Líder da Igreja Ortodoxa da Etiópia denuncia “genocídio” na região do Tigré

| 11 Mai 21

massacre tigre etiopia Foto Tigrai Media House

Os conflitos têm levado, segundo os relatos de D. Mathis, a um “genocídio” cometido pelo governo de Addis Abeba. Foto @Tigrai Media House

 

O responsável máximo da Igreja Ortodoxa etíope, o arcebispo (abuna) Mathias, acusou o regime de Addis Abeba de estar a perpetrar um genocídio na região de Tigré e de pretender “exterminar os tigrés da face da terra”.

Com palavras duras, foi a primeira vez que este responsável religioso se pronunciou sobre o conflito que surgiu na parte norte da Etiópia, no início de novembro último e que causou já milhares de mortos e muitas dezenas de milhares de refugiados, nomeadamente no vizinho Sudão.

Abuna (a designação para “padre”, em várias igrejas orientais e ortodoxas) Mathias, que pertence ele próprio à etnia tigré, fez divulgar no último sábado, 8 de maio, uma videomensagem de cerca de 15 minutos, gravada no mês passado na Etiópia, na qual relata atrocidades que afirma estarem a ser cometidas contra o seu povo.

O autor do vídeo, Dennis Wadley, que dirige a ONG americana Pontes de Esperança e é amigo do arcebispo há vários anos, levou a gravação para o seu país, onde começou a ser divulgada neste sábado. Uma fonte oficial dos ortodoxos etíopes confirmou a veracidade do documento.

O responsável da Igreja Ortodoxa, maioritária no país, justificou o seu silêncio até agora, deste modo: “Eu falei, mas ninguém permite que a mensagem seja divulgada. Pelo contrário, tem sido sufocada e censurada”, afirma ele no vídeo.

Esta é uma das poucas críticas públicas formuladas por uma importante personalidade etíope sobre o conflito que, desde novembro de 2020, opõe o exército federal às forças leais ao partido governante outrora dominante do Tigré, faz notar a agência Associated Press (AP).

Entretanto, o governo da Etiópia mantém a narrativa de que, desde que assumiu o controlo de Mekele, a capital do Tigré, no final de novembro, a situação tem evoluído “favoravelmente” no sentido da normalidade. Afirma-se ainda “profundamente consternado” com a morte de civis, cuja culpa atribui aos ex-líderes do Tigré.

Contudo, testemunhas disseram à AP que viram corpos espalhados pelo chão em várias comunidades, tigrés presos e expulsos e mulheres violadas por forças etíopes e aliadas da vizinha Eritreia. Outros referiram familiares e colegas, incluindo padres, a serem levados e detidos, muitas vezes sem acusação.

O arcebispo Mathias nasceu em 1942 e tornou-se o primeiro líder da Igreja a denunciar o regime comunista da Etiópia, em 1980. Por tal ousadia foi forçado a viver no estrangeiro ao longo de mais de trinta anos.

Agora, pede aos líderes internacionais que “encontrem a curto prazo uma forma de impedir um genocídio”, que vem acompanhado de um “desastre humanitário”, uma situação de emergência já reconhecida pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.

 

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 já tem site

Homenagem às vítimas da pandemia

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 já tem site novidade

O site oficial da Jornada Nacional Memória & Esperança 2021, iniciativa que visa homenagear as vítimas da pandemia com ações em todo o país entre 22 e 24 de outubro, ficou disponível online esta sexta-feira, 17. Nele, é possível subscrever o manifesto redigido pela comissão promotora da iniciativa e será também neste espaço que irão sendo anunciadas as diferentes iniciativas a nível nacional e local para assinalar a jornada.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Novo ano letivo: regressar ao normal?

Novo ano letivo: regressar ao normal? novidade

Após dois conturbados anos letivos, devido à pandemia, as escolas preparam-se para um terceiro ano ainda bastante incerto, mas que desejam que seja o mais normal possível. O regresso à normalidade domina as declarações públicas de diretores escolares e de pais, alunos e professores. Este desejo de regresso à normalidade, sendo lógico e compreensível, após dois anos de imensa instabilidade, incerteza e experimentação, constitui ao mesmo tempo um sério problema.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This