Sviatoslav Shevchuk

Líder católico da Ucrânia rejeita proibição das atividades da Igreja fiel a Moscovo

| 23 Jan 2023

O arcebispo Sviatoslav Shevchuk, considera que proibir na Ucrânia as atividades da Igreja fiel a Moscovo de forma oficial “daria a esta Igreja a palma do martírio”. Foto © Diocese de Kiev.

 

O arcebispo-mor de Kiev, Sviatoslav Shevchuk, chefe da Igreja Greco-Católica Ucraniana, opôs-se a um projeto de lei que visa proibir as atividades do Patriarcado de Moscovo na Ucrânia, pois considera que a medida não só coloca em causa a liberdade religiosa, como transformaria os partidários da Rússia em mártires.

Em declarações à agência de notícias ucraniana Pravda, citadas pelo jornal Crux, Shevchuk sublinhou que uma Igreja “não é apenas uma estrutura religiosa, não é uma organização que tem uma carta, um líder, um centro religioso. A Igreja são pessoas que também têm direitos constitucionais. Enquanto houver pessoas orientadas para a Ortodoxia de Moscovo na Ucrânia, essa igreja existirá – mesmo quando, de acordo com a lei, ela for ilegal”.

Na opinião do arcebispo-mor de Kiev, proibir na Ucrânia as atividades da Igreja fiel a Moscovo de forma oficial “daria a esta Igreja a palma do martírio”. Shevchuk contou ter dito recentemente a um legislador ucraniano: “se deseja perpetuar o Patriarcado de Moscovo na Ucrânia, proíba-o”.

Por outro lado, o chefe da Igreja Greco-Católica Ucraniana lembrou também que cada estado tem o direito e a responsabilidade de garantir a sua própria segurança nacional e que, se houver “traidores”, independentemente da sua religião, que representem uma ameaça real em tempos de lei marcial, “eles devem ser identificados e, observando todas as leis, devem ser dados os passos seguintes.”

“Ninguém deveria ser perseguido por pertencer a alguma estrutura da Igreja, não. Mas quanto aos crimes contra o nosso país, aqui somos todos iguais”, concluiu.

O projeto de lei em causa foi preparado a pedido do Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, que no passado dia 11 de dezembro pediu ao parlamento que apresentasse uma medida proibindo organizações religiosas “com centros de influência na Federação Russa”. A nova legislação pretende impossibilitar qualquer atividade de organizações religiosas que sejam governadas fora da Ucrânia e cuja sede esteja localizada num Estado que leve a cabo agressão armada contra a Ucrânia.

Enquanto isso, o patriarca de Moscovo, Cirilo, pede à sua Igreja que apoie mais a guerra na Ucrânia e avisa que “qualquer tentativa de destruir a Rússia significará o fim do mundo”.

 

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza

O apelo de Guterres

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza novidade

A ajuda que as agências da ONU estão a dar aos palestinianos da Faixa de Gaza, perante aquilo que o secretário-geral considera uma “gigantesca catástrofe humanitária”, é manifestamente inadequada, porque insuficiente. A advertência chega de António Guterres, e foi proferida em plena reunião do Conselho de Segurança, que ocorreu esta quarta feira, 29, no tradicional Dia de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This