caldeia e Assíria do Oriente
O patriarca caldeu Louis Raphael I Sako defende que não há nenhum elemento que possa “impedir” a “fusão” entre a Igreja Caldeia e a Igreja Assíria do Oriente sob a comum denominação comum de “Igreja do Oriente”. Numa mensagem intitulada “unidade e pluralidade da Igreja”, relançou o objetivo da unidade entre as diferentes denominações cristãs para proteger e “garantir a sua própria sobrevivência” no Médio Oriente, avançou esta terça-feira a Asia News.
Hong Kong
Julgamento do cardeal Zen adiado, por entre críticas ao Papa
Estava previsto para segunda-feira, 19, o julgamento do cardeal Joseph Zen e mais alguns colaboradores, mas o tribunal de Hong Kong passou a primeira sessão para esta quarta-feira, 21 – embora ainda não haja confirmação oficial da data. O motivo deveu-se ao facto de um dos juízes ter testado positivo ao coronavírus, segundo a agência católica de informação Asia News.
Bispos "chocados"
Camarões: Uma igreja católica queimada, seis religiosos e dois leigos raptados
Cinco padres, uma religiosa e dois leigos foram raptados por homens armados na diocese de Manfé (no sudoeste dos Camarões, perto da fronteira com a Nigéria), onde foi também queimada a igreja católica de Santa Maria de Nchang, noticiou este domingo 18, o Vatican News. Os bispos da província eclesiástica de Bamenda dizem-se chocados com este ato sem precedentes e pedem a libertação imediata das vítimas.
Encontro em Buckingham
“Tenho o dever pessoal de proteger a diversidade”, disse Carlos aos líderes religiosos
Carlos III disse perante mais de 30 líderes religiosos da Grã-Bretanha que se assume como “um cristão anglicano comprometido”. Mas aquele que é o novo Governador Supremo da Igreja de Inglaterra sublinhou também que “o soberano tem um dever adicional” de “proteger a diversidade do país”, incluindo “o espaço para a própria fé, e a sua prática através das religiões, culturas, tradições e crenças”.
Exigida investigação da ONU
Parlamento Europeu condena “energicamente” repressão contra Igreja na Nicarágua
O Parlamento Europeu condenou “energicamente” esta quinta-feira, 15, a “repressão” e detenções de membros da Igreja católica na Nicarágua, em particular do bispo Rolando Álvarez, exigindo a sua libertação e uma investigação formal por parte da ONU ao Presidente Daniel Ortega por crimes contra a humanidade.
Último dia de congresso com o Papa
Diálogo inter-religioso é um caminho urgente, insubstituível, e sem retorno
O pluralismo religioso é uma “expressão da sabedoria da vontade de Deus na Criação”, reconheceram perto de 100 representantes das várias religiões do mundo inteiro, ao assinar a Declaração Final do Congresso de Líderes Religiosos, o qual terminou esta quinta–feira, 15 de setembro, em Nur-Sultan (capital do Cazaquistão). O documento sublinha que a liberdade religiosa é um direito concreto e que o diálogo inter-religioso é um caminho urgente, insubstituível, necessário e sem retorno. Mas é preciso que todos o façam juntos, lembrou o Papa.
Um projeto inter-religioso
Programa “A Fé dos Homens” celebrou 25 anos de emissão na RTP2
O programa A Fé dos Homens celebrou esta quinta-feira, 15 de setembro, o seu 25º aniversário. Transmitido na RTP2 de segunda a sexta-feira desde 1997, e marcando presença também na rádio Antena 1 a partir de 2009, o projeto consolidou-se “como um espaço para conhecer as diferentes comunidades e tradições religiosas, fomentando o diálogo inter-religioso” em Portugal, assinalou a Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas em nota enviada ao 7MARGENS.
Congresso de líderes religiosos no Cazaquistão
Começou “um novo movimento global para a paz”?
O apelo foi lançado pelo presidente cazaque, Kassym-Jomart Tokayev, na intervenção inaugural do VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais: “precisamos todos de um novo movimento global para a paz”, afirmou. E, a avaliar pelos discursos que se seguiram, foi bem recebido. No evento, que esta quarta e quinta-feira reúne em Nur-Sultan (capital do Cazaquistão mais de uma centena de delegações de 50 países, e inclui a participação do Papa Francisco, do grande imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, do rabino-chefe sefardita de Israel, Yitzhak Yosef, e do responsável pelo Departamento das Relações Externas do Patriarcado de Moscovo, metropolita António, a palavra “paz” tem sido, de longe, uma das mais repetidas.
Dias 14 e 15 de outubro, em Lisboa
Congresso Missionário vai colocar o diálogo inter-religioso em prática
Representantes do Islamismo, Judaísmo, Cristianismo, Hinduísmo e Budismo estarão reunidos no Congresso Missionário Fraternidade sem Fronteiras, agendado para os dias 14 e 15 de outubro, no Auditório Cardeal Medeiros, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. O objetivo é colocar o diálogo intercultural e inter-religioso em prática, e todos os interessados poderão participar, inscrevendo-se na modalidade presencial ou online, de forma gratuita.
Moçambique
Religiosa italiana assassinada em ataque a missão comboniana
A missão comboniana de Chipene, na fronteira com a província de Cabo Delgado, em Moçambique, foi alvo de um ataque na noite desta terça-feira, 6. Um grupo armado não identificado pegou fogo às instalações onde dormiam e trabalhavam os religiosos, e assassinou a tiro uma irmã italiana. Outras duas missionárias combonianas e dois padres fidei donum terão conseguido fugir e estão até ao momento incontactáveis.
Em contraste com tensões em Bagdad
Festival católico reuniu 1700 jovens no Iraque
Mais de 1700 jovens participaram na semana passada num festival promovido pela Igreja Católica que se realizou perto de Erbil, no chamado Curdistão Iraquiano, divulgou a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) esta terça-feira, 6. Enquanto na capital do país se viviam dias de tensão, em Ankawa os jovens cantavam e rezavam naquele que é considerado como o maior encontro do género em todo o Médio Oriente.
Incêndios e decapitações
Nova vaga de ataques terroristas atinge Cabo Delgado
Uma série de ataques terroristas atingiu a província de Cabo Delgado, em Moçambique, nas últimas semanas, denunciou o Denis Hurley Peace Institute, órgão associado da Conferência dos Bispos Católicos da África Austral. De acordo com informações daquela organização, veiculadas pelo jornal Crux esta terça-feira, 6, pelo menos 70 casas e um camião que transportava milho foram incendiados na vila de Nacuale e várias pessoas foram decapitadas no final de agosto.
Jesuítas da América Latina apelam
“Em nome de Deus, cesse a repressão” na Nicarágua
“Em nome de Deus, cesse a repressão.” O grito foi, noutros tempos, do bispo Óscar Romero, mas agora foi citado pelos provinciais dos jesuítas da América Latina e Caribe, em carta aberta dirigida este sábado, 3, “aos responsáveis por tantas mortes e violências em vários países do continente, mas particularmente na Nicarágua”.
Em entrevista à TV italiana
Parolin admite renovação de acordo com China
O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, revelou que uma delegação da Santa Sé irá visitar novamente a China, tendo como objetivo a eventual renovação do acordo provisório, assinado em 2018 por ambas as partes e renovado em 2020, para a nomeação conjunta de bispos para o país. A garantia foi dada numa entrevista à RAI, emissora pública italiana.
Relatório da ONU
China terá cometido “crimes contra a humanidade” em Xinjiang
A China cometeu “graves violações de direitos humanos” contra muçulmanos uigures na região noroeste de Xinjiang, que poderão ser considerados “crimes contra a humanidade”, de acordo com um relatório divulgado esta quarta-feira, 31 de agosto, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Em carta aberta
Mais de 80 personalidades portuguesas pedem ao governo da Nicarágua que respeite a liberdade religiosa
Um grupo de 85 personalidades portuguesas, das mais diversas áreas de atuação, enviou esta segunda-feira, 29, uma carta aberta ao cônsul honorário da Nicarágua em Lisboa, onde apela ao governo daquele país para que “faça um caminho para o retorno rápido à democracia plena, ao estado de Direito, ao respeito pelos direitos humanos, e à liberdade nas suas várias expressões, incluindo a de expressão e religiosa”.
Nicarágua
Clero acusa regime sandinista de causar “agitação e desordem”
A “dor e preocupação” expressa pelo Papa neste domingo, 21, sobre a situação da Igreja Católica na Nicarágua, e o apelo que fez ao diálogo entre o Governo e os responsáveis eclesiásticos, não teve, para já, efeitos visíveis, que não seja a polémica que as declarações desencadearam nas redes sociais. O clima parece pouco propício ao diálogo.
António Guterres “muito preocupado”
Nicarágua: Polícia invade cúria episcopal e prende bispo e vários padres
Pouco passava das 3h da madrugada da última sexta-feira, 19, as forças policiais que há mais de duas semanas cercavam a Cúria da diocese de Matagalpa, no norte da Nicarágua, irromperam pelo edifício e levaram o bispo Rolando Alvarez, vários padres e alguns...
Nas Filipinas
Projeto de lei criminaliza discriminação com base na raça ou credo
Parlamentares filipinos liderados por um senador muçulmano aprovaram um projeto de lei que visa criminalizar a discriminação, que inclui estereotipos e a recusa de emprego com base na religião ou na raça.
Resposta para escassez do clero
Responsável dos bispos da África Austral defende ordenação de homens casados
O presidente da Conferência Episcopal da África Austral, Sithembele Sipuka, da diocese de Mthatha, considera que “há uma necessidade” premente de garantir o acesso dos cristãos à Eucaristia e que a solução deve passar pela ordenação de homens casados.
Índia
Governo alega em tribunal não existir violência contra cristãos
O governo federal da Índia pediu ao Supremo Tribunal que rejeitasse a queixa apresentada pelo arcebispo de Bangalore, Peter Machado, o Fórum Nacional de Solidariedade e a Irmandade Evangélica da Índia, denunciando a violência contra os cristãos e solicitando o fim da perseguição contra eles.
Onda de repressão atinge Igreja Católica
Nicarágua: bispo sitiado, padres presos, freiras expulsas
Com o bispo, padres e leigos da diocese de Matagalpa sitiados há duas semanas pelas forças policiais da Nicarágua, centenas de fieis foram no último fim de semana impedidos de se dirigir para a catedral de Manágua e obrigados a regressar às suas paróquias.
Um ano depois
Talibãs governam Afeganistão “sem respeito pelos direitos humanos”
Há um ano, o mundo ficava em choque com as imagens que acompanhavam a saída das tropas da NATO do Afeganistão. Os receios de toda aquela população que fugia para o aeroporto a tentar apanhar um avião que os levasse para fora do país parecem ser bem fundados, segundo o relatório “O governo talibã: Um ano de violência, impunidade e falsas promessas”, publicado hoje pela Amnistia Internacional.
Nicarágua
Bispo detido diz que é preciso “responder ao ódio com amor”
“Temos que responder ao ódio com amor, ao desespero com esperança e ao medo com a força e a coragem que nos foi dada pelo Cristo glorioso e ressuscitado”, diz o bispo de Matagalpa, Rolando José Álvarez, num vídeo realizado dentro do edifício-sede da diocese que se encontra cercado por forças policiais desde o dia 4 de agosto.
Iémen
Jornalistas condenados à morte vivem “inferno na prisão”
Quatro jornalistas iemenitas condenados à morte estão a viver um “inferno” na prisão, de acordo com a descrição da organização de defesa da liberdade de imprensa, Repórteres Sem Fronteiras. Apelando à sua libertação imediata, para que possam receber tratamento médico, a RSF condena ainda o tratamento cruel a que têm estado sujeitos.
Irão
Bahá’is vítimas de repressão violenta
A polícia e outras forças iranianas revistaram no último domingo pelo menos 52 casas e empresas pertencentes a membros da espiritualidade bahá’i, fazendo inúmeras prisões em todo o país, noticiou a Agência Asian News esta quarta-feira, 3 de agosto.
Perseguição à Igreja intensifica-se
Seis rádios católicas encerradas na Nicarágua
As autoridades da Nicarágua ordenaram o encerramento de seis estações de rádio pertencentes à Igreja Católica e cercaram uma delas com a polícia de choque, avançou o Religion News Service esta terça-feira, 2. O bispo Rolando Álvarez, da diocese de Matagalpa, considera que a medida é “uma injustiça” e instou o Governo a provar a legalidade da mesma.
Em Moscovo
Israel tenta impedir Rússia de liquidar Agência Judaica
Advogados da Agência Judaica – a instituição que organiza em todo o mundo a imigração judaica para Israel – foram ouvidos no dia 28 de julho num tribunal de Moscovo para contestar a decisão do Ministério da Justiça de proceder à liquidação de todos os ativos da agência no país.
Académico e político italiano
Mario Mauro é o novo enviado da UE para a liberdade religiosa
O académico e político italiano Mario Mauro acaba de ser designado enviado especial da União Europeia (UE) para a liberdade de religião e de crença. Enquanto enviado especial da UE, Mauro será responsável por prevenir a discriminação, promover a paz e o diálogo inter-religioso e iniciativas que contribuam para reduzir a radicalização em países fora da UE.
Relatos de bullying
Uso de hijab imposto na maioria das províncias da Indonésia
Quase 150 mil escolas nas 24 províncias de maioria muçulmana da Indonésia obrigam atualmente milhões de meninas e mulheres a usar hijab (vestuário feminino que cobre o cabelo, o pescoço e o peito) e a vestirem-se com saias longas e camisas de manga comprida, de acordo com o Christian Today desta terça-feira, 26 de julho.
No Canadá, junto das populações indígenas
Papa pede perdão pelos pecados da Igreja
O Papa fez hoje um pedido de perdão aos povos indígenas do Canadá, no primeiro discurso da sua viagem ao país, evocando a experiência das escolas residenciais, nos séculos XIX e XX.
Bispo católico denuncia
Onda de assassinatos e escassez de alimentos “insuportável e severa” na Nigéria
O “brutal assassinato” do padre John Mark Cheitnum é apenas um dos exemplos mais recentes da enorme violência que está a atingir a Igreja Católica da Nigéria. Só no estado de Benué, e apenas nos dois últimos meses, pelo menos 68 cristãos foram mortos e muitos outros sequestrados ou forçados a abandonar a região. Estes dados fazem parte de um relatório enviado à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) pelo Bispo de Makurdi, Wilfred Anagbe e foram divulgados pela organização esta sexta-feira, 22 de julho.
Viagem até sábado
Igrejas e Amnistia apelam a Biden pelos direitos humanos no Médio Oriente
Expropriações de bens, deslocações forçadas de famílias e comunidades palestinianas, expansão de colonatos ameaçando a identidade de Jerusalém e minando a possibilidade de uma solução de dois Estados, aumento de discriminação, abuso, vandalismo, fogo posto e crimes contra cristãos e igrejas. Eis a lista dramática que espera Biden no Médio Oriente.
Aliança Evangélica Mundial
Sem liberdade religiosa, “todos os direitos humanos sofrem”
Uma delegação da Aliança Evangélica Mundial (WEA) e representantes das suas confissões no Reino Unido, Quénia e Sri Lanka participaram na Conferência Ministerial Internacional sobre Liberdade de Religião ou Crença 2022, que reuniu em Londres.
Após petição de arcebispo de Bangalore
Supremo Tribunal indiano vai analisar violência contra cristãos
A violência contra os cristãos na Índia vai ser debatida e analisada pelo Supremo Tribunal do país, na sequência de uma petição apresentada pelo arcebispo de Bangalore, Peter Machado, avançou esta sexta-feira, 8 de julho, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Arcebispo de Colombo
Cardeal do Sri Lanka pede demissão do Presidente e do Governo
O arcebispo de Colombo, cardeal Malcolm Ranjit, exigiu esta semana a renúncia imediata do Presidente Gotabaya Rajapaksa e a constituição de um governo provisório de unidade nacional que enfrente os problemas mais urgentes do país e realize eleições gerais o mais rapidamente possível.
Roubo ou terrorismo?
Primeira igreja vandalizada na Guiné-Bissau deixa cristãos assustados
O episódio é inédito e está a preocupar a comunidade cristã na Guiné-Bissau. Registou-se pela primeira vez, neste pais africano de língua portuguesa, um ato de vandalismo numa igreja católica, avançou esta quarta-feira, 6 de julho, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Para mostrar proximidade
Papa envia Secretário de Estado ao Congo e Sudão
O Papa Francisco vai enviar o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, para visitar o Congo e o Sudão do Sul, Kinshasa e Juba, respetivamente, como forma de «mostrar a sua proximidade aos amados povos do Congo e do Sudão do Sul».
Igreja de luto
Morreu o “anjo das crianças de rua” do Haiti
A Irmã Luisa Dell’Orto, uma religiosa que pertencia às Irmãzinhas do Evangelho, foi assassinada no sábado, durante o que se pensa ter sido um assalto violento.
Vítimas trabalhavam com indígenas
Cardeal Ortega critica Presidente mexicano pelo assassinato de jesuítas
O cardeal José Francisco Robles Ortega, arcebispo de Guadalajara (México) criticou a política do Presidente do país, Andrés Manuel López Obrador, que considerou de “abraços, não balas” contra o crime organizado, depois de dois padres jesuítas terem sido assassinados dentro de uma igreja em Cerocahui, Chihuahua, com um homem que tentavam proteger.
Muçulmanos também são vítimas
Mais de 200 casos de violência contra os cristãos desde Janeiro na Índia
Os episódios de violência contra cristãos na Índia continuam a crescer e, de acordo com o Forum Cristão Unido, que reúne diversas entidades religiosas da Índia, só desde o início do ano já se registaram mais de duas centenas de incidentes. Também os muçulmanos são vítimas crescentes de violência.
Violência não pára
Novo massacre na Nigéria faz 3 mortos e 40 desaparecidos
Pelo menos três mortos e 40 pessoas desaparecidas, talvez sequestradas, é o balanço do último massacre numa igreja na Nigéria feito pelo governo de Kajuru, na província de Kaduna.
Decisão do governo local
No Punjab, limpar esgotos deixa de ser tarefa das minorias
O governo provincial do Punjab, no Paquistão, emitiu uma notificação oficial proibindo que nos anúncios oficiais de trabalho seja feita alguma referência exigindo que, para determinadas funções, mais humilhantes, como a limpezas das ruas ou dos esgotos, apenas possam candidatar-se indivíduos pertencentes à religião cristã ou a outras minorias religiosas no país.
Domingo de Pentecostes
Ataque a igreja na Nigéria provoca 21 mortos
Um ataque armado à Igreja de São Francisco em Owo, no estado nigeriano de Ondo, no último domingo, 5 de Junho, provocou dezenas de mortos – 50 segundo a estimativa inicial da Reuters, que usou como fonte um médico de um hospital de Owo, 21 segundo os números mais recentes referidos pela imprensa internacional, citando o primeiro balanço das autoridades locais.
Prémio Martin Ennals
Padre Swamy vence a título póstumo “Nobel” dos direitos humanos
Stan Swamy foi o vencedor póstumo do prémio Martin Ennals, considerado como o Nobel para os defensores dos direitos humanos. Este padre jesuíta indiano, que era um ativista dos direitos indígenas, morreu sob custódia em julho de 2021, e foi agora homenageado pela Fundação Martin Ennals, com sede em Genebra, na Suíça.
Pressões para calar Igreja
Bispo impedido de entrar na Cúria da sua diocese, na Nicarágua
O bispo de Matagalpa, Nicarágua, Rolando Alvarez, que se tinha refugiado numa paróquia dos arredores de Manágua, no dia 19 de maio, devido a perseguição de forças policiais e que, nos dias seguintes, foi impedido de entrar na Cúria da sua diocese, reatou já a atividade pastoral normal. O bispo conseguiu sair na última segunda-feira, 23, para a sua diocese na parte noroeste do país, mas deparou com a sede da Cúria diocesana bloqueada, pelo que foi obrigado a alojar-se no seminário local.
Pedido feito na Praça de S. Pedro
Papa pede “liberdade” para os católicos na China
Não tem sido um tema recorrente nas preocupações mais públicas do Papa Francisco, mas este pediu ontem, durante a oração do Regina Coeli, orações pelos católicos da China, que esta terça-feira vão celebrar a festa de Maria Auxiliadora, pedindo “liberdade e tranquilidade” para as comunidades do país asiático.
Acusações de silenciamento
Ortega quer “uma Igreja muda” na Nicarágua, denuncia bispo
O núncio apostólico (embaixador do Papa), em Manágua, expulso; o canal de televisão da Conferência Episcopal da Nicarágua silenciado e um bispo perseguido pelo regime refugiado numa paróquia. Estes atos dos últimos dois meses dão a ideia do grau de perseguição...
Tensão entre religiões
Santuário católico vandalizado na Índia
As tensões interreligiosas na Índia voltaram a conhecer novos episódios, depois da vandalização por desconhecidos de estátuas de Maria, do Menino Jesus e do Sagrado Coração de Jesus num santuário no estado de Andhra Pradesh, causando “choque entre os católicos locais”. Um articulista ataca o ódio incentivado por “fascistas” contra as minorias cristãs e muçulmanas.
China
Repressão contra uigures não para
O município de Konasheher, no centro da região uigur chinesa (Xinjiang), detém, segundo um levantamento da Associated Press (AP), a maior taxa de prisão conhecida no mundo: mais de 10.000 uigures (um em cada 25 habitantes) estão presos, acusados pelos tribunais chineses de atos de terrorismo.
Russos e ucranianos contra guerra
Serviço cívico é castigo na Coreia, acusam Testemunhas de Jeová
Mais de 800 Testemunhas de Jeová na Coreia do Sul escolheram o Serviço Cívico Alternativo ao Serviço Militar mas a lei submete-os quase à condição de prisioneiros. Na Rússia aumentam os objectores à guerra e na Ucrânia os pacifistas pedem cessar-fogo e diálogo.
Milhares em fuga
Novo ataque a aldeia católica na Birmânia
Os militares atacaram, uma vez mais, a aldeia católica histórica de Chan Thar, situada no centro da Birmânia (Mianmar), no passado dia 7 de maio, noticiou esta terça-feira a UCA News. Pelo menos 20 casas foram queimadas durante a incursão militar e milhares de pessoas fugiram para áreas seguras nas proximidades.
Repressão cria dilema ao Vaticano
Cardeal Zen, bispo emérito de Hong Kong, detido pela polícia
O cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, de 90 anos e um grande defensor do movimento pró-democracia, foi preso pelas autoridades de Hong Kong na terça-feira, 10 de maio, acusado de “conluio com forças estrangeiras”, noticiou a Reuters. Zen foi solto sob fiança no dia seguinte, por volta das 23h locais, como relatado por jornalistas de Hong Kong, que publicaram nas redes sociais fotos em que o bispo aparecia já no exterior da esquadra de polícia de Wan Chai, avançou o Vatican News.
Memória do Holocausto
Evangélicos fazem declaração contra o antissemitismo
A Aliança Evangélica Europeia apresentou “uma forte declaração contra o antissemitismo”, numa mensagem pública lida no Memorial do Holocausto Yad Vashem em Jerusalém, Israel, apoiando assim a definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto.
Liberdade condicional
Testemunha de Jeová libertada na Rússia
A 4 de maio de 2022, o Supremo Tribunal da República de Khakassia aprovou a decisão do Tribunal Distrital de Ust-Abakansky de conceder liberdade condicional a Valentina Baranovskaya, uma Testemunha de Jeová (TJ) de 71 anos.
China
Dez padres da Igreja Clandestina detidos este ano
Pelo menos dez padres, pertencentes à chamada Igreja Clandestina, foram detidos pelas autoridades na província chinesa de Boading desde o início deste ano. Segundo a Asia News, citada esta sexta-feira, 6, pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), quatro destes padres “foram presos entre 29 e 30 de Abril, levantando temores de mais prisões entre os membros do clero”.
Repressão e prisões
Testemunhas de Jeová acusam Rússia de aumentar perseguição
As Testemunhas de Jeová (TJ) consideram que as autoridades russas estão a aumentar a repressão contra o grupo, na altura em que se completam cinco anos sobre a proibição das actividades das TJ no país.
Em 2022
Índia: Mais de 100 episódios de violência contra os cristãos
A Índia tem visto aumentar os episódios de violência contra cristãos no país, tendo já sido registados pelo menos 127 episódios de violência só este ano.
França pós-Presidenciais
Protestantes franceses apelam à liberdade de culto
Diante de uma sociedade dividida, as igrejas protestantes na França pedem ao novo Governo do Presidente Emmanuel Macron que “atue em prol da paz e preserve a liberdade de culto, de consciência e de expressão de todos”. A posição foi divulgada pelo Conselho Nacional dos Evangélicos da França (CNEF), que representa 70 por cento das igrejas protestantes no país e mais de 30 denominações evangélicas diferentes.
Atentados da Páscoa de 2019
Sri Lanka: “O sangue das vítimas clama aos céus por justiça”
Três anos depois dos brutais atentados terroristas de Domingo de Páscoa, que causaram 269 mortos e cerca de meio milhar de feridos em três igrejas e hotéis no Sri Lanka, há ainda muitas dúvidas sobre o papel das autoridades em tudo o que aconteceu. Entrevista a D. Malcolm Randjith, arcebispo de Colombo.
Santa Cruz de la Sierra
Franciscano morto em assalto a igreja boliviana
O corpo de um religioso foi encontrado morto na igreja de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, na manhã do domingo de Páscoa. Segundo as autoridades, frei Wilberth Daza terá sido morto com um objeto contundente por ladrões que entraram na igreja logo após a Vigília Pascal, ainda na noite de 16 de abril.
Etiópia
“Fome em massa” provocada deliberadamente no Tigré
Centenas de milhares de habitantes da região do Tigré (Etiópia) estão a morrer à fome, denunciou esta quarta-feira, 20, a Agência Fides. Desde o início da suposta trégua humanitária, a 24 de março, o governo permitiu a entrada de apenas um comboio de ajuda humanitária na região, o primeiro desde meados de dezembro de 2021.
Liberdade religiosa
Cristãos presos na Índia por celebrar a Quinta-Feira Santa
A polícia do estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, prendeu pelo menos 36 cristãos que celebravam a Quinta-Feira Santa na sua igreja evangélica, após um grupo de nacionalistas hindus radicais ter cercado o edifício e trancado as portas, acusando-os de estarem a converter hindus ao cristianismo, noticiou esta quarta-feira, 20, a UCA News.
China
Polícia invade culto protestante e detém participantes
A polícia da província de Shanxi, no norte da China, invadiu uma igreja doméstica protestante durante um culto de domingo e deteve sete cristãos, sob acusação de estarem a participar numa “reunião ilegal”, violando as regras de prevenção da pandemia de covid-19, avançou esta sexta-feira, 8 de abril, a UCA News.
O renascer religioso na China
As violações dos direitos humanos na China superam em gravidade o que sucede na Rússia, como é próprio de um regime totalitário em confronto com um regime autoritário. É o que se verifica no que à liberdade religiosa diz respeito e basta evocar, a propósito, o caso mais extremo da repressão dos uigures (já equiparada a um genocídio), uma repressão que também envolve a violação da liberdade religiosa.
Situação agrava-se na Nicarágua
ONU vai investigar direitos humanos no regime de Daniel Ortega
A ONU vai enviar um grupo de três especialistas para investigar a situação dos direitos humanos na Nicarágua, na sequência de vários casos que colocam em evidência situações graves de violação daqueles direitos. A resolução, cuja finalidade é “reunir, preservar e analisar informações e evidências” nessa matéria, foi adotada nesta quinta-feira, 31 de março, pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU. O período em análise será entre abril de 2018, quando eclodiu uma revolta popular, e a atualidade.
Novo bispo de Pemba deixa apelo
“Que o mundo não esqueça Cabo Delgado”
“A violência terrorista continua a ter os seus efeitos em Cabo Delgado e a crise humanitária ainda está presente”, alerta D. António Juliasse, na primeira entrevista como bispo de Pemba concedida à Fundação AIS.
Segurança debatida em Lisboa
Lugares de culto são os mais visados por terrorismo na UE
Os lugares de culto de diferentes religiões são os alvos mais fáceis de ataques terroristas na Europa: entre os 282 ataques terroristas já ocorridos na Europa, um total de 63 (ou seja, 22,3%) teve como objectivo uma igreja, mesquita, sinagoga ou outros lugares de culto.
A boa notícia do KAICIID em Lisboa
No meio de tantas notícias tão cheias de angústia por causa da guerra na Ucrânia, vi domingo no 7MARGENS a notícia da transferência da sede do Centro Internacional para o Diálogo Interreligioso e Intercultural (KAICIID) da Áustria para Lisboa. É uma notícia portadora de paz e de esperança. Significa que o KAICIID se quis demarcar de toda e qualquer conotação ideológica ou política, que poderia advir da sua posição num país próximo do conflito, para marcar a sua total independência em relação com a guerra e assumir inequivocamente o seu papel de promotor do diálogo, seja qual for o motivo da guerra.
Discurso de ódio contra muçulmanos
Tribunal apoia Twitter na suspensão da conta do Vox
O supremo tribunal de Espanha rejeitou a queixa do partido de extrema-direita Vox contra o Twitter, na sequência de esta rede social ter suspendido por oito dias a sua conta sob a acusação de que estava a ser usada para propagandear um discurso de ódio, noticiou o Muslim News esta quarta-feira, 9 de março.
Média, religião e política
Um levantamento recente feito no Brasil mostra que dos 10 influenciadores cristãos mais seguidos na rede social Instagram, oito são evangélicos e dois são católicos. Do mesmo modo que no passado líderes religiosos marcaram presença nos canais tradicionais de rádio e TV, hoje participam das mais diversas redes sociais.
Sem provas, acusações caíram
Em Gujarat, as Missionárias da Caridade já respiram liberdade
Depois de meses de indefinição, o tribunal local de Gujarat, na Índia, arquivou as queixas contra as Missionárias da Caridade, que eram acusadas de promoverem conversões forçadas nos seus abrigos para pessoas carenciadas, por não haver provas dessas conversões forçadas.
Conselho de Igrejas Cristãs
Proteção e segurança de comunidades religiosas em análise
A segurança e a proteção da liberdade de comunidades religiosas na Europa e em Portugal vão estar em debate, nos dias 7 e 8 de março, numa iniciativa promovida pelo Conselho Português de Igrejas Cristãs (Copic).
Desaparecidos desde 2013
Conselho Mundial das Igrejas relembra arcebispos raptados na Síria
O Conselho Mundial das Igrejas (CMI), órgão que reúne 352 denominações cristãs em todo o mundo, assinalou o dia em que se completam 3.224 dias desde que o arcebispo ortodoxo sírio Yohanna Ibrahim e o arcebispo ortodoxo grego Paul Yazigi foram sequestrados...
Iniciativa do Fórum Nacional de Solidariedade
Petição contra leis anticonversão visa proteger cristãos e muçulmanos na Índia
Uma petição contra as leis anticonversão, lançada pelo Fórum Nacional de Solidariedade e dirigida ao Presidente da Índia, está a ganhar cada vez mais apoiantes naquele país, avançam as Obras Pontifícias Missionárias em comunicado divulgado através do seu site.
Contra uso de crianças-soldado
A tristeza e a poesia dos yazidis que sobreviveram ao Estado Islâmico
Vian é um dos cerca de 12 mil yazidis cujas vidas mudaram gravemente com o terrorismo do autodenominado Estado Islâmico: raptado e levado em 2014, quando tinha 13 anos, conseguiu fugir em 2018, com a ajuda de contrabandistas. Poucos anos depois dos acontecimentos, as feridas permanecem muito abertas.
Missionários em Moçambique denunciam
Violência, ataques e raptos aumentam de novo em Cabo Delgado
Aldeias atacadas, mais raptos de pessoas – sobretudo mulheres e crianças –, violência contra pessoas e bens. A situação em Cabo Delgado, Norte de Moçambique, volta a degradar-se, de acordo com testemunhos de missionários no terreno. Nas últimas semanas, terão ocorrido em aldeias como Nova Zambézia, Nova Vida, Nkoe, Nanjaba, Imbada, Bangala 2, e Iba, nos distritos de Macomia e Meluco.
Vários ataques no Nordeste do país
Bispos pedem reconciliação e fim da violência depois de 200 mortes na Nigéria
O último episódio de violência na Nigéria, com contornos políticos, económicos e religiosos, descreve-se ainda com dados inconclusivos, mas calcula-se que, pelo menos, duas centenas de pessoas perderam a vida na primeira semana de Janeiro no estado de Zamfara, Nigéria, após vários ataques de grupos de homens armados a uma dezena de aldeias. Há bispos católicos a sugerir caminhos concretos para pôr fim à violência no país, um dos que registam violações graves da liberdade religiosa.
Índia
Governo liberta contas bancárias das Missionárias da Caridade
O Governo indiano restaurou o registo da Lei de Regulamentação de Contribuição Estrangeira das Missionárias da Caridade, abrindo caminho para que a instituição receba e utilize fundos estrangeiros, noticiou o portal UCANews no sábado, 8 de janeiro.
China intensifica perseguição
Missas ou religião na internet, só se o Governo deixar
Transmissão de missas ou quaisquer outras actividades religiosas através da Internet, incluindo homilias, sessões de formação ou a simples divulgação de informações, passarão a ter de ser autorizadas previamente pelas autoridades governamentais chinesas, já a partir do próximo dia 1 de Março, noticiou a agência Asia News.
2021-2022, marcas do tempo (6)
Pobreza, migrantes, família e reformas: uma agenda papal preenchida para 2022
Viagens a horizontes periféricos e pobres, um sínodo para renovar a Igreja, reformas e mudanças na Cúria, migrações e refugiados como tema sempre presente. A agenda do Papa para 2022 está preenchida mesmo se ainda se desconhecem muitas datas. E promete novidades.
Massacre em Mianmar na véspera de Natal
Arcebispo de Rangum apela ao diálogo pacífico
O brutal massacre de 38 pessoas na vila de Mo So, no estado de Kaya, levou o cardeal Charles Maung Bo, arcebispo de Rangum, a divulgar no dia 26 de dezembro um apelo ao Governo e às forças da oposição para que ponham termo à violência e iniciem um diálogo pacífico.
Índia
Governo congela contas bancárias das Missionárias da Caridade
O Governo indiano congelou as contas bancárias das Missionárias da Caridade, congregação fundada por Madre Teresa de Calcutá, depois de ter rejeitado a autorização para uma transferência de fundos vinda do estrangeiro. A decisão foi tomada no dia de Natal e foi difundida no dia 27 de dezembro por quase todos os media indianos, incluindo a IndianTV.
Terça, 19h, em canal vídeo
Debate sobre Cabo Delgado pede mais que acção militar
“Trazer para o espaço público a trágica situação humanitária vivida na província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, na sequência do conflito armado em curso naquela região desde Outubro de 2017” é o que pretende o debate em canal vídeo que decorre nesta terça, 14 de Dezembro, a partir das 19h de Lisboa (21h em Maputo).
Liberdade religiosa
Libertados mais três dos 17 missionários sequestrados no Haiti
Três dos 17 missionários norte-americanos (16 dos Estados Unidos da América e um do Canadá) sequestrados no dia 16 de Outubro em Port-au-Prince, capital do Haiti, foram libertados este domingo à noite, anunciou o Washington Post.
Liberdade Religiosa
Nada melhorou na Nigéria, diz bispo contra lista dos EUA
O bispo Emmanuel Adetoyese Badejo, da Diocese de Oyo, na Nigéria, publicou nesta quarta-feira, dia 1 de dezembro, uma mensagem criticando fortemente a decisão do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América de retirar aquele país da lista anual de nações violadoras da liberdade religiosa. A Nigéria tinha entrado pela primeira vez na lista no ano passado. A crítica do bispo Badejo foi divulgada pelo Vatican News.
Polémica levou a retirada
Documento da UE queria propor saudações “festivas” omitindo Natal
Um documento interno da Comissão Europeia que pretendia promover a linguagem inclusiva e propunha que se dessem felicitações pelas “festas” e não pelo Natal foi retirado, depois de ter provocado várias reacções, incluindo do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
Liberdade religiosa na Austrália
Bispos apoiam com reservas proposta de Lei
Os bispos australianos classificaram com sendo “um passo em frente” a proposta de Lei da Liberdade Religiosa que a pela Câmara dos Representantes começa a discutir na próxima semana, noticiou o Vatican News na sua edição de 27 de novembro.
Jesuítas na Índia iniciam ação judicial
Reabilitar a memória do padre Stan Swamy
A Companhia de Jesus na Índia vai entregar uma ação no Supremo Tribunal de Mumbai em ordem a reabilitar o nome do padre Stan Swamy, que esteve preso desde 8 de outubro de 2020 até morrer a 5 de julho deste ano, vítima de covid-19 contraído na prisão, noticiou esta sexta-feira, 26 de novembro, a agência Union of Catholics Asian News (UCANEWS).
Violência religiosa na Índia
300 ataques contra cristãos nos últimos 10 meses
Nos primeiros 10 meses deste ano, o relatório intitulado Cristãos agredidos na Índia, coligido por várias organizações não governamentais cristãs, registou 300 incidentes anticristãos. Grupos extremistas de hindus têm também atacado com frequência a minoria muçulmana.
Momento histórico
Judeus turcos voltam a reunir-se na sinagoga de Ancara, 40 anos depois
Há praticamente quatro décadas que os judeus não se reuniam na histórica sinagoga de Ankara (Turquia). Esta semana, importantes membros da comunidade judaica turca, incluindo o rabino chefe Isaak Haleva, marcaram ali encontro para “reavivar memórias” e alertar para a importância da preservação das sinagogas no país, noticiou o Middle East Monitor (MEMO).
China
Repressão aos muçulmanos passa por destruir cúpulas de mesquitas
A China tem vindo a multiplicar os constrangimentos à prática religiosa de diferentes religiões. No caso dos muçulmanos, além da prisão de praticantes desta religião e do condicionamento de escritores e estudiosos, surge agora a notícia de que as autoridades estão a remover as cúpulas das mesquitas, a fim de as “sinizar” (tornar mais “chinesas”).
Etiópia
Agravamento do conflito no Tigré leva a fuga das populações
“As coisas estão a piorar e agora nós temos de fugir.” A curta mensagem, enviada domingo, 31 de Outubro, por um missionário católico para a directora de comunicação da fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), traduz o desespero que se vive na cidade de Kombolcha, no centro-norte da Etiópia, 380 quilómetros a norte de Adis-Abeba.
Reino Unido
Enfermeira acusa hospital de não a deixar usar cruz ao pescoço
Mary Onuoha, 61 anos, é uma enfermeira nigeriana que vive no Reino Unido desde 1988. Começou a trabalhar no Croydon University Hospital em 2002. Mas desde 2015, relata a agência católica de notícias Gaudium Press, citada pela Ajuda à Igreja que Sofre, começou a ser pressionada por responsáveis do hospital para deixar de usar em serviço uma cruz ao pescoço, alegando “questões de segurança”.
Honras de Panteão
Portugal curva-se, eternamente grato, hoje e para sempre, perante Aristides
O Presidente da República afirmou que Portugal se curva perante a “personalidade moral” de Aristides de Sousa Mendes, e que “eternamente grato, hoje e para sempre, o recorda e homenageia”. Foi desta forma que Marcelo Rebelo de Sousa terminou a concessão de honras de Panteão Nacional ao homem que é um “Justo entre as Nações”.
Com 120 mil muçulmanos
Habitantes de Colónia passam a ouvir os muezim a chamar para a oração
A cidade alemã de Colónia tornou-se este mês a primeira das grandes cidades do país a permitir, por ora a título experimental, que o muezim de cada uma das 35 mesquitas locais possa convidar os fiéis para a oração pelos altifalantes.
Nigéria
Três seminaristas sequestrados em ataque armado
Três jovens seminaristas foram sequestrados na última segunda-feira, 11 de Outubro, num ataque de homens armados ao Seminário Maior de Cristo Rei, em Fayat, diocese de Kafanchan (estado de Kaduna, no centro da Nigéria, a menos de 200 quilómetros da capital federal, Abuja).
Carta aberta aos Estados-membros
Mais de 323 mil de todo o mundo pedem à ONU que aja sobre as atrocidades em Xinjiang
Mais de 323.000 pessoas em todo o mundo assinaram uma petição da Amnistia Internacional (AI) intitulada “Liberdade para todos os detidos de Xinjiang”, acerca da situação que se vive nesta província chinesa, informou a organização de defesa dos direitos. Ao mesmo tempo, uma carta aberta da secretária-geral da organização de defesa dos direitos humanos apela à ONU para que investigue violações de direitos humanos contra uigures, cazaques e outras minorias muçulmanas naquela região do noroeste da China.
Quatro anos refém no Mali
Freira colombiana libertada saudada pelo Papa
O Papa cumprimentou neste domingo, 10, no Vaticano, a religiosa colombiana Gloria Cecilia Narvaez Argori, que foi recentemente libertada após um sequestro no Mali, que durou quatro anos, desde 2017.
Estudo internacional
Perseguição religiosa diminuiu, mas restrições dos governos estão no nível mais elevado
O número de países onde foi registada atividade terrorista relacionada com a religião diminuiu pelo quinto ano consecutivo, concluiu o Pew Research Center no seu 12º estudo anual sobre as restrições globais à religião, divulgado esta quinta-feira, 30 de setembro. As restrições governamentais face às crenças e práticas religiosas estão, no entanto, no nível mais elevado desde que o estudo começou a ser realizado, em 2007.
Referendo no cantão de Neuchâtel
Suíços não querem o Estado a reconhecer novas religiões
No último domingo, a Suíça foi notícia pelo facto de o casamento entre pessoas do mesmo sexo ter sido aprovado em referendo – e por expressiva maioria. Mas não foi notícia um outro referendo, realizado apenas no cantão de Neuchâtel, sobre quem deve reconhecer a utilidade pública das comunidades religiosas: os órgãos do Estado ou o povo?
Sem peregrinos, artesãos não têm trabalho
Nas casas de Belém não há pão e com isso nasce um apelo desesperado
Belém significa, em hebraico, “casa do pão” e, em árabe, “casa da carne”. Mas nestes tempos o nome da cidade da Palestina contradiz a realidade: “Não há turistas e estamos abandonados, temos de nos desenvencilhar para sobreviver. Estamos fechados, abandonados e...
União Europeia
Cargo de enviado para a liberdade religiosa está de novo vago
O cargo de Enviado Especial da União Europeia (UE) para a Promoção da Liberdade Religiosa no Estrangeiro está de novo vago, depois de Christos Stylianides ter aceite o lugar de ministro para a Crise Climática e Protecção Civil na Grécia. Stylianides, recorda o...
Indonésia
Mesquita e Catedral de Jacarta unidas por um túnel, em sinal de paz e tolerância
A partir do mês de setembro, a Mesquita Istiqlal e a Catedral de Nossa Senhora da Assunção, em Jacarta, terão a uni-las um túnel subterrâneo. Situados a apenas 200 metros de distância um do outro, os dois locais de culto passarão a estar efetivamente ligados, constituindo “um símbolo das boas relações entre diferentes comunidades religiosas”, afirmou o vice-presidente do país, Kiai Hajj Ma’ruf Amin, citado pela Asia News.
Eleito por unanimidade
Novo capelão-chefe da Universidade de Harvard é ateu
Chama-se Greg Epstein, tem 44 anos e é o primeiro ateu escolhido para presidente dos capelães da Universidade de Harvard, a instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos, fundada em 1636 com o objetivo de dar formação ao clero protestante. De acordo com o jornal The New York Times, que avançou a notícia esta quinta-feira, 27, a eleição de Epstein é o reflexo de uma “tendência alargada” de jovens que “se identificam cada vez mais como espirituais, mas sem afiliação religiosa”.
Iraque
Líder xiita devolve propriedades roubadas a cristãos e mandeus
Uma ação promovida pelo líder xiita iraquiano Moqtada al-Sadr devolveu mais de 80 casas e terras aos legítimos donos cristãos e mandeus, que haviam sido usurpados ilegalmente das suas propriedades ao longo dos últimos anos, avançou esta sexta-feira, 26 de agosto, a Agência Fides.
Liberdade e símbolos religiosos
Rabis contra acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia
O acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia que permite aos empregadores proibir, em certas circunstâncias, os trabalhadores de usarem roupas ou símbolos religiosos no trabalho “é um retrocesso em relação às liberdades religiosas”, disse o rabino Pinchas Goldschmidt, presidente da Conferência de Rabinos Europeus, à Agência Telegráfica Judaica, na passada sexta-feira, 20 de agosto.
Padre Pier Luigi Maccalli
Missionário raptado por jihadistas veio a Fátima agradecer libertação
Depois de quase dois anos nas mãos de um grupo jihadista na região do Sahel, em África, o padre Pier Luigi Maccali esteve em Fátima, no domingo, 1, para agradecer a Maria a sua libertação do cativeiro, em outubro passado.
Em causa transformação em mesquita
Turquia arrisca conflito com Unesco por causa de Hagia Sophia
O Comité do Património Mundial da UNESCO não concorda com a decisão do governo turco de transformar a igreja de Hagia Sophia, em Istambul, e o mosteiro de Chora em mesquitas. Na sua 44ª sessão, de 23 de julho de 2021, o órgão, que representa 21 países, lamentou a decisão da Turquia, apesar dos repetidos apelos para salvaguardar sua condição de museu aberto a todos (no país existem 82.603 mesquitas e apenas 438 museus, 91 dos quais na cidade do Bósforo).
Atentado
Morte do padre Jacques Hamel pode ter sido planeada desde a Síria
Quando passam 5 anos sobre o assassinato, em plena missa, do padre Jaques Hamel, de 86 anos de idade, degolado em plena Igreja de Saint-Étienne-du-Rouvray, em Rouen, crescem as suspeitas de que este não tenha sido um trabalho de um lobo solitário. Segundo o...
Cabo Delgado, Moçambique
Ajuda humanitária não pode ser “indústria do sofrimento”
Crescem as dificuldades humanitárias em Cabo Delgado, Moçambique. Agora é o administrador apostólico, D. António Juliasse Sandramo, que vem alertar para o perigo de criação de “uma indústria do sofrimento” que “dissipa” a ajuda humanitária. “Quando há situações de sofrimento, pode ser criada uma indústria do sofrimento, que se aproveita do sofrimento do povo”, afirmou Sandramo.
Paquistão
As jovens cristãs que enfrentam a discriminação e perseguição
“Quando fui para a universidade sofri muitos actos de discriminação por parte dos meus professores e colegas, a tal ponto que não conseguia concentrar-me nos meus estudos”, conta Ashia, 17 anos, cristã paquistanesa. Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) desenvolve programa para capacitar mulheres em situações particularmente difíceis.
Relatórios da ICC e do UCF
Perseguição a cristãos aumenta na Birmânia e na Índia
Os cristãos e as minorias étnicas na Birmânia enfrentam uma opressão crescente desde que a Junta militar derrubou o Governo civil em 1 de Fevereiro e tomou conta do poder. Um relatório da ICC (International Christian Concern), organização não-governamental de monitorização das perseguições religiosas, revela detalhes da perseguição aos cristãos em áreas onde a opressão tem sido a regra, em mais de cinco décadas de governo militar.
Acusara positivo à covid
Padre Stan Swamy morreu no hospital na sequência da sua prisão contestada
O padre jesuíta indiano Stan Swamy, preso desde 9 de Outubro, morreu nesta segunda-feira, 5 de Julho, dois dias depois de lhe ter sido colocado num ventilador para tentar contrariar a deterioração das suas condições de saúde, num hospital gerido por instituições católicas na cidade de Bombaim (na costa centro Oeste do país). A morte ocorreu na véspera da avaliação, pelo Supremo Tribunal, de um pedido de fiança, cuja decisão tinha sido adiada no passado sábado, 3.
Fantio e Dolbei são "cidades fantasmas"
Terroristas atacam cidades no Níger
A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre relata que um ataque terrorista nas últimas horas a Fantio e Dolbel, duas cidades da região de Tillabéri, situadas no sudoeste do Níger, provocou a fuga das populações locais. “Sobreviventes do ataque fugiram para a região de Dori, situada no Burquina Faso. Trata-se de um grupo de mulheres com crianças pequenas e bebés. Segundo testemunhas, os terroristas atacaram por duas vezes, matando os homens”, relata a organização pontifícia.
“Um sinal poderoso”
Patriarcas e bispos católicos promovem Dia da Paz para o Médio Oriente
O Conselho dos Patriarcas e Bispos Católicos do Médio Oriente promove neste domingo, 27 de Junho, um Dia da Paz para a região. A iniciativa será sobretudo simbólica e litúrgica: cada bispo celebra a missa na sua diocese, consagrando o Médio Oriente; como gesto colectivo, o patriarca latino de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa, abençoará um ícone da Sagrada Família, na Igreja da Anunciação de Nazaré.
Desde 9 de Maio
Polícia de Israel fez campanha repressiva discriminatória contra palestinianos, acusa Amnistia
A polícia israelita cometeu múltiplas violações de direitos humanos contra palestinianos em Israel e em Jerusalém Oriental, durante e após as hostilidades armadas em Israel e Gaza, denunciou a Amnistia Internacional (AI). Tratou-se, diz a organização, de uma campanha repressiva discriminatória, desde o dia 9 de Maio, que levou à prisão mais de 2150 pessoas e que incluiu detenções em massa, utilizando a força ilegal contra manifestantes pacíficos e sujeitando os detidos a tortura e outros maus-tratos.
Um século depois
Nomeado rabi das Forças Armadas alemãs
Depois de um século sem assistência religiosa, os militares alemães judeus podem contar com Zsolt Balla, nomeado esta semana rabi das Forças Armadas alemãs. O rabi Balla, de 48 anos, foi proposto pelo Conselho Central Judeu e retoma uma tradição que havia sido interrompida com a ascensão de Hitler ao poder.
Dia 25 de junho
Blinken discute crise climática no Vaticano
O secretário de Estado norte-americano Antony J. Blinken visitará a Cidade do Vaticano esta sexta-feira, 25 de junho, no âmbito da viagem que ao longo desta semana está a levá-lo a diversos países europeus.
20 anos da Lei da Liberdade Religiosa
Religiões também querem comemorar 50 anos do 25 de Abril
Ao comemorar os 20 anos da Lei de Liberdade Religiosa, de que o próprio foi o impulsionador político, José Vera Jardim abriu o livro das reclamações a apresentar ao Governo. Diante da ministra da Presidência, o responsável disse o que falta fazer para concretizar melhor a lei. As religiões, que fazem um balanço muito positivo da aplicação do diploma legal, querem que também elas “possam contribuir para a preparação e celebração dos 50 anos do 25 de Abril”.
20 anos do novo regime legal
A lei da liberdade religiosa é boa e recomenda-se, mas ainda tem muito por concretizar
Vinte anos depois, o que trouxe a Lei da Liberdade Religiosa (LLR), promulgada a 22 de Junho de 2001, faz nesta terça-feira precisamente duas décadas? Uma conferência na tarde desta terça-feira, 22 de Junho (que pode ser acompanhada por transmissão digital), quando se completam 20 anos da lei, fará o ponto de situação e procurará debater o que falta fazer. O 7MARGENS antecipa o debate.
Boko Haram na Nigéria
Amara, a raptada, e o padre psicólogo que ajuda a curar as feridas do terrorismo
Amara – um nome fictício para uma vida tragicamente bem real – tem hoje 21 anos, mas já passou muito: desmaiou quando lhe colocaram nas mãos a cabeça decapitada do seu pai, foi depois raptada e violada sucessivamente pelos terroristas do Boko Haram. Conseguiu fugir e esteve muito tempo sem conseguir falar, até que a sua mãe procurou a ajuda do padre Joseph Fidelis Bature, que é também psicólogo clínico.
Novo e extenso relatório da Amnistia
“Repressão draconiana” contra uigures e outras minorias muçulmanas na China
A região chinesa de Xinjiang, quase tão vasta como a Índia, vive neste momento uma “repressão draconiana” cujo alvo principal é a minoria dos muçulmanos uigures. A situação naquela província do Nordeste da China configura a prática de crimes contra a humanidade, com centenas de milhares de homens e mulheres submetidos a internamento e tortura em massa.
Moçambique
Centenas de crianças raptadas pelos terroristas
O padre Kwiriwi Fonseca, da Diocese de Pemba, em Moçambique, alertou para o rapto de “centenas de crianças” pelos terroristas na província de Cabo Delgado, norte do país africano. “Os terroristas estão a usar meninos para treiná-los, enquanto as meninas são feitas de esposas, estupradas, tudo isso. Algumas das mulheres, quando [os terroristas] percebem que [já] não lhes interessa, são mandadas embora”, relata o sacerdote, em depoimento à fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Liberdade religiosa
100 pessoas assassinadas por terroristas no Burquina Faso
Na aldeia de Solhan, perto da fronteira com o Níger, 100 pessoas foram mortas por jihadistas, não muito longe do local onde o missionário italiano Pierluigi Maccalli foi sequestrado. O Papa Francisco, no Angelus deste domingo, expressou a sua consternação.
Índia
Padre jesuíta Stan Sawmy internado com covid
O padre jesuíta indiano Stam Swamy foi transferido, no início do último fim-de-semana, para uma unidade de cuidados intensivos do Hospital Sagrada Família (Bombaim) onde, segundo noticia o portal Vatican News, chegou na sexta-feira, dia 28 de maio, muito debilitado e depois de ter testado positivo à covid-19.
Turquia
Erdogan inaugura grande mesquita no centro de Istambul, a terceira em três anos
A praça Taksim, principal espaço público da Istambul, passou a ter, desde sexta-feira, dia 28, uma grandiosa mesquita, que foi inaugurada pelo Presidente da Turquia, Recep Erdogan.
Birmânia
Uma “tragédia humanitária”, denuncia cardeal Charles Bo
“Uma tragédia humanitária” – assim define o cardeal Charles Bo, arcebispo de Yangon, os últimos acontecimentos na Birmânia, no seguimento do golpe de estado liderado pela Junta Militar, no início de fevereiro.
Inquisição
Criptojudaísmo, visitações, denunciantes e denunciados
O criptojudaísmo foi um dos fenómenos que a Inquisição criou, na tentativa de muitos judeus tentarem escapar aos seus tentáculos. Histórias de denunciantes, denunciados e visitações, quando se assinalam os 200 anos de extinção da Inquisição, ocorrida a 5 de Abril de 1821.
Polícia chinesa prende um bispo, sete padres e 10 seminaristas
Nesta sexta-feira, 21, a polícia chinesa invadiu a prefeitura apostólica de Xinxiang, na província de Hebei, na China, e prendeu o bispo Zhang Weixhu. No dia anterior cerca de uma centena de agentes policiais cercaram uma fábrica que funcionava como seminário e, pelo mesmo processo, prenderam sete padres e 10 seminaristas.
A liberdade religiosa: tema atual
O encontro entre o Papa Francisco e o Grande Imã da Mesquita de Al Azhar, Ahmed Mohamed El-Tayeb, no Abu Dhabi, constituiu um momento da maior importância no âmbito do diálogo entre as religiões, envolvendo a assinatura do Documento sobre a Fraternidade Humana (4.2.2019), que permite a afirmação de uma cultura de paz baseada no respeito mútuo, na liberdade de consciência e na necessidade de uma compreensão mútua baseada no conhecimento e na sabedoria.
Solidariedade com Cabo Delgado (8): Escolas da Lousã (e outras) a aprender a cidadania
É uma singular demonstração da utilidade da Educação para a Cidadania a actividade de solidariedade com as crianças e jovens de Cabo Delgado que está a ser promovida pelo Agrupamento de Escolas da Lousã. A iniciativa intitula-se “Arte em Sintonia com as Crianças de Cabo Delgado” e decorre até ao final deste mês. O director do Agrupamento, Pedro Balhau, respondeu às perguntas do 7MARGENS.
Relatório americano sobre liberdade religiosa aponta o dedo à Arábia Saudita e à Índia
Na apresentação, nesta quinta-feira, 12 de maio, do 23º Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, chamou a atenção para “a onda de antissemitismo que cresce no mundo, incluindo aqui, nos Estados Unidos, e também em toda a Europa”. É, tal como o “ódio antimuçulmano que ainda é generalizado em muitos países”, “uma ideologia perigosa a que nos devemos opor” – referiu Blinken.
Índia não respeita direitos humanos, mas cimeira com UE foi profícua, dizem jesuítas e Amnistia
É preciso dizer à opinião pública que os direitos humanos não são, neste momento, respeitados na Índia”, diz o padre jesuíta José Maria Brito. O que ficou enunciado acerca dos direitos humanos na declaração final da cimeira dos líderes da União Europeia com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, “não corresponde ao que acontece na Índia, de uma forma sistemática e prolongada no tempo; e não tem havido sinais por parte do Governo indiano de que isso vá mudar”.
Solidariedade com Cabo Delgado (7): A revolta e a impotência da irmã Mónica Rocha perante a tragédia
Embora não se encontre na zona de conflito em Cabo Delgado (Norte de Moçambique), a irmã Mónica Rocha, das Irmãs Reparadoras de Fátima, partilha as consequências do que ali ocorre. Por isso, aceitou prestar ao 7MARGENS um testemunho sobre o que se passa na zona em que vive e acolhe os muitos que constantemente chegam da província vizinha..
Líder da Igreja Ortodoxa da Etiópia denuncia “genocídio” na região do Tigré
O responsável máximo da Igreja Ortodoxa etíope, o arcebispo (abuna) Mathias, acusou o regime de Addis Abeba de estar a perpetrar um genocídio na região de Tigré e de pretender “exterminar os tigrés da face da terra”.
Papa condena violência doméstica e está preocupado com situação em Jerusalém, Afeganistão e Colômbia
O Papa apelou neste domingo ao fim da violência em Jerusalém, manifestando “particular preocupação” pelos confrontos registados na cidade nos últimos dias. “Rezo para que [Jerusalém] seja um lugar de encontro e não de confrontos violentos, lugar de oração e de paz”, disse Francisco, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do Regina Caeli.
“Mil Novecentos e Oitenta e Quatro” na China
No último encontro da plataforma das Comissões Justiça e Paz europeias, entre outras situações relativas a violações de direitos humanos em várias partes do mundo, foi dado particular especial à situação da China em geral e de Hong-Kong em particular. O padre Gianni Criveller, missionário italiano, especialista em questão relativas à China e residente por longos anos em Hong-Kong, sublinhou o seu profundo desencanto com a situação que se vive atualmente nessa região.