Em carta aberta "a todos os irmãos"

Líder da Aliança Evangélica Russa pede desculpa a ucranianos

| 18 Mar 2022

vitaly vlasenko num encontro com o patriarca cirilo, novembro 2019. foto WEA

Vitaly Vlasenko num encontro com o patriarca Cirilo, em novembro de 2019. Foto © WEA.

 

“Lamento as decisões tomadas pelos líderes do meu país” e “peço perdão a todos aqueles que têm sofrido, perdido entes queridos e familiares, ou perdido a sua casa em consequência deste conflito militar”. As palavras são de Vitaly Vlasenko, secretário-geral da Aliança Evangélica Russa, numa carta aberta dirigida aos “irmãos e irmãs de todo o mundo”, que foi divulgada esta semana no site da Aliança Evangélica Mundial.

Vlasenko, que é pastor de uma igreja batista em Moscovo, garante que fez “tudo o que podia para evitar a guerra”, pode ler-se na missiva. “Escrevi uma carta aberta ao presidente Vladimir Putin um dia antes da invasão, na qual apoiei o pedido dos líderes religiosos da Ucrânia para uma solução pacífica para todos os conflitos”, refere.

A Aliança Evangélica Russa foi uma das instituições presentes numa oração pública pela reconciliação de todas as partes e tem prestado assistência a refugiados ucranianos, exemplifica o líder religioso russo.

“Para mim, como para muitos outros cristãos, a invasão militar foi um choque. Nem no pior dos cenários imaginava o que agora podemos ver na Ucrânia, sublinha o pastor evangélico, que termina com uma oração por todos os que estão a sofrer com este conflito.

Vitaly Vlasenko junta-se assim ao crescente movimento de cidadãos russos que se manifestam contra a guerra, e ao apelo à paz de mais de duas centenas de padres e diáconos da Igreja Ortodoxa Russa, que fizeram questão de se demarcar da posição de apoio e legitimação da ação militar russa por parte do patriarca Cirilo.

 

Abusos sexuais: senti que não acreditavam em mim

Testemunho de uma vítima

Abusos sexuais: senti que não acreditavam em mim novidade

Na conferência de imprensa da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, que decorreu quinta-feira, 30 de junho, em Lisboa, foram lidos três testemunhos de vítimas de abusos, cujo anonimato foi mantido. Num dos casos, uma mulher de 50 anos fala do trauma que os abusos sofridos lhe deixaram e de como decidiu contar a sua história a um bispo, sentindo ainda assim que a sua versão não era plenamente aceite como verdadeira.

Doação de ara romana reforça espólio do Museu D. Diogo de Sousa

Ocaere, divindade autóctone

Doação de ara romana reforça espólio do Museu D. Diogo de Sousa novidade

A doação de uma ara votiva romana guardada ao longo de várias décadas pela família Braga da Cruz, de Braga, enriquece desde esta sexta-feira, dia 1, o espólio do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (MADDS), estando já exposta para fruição do público. A peça, que passou a integrar a coleção permanente daquele Museu, foi encontrada num quintal particular no município de Terras de Bouro, pelo Dr. Manuel António Braga da Cruz (1897-1982), que viria, depois, a conseguir que o proprietário lha cedesse.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

De 1 a 31 de Julho

Helpo promove oficina de voluntariado internacional

  Encerram nesta sexta-feira, 24 de Junho, as inscrições para a Oficina de Voluntariado Internacional da Helpo, que decorre entre 1 e 3 de Julho. A iniciativa é aberta a quem se pretenda candidatar ao Programa de Voluntariado da Organização Não Governamental para...

Capelania da Univ. Coimbra: Promover o encontro entre ciência e espiritualidade, entre crentes e não-crentes

Contributos para o Sínodo (25)

Capelania da Univ. Coimbra: Promover o encontro entre ciência e espiritualidade, entre crentes e não-crentes novidade

Organizar iniciativas de diálogo com não-crentes e crentes de outras religiões, abrindo a Igreja à sociedade e fazendo dela um motor do progresso social e da comunhão humana; assumir a dimensão da Sinodalidade como verdadeira abertura ao século XXI; e promover o encontro entre a ciência e a espiritualidade, sempre possível, cria pontes da Igreja com as instituições de Ensino Superior – estas são algumas das propostas da comunidade da Capelania da Universidade de Coimbra, em resposta à maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023.

Alter do Chão recebe recital de voz e piano

Festival Terras sem Sombra

Alter do Chão recebe recital de voz e piano novidade

O Cineteatro de Alter do Chão acolhe este sábado, 2 de julho, pelas 21h30, um recital da soprano Carla Caramujo e da pianista Lígia Madeira, no âmbito do Festival Terras sem Sombra (FTSS). Intitulado “O Triunfo da Primavera: Canções de Debussy, Poulenc, Fragoso, Lacerda, Schubert e Wolf”, o concerto promete levar o público a diferentes geografias musicais, do século XIX ao período contemporâneo.

A “nuvem escura que nunca larga” as vítimas de abusos sexuais

338 casos já validados

A “nuvem escura que nunca larga” as vítimas de abusos sexuais

17 casos já entregues ao Ministério Público, todos de padres que podem estar ainda no activo; 338 testemunhos validados, com um peso importante de situações ocorridas no confessionário. Uma maioria de vítimas que, ainda assim, continua a considerar-se como católica. Após quase seis meses de trabalho, a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa fez um novo balanço. E apresentou três depoimentos de vítimas que querem ajudar a que outras como elas também falem e que pedem à Igreja um gesto de reparação.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This